segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Empresário de Turquel distinguido pela Câmara Municipal do Seixal

José Duarte Rodrigues, empresário natural de Alcobaça, vai ser distinguido no dia 6 de Novembro numa cerimónia pública pela Câmara Municipal do Seixal. A atribuição da Medalha Municipal de Mérito Empresarial ao empreendedor oriundo de Turquel justifica-se segundo ofício da autarquia “pela forma notória que têm contribuído para a valorização e enriquecimento económico e social do Concelho” ao longo das últimas décadas. José Duarte Rodrigues montou a empresa JDR, uma carpintaria industrial, na década de 70, depois de da destruição de uma outra unidade fabril por um incêndio em 1975. A JDR tem vindo a afirmar-se desde o início da sua actividade pelos altos padrões de qualidade, sendo hoje uma referência no plano regional e nacional.

Actualmente a JDR mantêm a estrutura societária original, incluindo José Duarte Rodrigues, a sua mulher Maria Luís Alexandre e o filho, Luis Alexandre Rodrigues, que articula participação na gestão da JDR e noutros empreendimentos com a actividade política, tendo sido vereador pelo Partido Social Democrata na Câmara Municipal do Seixal, funções que deixou em 2002 para se tornar deputado na Assembleia da República, onde se mantém.

Nota Biográfica

O Sr. José Duarte Rodrigues, empresário no Concelho do Seixal há 4 décadas, nasceu há 70 anos na Freguesia de Turquel, Concelho de Alcobaça, tendo com 12 anos de idade vindo para Cascais com o seu pai trabalhar para a construção civil, dando assim os primeiros passos na profissão que se confunde com a sua vida, a profissão de carpinteiro.

Mais tarde a família, constituída pelos seus pais e mais cinco irmãos, veio morar para a Cova da Piedade, continuando ele a trabalhar na margem norte do rio Tejo (Lisboa, Cascais, Sintra, Loures e Oeiras), mas deslocando cada vez mais a sua actividade para a margem sul, nomeadamente Almada.

No final da década de 60 veio para o Fogueteiro trabalhar para a carpintaria dos “Pestanas” que era propriedade dos seus tios, também eles oriundos de Turquel.

Em 1970 José Duarte Rodrigues dá início à sua actividade empresarial em nome individual, instalando a sua própria oficina de carpintaria, localizada no Marco Severino, no Fogueteiro. Esta oficina, que foi devastada em 1975 por um incêndio, chegou a ter mais de 40 trabalhadores.

Os dois anos que se seguiram foram muito difíceis, tendo a sua mulher, Maria Luís Alexandre um papel fundamental na forma como conseguiram em 1978 voltar a erguer a nova empresa. Também na vida empresarial, Maria Luís Alexandre tem sido desde sempre o seu braço direito.

A JDR-José Duarte Rodrigues, Ld.ª, oficina de carpintaria, foi criada como empresa familiar, incluindo além do Sr. José Duarte Rodrigues, a sua mulher Sr.ª Maria Luís Alexandre e o filho Eng. Luís Filipe Alexandre Rodrigues, mantendo até hoje a mesma estrutura societária.

Localizada na Quinta da Prata, Casal do Marco, Freguesia de Arrentela no Concelho do Seixal, a JDR é uma PME familiar que trabalha no mercado nacional, sendo a sua principal actividade a transformação de madeiras (carpintaria) para a construção civil.

A empresa tem neste momento ao seu serviço cerca de 20 trabalhadores, excelentes profissionais que, também eles têm o mérito de conseguirem acompanhar a rápida evolução tecnológica.

A política ambiental tem sido desde há largos anos uma das apostas da empresa, nomeadamente, no âmbito da recolha, separação e reciclagem de resíduos industriais, bem como na sua valorização energética, tendo também aqui os colaboradores da empresa um papel fundamental, no cumprimento das metas estabelecidas.

A responsabilidade social das empresas, tão em voga nos tempos modernos, tem sido desde sempre um dos factores importantes de inserção na comunidade, tendo a JDR apoiado colectividades de desporto, cultura e recreio, bem como instituições de apoio social, considerando as suas características de PME.

Ao longo destes 40 anos a empresa evoluiu acompanhando as transformações inerentes ao mercado da construção civil, nomeadamente as mais recentes.

A constante tentativa de satisfazer a procura de novos produtos levaram a JDR a investir em novos equipamentos.

Apesar das condições económicas adversas, principalmente na área da construção civil, a JDR apostou fortemente em 2009 e em 2010 no sector de acabamentos dos seus produtos de madeira, o que permitiu à empresa responder às exigências dos clientes com maior qualidade, menores prazos e com novos produtos.

Com sete décadas de vida o Sr. José Duarte Rodrigues continua a trabalhar considerando sempre que amanhã é mais um dia de actividade frenética no seu contacto com os trabalhadores, com os seus clientes, fornecedores e com os seus amigos e família.



Fonte: Força Motriz
 
In: Tinta Fresca

Sem comentários:

Enviar um comentário