quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Breves

CARVALHAL DE TURQUEL


REFLEXÕES, COMENTÁRIOS & SUGESTÕES

Uma chamada de atenção sobre aspectos menos positivos

ESTRADAS – A CMA reuniu com as Estradas Nacionais e ouviu que há 5 rotundas no IC2 para serem construídas entre o Alto da Serra e Turquel. Por outro lado continuamos em toda a freguesia com estradas em péssimo estado o que não deixa de ser muito triste quando se trata de alguns acessos principais. Recentemente o vereador socialista na CMA referia também e muito bem “ao mau estado de algumas estradas que atravessam o concelho e a ausência de linhas longitudinais, passadeiras, marcas de estacionamento e paragem”. Segundo José Acácio Barbosa, é “necessário que se inicie o trabalho de marcação no pavimento”. Para o autarca, trata-se de um “trabalho de prevenção rodoviária”. É necessário continuar a envidar esforços no sentido de se melhorar a qualidade de vida do povo!

CAÇA – Foi publicada no Diário da República (Série I) n.º 187 de 24/09/2010, páginas 4282 a 4283, a Portaria n.º 972/2010, de 24 de Setembro de 2010, pelo Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural (Rui Pedro de Sousa Barreiro), que renova a concessão da zona de caça associativa da freguesia de Turquel (Parte Oeste) por um período de 12 anos, constituída por vários prédios sitos na freguesia de Turquel com a área de 1374 ha (processo n.º 1079-AFN).

MAU TEMPO - Acidentes de viação, quedas de árvores, inundações e a falta de energia eléctrica são as consequências relacionadas com o mau tempo registado nas últimas semanas. Chuva intensa, frio e vento forte têm-se abatido sobre a região o que têm provocado desagradáveis e sucessivos cortes no fornecimento de energia eléctrica em vários lugares da freguesia de Turquel que estiveram várias horas sem electricidade. A remodelação / modernização / reforço da rede de distribuição de energia eléctrica local pela EDP é uma das situações a rever tudo em prol de uma melhor qualidade de serviço!

OCORRÊNCIAS NA ÁREA DA GNR – No dia 18/10, em Turquel, foi elaborado um auto por furto ao interior da Associação Desportiva; No dia 27/10 um idoso de 68 anos foi roubado com violência, quando percorria a via pública em Carvalhal de Turquel;



POÇO DAS VINHAS

CAMINHAR POR TERRAS DE TURQUEL

Apreciando o património histórico edificado, tradições, gastronomia e paisagens...

PASSEIO PEDESTRE - A Casa da Cultura José Bento da Silva de São Martinho do Porto com a colaboração da ADEPART – Associação para a Defesa do Património de Turquel e a participação (aberta a todos!) do Grupo de Caminheiros dos Pimpões das Caldas da Rainha, na sua 114.ª Caminhada (a habitual actividade pedestre mensal no último domingo de cada mês), promoveu um Passeio Pedestre na freguesia de Turquel no dia 31 de Outubro. Desta vez o percurso com uma distância de 9 km e fácil grau de dificuldade teve a concentração e partida às 10 horas no Largo do Pelourinho, iniciando-se com uma explicação histórica pelo Prof. António Fraga. Após a qual houve visita ao Foral, ao atelier do Sr. Aníbal Coelho (miniaturas em madeira), CASAmuseu, Igreja Matriz, Igreja do Senhor Jesus (está quase requalificada), Capela de Santo António, seguindo para a Quinta da Granja até ao Poço das Vinhas, voltando depois pelo Campo de Tiro, passando pela Vela e Olivalinho, regressando pelo mercado semanal. A duração aproximada foi 2h30. Para cumprir o itinerário os caminheiros usaram calçado apropriado para o campo e indumentária adequada às condições climatéricas tempestuosas e adversas que se faziam sentir. No final houve um almoço-convívio em ambiente particular para todos os interessados mediante pagamento de 10 euros. O evento teve boa organização sendo do agrado geral dos cerca de 30 participantes. O pedestrianismo continua por isso segue o lema “Vem caminhar e traz alguém contigo!”

 Património de Turquel revisitado em passeio pedestre.

10.º ANIVERSÁRIO – A ADEPART completou 10 anos de existência no dia 26 de Outubro e assinalou a importante data com uma comemoração que decorreu na Churrasqueira Lino (junto ao pavilhão do HCT). As quase 3 dezenas de pessoas presentes, entre dirigentes, colaboradores e amigos conviveram sob uma alegria espontânea e fraterna, mas, simultaneamente, com alguma nostalgia e sentimento. O Presidente da Associação, Mário Louro, fez uma retrospectiva da actividade da Associação, ao longo destes 10 anos, agradeceu com ânimo a todos os que tanto têm contribuído para o bom êxito / concretização de objectivos e afirmou “que há ainda muito por fazer, destacando a necessidade de se conseguir um local adequado para mostrar com dignidade todo o espólio da exposição permanente da numerosa quantidade de objectos doados em seu poder”. Após a degustação do jantar regional, seguiu-se uma pequena mas intensa homenagem à saudosa Áurea da Mata (sócia activa e por isso uma ausência notada), através da exibição dum pequeno filme de alguns momentos da sua vida, realizado pelo seu professor dos cursos extra-escolares, Marco Vieira. Foi-lhe oferecido o ramo de flores da mesa através da sua irmã Olga, que fez questão de fazer parte deste encontro e que muito comovida agradeceu. Depois seguiu-se a partilha do bolo de aniversário, cantando-se “os parabéns” com o acompanhamento do som do acordeão do vice-presidente da direcção, António Paulino. Foi gratificante!


O bolo comemorativo do 10.º Aniversário da colectividade que está de parabéns!

PASSEIO - Já no dia 7 de Novembro a ADEPART organizou uma visita de estudo ao património de Oleiros levando um grupo de pessoas interessadas a conhecer as tradições e paisagens da zona do “Pinhal Interior” onde tiveram bom acolhimento por parte da autarquia local sendo bem recebidos e acarinhados pelo vereador da cultura, Victor Antunes. Para o ano há mais!

In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário