quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

ESPÍRITO NATALÍCIO 2010 ENTRE NÓS

Associações locais festejaram o Natal com alma e coração


DIVERSOS EVENTOS NATALÍCIOS – O mês de Dezembro foi repleto de iniciativas dedicadas ao Natal. Vejamos aquelas em que tivemos conhecimento na nossa terra: A fantástica Festa de Natal com lanche convívio do Centro Social Paroquial de Turquel decorreu no dia 18 no Salão Paroquial com grande adesão. Destacamos as diversas actuações das crianças, pais e idosos com peças de teatro e cânticos tudo de temática natalícia. Antes disso esta mesma instituição apoiou uma interessante Feira do Livro Infantil nas suas instalações nos dias 6 a 17 e o artístico Atelier de Natal “A Arte das Mãos Amigas” (artesanato ao vivo) no Salão Paroquial de 4 a 12 que foram 2 boas opções para compras de Natal. No dia 7 levou ainda dezenas de utentes (foram 2 autocarros cheios) ao maravilhoso “Circo de Natal 2010” no Coliseu dos Recreios em Lisboa que assim tornou mais mágico o Natal de crianças e idosos. A Assoc. de Pais da Esc. EB1 e JI do Casal da Lagoa também promoveu o seu alegre Almoço Convívio de Natal no salão da Moita do Poço no dia 12 que juntou educadores, pais e crianças que frequentam o seu estabelecimento de ensino. No dia 17 foi a vez da Festa de Natal das crianças da EB1 e JI do Ardido com actuações teatrais e musicais de pais e alunos e Ceia de Natal na cave do pavilhão HCT onde não faltou a degustação do tradicional bacalhau. Na EB1 do Carvalhal de Turquel, realizou-se a sua Festa de Natal com canções e troca de prendas feitas pelos alunos. Nesse mesmo dia a EB1 de Turquel fez também a sua magnífica Festa de Natal no Salão Paroquial com lindos desenhos afixados e a sua grande árvore. Apresentaram lindas canções seguindo-se um momento de convívio com algumas guloseimas. No dia 18 teve lugar a Festa da Mãe Natal na ACR Maré em Redondas com animação musical a cargo do “LF Music” e algumas surpresas. Depois de comemoraram mais um aniversário, no dia 25 a Sociedade Filarmónica Turquelense ofereceu à população (uma repetição de 2009) um memorável Concerto de Natal com o seu coro e banda na Igreja Matriz de Turquel que deliciou os muitos assistentes. Depois do mega Almoço de Natal no dia 8 (também dia da padroeira de Turquel e Portugal: N.ª Sr.ª da Conceição) o Hóquei Clube de Turquel realizou no dia 19, com entrada livre, uma notável “Gala de Natal” onde participaram todos os seus dançarinos em actividade. Tratou-se de um vibrante festival da muito premiada secção de Dança, que pretendeu brindar os sócios e adeptos com um espectáculo de qualidade. Foram executadas todas as danças de competição. Recorde-se que a Escola de Dança do HCT têm estado em destaque já que é a nova Campeã Regional. Foram várias as iniciativas que a nossa terra recebeu para comemorar a quadra natalícia!... Foram boas oportunidade para celebrar os valores fundamentais do Natal e fazer sonhar o público num período especial, envolvendo ao mesmo tempo toda a comunidade. Foram mesmo belas e recheadas actividades culturais que muitos não quiseram perder!


SENIORES – Está patente até 6 de Janeiro, na cidade de Alcobaça (ornamentando o centro histórico), uma Exposição de Árvores de Natal decorativas, “Christmas Tree Parade”, feitas em material reciclável, construídas com empenho pelos utentes de 13 instituições de apoio ao idoso de todo o concelho como é o caso do Centro Social Paroquial de Turquel. Esta é uma iniciativa da CMA em parceria com as IPSS participantes. Não pode perder: Visite-a pois ainda vai a tempo!

CEERIA – O CEERIA – Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça festejou nas suas instalações o seu 34.º Aniversário no dia 3 de Dezembro que é também a data (uma feliz coincidência) em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Mas a festa continuou no Salão Paroquial de Turquel onde o grupo de Expressão Dramática e Dança apresentou a peça “Para sempre era uma vez, o amor de Pedro e Inês”. Após a actuação do grupo de teatro e dança, os jovens do CEERIA conviveram com os utentes do Centro Social e Paroquial de Turquel que foram bons anfitriões e assistentes. Souberam bem receber neste momento de partilha e convívio de gerações!

ANTIGUIDADES - Decorreu no fim de semana de 4 e 5 de Dezembro uma Exposição de Antiguidades Rurais no Salão do Rancho Folclórico Mira Serra em Louções. Organização das alunos do Curso RVCC do Secundário dos Louções. Estes cursos profissionais são bastante positivos, pois, para além da teoria, prestam as suas provas através de práticas e têm os estágios profissionais que valorizam os estudantes para os mercados de trabalho. Esperemos que encontrem o local desejado para porem em prática os conhecimentos adquiridos no curso!

NATAL – Estamos a viver a época natalícia e esta reserva-nos sempre momentos únicos para partilhar com a família e pessoas especiais que merecem o melhor. Para celebrar em grande esta quadra festiva há todo um conjunto de símbolos e figuras natalícias que dão azo à criatividade para alegria dos pequenos (adoram!) e não só como iluminação nocturna decorativa (regressou este ano à vila), gastronomia, doces, troca de presentes, festas... Afinal Jesus é luz (no sentido da palavra e sabedoria)! Esperamos que os valores religiosos e conceitos morais (estamos tão carenciados nesta sociedade cada vez mais corrupta onde vale tudo) não sejam também esquecidos! Pense neles pois isso deveria ser o mais importante! Convidamo-lo a reflectir, seguindo o exemplo de Jesus e bebendo um pouco do seu amor para com os outros. Sinta-se bem: Ofereça um sorriso! Desejamos Boas Festas e Feliz 2011 com tudo de bom!

In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário