quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Desporto

ORI-BTT - Depois da disputa do Campeonato do Mundo 2010 em Montalegre, com bons resultados, o bttista turquelense Daniel Marques (Homens Elite) iniciou em Novembro os treinos de bicicleta e trabalhos de preparação para a nova temporada 2011 de Orientação em BTT. António Aires, é o seu novo treinador. O atleta com estatuto de alta competição e com uma carreira desportiva repleta de êxitos pratica este desporto ao mais alto nível. Novas emoções em perspectiva!


HÓQUEI – Os atletas do HC Turquel, João Silva e Sofia Vicente, ofereceram as camisolas que envergaram recentemente ao serviço da Selecção Nacional ao clube que os formou e no qual alinham. João Ricardo Mendes Silva, que atacou bem o título, sagrou-se campeão europeu de sub-20 / juniores (foi alvo de um voto de louvor na reunião de câmara no dia 25/10 e foi distinguido com outros na Gala que a CDP - Confederação de Desporto de Portugal organizou no dia 16/11 no Casino do Estoril), enquanto a hoquista Sofia Vicente ajudou Portugal a obter o 7.º lugar no Mundial Feminino, onde foi a 2.ª melhor marcadora da equipa das quinas. A entrega simbólica das camisolas pelos internacionais jovens de Turquel, que foram direitinhas para a sala de trofeus do HCT, aconteceu antes do início da partida HCT - Paço de Arcos (4-3) a contar para a 2.ª jornada da 2.ª Divisão Nacional (Sul). O hóquei é uma das modalidades com mais tradição em Portugal, e uma nas quais Portugal tem mais títulos internacionais conquistados. Na freguesia de Turquel é o “desporto-rei” e assume grande importância, por ser um clube formador e que milita actualmente na 2.ª Divisão Nacional. É esta a alma alvinegra!

 Os craques lusitanos e a comitiva nacional com o trofeu de campeão de juniores.

DESPORTO – Para idosos está já a decorrer no pavilhão do HCT o programa Desporto Sénior (ginástica uma vez por semana - 3.ª feira de manhã / serviço gratuito mediante inscrição prévia / Org.: CMA); O Seixal FC promoveu a 27.ª Seixaliada, cuja prova contou em iniciados com a participação das equipas do S Alenquer B, GD Sesimbra, Seixal FC e HC Turquel. HCT dá cartas nos jovens e menos jovens!

HÓQUEI EM PATINS


CLUBE ESTÁ NUM RITMO ALUCINANTE DE VITÓRIAS

Seniores masculinos e femininos do H. Turquel seguem em 1.º lugar



Resultados do HCT:

C.N. 2.ª Divisão - Sul e Ilhas

7.ª Jornada: CD Santa Clara (Açores) – HC Turquel 2-16

8.ª Jornada: HC Turquel – Biblioteca IR 5-5



C.N. Feminino - Sul

4.ª Jornada: AC Tojal – HC Turquel 2-5

5.ª Jornada: HC Turquel – Externato São Filipe (Estremoz) 3-2

6.ª Jornada: Folga para o HCT



SUPREMACIA CONFIRMADA: GRANDES HERÓIS ILUSTRAM O SUCESSO!

Equipa sénior do HCT “gigante” continua a liderar e a festejar goleadas

Na Zona Sul do Campeonato Nacional da II Divisão o Turquel que comanda a classificação em igualdade pontual com a Juventude Ouriense, mantém ritmo vitorioso, comboio em que só Tigres de Almeirim (3.º) e Oeiras (4.º) têm lugar nestas primeiras 8 jornadas. Mais uns triunfos alcançados para o nosso representante nesta prova, consolidando o bom início de temporada (apenas 2 empates e 6 vitórias). Em jogo a contar para a 7.ª jornada a formação de Paulo Batista de “gala” cimentou ainda mais essa fuga ao golear o CD Santa Clara no pavilhão Sidonio Serpa em Ponta Delgada (Açores) por números fora do comum: 2-16. Na 8.ª ronda esteve pior no duelo regional e empatou no seu rinque com a vizinha Biblioteca de Valado dos Frades (7.º classificado mas ainda assim bastante perigosa) por uns concludentes 5-5. O encontro equilibrado ficou ainda marcado por vários reencontros entre atletas dos 2 históricos emblemas e pelo forte apoio de um público fantástico. O HCT tem revelado uma grande capacidade de concretização exibindo o melhor ataque da prova. Ao invés, no plano defensivo as coisas não têm corrido tão bem para os objectivos dos pupilos de Paulo Baptista, ex-seleccionador nacional. De destacar também os muitos adeptos (são cada vez mais) que compareceram em força para apoiar a equipa da “aldeia do hóquei”.


TAÇA DE PORTUGAL – O sorteio da 2.ª ronda da competição, já com equipas da II Divisão presentes, cujos encontros estão agendados para 8 de Dezembro (feriado), ditou a recepção do HC Turquel à Liga de Algés, ambos militam na 2.ª Divisão Zona Sul, que assim vão lutar entre si por um lugar na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, de hóquei em patins. A equipa da Linha desloca-se a Turquel naquela que será mais uma partida em que o HCT parte como favorito. Mais um jogo em que a claque do HCT vai estar certamente ao rubro!


ESTÁ NESTE MOMENTO ENTRE OS MELHORES

HC Turquel ascende ao 18.º lugar no Ranking Mundial de Clubes Femininos

RANKING - O “Ranking Mundial de Clubes de hóquei em patins feminino” foi actualizado recentemente. A tabela publicada pelo site “Rink-Hockey.net”, tem por base os resultados dos jogos disputados em 2009/2010 na Europa e em 2010 em outras partes do mundo. Esta lista actualizada após o Campeonato do Mundo de Alcobendas (Espanha), e a classificação final daquela prova influenciou a ordenação, já que há poucos jogos inter-clubes a nível internacional. As equipas argentinas dominam a tabela mundial, com sete equipas no TOP 10: o Concepción Patín Club lidera. A Fundação Nortecoope, extinta no Verão passado, é considerada a melhor equipa portuguesa de 2010 e está colocada no 8.º posto. Seguem-se as equipas do Lobinhos (13.º), Nafarros (16.º) e HC Turquel (18.º). Parabéns à equipa do Turquel pelas vitórias e por ser uma das equipas portuguesas que melhor hóquei apresenta. Esperamos que continuem a dignificar o nosso hóquei feminino! O desporto entre nós está vivo e de boa saúde!

CAMPEONATO – Depois de ter goleado o Nafarros por 6-0, na 4.ª jornada da Zona Sul do Campeonato Nacional de Seniores Femininos o HCT deslocou-se ao pavilhão de São Julião do Tojal e bateu a formação da casa por 2-5. Num reduto sempre muito difícil, 3 pontos ao sempre positivos. Na 5.ª jornada somou a 5.ª vitória em outros tantos jogos disputados, agora frente ao Externato São Filipe (Estremoz) por 3-2. Com estes triunfos conquistados a turma orientada por Luís Rosa mantêm-se isolada na 1.º posição só com vitórias sendo que o perseguidor mais próximo, Nafarros (2.º), totaliza menos 3 pontos. O apoio dos adeptos é cada vez mais importante para as atletas. Os femininos do HCT continuam a dar boa conta de si!



LÁ FORA: TURQUELENSE É HOQUISTA DO RSC CRONENBERG

Luís Coelho estreou-se na Liga Europeia de Clubes 2010/11 contra o FC Porto

Numa recente entrevista à Antena 1, o turquelense Luís Coelho explicou que decidiu ir para a Alemanha para poder ter novas oportunidades. O ex-atleta do HCT começou na patinagem aos 3 anos e aos 9 optou pelo hóquei. Toda a sua carreira foi feita no HC Turquel. “Não queria estar toda a minha vida encerrado apenas numa realidade. Quando pensei em experimentar algo novo decidi que não queria que fosse em Portugal. A Alemanha é um bom sítio, porque o hóquei alemão está a ter uma boa projecção”, sublinhou. “Jogar no RSC Cronenberg (campeão alemão) também dá para cumprir um sonho: jogar na Liga dos Campeões, coisa que em Portugal era quase impossível para mim de alcançar”, recordou. Luís Coelho revelou-se ansioso por defrontar os ‘azuis-e-brancos': “Por coincidência, o meu 1.º jogo da minha 1.ª competição europeia vai ser contra o enea-campeão português (no Grupo D), ainda por cima no Dragão Caixa. É um regresso que eu anseio muito. Joguei contra o FC Porto apenas uma vez. Sempre que eu alinhei na equipa de seniores do H. Turquel estávamos na 2.ª divisão. Apesar de estarmos no mesmo país era quase uma utopia jogar com os grandes”, lamentou. Em relação às novas regras do hóquei em patins, Luís Coelho aprova as mudanças. “O jogo tem que ser físico e mental. Tudo é pensado ao pormenor. As novas regras vieram proteger os ‘artistas’. Havia jogadores com muita qualidade, mas que estavam sempre incapacitados de jogar no seu melhor porque o hóquei era um jogo muito físico. Neste momento, estes atletas sentem que podem explorar muito mais a qualidade que têm”, defendeu. Boa sorte!

DANÇA DESPORTIVA

JUSTO VENCEDOR NA 5.ª JORNADA DO CAMPEONATO REGIONAL

Escola de Dança Desportiva de Turquel confirma candidatura ao título

Na 5.ª e antepenúltima jornada do Campeonato Regional de Dança, o HC Turquel confirmou o seu notável crescimento, vencendo em ambas as modalidades. Em danças Clássicas ou Standard a vitória era esperada, e o avanço entretanto conquistado já é suficientemente tranquilizador para os turquelenses se sentirem campeões. Apenas um cataclismo absolutamente impensável impedirá a equipa de Turquel de assegurar matematicamente o título já na próxima ronda. Mais complicada continua a situação no que toca às danças latinas. Terminando a 1.ª fase na 3.ª posição, atrás de Tremez e Chancelaria, Turquel regressou em força, e depois de na 4.ª jornada ascender ao 2.º posto, venceu a 5.ª jornada com 29 pontos à maior sobre Tremez, colocando a diferença que o separa do 1.º lugar em apenas 13 pontos. Saliente-se que, em função do regulamento, pontuam os 3 primeiros de cada eliminatória, mas os seus pontos só valem se eles disputarem um mínimo de 4 provas. Isso significa que Turquel vai perder 13 pontos (uma dançarina que parou à espera de bebé), mas Tremez vai perder 28. Ou seja, em termos práticos, a situação actual é um empate absoluto, com 672 pontos cada. As 2 jornadas que faltam vão ser emocionantes pois Tremez tem uma pequena equipa, muito certa, pelo que a sua pontuação dificilmente sairá dos 160 a 180 pontos por jornada. Turquel tem uma grande equipa, mas menos experiente, pelo que os resultados dependerão muito da inspiração do momento, podendo, sem grande surpresa, ir pouco além dos 100 pontos ou… chegar aos 200. Está, portanto na mão dos turquelenses ( e sobretudo nos pés) a chave do título. No plano individual o grande destaque vai para a dupla Gonçalo Marques e Vitória Costa, em Adultos Iniciados, que com justiça conseguiram, pela 1.ª vez pontuar em Latinas, e logo com um excelente 2.º lugar em ambas as modalidades, muito bem acompanhados pelo par André Santos e Carolina Serrazina com um 3.º lugar em Latinas. Poderá passar por eles a decisão final do campeonato. Destaque-se ainda a lenta mas segura progressão dos miúdos: com os pares Miguel Pereira / Camila Alexandre e Rodrigo Pereira / Maria Rita a revezarem-se no 3.º lugar do pódio de Juvenis A, aguarda-se a todo o momento que lá apareçam… os dois. No que toca aos Juvenis B, pela 1.ª vez Turquel teve 5 pares nas meias-finais e 3 na final, confirmando que o pódio (e os pontos) está mesmo a chegar. E seria ouro sobre azul se fosse ainda este ano. Saudações turquelenses a todos os fãs!

In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário