AMBIENTE - A Escola Básica do Ardido é o único estabelecimento de ensino na freguesia de Turquel a receber e a hastear o galardão da Bandeira Verde da Eco-Escola que atesta o bom comportamento ambiental daquela comunidade escolar. O concelho de Alcobaça, com um total de 15 escolas, foi o concelho do distrito de Leiria que mais Bandeiras Verdes hasteou este ano lectivo no âmbito do projecto das Eco-Escolas: Externato Cooperativo da Benedita, Jardim de Infância de Évora de Alcobaça, Escola Secundária D. Pedro I, Escola 2,3 e Secundária de S. Martinho do Porto, Escola Frei António Brandão, Escola Frei Estêvão Martins e as Escolas Básicas de Ardido, Carris de Évora, Carvalhal de Aljubarrota, Boavista, Bemposta, Évora de Alcobaça, Maiorga, Vestiaria e Areeiro.
SOLIDARIEDADE – Alunos das várias escolas (1.º e 2.º ciclos) e jardins-de-infância das freguesias da Benedita, Turquel e Vimeiro dinamizaram nas últimas semanas uma Campanha de Natal onde recolheram material escolar e didáctico para os colegas estudantes da cidade timorense de Díli. Todos os presentes doados serão acompanhados de Cartões de Natal com mensagens de Bom Natal. “É através destas iniciativas solidárias que podemos ligar povos que falam a Língua Portuguesa” justificou a professora e directora do agrupamento de escolas da Benedita, Lúcia Serralheiro, uma das responsáveis pelo projecto. Todos os donativos reunidos (um contentor) pelas crianças do sul do concelho devem chegar a Timor ainda antes do Natal depois é só esperar pelas reacções deles!
FORMAÇÃO - No dia 23/11 realizou-se no Salão Paroquial de Turquel uma sessão para apresentação do projecto privado de actividade extra-curricular de Informática promovido pela Futurenet – Alcobaça. Os encarregados de educação das crianças com idade dos 4 aos 10 anos que frequentam o Centro Social Paroquial de Turquel foram convidados a comparecer. Segundo a Direcção da Instituição “consideramos ser importante a participação dos pais para poderem tomar conhecimento de novos investimentos para a formação dos filhos”.
TV - A Quinta do Vale da Rosa (www.quintadovaledarosa.com), marca de doces e licores da CisterDoce Lda., da empresária Cidália Tomás, sedeada em Ardido, esteve presente em Dezembro no programa “Companhia das Manhãs” da SIC (no dia 17) e na NATALIS 2010 – Feira de Natal de Lisboa com grande sucesso. De realçar que o seu marido Sérgio Pereira dirige a Cooperfrutas de Alcobaça que recebeu recentemente um prémio de PME EXCELENCIA. Merecem os nossos encómios!
OCORRÊNCIAS NA ÁREA DA GNR – No dia 27/10 um homem de 68 anos foi roubado com violência por desconhecidos quando circulava na sua viatura na via pública em Carvalhal de Turquel; No dia 7/11 foi arrolada uma queixa por ofensas à integridade física em Turquel; No dia 13/11 foi recebida uma queixa por furto ao interior de uma residência no Carvalhal; No dia 28/11 foi registada uma queixa por furto em residência em Turquel.
HOUVE O HABITUAL PEDITÓRIO EM 3 FREGUESIAS
Bombeiros da Benedita assinalaram 22 anos de existência
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Benedita comemorou no feriado de 8 de Dezembro o seu 22º aniversário, apesar de se viverem “tempos difíceis”. As comemorações tiveram início logo de manhã, com alvorada e içar das bandeiras, seguindo-se a romagem ao cemitério, para visita às sepulturas dos soldados da paz já falecidos. Posteriormente deu-se a formatura geral do Corpo de Bombeiros para recepção às entidades oficiais convidadas após a qual foram baptizadas 2 novas viaturas (uma ambulância de transporte de doentes e um auto-tanque que foi uma substituição de um que ficou perdido em São Pedro do Sul nos incêndios de Agosto) realizando-se depois a sessão solene do aniversário na qual foram homenageados e condecorados elementos da corporação pela “dedicação e entrega à causa do voluntariado”. Houve um almoço no pavilhão cultural da corporação e a celebração de missa na Igreja Paroquial da Benedita. Como é habitual, o adro da Igreja acolheu as tradicionais fogaças, com as contribuições das populações das freguesias da Benedita, Turquel e Vimeiro (peditório anual). Depois das cerimónias religiosas o dia festivo prosseguiu com festa popular nas instalações dos BVB.
In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário