quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Desporto

CAMPEÕES – Os jovens dançarinos Bernardo Venceslau e Jessica Silva foram homenageados pelo HCT no intervalo do encontro de hóquei em patins entre o HC Turquel e a Biblioteca de Valado dos Frades (5-5). Entregaram as faixas de campeões ao presidente do clube (foram para a sala de troféus) que por sua vez lhes devolveu a gratidão entregando um cachecol do clube. Eles celebraram a comemoração do título com uma das danças que os consagrou campeões nacionais do ranking em juniores pelo clube de Turquel, nas modalidades de clássicas e latinas, perante um pavilhão lotado de gente turquelense que os aplaudiu. Temos campeões!


EMIGRANTE - O turquelense Luís Coelho tem 25 anos e está há 5 meses a jogar no RSC Cronenberg de Wuppertal, actual campeão alemão. O hoquista tinha o sonho de jogar na Liga dos Campeões e, quando o desafio surgiu, pela internet, nem pensou 2 vezes e transferiu-se mesmo do HCT para o clube alemão. O português, que deixou a profissão de professor de Educação Física, já se estreou no campeonato da Alemanha e nas competições europeias. Em jogo da 1.ª jornada da fase de grupos da Liga Europeia de Clubes 2010/11 marcou ao FC Porto. O ex-jogador do HCT apontou o único golo da equipa germânica que perdeu por 11-1. “Por coincidência, o meu 1.º jogo da minha 1.ª competição europeia foi contra o enea-campeão português (no Grupo D), ainda por cima no Dragão Caixa. Foi um regresso que ansiei muito. Joguei contra os azuis e brancos apenas uma vez. Sempre que eu alinhei na equipa de seniores do H. Turquel estávamos na 2.ª divisão. Apesar de estarmos no mesmo país era quase uma utopia jogar com os grandes”, comentou o craque. No último Europeu de Seniores em Selecções (a Espanha voltou a ganhar a prova pela 6.ª vez consecutiva) destacou-se como comentador da RTP e da Antena 1. Boa sorte!


ORI-BTT - Depois da disputa do Campeonato do Mundo 2010 em Montalegre, com bons resultados, o bttista turquelense Daniel Marques (Homens Elite) iniciou os treinos de bicicleta e trabalhos de preparação para a nova temporada 2011 de Orientação em BTT. António Aires, é o seu novo treinador e pode ser um grande trunfo. O atleta com estatuto de alta competição e com uma carreira desportiva repleta de êxitos pratica este desporto ao mais alto nível. Novas emoções em perspectiva!

HÓQUEI – Os atletas do HC Turquel, João Silva e Sofia Vicente, ofereceram as camisolas que envergaram recentemente ao serviço da Selecção Nacional ao clube que os formou e no qual alinham. João Ricardo Mendes Silva, que atacou bem o título, sagrou-se campeão europeu de sub-20 / juniores (foi alvo de um voto de louvor numa reunião de câmara e foi distinguido com outros na Gala que a CDP - Confederação de Desporto de Portugal organizou no Casino do Estoril), enquanto a hoquista Sofia Vicente ajudou Portugal a obter o 7.º lugar no Mundial Feminino, onde foi a 2.ª melhor marcadora da equipa das quinas. A entrega simbólica das camisolas pelos internacionais jovens de Turquel, que foram direitinhas para a sala de trofeus do HCT, aconteceu antes do início da partida HCT - Paço de Arcos (4-3). O hóquei é uma das modalidades com mais tradição em Portugal, e uma nas quais tem mais títulos internacionais conquistados. Na freguesia de Turquel é o “desporto-rei” e assume grande importância, por ser um clube formador e que milita actualmente na 2.ª Divisão Nacional. É esta a alma alvinegra!


DESPORTO – Para idosos está já a decorrer no pavilhão do HCT o programa Desporto Sénior (ginástica uma vez por semana - 3.ª feira de manhã / serviço gratuito mediante inscrição prévia / Org.: CMA); O Seixal FC promoveu a 27.ª Seixaliada, cuja prova contou em iniciados com a participação das equipas do S Alenquer B, GD Sesimbra, Seixal FC e HC Turquel. 3 equipas do HCT também participaram no Torneio de Natal 2010 do HC Mealhada em mini-hóquei 3x3. HCT dá cartas nos jovens e menos jovens!


OBJECTIVO: ESTREAR-SE COM A 1.ª VITÓRIA

Femininos da U. Turquel ainda com insucessos desportivos

O futebol feminino têm pouca tradição na região mas nesta época 2010-2011 a UD Turquel constituiu uma equipa feminina que dá os primeiros passos no Torneio de Abertura de Futebol 7 Feminino da AFL - Sul. Apesar das dificuldades no plantel que é novo e sem experiência (está em fase de aprendizagem) pois há mulheres com filhos que resolveram dar pontapés na bola, mas também raparigas e várias ligações familiares, todas partilhando a paixão pela modalidade. Até agora soma só derrotas nos encontros disputados e ainda zero pontos mas ninguém desiste e todas as jogadoras de chuteiras calçadas (a mais nova tem 14 anos e a mais velha 32) prometem continuar a trabalhar e a tentar melhorar os aspectos técnicos e tácticos. A alegria com que as atletas encaram os treinos (o grupo de trabalho treina 2 vezes por semana) e os jogos aos domingos (têm agora as bancadas mais compostas) é contagiante. Mesmo perdendo por muitos, o sorriso delas não desaparece. Na 4.ª jornada a equipa treinada por Vitinho (depois de anos a jogar e a treinar os homens da UDT é ainda vice-presidente da Direcção) perdeu em A-dos-Francos onde foram batidas por 11-0. Na 5.ª jornada recebeu no Campo Pelado “Relva da Lagoa” em Casal da Lagoa o Peso e voltou a ser derrotada desta vez por 0-6. Na 6.ª jornada averbou mais uma derrota (a 6.ª em outras tantas partidas) por 5-2, fora de portas, com o Bombarralense. Em época de estreia, a formação orientada por Vitinho continua em fase de crescimento e persegue aquela que será a sua 1.ª vitória em jogos oficiais. Até ao momento a U. Turquel só somou derrotas consecutivas e marcou apenas 3 tentos e sofreu 45 golos. Classificação Final da 1.ª Fase Zona Sul: 1.º GDC A-dos-Francos 16 pontos, 2.º SCE Bombarralense 12, 3.º GD Peso 7, 4.º UD Turquel 0.


HÓQUEI EM PATINS

GRANDES HERÓIS ILUSTRAM O SUCESSO!

Equipa feminina do HCT soma por triunfos todas as partidas oficiais disputadas esta época



Resultados do HCT:

C.N. 2.ª Divisão - Sul e Ilhas

11.ª Jornada: HC Turquel – UDC Nafarros 9-4

12.ª Jornada: Parede FC – HC Turquel 1-3



C.N. Feminino - Sul

10.ª Jornada: FC Alverca – HC Turquel 1-3

11.ª Jornada: HC Turquel – GDR “Os Lobinhos” 2-1

12.ª Jornada: UDC Nafarros – HC Turquel 1-5



Taça de Portugal em Seniores Masculinos – Zona Sul

2.ª Eliminatória: HC Turquel (II) – LMR Algés (II) 4-3 (AP)



VITÓRIAS TRANQUILAS, NATURAIS E PROVEITOSAS

Na classificação geral o HC Turquel ascendeu à 2.ª posição

CAMPEONATO - No Nacional da 2.ª Divisão Sul frente ao Oeiras, num jogo entre grandes candidatos, o HCT não conseguiu melhor que sofrer a 1.ª derrota (10 meses depois: o último desaire tinha acontecido a 30/01/2010 frente ao Sesimbra) e viu aí alguns concorrentes directos na luta pela subida fugirem na linha da frente. A equipa ribatejana de Almeirim que não cede aproveitou para aumentar vantagem para a 2.ª posição. O Turquel em quebra foi ultrapassado. Desde então os turquelenses têm-se redimido e somado vitórias: bateu no seu reduto o Nafarros por 9-4 na 11.ª jornada e venceu fora de portas na Parede por 1-3 (num campo sempre muito difícil 3 pontos são muito positivos!) na 12.ª ronda. O suficiente para o conjunto de Paulo Batista arrecadar mais 3 pontos e manter-se na zona cimeira da tabela. Nesta altura, aparecem 5 equipas (Tigres, Turquel, Paço de Arcos, Oeiras e Ouriense) mais fortes, com melhores resultados e com condições para discutir os primeiros lugares. Estamos convencidos que destas vão sair as 2 que vão subir de divisão. O intranquilo HCT que já chegou a ser líder, tem perdido gás nas últimas jornadas e a prova disso é que já está a 4 pontos do 1.º lugar que é ocupado pelos Tigres de Almeirim. Depois de um início prometedor a equipa da “vila do hóquei” não soube manter o embalo é 2.º classificado e está a perder fulgor!

TAÇA DE PORTUGAL – Em jogo a contar para a 2.ª eliminatória da Taça de Portugal a Liga de Algés, deslocou-se a Turquel naquela que foi mais uma partida em que o HCT partia como favorito mas apenas conseguiu vencer pela margem tangencial e após prolongamento por 4-3. A equipa da linha foi eliminada enquanto o HCT sofreu mas apurou-se (com dificuldade) para a fase seguinte da competição. Mais um jogo em que a claque espectacular do HCT esteve ao rubro! Entretanto já foram sorteadas as equipas que irão disputar a 1.ª eliminatória da Taça de Portugal Feminina, que decorrerá num sábado, a 8 de Janeiro. Nesse dia, na Zona Sul, Turquel irá jogar em casa com o Nafarros.

TURQUELENSES IMPARÁVEIS E INVENCIVEIS CONTINUAM A COMANDAR

Meninas de Turquel vencem e mantém-se firmes no topo da tabela

No Campeonato Nacional de Seniores Femininos – Zona Sul têm sido sempre assim desde o início desta época: mais um jogo, mais uma vitória para a turma alvinegra de Luís Rosa. Terminada a 1.ª volta venceram todas as equipas adversárias com resultados desnivelados. Depois da muito importante vitória na final da Supertaça o HCT já leva 11 vitórias seguidas na competição, naquele que já é o melhor registo de sempre de uma equipa da região na prova. O emblema turquelense cria muitas oportunidades de golo e continua a ganhar os seus jogos: derrotou o Alverca por 1-3 na 10.ª jornada, o Lobinhos por 2-1 na 11.ª ronda e o Nafarros por 1-5 na 12.ª jornada. A internacional Bruna Honório é a grande figura do clube sendo a melhor marcadora. Na classificação segue imparável: HCT lidera só com triunfos esta época e já leva 9 pontos de vantagem para o 2.º classificado que é o Boliqueime. A nível feminino pelo seu historial e também pela equipa que apresenta o HC Turquel é o principal favorito ao título, mas haverá outros 3 concorrentes que terão uma palavra a dizer, a ver vamos!



CAMADAS JOVENS EM GRANDE

HCT garantiu presença nos nacionais e luta pelo título regional

EQUIPAS - Está-se a disputar neste momento a Fase Final dos Campeonatos Regionais (AP Coimbra, AP Leiria e AP Ribatejo) dos escalões de Juniores, Juvenis, Iniciados e Infantis. O HC Turquel (Juniores, Juvenis, Iniciados e Infantis), SC Tomar (Juniores, Juvenis e Infantis), J. Ouriense (Juniores, Juvenis e com possibilidades reais em Infantis), FC Oliveira do Hospital (Juvenis), HC Santarém (Infantis), e Biblioteca IR (Juniores) já tem o apuramento garantido em termos clubísticos na prova rainha das camadas jovens. Mas antes do Nacional (está a chegar em breve!) há a fase de apuramento do campeão, onde os melhores estão a lutar pelo ceptro dos respectivos escalões. Nesta 2.ª fase cada jogo é uma final para qualquer dos intervenientes desde os Infantis até ao Juniores. Na AP Leiria a referência é o HC Turquel com 9 equipas em actividade nos 6 escalões é obra!

ATLETAS – Já com a temporada em andamento o internacional (juvenil e júnior) turquelense João Ricardo Silva, hoquista que estava a jogar no HC Turquel, com 18 anos, assinou e ingressou no Sporting CP. Pretende a Secção de HP do SCP reforçar a sua equipa de juniores e consolidar as bases para uma fase evolutiva dos seniores. “Esta aquisição vem acrescentar valor ao nosso projecto” afirmaram os responsáveis leoninos. O novo atleta ostenta no seu currículo 2 títulos de campeão da Europa: de juvenis em 2008 e de juniores em 2010. João Silva tem este ano e na próxima época, idade para a categoria júnior, mas poderá alinhar também na equipa sénior que está a disputar (um regresso) e a liderar a Zona Sul do Campeonato Nacional da 3.ª Divisão, caso a equipa técnica assim o entenda. Os nossos desejos de maiores venturas e de muitas vitórias nesta nova etapa da sua carreira promissora!



DANÇA DESPORTIVA

INFORMAÇÃO SOBRE A ACTIVIDADE DE DANÇA NO HCT

Turquel adianta-se no Regional e destaca-se no Nacional

CAMPEONATO REGIONAL - Disputou-se a 6.ª e penúltima jornada do Campeonato Regional de Santarém de Dança Desportiva. Se na modalidade de clássicas a escola de dança desportiva do HC Turquel se limitou a confirmar a sua grande superioridade, garantindo matematicamente um título que já estava praticamente assegurado, na modalidade de latinas a disputa continua cerrada. Depois de na 5.ª jornada o HCT ter brilhado a grande altura, batendo o recorde absoluto de pontuação dos campeonatos, com a marca de 191 pontos, e com esse resultado colocando-se a par de Tremez (2.º), que desde início vinha liderando, a expectativa para esta jornada era enorme. Depois dos magníficos 162 pontos da jornada anterior, Tremez conseguiu ainda melhor, somando 175 pontos. Turquel não conseguiu repetir a proeza da jornada anterior, mas bateu-se muito bem, atingindo os 180 pontos, que lhe permitem entrar na última jornada com um pequeno avanço de 5 pontos. O destaque individual vai todo para o par Luís Valério e Mariana Boléo, que, depois de muito prometer, se estreou a pontuar, e garantiu a vantagem. O campeonato termina em Benfica do Ribatejo, e a emoção e a tensão vai durar até aos últimos segundos. Vários títulos individuais vão ser também confirmados, nesse local em que o HCT vai recolher mais troféus que os 26 conquistados em 2009. Mais… e maiores!


CAMPEONATO NACIONAL - Concentrado no Regional, o HCT fez deslocar apenas 2 pares para o Campeonato Nacional. Bernardo Venceslau e Jéssica Silva, já consagrados o melhor par nacional no seu escalão e categoria, ao vencer o Campeonato Nacional de Ranking, confirmaram a justeza dessa vitória, vencendo também o Campeonato Nacional (competição que, estranhamente, apura o 2.º melhor par em cada categoria). Vencendo em Clássicas e Latinas, e depois de já serem também campeões das 10 danças, os jovens dançarinos do HCT, não deixaram qualquer espécie de dúvidas a quem quer que fosse. O outro par presente, Emanuel Victorino e Ana Ferreira, competiram no escalão de adultos intermédios, obtendo um 4.º lugar em clássicas e um 6.º em Latinas.

In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário