Turquel recebeu várias iniciativas
EDUCAÇÃO – O Centro Social Paroquial de Turquel iniciou mais um plano anual de actividades enquadrado na temática do valor da amizade. Durante o Outono as crianças desfrutaram de momentos de diálogo e vivência de festa: Comemorando no dia 21/09 o Dia Internacional da Paz (que foi declarado pela ONU em 30/11/1981); No dia 1/11 foi a vez do Dia Internacional da Pessoa Idosa com visita ao lar de Turquel; No dia 2/11 andaram ao Pão por Deus pelas ruas de Turquel; No dia 11/11 Dia de São Martinho vão percorrer as ruas de Turquel e irão à EB1 vender castanhas assadas; Ainda este mês haverá a Semana de oração pelos Seminários – A história de um Padre (será o nosso Pároco). Já houve também no Salão Paroquial uma reunião de início de ano destinada a todos os pais / encarregados de educação das crianças que frequentam a Instituição onde foi apresentada e comunicada pelas educadoras e pela Directora Irmã Fernanda Pereira a dinâmica do projecto educativo “Na Arte da Amizade”, do projecto pedagógico do jardim-de-infância “Um Amigo é um bem, um tesouro que se tem...”, do projecto curricular de grupo “Um amigo é um irmão, nosso pensar, nossa mão” para este ano lectivo com os sub-temas: A Família, Eu e os Outros, Eu à Descoberta de Turquel, Eu e o Mundo que me rodeia. Em Outubro teve início a actividade de expressão motora (2.ª feira) e de expressão musical (4.ª feira), esta última numa parceria com a Academia de Música de Alcobaça.
LITERATURA – O autor João Luís Pereira Maurício, residente em Rio Maior (terra onde residiu grande parte da sua vida o Dr. Francisco Cândido Monteiro Barbosa, notável cirurgião e uma grande figura nacional da medicina, nascido a 25 de Julho de 1908 em Turquel e onde têm uma estátua em sua homenagem numa das praças da cidade) teve a gentileza de nos oferecer o livro sobre o beneditense Padre Fernando Maurício, que era muito amigo do turquelense Padre Dr. Manuel Luís (especialista em música litúrgica já falecido) como se pode verificar ao longo da magnífica obra. O livro em referência “Percurso de um Sonhador” (Edição de Autor e lançado em Setembro último) é uma série de úteis apontamentos para uma biografia, honrando a memória do Padre Dr. Fernando Bernardino Machado Maurício (1928-1963). O Prof. João Maurício embora seja natural da Benedita e tenha estudado em Alcobaça faz parte da sua vida em Rio Maior, onde vive há mais de 20 anos. É um dos fundadores e colaboradores do jornal “Região de Rio Maior”, onde desde 1988 mantém uma crónica sobre história regional. Ao longo das suas investigações têm estudado e descoberto dados muito interessantes sobre a História da Paróquia da Benedita e não só que muitos apreciamos. Agradecemos ao autor a tão gentil e gostosa oferta que muito nos encantou!
DANÇA – Nuno Alves e Salomé Ferreira, são desde o início da secção os professores da escola de dança do HCT. Ele iniciou a sua carreira como bailarino em 1988 e há 18 anos que está a leccionar, ao passo que a sua esposa dança desde os 8 anos, levada pelo pai que era director de uma colectividade. Juntos participaram em campeonatos de dança e costumam serem júris de provas nacionais e internacionais. “Já fomos dançarinos, agora pomos os outros a dançar”, conta Nuno Alves, destacando que dão aulas a mais de 200 pares em Turquel, Santarém, Cartaxo e Usseira (Óbidos) onde começaram este ano com 2 turmas. Os docentes garantem que é muito fácil ingressar nas aulas, bastando apenas ter força de vontade. “Não há que ter vergonha – quem sabe andar, sabe dançar e nós estamos lá para ensinar e tentar cativar todas as faixas etárias” afirma Salomé Ferreira. Os dois professores, reconhecidos pelo United Kingdom Aliance of Professional Teachers of Dancing, defendem a introdução da dança nas actividades das crianças em idade escolar, dando o exemplo da Rússia, em que esta modalidade é ensinada nas escolas públicas.
MÚSICA – Queres tocar um instrumento musical? Inscreve-te na escola de música da SFT. Informações e contactos pelos telefones 919699363 / 969386201. As aulas já se iniciaram em Outubro mas nunca é tarde para aprender música na quase centenária Sociedade Filarmónica Turquelense que comemora no dia 5 de Dezembro com uma festa mais um aniversário (97.º) com belos momentos de convívio e recordações!
ARTESANATO – Os artesãos turquelenses António Duarte e Susete Roxo (Casinha dos Bordados – com lojas em Turquel e nas Marinhas do Sal) têm andado nos últimos tempos demasiado ocupados a participar em Feiras de Artesanato: Ponte de Sor, Oleiros, Santo Tirso, Lousã, Vila Nova de Poiares, Tondela, etc.... Recentemente de 16 de Outubro a 1 de Novembro estiveram também com o seu espaço em Santarém e em breve irão marcar presença com um stand na Marinha Grande (26/11 a 05/12/2010). Segundo eles “temos ainda outros convites que se aceitarmos daremos conhecimento oportunamente”. Boa aposta!
CAÇA – Foi publicada no Diário da República (Série I) n.º 187 de 24/09/2010, páginas 4282 a 4283, a Portaria n.º 972/2010, de 24 de Setembro de 2010, pelo Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural (Rui Pedro de Sousa Barreiro), que renova a concessão da zona de caça associativa da freguesia de Turquel (Parte Oeste) por um período de 12 anos, constituída por vários prédios sitos na freguesia de Turquel com a área de 1374 ha (processo n.º 1079-AFN).
SAÚDE – O Laboratório Beatriz Godinho que conta já com 35 anos de actividade e presença em várias localidades da região Centro (+ 70) continua a reforçar os seus serviços inaugurando no mês passado uma nova unidade de colheita de Análises Clínicas em Turquel. As novas instalações (abriu portas no dia 04/10) estão situadas na Rua José Diogo Ribeiro, 11B junto à Igreja Paroquial. Entretanto na manhã do dia 31 de Outubro realizou-se no Salão Paroquial de Turquel a habitual acção de recolha de sangue (dádivas) organizada pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho de Alcobaça (que comemoram o XXI Aniversário com um Almoço Convívio no dia 21 de Novembro no Clube Recreativo de Mendalvo) e Instituto Português do Sangue.
ESTRADAS – A CMA reuniu com as Estradas Nacionais e ouviu que há 5 rotundas no IC2 para serem construídas entre o Alto da Serra e Turquel. Por outro lado continuamos em toda a freguesia com estradas em péssimo estado o que não deixa de ser muito triste quando se trata de alguns acessos principais. Recentemente o vereador socialista na CMA referia também e muito bem “a ausência de linhas longitudinais, passadeiras, marcas de estacionamento e paragem”. Segundo José Acácio Barbosa, é “necessário que se inicie o trabalho de marcação no pavimento”. Para o autarca, trata-se de um “trabalho de prevenção rodoviária”. É necessário continuar a envidar esforços no sentido de se melhorar a qualidade de vida do povo!
In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário