domingo, 31 de outubro de 2010

Desporto

DANÇA DESPORTIVA COM ÊXITOS BRAVÍSSIMOS PARA O HC TURQUEL


Bernardo Venceslau e Jéssica Silva sagraram-se campeões nacionais de ranking

Culminando uma excelente época, o par Bernardo Venceslau e Jéssica Silva sagrou-se Campeão Nacional de Ranking (a mais importante prova nacional) na categoria de Juniores II Intermédios, nas modalidade de danças clássicas / standard e latinas. Segundo Avelino Lopes “a recente vitória no campeonato das 10 danças e os excelentes resultados que vinham acumulando já anunciavam este desfecho, mas a competição foi muito disputada, apenas na última jornada se decidindo a favor dos dançarinos do HC Turquel”. Vale a pena recordar as classificações individuais finais dos pares turquelenses que pontuaram para o Ranking nacional foram eles: Wilson Paulo e Sofia Duarte – 4.º lugar em Clássicas e 15.º em Latinas, na categoria de Adultos Iniciados; Emanuel Victorino e Ana Ferreira – 6.º lugar em Clássicas e 14.º em Latinas, na categoria de Adultos Intermédios; João Martins e Tânia Valentim – 4.º lugar em Clássicas e 3.º em Latinas, na categoria de Seniores I Iniciados; José António Coelho e Maria José Guerra – 2.º lugar em Clássicas na categoria de Seniores II Iniciados e 3.º em Latinas, na categoria de Seniores II Open; Avelino Lopes e Fernanda Lopes – 4.º lugar em Clássicas na categoria de Seniores II Intermédios e 3.º em Latinas, na categoria de Seniores II Open; Estão de parabéns os campeões nacionais Bernardo e Jéssica!



ÚLTIMAS PROVAS DOS CAMPEONATOS DE DANÇA

Turquel confirma-se no Campeonato Regional

Reiniciaram-se em Outubro os campeonatos regionais, onde, depois de no ano passado se sagrar vice-campeão em ambas as modalidades, a escola de dança desportiva do HC Turquel aposta tudo para chegar ao título. Esteve bem o HCT, e tudo ficou em aberto, em termos de uma boa classificação colectiva, mas o cenário é diferente nas 2 modalidades. Em danças clássicas ou standard, o HCT esmagou a concorrência, quase duplicando os pontos do 2.º classificado. Com esse resultado consolidou a liderança, dispondo agora de uma vantagem de 104 pontos sobre a Newstar (2.º), garantindo que só uma catástrofe impensável impedirá a vitória. Em danças latinas as coisas estavam (e continuam mais complicadas), pois o HCT (2.º) limitou-se a dar um pequeno passo em direcção ao objectivo. Venceu a prova, com 11 pontos de vantagem sobre Tremez, insuficientes para recuperar o atraso anterior, mas reduzindo para 27 pontos o total a recuperar nas 3 jornadas que faltam. Turquel reforçou bastante a equipa e subiu de rendimento, mas Tremez não se descuidou, fez o mesmo, e a luta promete ser feroz. Quem pagou a factura foi a Chancelaria – partindo para esta jornada na 2.ª posição, com 17 pontos de vantagem sobre Turquel, viu-se ultrapassada pelos turquelenses, caindo para o 3.º lugar, e já a 86 pontos de distância, pelo que se prenuncia uma disputa apenas a dois. No plano individual merecem destaque, além dos vencedores do costume, os pares Miguel Pereira / Camila Alexandre, e Gonçalo Marques / Vitória Costa que com os seus 3ºs lugares se estrearam no pódio, Tiago Henriques / Andreia Marques que continuam uma sólida progressão, os campeões Hélder Santo / Patrícia Henriques, que regressaram quase ao seu nível, e Pedro Martins / Cláudia Alves que voltam este ano à competição em grande, vencendo o seu “campeonato turquelense”. A 5.ª jornada teve lugar já no dia 23 de Outubro, em Santarém. Há que louvar o HCT e todos os premiados!


HÓQUEI – Os atletas do HC Turquel, João Silva e Sofia Vicente, ofereceram as camisolas que envergaram recentemente ao serviço da Selecção Nacional ao clube que os formou e no qual alinham. João Ricardo Mendes Silva, que atacou bem o título, sagrou-se campeão europeu de sub-20 / juniores (foi alvo de um voto de louvor na reunião de câmara no dia 25/10 e vai ser distinguido com outros na Gala que a CDP - Confederação de Desporto de Portugal organizará, a 16 de Novembro, no Casino Estoril), enquanto a hoquista Sofia Vicente ajudou Portugal a obter o 7.º lugar no Mundial Feminino, onde foi a 2.ª melhor marcadora da equipa das quinas. A entrega simbólica das camisolas pelos internacionais jovens de Turquel, que foram direitinhas para a sala de trofeus do HCT, aconteceu antes do início da partida HCT - Paço de Arcos (4-3) a contar para a 2.ª jornada da 2.ª Divisão Nacional (Sul). O hóquei é uma das modalidades com mais tradição em Portugal, e uma nas quais Portugal tem mais títulos internacionais conquistados. Na freguesia de Turquel é o “desporto-rei” e assume grande importância, por ser um clube formador e que milita actualmente na 2.ª Divisão Nacional. É esta a alma alvinegra!


Os craques lusitanos e a comitiva nacional com o troféu de campeão de juniores.

DESPORTO – Está a decorrer no pavilhão do HCT o programa Desporto Sénior (1 vez por semana / serviço gratuito mediante inscrição prévia / Org.: CMA); O Seixal FC promoveu a 27.ª Seixaliada, cuja prova contou em iniciados com a participação das equipas do S Alenquer B, GD Sesimbra, Seixal FC e HC Turquel. HCT dá cartas nos jovens e menos jovens!

ARDIDO

ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO – “XADREZ NA ESCOLA”

Acção de formação – “Iniciação ao Xadrez” nas escolas básicas

INICIAÇÃO AO XADREZ - A Associação Desportiva Escolar de Xadrez do Oeste realizou no dia 23/09 uma acção de formação “Iniciação ao xadrez” aos 25 alunos do 1.º ano ao 2.º ano da EB1 do Ardido (Turquel). A acção foi dada por José Cavadas e teve a duração de 2,5 horas. Estas iniciativas têm o objectivo de divulgar o xadrez juntos dos mais jovens. Perante o entusiasmo manifestado pelos alunos e professoras, a escola vai ter 1 hora de xadrez por semana. Assim esta escola (1.º a 4.º ano) que pertence ao Agrupamento de Escolas da Benedita / Turquel é integrada nas escolas básicas 1 que têm xadrez deste agrupamento do 1.º Ciclo e que são: Benedita (4 turmas 2.º e 4.º ano), Ribafria (4 turmas – 1.º ao 4.º ano), Ninho D’Águia (2 turmas – 2.º ao 4.º ano) e Azambujeira (2 turmas – 1.º ao 4.º ano).

XADREZ NA ESCOLA - No dia 27/09 decorreu nova acção de sensibilização “xadrez na escola” agora na EB 1 da Lagoa das Talas (Turquel) para um total de 24 alunos do 1.º ciclo desde o 2.º ao 4.º ano. Esta acção foi dada por José Cavadas. As crianças ficaram sensibilizadas para a modalidade pelo que esta escola vai passar a ter xadrez. O xadrez vai ser ministrado no tempo de Apoio ao Estudo. Coordenado por José Cavadas e pelas 2 professoras das turmas. As escolas interessadas em ter estas acções deverão contactar: José Cavadas (96 55 05 6 55 ou adexoeste@gmail.com ou josecavadas@gmail.com. O desporto entre nós está vivo e de boa saúde!


HÓQUEI EM PATINS


EQUIPA DE HÓQUEI FEMININO DO HCT FESTEJOU 1.º TÍTULO

Turquel estreou-se com sucesso na discussão da Supertaça Feminina



Resultados do HCT:

C.N. II Divisão - Sul e Ilhas

3.ª Jornada: GD Sesimbra – HC Turquel 4-7

4.ª Jornada: HC Turquel – AA Amadora 11-7



C.N. Feminino - Sul

1.ª Jornada: HC Turquel – FC Alverca 4-2



Supertaça Feminina

Final: HC Turquel – GDR “Os Lobinhos” 3-2



SOMA IMPORTANTES E DECISIVAS VITÓRIAS

Hóquei de Turquel já está neste momento no topo da tabela

Já começou o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão em que estão inseridas na Zona Sul 3 equipas seniores do distrito: HC Turquel, Biblioteca IR e Stella Maris de Peniche. O HCT, que pretende lutar pelos lugares cimeiros da tabela classificativa, é aliás um dos grandes candidatos a vencer a prova, deslocou-se na 1.ª jornada ao rinque do HC Sintra e conseguiu um empate 7-7 frente àquele adversário. Num reduto sempre muito difícil, um ponto até pode ser positivo para os objectivos dos pupilos de Paulo Baptista, ex-seleccionador nacional. Na 2.ª jornada, o HCT num jogo interessante de assistir até ao último segundo recebeu no seu pavilhão o CD Paço de Arcos e ganhou por 4-3. A equipa principal de Turquel garantiu assim a 1.ª vitória na prova apesar do enorme equilíbrio. De destacar também os muitos adeptos (são cada vez mais) que compareceram em força para apoiar a equipa da “aldeia do hóquei”. Na 3.ª jornada em Sesimbra, num recinto sempre bastante complicado e com transmissão em directo mais uma vez na HCTv (todos podem acompanhar estas excelentes partidas na televisão do clube turquelense via internet / site do clube) mais um grande desafio e mais uma noite de glória com uma vitória categórica por 4-7. Na 4.ª jornada derrotou a Ac. Amadora por 11-7. Com estes resultados ascendentes registados os turquelenses estão no 1.º lugar a par (com os mesmos pontos) do Juv. Ouriense. Depois do período prolongado de férias, a “máquina HCT” volta a rolar, para gáudio dos muitos adeptos, impacientes pelo início da competição e dos grandes espectáculos. Todos devem dar todo o seu apoio em mais uma longa caminhada rumo (esperamos) ao sucesso. Saudações turquelenses a todos os fãs!

 Espírito aguerrido, vontade e querer está bem patente no universo turquelense.



PAVILHÃO DE ALENQUER FOI O PALCO DESTE DUELO INÉDITO

Turquel disputa e vence pela 1.ª vez no seu palmarés a Supertaça Feminina

A Fundação Nortecoope, campeã nacional e vencedora da Taça de Portugal, que dominou o panorama recente do hóquei em patins feminino abandonou este ano a modalidade. Assim, a FPP teve de arranjar um substituto para as campeãs, para se juntar ao GDR “Os Lobinhos” (Sintra), actual vice-campeão nacional e finalista vencida da Taça, para discutir a 17.ª edição da Supertaça Nacional Feminina. O jogo decorreu no Pavilhão de Alenquer, com muito público, e contou desta forma com o Turquel, 3.º classificada na época passada. O encontro chegou ao final empatado (2-2) mas o HCT acabou por erguer o triunfo inédito com um golo de ouro no prolongamento: 3-2. Teoricamente, são as 2 equipas mais fortes de Portugal que iram lutar pelo domínio na modalidade. A equipa do concelho de Alcobaça foi a melhor classificada no campeonato, a seguir à F. Nortecoope e Lobinhos, garantindo assim presença digna na disputa pela Supertaça, tendo encarado isso como uma prenda merecida pela brilhante época que fez na temporada passada. Foi assim uma grande oportunidade para a formação turquelense reforçada precisamente com 3 jogadoras da extinta F. Nortecoope, são elas: Bruna e Gisela Honório e Ana Santos, que não desperdiçou e conquistou o 1.º título oficial da temporada 2010/11 e assim iniciarem da melhor maneira uma época que se prevê cheia de vitórias. A Fundação Nortecoope e o CD Nortecoope são as equipas que detém mais títulos nesta competição, com 5 troféus conquistados cada. HC Sintra (2), Vila Boa Bispo, AA Amadora, CH Carvalhos, Gulpilhares e agora HC Turquel, todos com um, são os outros heróis das 17 edições da Supertaça. Miúdas fantásticas!



 Equipa feminina trouxe a 1.ª Supertaça de Portugal para o HC Turquel.



FAVORITO À CONQUISTA DO CAMPEONATO NACIONAL

HC Turquel integra a elite do hóquei português feminino

Depois de uma época em cheio, que culminou com o 3.º lugar na Fase Final e presença na Final Four da Taça de Portugal este ano HC Turquel, Lobinhos (2.º com mais 1 ponto que as atletas de Turquel) e Gulpilhares, assumem-se como os principais candidatos à conquista do título nacional em seniores femininos. O Turquel, que até já teve presente na disputa da Supertaça Nacional (foi o 1.º título do seu historial que veio dar um forte tónico de moral) beneficiando da desistência da campeã Fundação Nortecoope, no arranque da nova época, conta com Bruna e Gisela Honório e Ana Santos, provenientes do clube maiato, enquanto Mafalda Pereira vem do HC Mealhada. Luís Rosa, treinador do HCT, considera: “sem a presença da Fundação a competitividade aumenta, porque era uma equipa acima da média embora seja pena que a mesma tenha desistido”. O técnico garante que a equipa de Turquel tem mais qualidade do que na temporada anterior: “Estamos mais fortes e competitivos, mas as outras equipas reforçaram-se, também, no mercado tendo em vista a nova época possuindo agora um plantel com mais maturidade. Julgo que o Turquel estará entre o lote das 3 equipas que vão lutar pelo 1.º lugar”. As forças viram-se agora para o Campeonato Nacional – Zona Sul na qual deposita grandes esperanças!

FUTSAL

Resultados do HCT:

1.ª Divisão Distrital - Zona Sul

1.ª Jornada: GC Alcobaça – HC Turquel 7-2

2.ª Jornada: HC Turquel – Ferraria 4-2



ARRANQUE DE CAMPEONATO

Começou a 1.ª Distrital com “derbys” concelhios

A nova época 2010/2011 de Futsal da AF Leiria apresenta-se bastante aliciante pois 4 das 12 equipas seniores masculinas que disputam a Zona Sul do Campeonato da 1.ª Divisão Distrital pertencem ao concelho: Martingança, Ferraria (Pataias), Ginásio de Alcobaça e HC Turquel. A jornada inicial, a abrir a época, teve logo um jogo bem interessante. O HCT que perdeu muitos jogadores (contudo outros vieram reforçar o plantel de Nuno Guerra) deslocou-se ao Ginásio de Alcobaça e perdeu o derby por 7-2. Em jogo a contar para a 2.ª ronda o conjunto alvinegro noutro prisma venceu em casa a Ferraria por 4-2. Apesar de todas as contrariedades os comandados de Nuno Guerra foram mais fortes, convenceram e arrecadaram a vitória e os preciosos 3 pontos. O Turquel não vira a cara à luta, entra para ganhar para cimentar a esperança da subida nos lugares da frente!

Futebol
FEMININOS - No Torneio de Abertura de Futebol Feminino da AF Leiria – Zona Sul participa pela 1.ª vez a estreante equipa da U. Turquel que irá medir forças com o SCE Bombarralense, GDC A-dos-Francos e GD Peso, naquela que será mais um incentivo ao desenvolvimento da modalidade no clube que joga no campo pelado do Casal da Lagoa. Aqui fica o Plantel Sénior 2010/11 da UDT: Rafaela Honório, Mara Rebelo, Fernanda Santos, Rita Santos, Mónica Pestana, Carolina Santos, Joana Bento, Daniel Costa, Cláudia Moreira, Milene Tomas, Raquel Tavares, Raquel Ferreira, Daniela Santos, Carla Rogério, Filipa Pestana, Joana Loureiro e Filipa Vieira. Treinador: Vítor Delgado; Adjunto: João Ribeiro; Delegadas: Sónia Luís e Zélia Fernandes. A todas um bom Torneio!


Femininos - Jogos de preparação / treino

UD Turquel - ACR Maceirinha 3-1

GD Peso – UD Turquel 4-2

In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário