SUB-20: SELECCIONADOR NACIONAL JÁREPRESENTOU O HCT
João Silva atacou bem título de campeão europeu marcando golos
A selecção nacional de sub-20 lutou em Viareggio, Itália, de 20 a 25 de Setembro, pela conquista do título no Campeonato da Europa de Juniores Masculinos. O turquelense João Ricardo Silva, atleta de 18 anos, actualmente alinha no HC Turquel, mais conhecido no mundo do hóquei por “Janeca”, foi um dos dez jogadores convocados que esteve presente na defesa da camisola das quinas na categoria de juniores tendo apontado um total de 5 golos. Portugal no seu percurso esteve inserido no Grupo A, juntamente com Suíça (vitória por 13-2) Holanda (vitória 19-0), e Alemanha (4-4). Nos ¼ final venceu a Inglaterra por 8-2, na ½ final venceu a França por 6-1 e na final derrotou a Itália por 2-1. Para esta competição, Portugal era um dos favoritos à vitória final, e voltou a repetir o título de campeão europeu ganho em 2008, em Hamm (Almanha) provando ser o melhor. Luís Duarte, seleccionador nacional, na sua juventude jogou hóquei em patins e, em simultâneo, disputou corridas de Patinagem de Velocidade, tendo, nesta modalidade, sido internacional. Depois de ter começado no Cascais, onde acumulou estas 2 vertentes desportivas, representou Benfica, Caxienses, Belenenses, Parede, Seixal e Turquel. “Quando tive de escolher, optei pelo hóquei em patins, embora apresentasse mais qualidade na patinagem de velocidade”, recordou o treinador. O técnico, de 39 anos, estreou-se como seleccionador no Mundial de Sub-20: “É gratificante representar Portugal e espero continuar a trabalhar mais vezes com humildade, força e confiança pois tenho a ambição de ganhar”, afirmou Luís Duarte. Felicitamos o feito alcançado!
João Silva, jovem de Turquel, sagrou-se campeão europeu de juniores.
EUROPEU DE SENIORES CONTINUA EM POSSE DA ESPANHA
Tiago Rafael ajudou Portugal a conquistar a medalha de prata
O turquelense Tiago Rafael (SL Benfica) foi mais uma vez um dos dez magníficos eleitos da selecção nacional “A” que participou recentemente no Campeonato da Europa de Seniores em Wuppertal, Almanha. O jovem formado no HCT e natural de Turquel tem vindo a assumir cada vez mais importância. O team de Portugal estreou-se diante da Itália (vitória por 4-1), seguindo-se os confrontos com a Inglaterra (vitória por 14-1), Alemanha (vitória por 5-1 e depois 6-1), Áustria (vitória 23-0) e a actual campeã europeia Espanha na final (derrota por 8-2) que voltou a ganhar a prova pela 6.ª vez consecutiva. A turma das quinas falhou o título mas conquistou a medalha de prata. A selecção principal masculina teve um adepto especial que se destacou neste Europeu como comentador da RTP e da Antena 1. Luís Coelho tem 25 anos e está há 2 meses a jogar no RSC Cronenberg de Wuppertal, campeão alemão. Amigo de Tiago Rafael, dos tempos do Turquel, Luís tinha o sonho de jogar na Liga dos Campeões e, quando o desafio surgiu, pela internet, nem pensou duas vezes. A época na Alemanha começou no dia 25/09, e o português, que deixou a profissão de professor de Educação Física, já se estreou. Da selecção da casa, não tem dúvidas: “Estão a crescer, já sabem como se fazem as coisas e fazem frente a algumas equipas.” Há que louvar!
SELECÇÃO NACIONAL FEMININA ACABOU NO 7.º LUGAR
Sofia Vicente foi a 2.ª melhor marcadora portuguesa no Mundial Feminino 2010
Após uma semana de estágio no Luso, o seleccionador nacional Ernesto Sebastião seleccionou o lote das 10 atletas que representaram Portugal no Campeonato Mundial Feminino, de 25 de Setembro a 2 de Outubro, em Alcobendas, Espanha. Na lista das 10 escolhidas da selecção sénior feminina esteve a hoquista Sofia Vicente (HC Turquel), que foi a única representante da região na equipa das quinas, ao contrário do que sucedeu nos últimos anos (no ano passado Bruna Honório, Ana Santos e Gisela Honório, agora jogadoras do HCT, renunciaram à selecção). A selecção nacional está num processo de renovação, mas era considerada uma das favoritas aos primeiros lugares no entanto a 7.ª posição obtida ficou um pouco aquém das expectativas dos portugueses. Portugal integrou o grupo B e jogou com a Almanha (derrota por 4-2), México (vitória por 21-0), Índia (vitória por 20-0). Nos quartos de final perderam com a Espanha por 3-0 seguindo-se novo desaire com a Colômbia por 1-2 que determinou que Portugal jogasse para o 7.º e 8.º lugar com os Estados Unidos tendo vencido aí por 14-2. O vencedor foi a Argentina que bateu na final a congénere da França por 5-1. A jovem turquelense revelou a sua veia goleadora num nível bastante elevado pois marcou vários golos na prova sendo a 2.ª melhor marcadora de Portugal. Sofia Vicente continua a dar cartas na modalidade!
Sofia Vicente figura entre as melhores de Portugal.
NÓS LÁ FORA: TURQUELENSE É HOQUISTA DO CRONENBERG
Luís Coelho estreia-se na Liga dos Campeões contra o FC Porto
Numa recente entrevista à Antena 1, Luís Coelho ex-HCT explicou que decidiu ir para a Alemanha para poder ter novas oportunidades. O hoquista turquelense começou na patinagem aos 3 anos e aos 9 optou pelo hóquei em patins. Toda a sua carreira foi feita no HC Turquel. “Não queria estar toda a minha vida encerrado apenas numa realidade. Quando pensei em experimentar algo novo decidi que não queria que fosse em Portugal. A Alemanha é um bom sítio, porque o hóquei alemão está a ter uma boa projecção”, sublinhou. “Jogar no Cronenberg também dá a oportunidade de jogar na Liga Europeia, coisa que em Portugal era quase impossível para mim de alcançar”, recordou. Luís Coelho revela-se ansioso por poder defrontar os ‘azuis-e-brancos' na Liga dos Campeões no dia 20 de Novembro: “Por coincidência, o meu 1.º jogo da minha 1.ª competição europeia vai ser contra os campeões nacionais (no Grupo D), ainda por cima no Porto. É um regresso que eu anseio muito. Joguei contra o FCP apenas uma vez. Sempre que eu joguei na equipa de seniores do Turquel estávamos na 2.ª divisão. Apesar de estarmos no mesmo país era quase uma utopia jogar com os grandes”, lamentou. Em relação às novas regras do hóquei em patins, Luís Coelho aprova as mudanças. “O jogo tem que ser físico e mental. Tudo é pensado ao pormenor. As novas regras vieram proteger os ‘artistas’. Havia jogadores com muita qualidade, mas que estavam sempre incapacitados de jogar no seu melhor porque o hóquei era um jogo muito físico. Neste momento, estes atletas sentem que podem explorar muito mais a qualidade que têm”, defendeu. Boa sorte!
Luís Coelho, na foto, à direita, joga esta época ao serviço do Cronenberg, o campeão de hóquei da Alemanha.
HÓQUEI NO FEMININO EDIÇÃO 2010/11
Lobinhos - Turquel jogam Supertaça Nacional
A Federação de Patinagem de Portugal anunciou através do seu site oficial qual a equipa que irá disputar a Supertaça Feminina 2010, o 1.º trofeu da época, para além do Lobinhos, em substituição do clube campeão nacional em título e detentor da Taça e a razão da sua escolha. Após a desistência da Fundação Nortecoope, a equipa que deveria ocupar o seu lugar seria a melhor classificada no último Campeonato Nacional de Seniores Femininos (fase final). Tendo em conta que “Os Lobinhos” já se encontrava qualificado e com presença garantida na prova, por ter sido finalista vencido da Taça de Portugal e ser vice-campeão 2009/2010, a Direcção da FPP recorreu ao HCT, 3.º classificado, que assim ganhou o passaporte para a competição pelo que no dia 16 de Outubro, no Pavilhão Municipal de Alenquer, será disputada a Supertaça Feminina entre o GDR “Os Lobinhos” e o HC Turquel. A qualidade da equipa feminina da “aldeia do hóquei” constituída por um misto de experiência e juventude com vontade de trabalhar é um dado adquirido a juntar à extinção da equipa campeã nacional dos últimos 5 anos (F. Nortecoope) adivinha-se que o clube do concelho de Alcobaça possa lutar por todos os títulos em disputa na próxima época. Agora está tudo em aberto, já não há vencedores antecipados e tudo é possível para o emblema de Turquel! Para já, fica a certeza de que o hóquei feminino no HCT tem a continuidade assegurada, pelo menos no que toca a jogadoras capazes de garantir os pergaminhos do clube.
UDT APOSTA EM EQUIPA FEMININA
Futebol Feminino Distrital cada vez com mais equipas
Numa altura em que está previsto o início do Torneio de Abertura de Futebol 7 Feminino da AF Leiria para 24 de Outubro (na 1.ª jornada a UDT recebe o A-dos-Francos), confirma-se a inclusão de mais 2 novas equipas, facto que prova o interesse e crescimento desta variante no distrito de Leiria. Para além das 6 equipas (GDR Boavista, GD Peso, CA Regueira de Pontes, SCE Bombarralense, GDC A-dos-Francos e FC “Os Belenenses” da Amieirinha) que já existiam na temporada anterior, estão certas mais 2 estreias: ACR Maceirinha e UD Turquel. Esta competição foi dividida em 2 séries, zona norte e zona sul, sendo a última a série da UDT (irá medir forças com o Bombarralense, A-dos-Francos e Peso). As meias finais serão a 12 de Dezembro, enquanto que a final será no dia 19 desse mesmo mês. Os jogos das meias finais e final realizam-se no campo das equipas com menor índice de rendimento (menos pontos, menos vitorias, menos golos marcados, mais golos sofridos) neste ponto excluem-se os campos pelados; As meias finais e final serão sempre em relvados. É com agrado que vemos aumentar o número de equipas femininas e certamente continuaremos, tal como o fizemos no ano anterior, a acompanhar a U. Turquel. Para mais, este Torneio de Abertura tem até um patrocinador para o prémio de melhor marcadora, naquela que será mais um incentivo ao seu desenvolvimento. A todas um bom Torneio!
Femininos - Jogo de preparação / treino
UD Turquel - ACR Maceirinha 3-1
O ALCOA DESPORTIVO
HÓQUEI EM PATINS
TURQUELENSES QUEREM MELHORAR RESULTADO DA ÚLTIMA ÉPOCA
HCT está de novo a jogar no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão e mostra-se confiante
Resultados do HCT:
2.ª Divisão - Zona Sul e Ilhas
1.ª Jornada: HC Sintra – HC Turquel 7-7
2.ª Jornada: HC Turquel – CD Paço de Arcos 4-3
EMPATE E VITÓRIA NA ESTREIA
HCT já iniciou nova temporada desportiva e está a dar espectáculo
O HC Turquel que na época passada esteve perto da subida de divisão (4.º lugar) já começou a disputar mais uma edição da zona sul da 2.ª Divisão Nacional. Os objectivos são mais uma vez tentar conseguir a subida o mais rápido possível, procurando fazer um campeonato tranquilo, contando para isso com o novo treinador da “casa” Paulo Baptista e a mesma base do plantel das últimas épocas. Na ronda inaugural foi jogar a ringue adversário que foi palco de mais uma grande partida (a mais importante da jornada), numa verdadeira promoção do hóquei em patins. Os turquelenses deslocaram-se a Sintra para defrontar a difícil turma local e empatou 7 bolas, naquele que foi um bom teste (electrizante), com muita emoção, para a equipa de Paulo Batista, que quer andar pelos lugares cimeiros da tabela. Na 2.ª jornada voltou a dar tudo por tudo para conseguir a vitória, que viria a alcançar por 4-3, proporcionando uma excelente exibição. O 2.º encontro da temporada da equipa da “aldeia do hóquei” foi em casa, recebendo o Paço de Arcos, perante os seus incansáveis e entusiastas adeptos que encheram o pavilhão. Confirmou-se um bom jogo, para o HCT que procura lutar pelos primeiros lugares para se possível alcançar a tão esperada promoção a 1.ª Divisão Nacional, que há 2 épocas esteve tão perto e que para isso têm trabalhado tão arduamente nas últimas semanas (a expectativa mantém-se!). Esperamos que a discussão / argumentação em torno da modalidade no 1.ª Simpósio realizado em Turquel possa também dar frutos no futuro!
SEGUE O LEMA: “ACREDITAR!!! ACREDITAR...”
Plantel sénior da formação alvinegra que serve de mote para recital de hóquei
O HCT apresenta-se com poucas caras desconhecidas, sendo que a única novidade nem sequer é atleta. O técnico Paulo Batista é mesmo a grande novidade para 2010/2011, coadjuvado por um “homem da casa”, como é o caso de Nelson Lourenço, formando uma dupla forte para atacar os desafios que se avizinham. Para tal, contarão com um plantel composto por 9 atletas de pista e 3 guarda-redes, sendo que dois deles ainda em idade júnior receberam já o voto de confiança da equipa técnica, depois de uma época transacta muito positiva. A saber: Guarda-redes: João Lapa (Juniores), Rui Andrade “Ruca”, Samuel Santos; Jogadores de Pista: André Luís, Daniel Matias, Daniel Santos (Juniores), Fábio Alexandre, Nuno Maurício, Paulo Passos (ex-juniores), Rui Filipe, Tiago Rocha (ex-juniores) e Vasco Luís. São estes os atletas que irão concerteza dignificar o emblema deste grande clube na nova época. Depois do período prolongado de férias, a “máquina HCT” volta a rolar, para gáudio dos muitos adeptos, impacientes pelo início da competição e dos grandes espectáculos. Todos devem dar todo o seu apoio em mais uma longa caminhada rumo (esperamos) ao sucesso. Saudações turquelenses a todos os fãs!
HCT É UM DOS FORTES CANDIDATOS À SUBIDA DE DIVISÃO
Equipas que integram a II Divisão Zona Sul e Açores em 2010/2011
O Turquel, que esta época será orientado pelo ex-seleccionador nacional Paulo Batista, já começou a disputar a 2.ª Divisão. A prova irá contar com a participação das seguintes 16 formações / adversários: AD Oeiras, CD Paço de Arcos (ambos despromovidos da 1.ª Divisão), HC “Os Tigres” – Almeirim, LMR Algés (ambos provenientes da 3.ª Divisão), AA Amadora, Biblioteca IR – Valado de Frades, CA Campo de Ourique, CD Santa Clara – Ponta Delgada, GD Sesimbra, HC Sintra, HC Turquel, J Ouriense, Parede FC, S Alenquer B, UDC Nafarros (que garantiram a permanência em 2009/2010) e C Stella Maris – Peniche (repescado após desistência do Vasco da Gama HC – Sines). O HCT é uma das mais fortes equipas da prova, orientada por um dos técnicos mais competentes do nosso país, e um dos sérios candidatos à subida, como de resto têm sido nos últimos 2 anos. O Turquel não vira a cara à luta, entra para ganhar para cimentar essa esperança nos lugares da frente. De referir que o turquelense Horácio Honório, antigo jogador e técnico do HCT (foi um dos melhores hoquistas de sempre da região tendo jogado por diversas vezes na 1.ª Divisão Nacional) é o novo treinador da Biblioteca IR, equipa de Valado dos Frades, estando assim de volta à modalidade.
HCT QUER MOSTRAR ALMA E CORAÇÃO GRANDE ENTRE OS MELHORES
Craques seniores femininas turquelenses prometem uma época de sucesso
Depois de em 2009/10 ter conseguido a melhor classificação de sempre do clube num escalão principal sénior, o HCT prepara-se para tentar melhorar ainda mais a sua posição, contando para isso com reforços de peso. O actual treinador do HCT é Luís Rosa que continua no comando desta turma do concelho de Alcobaça, que tão boa conta de si deu na temporada passada, e que conta agora com um plantel vasto que apresenta muita qualidade. A experiência internacional de Bruna e Gisela Honório, bem como a de Ana Santos e também da “nossa” Sofia Vicente, com a ajuda de outras jogadoras com muita tarimba como são os casos da capitã Filipa Paiva e de Mafalda e Marta Pereira, aliadas à juventude e irreverência da guardiã Alice Vicente e das gémeas Rita e Rute Lopes, poderão trazer grandes alegrias para o hóquei feminino turquelense. De referir que as atletas do HCT iniciaram os trabalhos no dia 13/09 e espera-se que os frutos do trabalho se traduzam em sucessos desportivos para esta “enorme” equipa face ao abandono da modalidade do clube campeão nacional. Saudamos as entradas e reentradas no plantel e desejamos toda a felicidade do mundo para este grupo renovado!
In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário