Turquel recebeu várias iniciativas
EDUCAÇÃO – O Centro Social Paroquial de Turquel iniciou mais um plano anual de actividades enquadrado na temática do valor da amizade. Durante o Outono as crianças desfrutaram de momentos de diálogo e vivência de festa: Comemorando no dia 21/09 o Dia Internacional da Paz (que foi declarado pela ONU em 30/11/1981); No dia 1/11 foi a vez do Dia Internacional da Pessoa Idosa com visita ao lar de Turquel; No dia 2/11 andaram ao Pão por Deus pelas ruas de Turquel; No dia 11/11 Dia de São Martinho vão percorrer as ruas de Turquel e irão à EB1 vender castanhas assadas; Ainda este mês haverá a Semana de oração pelos Seminários – A história de um Padre (será o nosso Pároco). Já houve também no Salão Paroquial uma reunião de início de ano destinada a todos os pais / encarregados de educação das crianças que frequentam a Instituição onde foi apresentada e comunicada pelas educadoras e pela Directora Irmã Fernanda Pereira a dinâmica do projecto educativo “Na Arte da Amizade”, do projecto pedagógico do jardim-de-infância “Um Amigo é um bem, um tesouro que se tem...”, do projecto curricular de grupo “Um amigo é um irmão, nosso pensar, nossa mão” para este ano lectivo com os sub-temas: A Família, Eu e os Outros, Eu à Descoberta de Turquel, Eu e o Mundo que me rodeia. Em Outubro teve início a actividade de expressão motora (2.ª feira) e de expressão musical (4.ª feira), esta última numa parceria com a Academia de Música de Alcobaça.
LITERATURA – O autor João Luís Pereira Maurício, residente em Rio Maior (terra onde residiu grande parte da sua vida o Dr. Francisco Cândido Monteiro Barbosa, notável cirurgião e uma grande figura nacional da medicina, nascido a 25 de Julho de 1908 em Turquel e onde têm uma estátua em sua homenagem numa das praças da cidade) teve a gentileza de nos oferecer o livro sobre o beneditense Padre Fernando Maurício, que era muito amigo do turquelense Padre Dr. Manuel Luís (especialista em música litúrgica já falecido) como se pode verificar ao longo da magnífica obra. O livro em referência “Percurso de um Sonhador” (Edição de Autor e lançado em Setembro último) é uma série de úteis apontamentos para uma biografia, honrando a memória do Padre Dr. Fernando Bernardino Machado Maurício (1928-1963). O Prof. João Maurício embora seja natural da Benedita e tenha estudado em Alcobaça faz parte da sua vida em Rio Maior, onde vive há mais de 20 anos. É um dos fundadores e colaboradores do jornal “Região de Rio Maior”, onde desde 1988 mantém uma crónica sobre história regional. Ao longo das suas investigações têm estudado e descoberto dados muito interessantes sobre a História da Paróquia da Benedita e não só que muitos apreciamos. Agradecemos ao autor a tão gentil e gostosa oferta que muito nos encantou!
DANÇA – Nuno Alves e Salomé Ferreira, são desde o início da secção os professores da escola de dança do HCT. Ele iniciou a sua carreira como bailarino em 1988 e há 18 anos que está a leccionar, ao passo que a sua esposa dança desde os 8 anos, levada pelo pai que era director de uma colectividade. Juntos participaram em campeonatos de dança e costumam serem júris de provas nacionais e internacionais. “Já fomos dançarinos, agora pomos os outros a dançar”, conta Nuno Alves, destacando que dão aulas a mais de 200 pares em Turquel, Santarém, Cartaxo e Usseira (Óbidos) onde começaram este ano com 2 turmas. Os docentes garantem que é muito fácil ingressar nas aulas, bastando apenas ter força de vontade. “Não há que ter vergonha – quem sabe andar, sabe dançar e nós estamos lá para ensinar e tentar cativar todas as faixas etárias” afirma Salomé Ferreira. Os dois professores, reconhecidos pelo United Kingdom Aliance of Professional Teachers of Dancing, defendem a introdução da dança nas actividades das crianças em idade escolar, dando o exemplo da Rússia, em que esta modalidade é ensinada nas escolas públicas.
MÚSICA – Queres tocar um instrumento musical? Inscreve-te na escola de música da SFT. Informações e contactos pelos telefones 919699363 / 969386201. As aulas já se iniciaram em Outubro mas nunca é tarde para aprender música na quase centenária Sociedade Filarmónica Turquelense que comemora no dia 5 de Dezembro com uma festa mais um aniversário (97.º) com belos momentos de convívio e recordações!
ARTESANATO – Os artesãos turquelenses António Duarte e Susete Roxo (Casinha dos Bordados – com lojas em Turquel e nas Marinhas do Sal) têm andado nos últimos tempos demasiado ocupados a participar em Feiras de Artesanato: Ponte de Sor, Oleiros, Santo Tirso, Lousã, Vila Nova de Poiares, Tondela, etc.... Recentemente de 16 de Outubro a 1 de Novembro estiveram também com o seu espaço em Santarém e em breve irão marcar presença com um stand na Marinha Grande (26/11 a 05/12/2010). Segundo eles “temos ainda outros convites que se aceitarmos daremos conhecimento oportunamente”. Boa aposta!
CAÇA – Foi publicada no Diário da República (Série I) n.º 187 de 24/09/2010, páginas 4282 a 4283, a Portaria n.º 972/2010, de 24 de Setembro de 2010, pelo Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural (Rui Pedro de Sousa Barreiro), que renova a concessão da zona de caça associativa da freguesia de Turquel (Parte Oeste) por um período de 12 anos, constituída por vários prédios sitos na freguesia de Turquel com a área de 1374 ha (processo n.º 1079-AFN).
SAÚDE – O Laboratório Beatriz Godinho que conta já com 35 anos de actividade e presença em várias localidades da região Centro (+ 70) continua a reforçar os seus serviços inaugurando no mês passado uma nova unidade de colheita de Análises Clínicas em Turquel. As novas instalações (abriu portas no dia 04/10) estão situadas na Rua José Diogo Ribeiro, 11B junto à Igreja Paroquial. Entretanto na manhã do dia 31 de Outubro realizou-se no Salão Paroquial de Turquel a habitual acção de recolha de sangue (dádivas) organizada pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho de Alcobaça (que comemoram o XXI Aniversário com um Almoço Convívio no dia 21 de Novembro no Clube Recreativo de Mendalvo) e Instituto Português do Sangue.
ESTRADAS – A CMA reuniu com as Estradas Nacionais e ouviu que há 5 rotundas no IC2 para serem construídas entre o Alto da Serra e Turquel. Por outro lado continuamos em toda a freguesia com estradas em péssimo estado o que não deixa de ser muito triste quando se trata de alguns acessos principais. Recentemente o vereador socialista na CMA referia também e muito bem “a ausência de linhas longitudinais, passadeiras, marcas de estacionamento e paragem”. Segundo José Acácio Barbosa, é “necessário que se inicie o trabalho de marcação no pavimento”. Para o autarca, trata-se de um “trabalho de prevenção rodoviária”. É necessário continuar a envidar esforços no sentido de se melhorar a qualidade de vida do povo!
In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro
Blogue de opinião politica local (e não só) dedicado à Freguesia de Turquel.
domingo, 31 de outubro de 2010
Desporto
DANÇA DESPORTIVA COM ÊXITOS BRAVÍSSIMOS PARA O HC TURQUEL
Bernardo Venceslau e Jéssica Silva sagraram-se campeões nacionais de ranking
Culminando uma excelente época, o par Bernardo Venceslau e Jéssica Silva sagrou-se Campeão Nacional de Ranking (a mais importante prova nacional) na categoria de Juniores II Intermédios, nas modalidade de danças clássicas / standard e latinas. Segundo Avelino Lopes “a recente vitória no campeonato das 10 danças e os excelentes resultados que vinham acumulando já anunciavam este desfecho, mas a competição foi muito disputada, apenas na última jornada se decidindo a favor dos dançarinos do HC Turquel”. Vale a pena recordar as classificações individuais finais dos pares turquelenses que pontuaram para o Ranking nacional foram eles: Wilson Paulo e Sofia Duarte – 4.º lugar em Clássicas e 15.º em Latinas, na categoria de Adultos Iniciados; Emanuel Victorino e Ana Ferreira – 6.º lugar em Clássicas e 14.º em Latinas, na categoria de Adultos Intermédios; João Martins e Tânia Valentim – 4.º lugar em Clássicas e 3.º em Latinas, na categoria de Seniores I Iniciados; José António Coelho e Maria José Guerra – 2.º lugar em Clássicas na categoria de Seniores II Iniciados e 3.º em Latinas, na categoria de Seniores II Open; Avelino Lopes e Fernanda Lopes – 4.º lugar em Clássicas na categoria de Seniores II Intermédios e 3.º em Latinas, na categoria de Seniores II Open; Estão de parabéns os campeões nacionais Bernardo e Jéssica!
ÚLTIMAS PROVAS DOS CAMPEONATOS DE DANÇA
Turquel confirma-se no Campeonato Regional
Reiniciaram-se em Outubro os campeonatos regionais, onde, depois de no ano passado se sagrar vice-campeão em ambas as modalidades, a escola de dança desportiva do HC Turquel aposta tudo para chegar ao título. Esteve bem o HCT, e tudo ficou em aberto, em termos de uma boa classificação colectiva, mas o cenário é diferente nas 2 modalidades. Em danças clássicas ou standard, o HCT esmagou a concorrência, quase duplicando os pontos do 2.º classificado. Com esse resultado consolidou a liderança, dispondo agora de uma vantagem de 104 pontos sobre a Newstar (2.º), garantindo que só uma catástrofe impensável impedirá a vitória. Em danças latinas as coisas estavam (e continuam mais complicadas), pois o HCT (2.º) limitou-se a dar um pequeno passo em direcção ao objectivo. Venceu a prova, com 11 pontos de vantagem sobre Tremez, insuficientes para recuperar o atraso anterior, mas reduzindo para 27 pontos o total a recuperar nas 3 jornadas que faltam. Turquel reforçou bastante a equipa e subiu de rendimento, mas Tremez não se descuidou, fez o mesmo, e a luta promete ser feroz. Quem pagou a factura foi a Chancelaria – partindo para esta jornada na 2.ª posição, com 17 pontos de vantagem sobre Turquel, viu-se ultrapassada pelos turquelenses, caindo para o 3.º lugar, e já a 86 pontos de distância, pelo que se prenuncia uma disputa apenas a dois. No plano individual merecem destaque, além dos vencedores do costume, os pares Miguel Pereira / Camila Alexandre, e Gonçalo Marques / Vitória Costa que com os seus 3ºs lugares se estrearam no pódio, Tiago Henriques / Andreia Marques que continuam uma sólida progressão, os campeões Hélder Santo / Patrícia Henriques, que regressaram quase ao seu nível, e Pedro Martins / Cláudia Alves que voltam este ano à competição em grande, vencendo o seu “campeonato turquelense”. A 5.ª jornada teve lugar já no dia 23 de Outubro, em Santarém. Há que louvar o HCT e todos os premiados!
HÓQUEI – Os atletas do HC Turquel, João Silva e Sofia Vicente, ofereceram as camisolas que envergaram recentemente ao serviço da Selecção Nacional ao clube que os formou e no qual alinham. João Ricardo Mendes Silva, que atacou bem o título, sagrou-se campeão europeu de sub-20 / juniores (foi alvo de um voto de louvor na reunião de câmara no dia 25/10 e vai ser distinguido com outros na Gala que a CDP - Confederação de Desporto de Portugal organizará, a 16 de Novembro, no Casino Estoril), enquanto a hoquista Sofia Vicente ajudou Portugal a obter o 7.º lugar no Mundial Feminino, onde foi a 2.ª melhor marcadora da equipa das quinas. A entrega simbólica das camisolas pelos internacionais jovens de Turquel, que foram direitinhas para a sala de trofeus do HCT, aconteceu antes do início da partida HCT - Paço de Arcos (4-3) a contar para a 2.ª jornada da 2.ª Divisão Nacional (Sul). O hóquei é uma das modalidades com mais tradição em Portugal, e uma nas quais Portugal tem mais títulos internacionais conquistados. Na freguesia de Turquel é o “desporto-rei” e assume grande importância, por ser um clube formador e que milita actualmente na 2.ª Divisão Nacional. É esta a alma alvinegra!
DESPORTO – Está a decorrer no pavilhão do HCT o programa Desporto Sénior (1 vez por semana / serviço gratuito mediante inscrição prévia / Org.: CMA); O Seixal FC promoveu a 27.ª Seixaliada, cuja prova contou em iniciados com a participação das equipas do S Alenquer B, GD Sesimbra, Seixal FC e HC Turquel. HCT dá cartas nos jovens e menos jovens!
ARDIDO
ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO – “XADREZ NA ESCOLA”
Acção de formação – “Iniciação ao Xadrez” nas escolas básicas
INICIAÇÃO AO XADREZ - A Associação Desportiva Escolar de Xadrez do Oeste realizou no dia 23/09 uma acção de formação “Iniciação ao xadrez” aos 25 alunos do 1.º ano ao 2.º ano da EB1 do Ardido (Turquel). A acção foi dada por José Cavadas e teve a duração de 2,5 horas. Estas iniciativas têm o objectivo de divulgar o xadrez juntos dos mais jovens. Perante o entusiasmo manifestado pelos alunos e professoras, a escola vai ter 1 hora de xadrez por semana. Assim esta escola (1.º a 4.º ano) que pertence ao Agrupamento de Escolas da Benedita / Turquel é integrada nas escolas básicas 1 que têm xadrez deste agrupamento do 1.º Ciclo e que são: Benedita (4 turmas 2.º e 4.º ano), Ribafria (4 turmas – 1.º ao 4.º ano), Ninho D’Águia (2 turmas – 2.º ao 4.º ano) e Azambujeira (2 turmas – 1.º ao 4.º ano).
XADREZ NA ESCOLA - No dia 27/09 decorreu nova acção de sensibilização “xadrez na escola” agora na EB 1 da Lagoa das Talas (Turquel) para um total de 24 alunos do 1.º ciclo desde o 2.º ao 4.º ano. Esta acção foi dada por José Cavadas. As crianças ficaram sensibilizadas para a modalidade pelo que esta escola vai passar a ter xadrez. O xadrez vai ser ministrado no tempo de Apoio ao Estudo. Coordenado por José Cavadas e pelas 2 professoras das turmas. As escolas interessadas em ter estas acções deverão contactar: José Cavadas (96 55 05 6 55 ou adexoeste@gmail.com ou josecavadas@gmail.com. O desporto entre nós está vivo e de boa saúde!
HÓQUEI EM PATINS
EQUIPA DE HÓQUEI FEMININO DO HCT FESTEJOU 1.º TÍTULO
Turquel estreou-se com sucesso na discussão da Supertaça Feminina
Resultados do HCT:
C.N. II Divisão - Sul e Ilhas
3.ª Jornada: GD Sesimbra – HC Turquel 4-7
4.ª Jornada: HC Turquel – AA Amadora 11-7
C.N. Feminino - Sul
1.ª Jornada: HC Turquel – FC Alverca 4-2
Supertaça Feminina
Final: HC Turquel – GDR “Os Lobinhos” 3-2
SOMA IMPORTANTES E DECISIVAS VITÓRIAS
Hóquei de Turquel já está neste momento no topo da tabela
Já começou o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão em que estão inseridas na Zona Sul 3 equipas seniores do distrito: HC Turquel, Biblioteca IR e Stella Maris de Peniche. O HCT, que pretende lutar pelos lugares cimeiros da tabela classificativa, é aliás um dos grandes candidatos a vencer a prova, deslocou-se na 1.ª jornada ao rinque do HC Sintra e conseguiu um empate 7-7 frente àquele adversário. Num reduto sempre muito difícil, um ponto até pode ser positivo para os objectivos dos pupilos de Paulo Baptista, ex-seleccionador nacional. Na 2.ª jornada, o HCT num jogo interessante de assistir até ao último segundo recebeu no seu pavilhão o CD Paço de Arcos e ganhou por 4-3. A equipa principal de Turquel garantiu assim a 1.ª vitória na prova apesar do enorme equilíbrio. De destacar também os muitos adeptos (são cada vez mais) que compareceram em força para apoiar a equipa da “aldeia do hóquei”. Na 3.ª jornada em Sesimbra, num recinto sempre bastante complicado e com transmissão em directo mais uma vez na HCTv (todos podem acompanhar estas excelentes partidas na televisão do clube turquelense via internet / site do clube) mais um grande desafio e mais uma noite de glória com uma vitória categórica por 4-7. Na 4.ª jornada derrotou a Ac. Amadora por 11-7. Com estes resultados ascendentes registados os turquelenses estão no 1.º lugar a par (com os mesmos pontos) do Juv. Ouriense. Depois do período prolongado de férias, a “máquina HCT” volta a rolar, para gáudio dos muitos adeptos, impacientes pelo início da competição e dos grandes espectáculos. Todos devem dar todo o seu apoio em mais uma longa caminhada rumo (esperamos) ao sucesso. Saudações turquelenses a todos os fãs!
PAVILHÃO DE ALENQUER FOI O PALCO DESTE DUELO INÉDITO
Turquel disputa e vence pela 1.ª vez no seu palmarés a Supertaça Feminina
A Fundação Nortecoope, campeã nacional e vencedora da Taça de Portugal, que dominou o panorama recente do hóquei em patins feminino abandonou este ano a modalidade. Assim, a FPP teve de arranjar um substituto para as campeãs, para se juntar ao GDR “Os Lobinhos” (Sintra), actual vice-campeão nacional e finalista vencida da Taça, para discutir a 17.ª edição da Supertaça Nacional Feminina. O jogo decorreu no Pavilhão de Alenquer, com muito público, e contou desta forma com o Turquel, 3.º classificada na época passada. O encontro chegou ao final empatado (2-2) mas o HCT acabou por erguer o triunfo inédito com um golo de ouro no prolongamento: 3-2. Teoricamente, são as 2 equipas mais fortes de Portugal que iram lutar pelo domínio na modalidade. A equipa do concelho de Alcobaça foi a melhor classificada no campeonato, a seguir à F. Nortecoope e Lobinhos, garantindo assim presença digna na disputa pela Supertaça, tendo encarado isso como uma prenda merecida pela brilhante época que fez na temporada passada. Foi assim uma grande oportunidade para a formação turquelense reforçada precisamente com 3 jogadoras da extinta F. Nortecoope, são elas: Bruna e Gisela Honório e Ana Santos, que não desperdiçou e conquistou o 1.º título oficial da temporada 2010/11 e assim iniciarem da melhor maneira uma época que se prevê cheia de vitórias. A Fundação Nortecoope e o CD Nortecoope são as equipas que detém mais títulos nesta competição, com 5 troféus conquistados cada. HC Sintra (2), Vila Boa Bispo, AA Amadora, CH Carvalhos, Gulpilhares e agora HC Turquel, todos com um, são os outros heróis das 17 edições da Supertaça. Miúdas fantásticas!
FAVORITO À CONQUISTA DO CAMPEONATO NACIONAL
HC Turquel integra a elite do hóquei português feminino
Depois de uma época em cheio, que culminou com o 3.º lugar na Fase Final e presença na Final Four da Taça de Portugal este ano HC Turquel, Lobinhos (2.º com mais 1 ponto que as atletas de Turquel) e Gulpilhares, assumem-se como os principais candidatos à conquista do título nacional em seniores femininos. O Turquel, que até já teve presente na disputa da Supertaça Nacional (foi o 1.º título do seu historial que veio dar um forte tónico de moral) beneficiando da desistência da campeã Fundação Nortecoope, no arranque da nova época, conta com Bruna e Gisela Honório e Ana Santos, provenientes do clube maiato, enquanto Mafalda Pereira vem do HC Mealhada. Luís Rosa, treinador do HCT, considera: “sem a presença da Fundação a competitividade aumenta, porque era uma equipa acima da média embora seja pena que a mesma tenha desistido”. O técnico garante que a equipa de Turquel tem mais qualidade do que na temporada anterior: “Estamos mais fortes e competitivos, mas as outras equipas reforçaram-se, também, no mercado tendo em vista a nova época possuindo agora um plantel com mais maturidade. Julgo que o Turquel estará entre o lote das 3 equipas que vão lutar pelo 1.º lugar”. As forças viram-se agora para o Campeonato Nacional – Zona Sul na qual deposita grandes esperanças!
FUTSAL
Resultados do HCT:
1.ª Divisão Distrital - Zona Sul
1.ª Jornada: GC Alcobaça – HC Turquel 7-2
2.ª Jornada: HC Turquel – Ferraria 4-2
ARRANQUE DE CAMPEONATO
Começou a 1.ª Distrital com “derbys” concelhios
A nova época 2010/2011 de Futsal da AF Leiria apresenta-se bastante aliciante pois 4 das 12 equipas seniores masculinas que disputam a Zona Sul do Campeonato da 1.ª Divisão Distrital pertencem ao concelho: Martingança, Ferraria (Pataias), Ginásio de Alcobaça e HC Turquel. A jornada inicial, a abrir a época, teve logo um jogo bem interessante. O HCT que perdeu muitos jogadores (contudo outros vieram reforçar o plantel de Nuno Guerra) deslocou-se ao Ginásio de Alcobaça e perdeu o derby por 7-2. Em jogo a contar para a 2.ª ronda o conjunto alvinegro noutro prisma venceu em casa a Ferraria por 4-2. Apesar de todas as contrariedades os comandados de Nuno Guerra foram mais fortes, convenceram e arrecadaram a vitória e os preciosos 3 pontos. O Turquel não vira a cara à luta, entra para ganhar para cimentar a esperança da subida nos lugares da frente!
Femininos - Jogos de preparação / treino
UD Turquel - ACR Maceirinha 3-1
GD Peso – UD Turquel 4-2
In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro
Bernardo Venceslau e Jéssica Silva sagraram-se campeões nacionais de ranking
Culminando uma excelente época, o par Bernardo Venceslau e Jéssica Silva sagrou-se Campeão Nacional de Ranking (a mais importante prova nacional) na categoria de Juniores II Intermédios, nas modalidade de danças clássicas / standard e latinas. Segundo Avelino Lopes “a recente vitória no campeonato das 10 danças e os excelentes resultados que vinham acumulando já anunciavam este desfecho, mas a competição foi muito disputada, apenas na última jornada se decidindo a favor dos dançarinos do HC Turquel”. Vale a pena recordar as classificações individuais finais dos pares turquelenses que pontuaram para o Ranking nacional foram eles: Wilson Paulo e Sofia Duarte – 4.º lugar em Clássicas e 15.º em Latinas, na categoria de Adultos Iniciados; Emanuel Victorino e Ana Ferreira – 6.º lugar em Clássicas e 14.º em Latinas, na categoria de Adultos Intermédios; João Martins e Tânia Valentim – 4.º lugar em Clássicas e 3.º em Latinas, na categoria de Seniores I Iniciados; José António Coelho e Maria José Guerra – 2.º lugar em Clássicas na categoria de Seniores II Iniciados e 3.º em Latinas, na categoria de Seniores II Open; Avelino Lopes e Fernanda Lopes – 4.º lugar em Clássicas na categoria de Seniores II Intermédios e 3.º em Latinas, na categoria de Seniores II Open; Estão de parabéns os campeões nacionais Bernardo e Jéssica!
ÚLTIMAS PROVAS DOS CAMPEONATOS DE DANÇA
Turquel confirma-se no Campeonato Regional
Reiniciaram-se em Outubro os campeonatos regionais, onde, depois de no ano passado se sagrar vice-campeão em ambas as modalidades, a escola de dança desportiva do HC Turquel aposta tudo para chegar ao título. Esteve bem o HCT, e tudo ficou em aberto, em termos de uma boa classificação colectiva, mas o cenário é diferente nas 2 modalidades. Em danças clássicas ou standard, o HCT esmagou a concorrência, quase duplicando os pontos do 2.º classificado. Com esse resultado consolidou a liderança, dispondo agora de uma vantagem de 104 pontos sobre a Newstar (2.º), garantindo que só uma catástrofe impensável impedirá a vitória. Em danças latinas as coisas estavam (e continuam mais complicadas), pois o HCT (2.º) limitou-se a dar um pequeno passo em direcção ao objectivo. Venceu a prova, com 11 pontos de vantagem sobre Tremez, insuficientes para recuperar o atraso anterior, mas reduzindo para 27 pontos o total a recuperar nas 3 jornadas que faltam. Turquel reforçou bastante a equipa e subiu de rendimento, mas Tremez não se descuidou, fez o mesmo, e a luta promete ser feroz. Quem pagou a factura foi a Chancelaria – partindo para esta jornada na 2.ª posição, com 17 pontos de vantagem sobre Turquel, viu-se ultrapassada pelos turquelenses, caindo para o 3.º lugar, e já a 86 pontos de distância, pelo que se prenuncia uma disputa apenas a dois. No plano individual merecem destaque, além dos vencedores do costume, os pares Miguel Pereira / Camila Alexandre, e Gonçalo Marques / Vitória Costa que com os seus 3ºs lugares se estrearam no pódio, Tiago Henriques / Andreia Marques que continuam uma sólida progressão, os campeões Hélder Santo / Patrícia Henriques, que regressaram quase ao seu nível, e Pedro Martins / Cláudia Alves que voltam este ano à competição em grande, vencendo o seu “campeonato turquelense”. A 5.ª jornada teve lugar já no dia 23 de Outubro, em Santarém. Há que louvar o HCT e todos os premiados!
HÓQUEI – Os atletas do HC Turquel, João Silva e Sofia Vicente, ofereceram as camisolas que envergaram recentemente ao serviço da Selecção Nacional ao clube que os formou e no qual alinham. João Ricardo Mendes Silva, que atacou bem o título, sagrou-se campeão europeu de sub-20 / juniores (foi alvo de um voto de louvor na reunião de câmara no dia 25/10 e vai ser distinguido com outros na Gala que a CDP - Confederação de Desporto de Portugal organizará, a 16 de Novembro, no Casino Estoril), enquanto a hoquista Sofia Vicente ajudou Portugal a obter o 7.º lugar no Mundial Feminino, onde foi a 2.ª melhor marcadora da equipa das quinas. A entrega simbólica das camisolas pelos internacionais jovens de Turquel, que foram direitinhas para a sala de trofeus do HCT, aconteceu antes do início da partida HCT - Paço de Arcos (4-3) a contar para a 2.ª jornada da 2.ª Divisão Nacional (Sul). O hóquei é uma das modalidades com mais tradição em Portugal, e uma nas quais Portugal tem mais títulos internacionais conquistados. Na freguesia de Turquel é o “desporto-rei” e assume grande importância, por ser um clube formador e que milita actualmente na 2.ª Divisão Nacional. É esta a alma alvinegra!
Os craques lusitanos e a comitiva nacional com o troféu de campeão de juniores.
DESPORTO – Está a decorrer no pavilhão do HCT o programa Desporto Sénior (1 vez por semana / serviço gratuito mediante inscrição prévia / Org.: CMA); O Seixal FC promoveu a 27.ª Seixaliada, cuja prova contou em iniciados com a participação das equipas do S Alenquer B, GD Sesimbra, Seixal FC e HC Turquel. HCT dá cartas nos jovens e menos jovens!
ARDIDO
ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO – “XADREZ NA ESCOLA”
Acção de formação – “Iniciação ao Xadrez” nas escolas básicas
INICIAÇÃO AO XADREZ - A Associação Desportiva Escolar de Xadrez do Oeste realizou no dia 23/09 uma acção de formação “Iniciação ao xadrez” aos 25 alunos do 1.º ano ao 2.º ano da EB1 do Ardido (Turquel). A acção foi dada por José Cavadas e teve a duração de 2,5 horas. Estas iniciativas têm o objectivo de divulgar o xadrez juntos dos mais jovens. Perante o entusiasmo manifestado pelos alunos e professoras, a escola vai ter 1 hora de xadrez por semana. Assim esta escola (1.º a 4.º ano) que pertence ao Agrupamento de Escolas da Benedita / Turquel é integrada nas escolas básicas 1 que têm xadrez deste agrupamento do 1.º Ciclo e que são: Benedita (4 turmas 2.º e 4.º ano), Ribafria (4 turmas – 1.º ao 4.º ano), Ninho D’Águia (2 turmas – 2.º ao 4.º ano) e Azambujeira (2 turmas – 1.º ao 4.º ano).
XADREZ NA ESCOLA - No dia 27/09 decorreu nova acção de sensibilização “xadrez na escola” agora na EB 1 da Lagoa das Talas (Turquel) para um total de 24 alunos do 1.º ciclo desde o 2.º ao 4.º ano. Esta acção foi dada por José Cavadas. As crianças ficaram sensibilizadas para a modalidade pelo que esta escola vai passar a ter xadrez. O xadrez vai ser ministrado no tempo de Apoio ao Estudo. Coordenado por José Cavadas e pelas 2 professoras das turmas. As escolas interessadas em ter estas acções deverão contactar: José Cavadas (96 55 05 6 55 ou adexoeste@gmail.com ou josecavadas@gmail.com. O desporto entre nós está vivo e de boa saúde!
HÓQUEI EM PATINS
EQUIPA DE HÓQUEI FEMININO DO HCT FESTEJOU 1.º TÍTULO
Turquel estreou-se com sucesso na discussão da Supertaça Feminina
Resultados do HCT:
C.N. II Divisão - Sul e Ilhas
3.ª Jornada: GD Sesimbra – HC Turquel 4-7
4.ª Jornada: HC Turquel – AA Amadora 11-7
C.N. Feminino - Sul
1.ª Jornada: HC Turquel – FC Alverca 4-2
Supertaça Feminina
Final: HC Turquel – GDR “Os Lobinhos” 3-2
SOMA IMPORTANTES E DECISIVAS VITÓRIAS
Hóquei de Turquel já está neste momento no topo da tabela
Já começou o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão em que estão inseridas na Zona Sul 3 equipas seniores do distrito: HC Turquel, Biblioteca IR e Stella Maris de Peniche. O HCT, que pretende lutar pelos lugares cimeiros da tabela classificativa, é aliás um dos grandes candidatos a vencer a prova, deslocou-se na 1.ª jornada ao rinque do HC Sintra e conseguiu um empate 7-7 frente àquele adversário. Num reduto sempre muito difícil, um ponto até pode ser positivo para os objectivos dos pupilos de Paulo Baptista, ex-seleccionador nacional. Na 2.ª jornada, o HCT num jogo interessante de assistir até ao último segundo recebeu no seu pavilhão o CD Paço de Arcos e ganhou por 4-3. A equipa principal de Turquel garantiu assim a 1.ª vitória na prova apesar do enorme equilíbrio. De destacar também os muitos adeptos (são cada vez mais) que compareceram em força para apoiar a equipa da “aldeia do hóquei”. Na 3.ª jornada em Sesimbra, num recinto sempre bastante complicado e com transmissão em directo mais uma vez na HCTv (todos podem acompanhar estas excelentes partidas na televisão do clube turquelense via internet / site do clube) mais um grande desafio e mais uma noite de glória com uma vitória categórica por 4-7. Na 4.ª jornada derrotou a Ac. Amadora por 11-7. Com estes resultados ascendentes registados os turquelenses estão no 1.º lugar a par (com os mesmos pontos) do Juv. Ouriense. Depois do período prolongado de férias, a “máquina HCT” volta a rolar, para gáudio dos muitos adeptos, impacientes pelo início da competição e dos grandes espectáculos. Todos devem dar todo o seu apoio em mais uma longa caminhada rumo (esperamos) ao sucesso. Saudações turquelenses a todos os fãs!
Espírito aguerrido, vontade e querer está bem patente no universo turquelense.
PAVILHÃO DE ALENQUER FOI O PALCO DESTE DUELO INÉDITO
Turquel disputa e vence pela 1.ª vez no seu palmarés a Supertaça Feminina
A Fundação Nortecoope, campeã nacional e vencedora da Taça de Portugal, que dominou o panorama recente do hóquei em patins feminino abandonou este ano a modalidade. Assim, a FPP teve de arranjar um substituto para as campeãs, para se juntar ao GDR “Os Lobinhos” (Sintra), actual vice-campeão nacional e finalista vencida da Taça, para discutir a 17.ª edição da Supertaça Nacional Feminina. O jogo decorreu no Pavilhão de Alenquer, com muito público, e contou desta forma com o Turquel, 3.º classificada na época passada. O encontro chegou ao final empatado (2-2) mas o HCT acabou por erguer o triunfo inédito com um golo de ouro no prolongamento: 3-2. Teoricamente, são as 2 equipas mais fortes de Portugal que iram lutar pelo domínio na modalidade. A equipa do concelho de Alcobaça foi a melhor classificada no campeonato, a seguir à F. Nortecoope e Lobinhos, garantindo assim presença digna na disputa pela Supertaça, tendo encarado isso como uma prenda merecida pela brilhante época que fez na temporada passada. Foi assim uma grande oportunidade para a formação turquelense reforçada precisamente com 3 jogadoras da extinta F. Nortecoope, são elas: Bruna e Gisela Honório e Ana Santos, que não desperdiçou e conquistou o 1.º título oficial da temporada 2010/11 e assim iniciarem da melhor maneira uma época que se prevê cheia de vitórias. A Fundação Nortecoope e o CD Nortecoope são as equipas que detém mais títulos nesta competição, com 5 troféus conquistados cada. HC Sintra (2), Vila Boa Bispo, AA Amadora, CH Carvalhos, Gulpilhares e agora HC Turquel, todos com um, são os outros heróis das 17 edições da Supertaça. Miúdas fantásticas!
Equipa feminina trouxe a 1.ª Supertaça de Portugal para o HC Turquel.
FAVORITO À CONQUISTA DO CAMPEONATO NACIONAL
HC Turquel integra a elite do hóquei português feminino
Depois de uma época em cheio, que culminou com o 3.º lugar na Fase Final e presença na Final Four da Taça de Portugal este ano HC Turquel, Lobinhos (2.º com mais 1 ponto que as atletas de Turquel) e Gulpilhares, assumem-se como os principais candidatos à conquista do título nacional em seniores femininos. O Turquel, que até já teve presente na disputa da Supertaça Nacional (foi o 1.º título do seu historial que veio dar um forte tónico de moral) beneficiando da desistência da campeã Fundação Nortecoope, no arranque da nova época, conta com Bruna e Gisela Honório e Ana Santos, provenientes do clube maiato, enquanto Mafalda Pereira vem do HC Mealhada. Luís Rosa, treinador do HCT, considera: “sem a presença da Fundação a competitividade aumenta, porque era uma equipa acima da média embora seja pena que a mesma tenha desistido”. O técnico garante que a equipa de Turquel tem mais qualidade do que na temporada anterior: “Estamos mais fortes e competitivos, mas as outras equipas reforçaram-se, também, no mercado tendo em vista a nova época possuindo agora um plantel com mais maturidade. Julgo que o Turquel estará entre o lote das 3 equipas que vão lutar pelo 1.º lugar”. As forças viram-se agora para o Campeonato Nacional – Zona Sul na qual deposita grandes esperanças!
FUTSAL
Resultados do HCT:
1.ª Divisão Distrital - Zona Sul
1.ª Jornada: GC Alcobaça – HC Turquel 7-2
2.ª Jornada: HC Turquel – Ferraria 4-2
ARRANQUE DE CAMPEONATO
Começou a 1.ª Distrital com “derbys” concelhios
A nova época 2010/2011 de Futsal da AF Leiria apresenta-se bastante aliciante pois 4 das 12 equipas seniores masculinas que disputam a Zona Sul do Campeonato da 1.ª Divisão Distrital pertencem ao concelho: Martingança, Ferraria (Pataias), Ginásio de Alcobaça e HC Turquel. A jornada inicial, a abrir a época, teve logo um jogo bem interessante. O HCT que perdeu muitos jogadores (contudo outros vieram reforçar o plantel de Nuno Guerra) deslocou-se ao Ginásio de Alcobaça e perdeu o derby por 7-2. Em jogo a contar para a 2.ª ronda o conjunto alvinegro noutro prisma venceu em casa a Ferraria por 4-2. Apesar de todas as contrariedades os comandados de Nuno Guerra foram mais fortes, convenceram e arrecadaram a vitória e os preciosos 3 pontos. O Turquel não vira a cara à luta, entra para ganhar para cimentar a esperança da subida nos lugares da frente!
Futebol
FEMININOS - No Torneio de Abertura de Futebol Feminino da AF Leiria – Zona Sul participa pela 1.ª vez a estreante equipa da U. Turquel que irá medir forças com o SCE Bombarralense, GDC A-dos-Francos e GD Peso, naquela que será mais um incentivo ao desenvolvimento da modalidade no clube que joga no campo pelado do Casal da Lagoa. Aqui fica o Plantel Sénior 2010/11 da UDT: Rafaela Honório, Mara Rebelo, Fernanda Santos, Rita Santos, Mónica Pestana, Carolina Santos, Joana Bento, Daniel Costa, Cláudia Moreira, Milene Tomas, Raquel Tavares, Raquel Ferreira, Daniela Santos, Carla Rogério, Filipa Pestana, Joana Loureiro e Filipa Vieira. Treinador: Vítor Delgado; Adjunto: João Ribeiro; Delegadas: Sónia Luís e Zélia Fernandes. A todas um bom Torneio!
Femininos - Jogos de preparação / treino
UD Turquel - ACR Maceirinha 3-1
GD Peso – UD Turquel 4-2
In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
PASSEIO PEDESTRE
Turquel
ALCOBAÇA
DOMINGO, 31/OUT/2010
CONCENTRAÇÃO E PARTIDA :
09h00 – Pimpões – Caldas da Rainha;
09h00 – Casa da Cultura – S. Martinho do Porto
09h30 – Largo do Pelourinho - Turquel
RECOMENDA-SE O USO DE CALÇADO APROPRIADO PARA O CAMPO E INDUMENTÁRIA ADEQUADA ÀS CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS.
PARTICIPAÇÃO DO GRUPO DE CAMINHEIROS DOS PIMPÕES -C. RAINHA,
NA SUA 114ª CAMINHADA.
ALCOBAÇA
DOMINGO, 31/OUT/2010
PERCURSO A PARTIR DO LARGO DO PELOURINHO, PELA IGREJA MATRIZ E PELA CAPELA DE STO. ANTÓNIO, SEGUINDO PELA AZINHAGA DA JOANA E PELA QUINTA DA GRANJA, ATÉ AO POÇO DAS VINHAS, VOLTANDO DEPOIS PELO CAMPO DE TIRO, PELA VELA E PELO OLIVALINHO, DE REGRESSO, PELO MERCADO, AO LARGO DO PELOURINHO.
DURAÇÃO APROXIMADA: 2:30 horas
DISTÂNCIA APROXIMADA: 9 km
GRAU DE DIFICULDADE: Fácil
CONCENTRAÇÃO E PARTIDA :
09h00 – Pimpões – Caldas da Rainha;
09h00 – Casa da Cultura – S. Martinho do Porto
09h30 – Largo do Pelourinho - Turquel
HAVERÁ ALMOÇO PARA OS INTERESSADOS QUE SE INSCREVAM NO LOCAL, ANTES DA PARTIDA. (10€)
PARTICIPAÇÃO ABERTA A TODOS
RECOMENDA-SE O USO DE CALÇADO APROPRIADO PARA O CAMPO E INDUMENTÁRIA ADEQUADA ÀS CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS.
PARTICIPAÇÃO DO GRUPO DE CAMINHEIROS DOS PIMPÕES -C. RAINHA,
NA SUA 114ª CAMINHADA.
COLABORAÇÃO DA ADEPART – ASSOC. P/ DEFESA PATRIM. TURQUEL
domingo, 17 de outubro de 2010
DESPORTO
TURQUEL
SUB-20: SELECCIONADOR NACIONAL JÁREPRESENTOU O HCT
João Silva atacou bem título de campeão europeu marcando golos
A selecção nacional de sub-20 lutou em Viareggio, Itália, de 20 a 25 de Setembro, pela conquista do título no Campeonato da Europa de Juniores Masculinos. O turquelense João Ricardo Silva, atleta de 18 anos, actualmente alinha no HC Turquel, mais conhecido no mundo do hóquei por “Janeca”, foi um dos dez jogadores convocados que esteve presente na defesa da camisola das quinas na categoria de juniores tendo apontado um total de 5 golos. Portugal no seu percurso esteve inserido no Grupo A, juntamente com Suíça (vitória por 13-2) Holanda (vitória 19-0), e Alemanha (4-4). Nos ¼ final venceu a Inglaterra por 8-2, na ½ final venceu a França por 6-1 e na final derrotou a Itália por 2-1. Para esta competição, Portugal era um dos favoritos à vitória final, e voltou a repetir o título de campeão europeu ganho em 2008, em Hamm (Almanha) provando ser o melhor. Luís Duarte, seleccionador nacional, na sua juventude jogou hóquei em patins e, em simultâneo, disputou corridas de Patinagem de Velocidade, tendo, nesta modalidade, sido internacional. Depois de ter começado no Cascais, onde acumulou estas 2 vertentes desportivas, representou Benfica, Caxienses, Belenenses, Parede, Seixal e Turquel. “Quando tive de escolher, optei pelo hóquei em patins, embora apresentasse mais qualidade na patinagem de velocidade”, recordou o treinador. O técnico, de 39 anos, estreou-se como seleccionador no Mundial de Sub-20: “É gratificante representar Portugal e espero continuar a trabalhar mais vezes com humildade, força e confiança pois tenho a ambição de ganhar”, afirmou Luís Duarte. Felicitamos o feito alcançado!
EUROPEU DE SENIORES CONTINUA EM POSSE DA ESPANHA
Tiago Rafael ajudou Portugal a conquistar a medalha de prata
O turquelense Tiago Rafael (SL Benfica) foi mais uma vez um dos dez magníficos eleitos da selecção nacional “A” que participou recentemente no Campeonato da Europa de Seniores em Wuppertal, Almanha. O jovem formado no HCT e natural de Turquel tem vindo a assumir cada vez mais importância. O team de Portugal estreou-se diante da Itália (vitória por 4-1), seguindo-se os confrontos com a Inglaterra (vitória por 14-1), Alemanha (vitória por 5-1 e depois 6-1), Áustria (vitória 23-0) e a actual campeã europeia Espanha na final (derrota por 8-2) que voltou a ganhar a prova pela 6.ª vez consecutiva. A turma das quinas falhou o título mas conquistou a medalha de prata. A selecção principal masculina teve um adepto especial que se destacou neste Europeu como comentador da RTP e da Antena 1. Luís Coelho tem 25 anos e está há 2 meses a jogar no RSC Cronenberg de Wuppertal, campeão alemão. Amigo de Tiago Rafael, dos tempos do Turquel, Luís tinha o sonho de jogar na Liga dos Campeões e, quando o desafio surgiu, pela internet, nem pensou duas vezes. A época na Alemanha começou no dia 25/09, e o português, que deixou a profissão de professor de Educação Física, já se estreou. Da selecção da casa, não tem dúvidas: “Estão a crescer, já sabem como se fazem as coisas e fazem frente a algumas equipas.” Há que louvar!
SELECÇÃO NACIONAL FEMININA ACABOU NO 7.º LUGAR
Sofia Vicente foi a 2.ª melhor marcadora portuguesa no Mundial Feminino 2010
Após uma semana de estágio no Luso, o seleccionador nacional Ernesto Sebastião seleccionou o lote das 10 atletas que representaram Portugal no Campeonato Mundial Feminino, de 25 de Setembro a 2 de Outubro, em Alcobendas, Espanha. Na lista das 10 escolhidas da selecção sénior feminina esteve a hoquista Sofia Vicente (HC Turquel), que foi a única representante da região na equipa das quinas, ao contrário do que sucedeu nos últimos anos (no ano passado Bruna Honório, Ana Santos e Gisela Honório, agora jogadoras do HCT, renunciaram à selecção). A selecção nacional está num processo de renovação, mas era considerada uma das favoritas aos primeiros lugares no entanto a 7.ª posição obtida ficou um pouco aquém das expectativas dos portugueses. Portugal integrou o grupo B e jogou com a Almanha (derrota por 4-2), México (vitória por 21-0), Índia (vitória por 20-0). Nos quartos de final perderam com a Espanha por 3-0 seguindo-se novo desaire com a Colômbia por 1-2 que determinou que Portugal jogasse para o 7.º e 8.º lugar com os Estados Unidos tendo vencido aí por 14-2. O vencedor foi a Argentina que bateu na final a congénere da França por 5-1. A jovem turquelense revelou a sua veia goleadora num nível bastante elevado pois marcou vários golos na prova sendo a 2.ª melhor marcadora de Portugal. Sofia Vicente continua a dar cartas na modalidade!
NÓS LÁ FORA: TURQUELENSE É HOQUISTA DO CRONENBERG
Luís Coelho estreia-se na Liga dos Campeões contra o FC Porto
Numa recente entrevista à Antena 1, Luís Coelho ex-HCT explicou que decidiu ir para a Alemanha para poder ter novas oportunidades. O hoquista turquelense começou na patinagem aos 3 anos e aos 9 optou pelo hóquei em patins. Toda a sua carreira foi feita no HC Turquel. “Não queria estar toda a minha vida encerrado apenas numa realidade. Quando pensei em experimentar algo novo decidi que não queria que fosse em Portugal. A Alemanha é um bom sítio, porque o hóquei alemão está a ter uma boa projecção”, sublinhou. “Jogar no Cronenberg também dá a oportunidade de jogar na Liga Europeia, coisa que em Portugal era quase impossível para mim de alcançar”, recordou. Luís Coelho revela-se ansioso por poder defrontar os ‘azuis-e-brancos' na Liga dos Campeões no dia 20 de Novembro: “Por coincidência, o meu 1.º jogo da minha 1.ª competição europeia vai ser contra os campeões nacionais (no Grupo D), ainda por cima no Porto. É um regresso que eu anseio muito. Joguei contra o FCP apenas uma vez. Sempre que eu joguei na equipa de seniores do Turquel estávamos na 2.ª divisão. Apesar de estarmos no mesmo país era quase uma utopia jogar com os grandes”, lamentou. Em relação às novas regras do hóquei em patins, Luís Coelho aprova as mudanças. “O jogo tem que ser físico e mental. Tudo é pensado ao pormenor. As novas regras vieram proteger os ‘artistas’. Havia jogadores com muita qualidade, mas que estavam sempre incapacitados de jogar no seu melhor porque o hóquei era um jogo muito físico. Neste momento, estes atletas sentem que podem explorar muito mais a qualidade que têm”, defendeu. Boa sorte!
Luís Coelho, na foto, à direita, joga esta época ao serviço do Cronenberg, o campeão de hóquei da Alemanha.
HÓQUEI NO FEMININO EDIÇÃO 2010/11
Lobinhos - Turquel jogam Supertaça Nacional
A Federação de Patinagem de Portugal anunciou através do seu site oficial qual a equipa que irá disputar a Supertaça Feminina 2010, o 1.º trofeu da época, para além do Lobinhos, em substituição do clube campeão nacional em título e detentor da Taça e a razão da sua escolha. Após a desistência da Fundação Nortecoope, a equipa que deveria ocupar o seu lugar seria a melhor classificada no último Campeonato Nacional de Seniores Femininos (fase final). Tendo em conta que “Os Lobinhos” já se encontrava qualificado e com presença garantida na prova, por ter sido finalista vencido da Taça de Portugal e ser vice-campeão 2009/2010, a Direcção da FPP recorreu ao HCT, 3.º classificado, que assim ganhou o passaporte para a competição pelo que no dia 16 de Outubro, no Pavilhão Municipal de Alenquer, será disputada a Supertaça Feminina entre o GDR “Os Lobinhos” e o HC Turquel. A qualidade da equipa feminina da “aldeia do hóquei” constituída por um misto de experiência e juventude com vontade de trabalhar é um dado adquirido a juntar à extinção da equipa campeã nacional dos últimos 5 anos (F. Nortecoope) adivinha-se que o clube do concelho de Alcobaça possa lutar por todos os títulos em disputa na próxima época. Agora está tudo em aberto, já não há vencedores antecipados e tudo é possível para o emblema de Turquel! Para já, fica a certeza de que o hóquei feminino no HCT tem a continuidade assegurada, pelo menos no que toca a jogadoras capazes de garantir os pergaminhos do clube.
UDT APOSTA EM EQUIPA FEMININA
Futebol Feminino Distrital cada vez com mais equipas
Numa altura em que está previsto o início do Torneio de Abertura de Futebol 7 Feminino da AF Leiria para 24 de Outubro (na 1.ª jornada a UDT recebe o A-dos-Francos), confirma-se a inclusão de mais 2 novas equipas, facto que prova o interesse e crescimento desta variante no distrito de Leiria. Para além das 6 equipas (GDR Boavista, GD Peso, CA Regueira de Pontes, SCE Bombarralense, GDC A-dos-Francos e FC “Os Belenenses” da Amieirinha) que já existiam na temporada anterior, estão certas mais 2 estreias: ACR Maceirinha e UD Turquel. Esta competição foi dividida em 2 séries, zona norte e zona sul, sendo a última a série da UDT (irá medir forças com o Bombarralense, A-dos-Francos e Peso). As meias finais serão a 12 de Dezembro, enquanto que a final será no dia 19 desse mesmo mês. Os jogos das meias finais e final realizam-se no campo das equipas com menor índice de rendimento (menos pontos, menos vitorias, menos golos marcados, mais golos sofridos) neste ponto excluem-se os campos pelados; As meias finais e final serão sempre em relvados. É com agrado que vemos aumentar o número de equipas femininas e certamente continuaremos, tal como o fizemos no ano anterior, a acompanhar a U. Turquel. Para mais, este Torneio de Abertura tem até um patrocinador para o prémio de melhor marcadora, naquela que será mais um incentivo ao seu desenvolvimento. A todas um bom Torneio!
Femininos - Jogo de preparação / treino
UD Turquel - ACR Maceirinha 3-1
O ALCOA DESPORTIVO
HÓQUEI EM PATINS
TURQUELENSES QUEREM MELHORAR RESULTADO DA ÚLTIMA ÉPOCA
HCT está de novo a jogar no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão e mostra-se confiante
Resultados do HCT:
2.ª Divisão - Zona Sul e Ilhas
1.ª Jornada: HC Sintra – HC Turquel 7-7
2.ª Jornada: HC Turquel – CD Paço de Arcos 4-3
EMPATE E VITÓRIA NA ESTREIA
HCT já iniciou nova temporada desportiva e está a dar espectáculo
O HC Turquel que na época passada esteve perto da subida de divisão (4.º lugar) já começou a disputar mais uma edição da zona sul da 2.ª Divisão Nacional. Os objectivos são mais uma vez tentar conseguir a subida o mais rápido possível, procurando fazer um campeonato tranquilo, contando para isso com o novo treinador da “casa” Paulo Baptista e a mesma base do plantel das últimas épocas. Na ronda inaugural foi jogar a ringue adversário que foi palco de mais uma grande partida (a mais importante da jornada), numa verdadeira promoção do hóquei em patins. Os turquelenses deslocaram-se a Sintra para defrontar a difícil turma local e empatou 7 bolas, naquele que foi um bom teste (electrizante), com muita emoção, para a equipa de Paulo Batista, que quer andar pelos lugares cimeiros da tabela. Na 2.ª jornada voltou a dar tudo por tudo para conseguir a vitória, que viria a alcançar por 4-3, proporcionando uma excelente exibição. O 2.º encontro da temporada da equipa da “aldeia do hóquei” foi em casa, recebendo o Paço de Arcos, perante os seus incansáveis e entusiastas adeptos que encheram o pavilhão. Confirmou-se um bom jogo, para o HCT que procura lutar pelos primeiros lugares para se possível alcançar a tão esperada promoção a 1.ª Divisão Nacional, que há 2 épocas esteve tão perto e que para isso têm trabalhado tão arduamente nas últimas semanas (a expectativa mantém-se!). Esperamos que a discussão / argumentação em torno da modalidade no 1.ª Simpósio realizado em Turquel possa também dar frutos no futuro!
SEGUE O LEMA: “ACREDITAR!!! ACREDITAR...”
Plantel sénior da formação alvinegra que serve de mote para recital de hóquei
O HCT apresenta-se com poucas caras desconhecidas, sendo que a única novidade nem sequer é atleta. O técnico Paulo Batista é mesmo a grande novidade para 2010/2011, coadjuvado por um “homem da casa”, como é o caso de Nelson Lourenço, formando uma dupla forte para atacar os desafios que se avizinham. Para tal, contarão com um plantel composto por 9 atletas de pista e 3 guarda-redes, sendo que dois deles ainda em idade júnior receberam já o voto de confiança da equipa técnica, depois de uma época transacta muito positiva. A saber: Guarda-redes: João Lapa (Juniores), Rui Andrade “Ruca”, Samuel Santos; Jogadores de Pista: André Luís, Daniel Matias, Daniel Santos (Juniores), Fábio Alexandre, Nuno Maurício, Paulo Passos (ex-juniores), Rui Filipe, Tiago Rocha (ex-juniores) e Vasco Luís. São estes os atletas que irão concerteza dignificar o emblema deste grande clube na nova época. Depois do período prolongado de férias, a “máquina HCT” volta a rolar, para gáudio dos muitos adeptos, impacientes pelo início da competição e dos grandes espectáculos. Todos devem dar todo o seu apoio em mais uma longa caminhada rumo (esperamos) ao sucesso. Saudações turquelenses a todos os fãs!
HCT É UM DOS FORTES CANDIDATOS À SUBIDA DE DIVISÃO
Equipas que integram a II Divisão Zona Sul e Açores em 2010/2011
O Turquel, que esta época será orientado pelo ex-seleccionador nacional Paulo Batista, já começou a disputar a 2.ª Divisão. A prova irá contar com a participação das seguintes 16 formações / adversários: AD Oeiras, CD Paço de Arcos (ambos despromovidos da 1.ª Divisão), HC “Os Tigres” – Almeirim, LMR Algés (ambos provenientes da 3.ª Divisão), AA Amadora, Biblioteca IR – Valado de Frades, CA Campo de Ourique, CD Santa Clara – Ponta Delgada, GD Sesimbra, HC Sintra, HC Turquel, J Ouriense, Parede FC, S Alenquer B, UDC Nafarros (que garantiram a permanência em 2009/2010) e C Stella Maris – Peniche (repescado após desistência do Vasco da Gama HC – Sines). O HCT é uma das mais fortes equipas da prova, orientada por um dos técnicos mais competentes do nosso país, e um dos sérios candidatos à subida, como de resto têm sido nos últimos 2 anos. O Turquel não vira a cara à luta, entra para ganhar para cimentar essa esperança nos lugares da frente. De referir que o turquelense Horácio Honório, antigo jogador e técnico do HCT (foi um dos melhores hoquistas de sempre da região tendo jogado por diversas vezes na 1.ª Divisão Nacional) é o novo treinador da Biblioteca IR, equipa de Valado dos Frades, estando assim de volta à modalidade.
HCT QUER MOSTRAR ALMA E CORAÇÃO GRANDE ENTRE OS MELHORES
Craques seniores femininas turquelenses prometem uma época de sucesso
Depois de em 2009/10 ter conseguido a melhor classificação de sempre do clube num escalão principal sénior, o HCT prepara-se para tentar melhorar ainda mais a sua posição, contando para isso com reforços de peso. O actual treinador do HCT é Luís Rosa que continua no comando desta turma do concelho de Alcobaça, que tão boa conta de si deu na temporada passada, e que conta agora com um plantel vasto que apresenta muita qualidade. A experiência internacional de Bruna e Gisela Honório, bem como a de Ana Santos e também da “nossa” Sofia Vicente, com a ajuda de outras jogadoras com muita tarimba como são os casos da capitã Filipa Paiva e de Mafalda e Marta Pereira, aliadas à juventude e irreverência da guardiã Alice Vicente e das gémeas Rita e Rute Lopes, poderão trazer grandes alegrias para o hóquei feminino turquelense. De referir que as atletas do HCT iniciaram os trabalhos no dia 13/09 e espera-se que os frutos do trabalho se traduzam em sucessos desportivos para esta “enorme” equipa face ao abandono da modalidade do clube campeão nacional. Saudamos as entradas e reentradas no plantel e desejamos toda a felicidade do mundo para este grupo renovado!
In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro
SUB-20: SELECCIONADOR NACIONAL JÁREPRESENTOU O HCT
João Silva atacou bem título de campeão europeu marcando golos
A selecção nacional de sub-20 lutou em Viareggio, Itália, de 20 a 25 de Setembro, pela conquista do título no Campeonato da Europa de Juniores Masculinos. O turquelense João Ricardo Silva, atleta de 18 anos, actualmente alinha no HC Turquel, mais conhecido no mundo do hóquei por “Janeca”, foi um dos dez jogadores convocados que esteve presente na defesa da camisola das quinas na categoria de juniores tendo apontado um total de 5 golos. Portugal no seu percurso esteve inserido no Grupo A, juntamente com Suíça (vitória por 13-2) Holanda (vitória 19-0), e Alemanha (4-4). Nos ¼ final venceu a Inglaterra por 8-2, na ½ final venceu a França por 6-1 e na final derrotou a Itália por 2-1. Para esta competição, Portugal era um dos favoritos à vitória final, e voltou a repetir o título de campeão europeu ganho em 2008, em Hamm (Almanha) provando ser o melhor. Luís Duarte, seleccionador nacional, na sua juventude jogou hóquei em patins e, em simultâneo, disputou corridas de Patinagem de Velocidade, tendo, nesta modalidade, sido internacional. Depois de ter começado no Cascais, onde acumulou estas 2 vertentes desportivas, representou Benfica, Caxienses, Belenenses, Parede, Seixal e Turquel. “Quando tive de escolher, optei pelo hóquei em patins, embora apresentasse mais qualidade na patinagem de velocidade”, recordou o treinador. O técnico, de 39 anos, estreou-se como seleccionador no Mundial de Sub-20: “É gratificante representar Portugal e espero continuar a trabalhar mais vezes com humildade, força e confiança pois tenho a ambição de ganhar”, afirmou Luís Duarte. Felicitamos o feito alcançado!
João Silva, jovem de Turquel, sagrou-se campeão europeu de juniores.
EUROPEU DE SENIORES CONTINUA EM POSSE DA ESPANHA
Tiago Rafael ajudou Portugal a conquistar a medalha de prata
O turquelense Tiago Rafael (SL Benfica) foi mais uma vez um dos dez magníficos eleitos da selecção nacional “A” que participou recentemente no Campeonato da Europa de Seniores em Wuppertal, Almanha. O jovem formado no HCT e natural de Turquel tem vindo a assumir cada vez mais importância. O team de Portugal estreou-se diante da Itália (vitória por 4-1), seguindo-se os confrontos com a Inglaterra (vitória por 14-1), Alemanha (vitória por 5-1 e depois 6-1), Áustria (vitória 23-0) e a actual campeã europeia Espanha na final (derrota por 8-2) que voltou a ganhar a prova pela 6.ª vez consecutiva. A turma das quinas falhou o título mas conquistou a medalha de prata. A selecção principal masculina teve um adepto especial que se destacou neste Europeu como comentador da RTP e da Antena 1. Luís Coelho tem 25 anos e está há 2 meses a jogar no RSC Cronenberg de Wuppertal, campeão alemão. Amigo de Tiago Rafael, dos tempos do Turquel, Luís tinha o sonho de jogar na Liga dos Campeões e, quando o desafio surgiu, pela internet, nem pensou duas vezes. A época na Alemanha começou no dia 25/09, e o português, que deixou a profissão de professor de Educação Física, já se estreou. Da selecção da casa, não tem dúvidas: “Estão a crescer, já sabem como se fazem as coisas e fazem frente a algumas equipas.” Há que louvar!
SELECÇÃO NACIONAL FEMININA ACABOU NO 7.º LUGAR
Sofia Vicente foi a 2.ª melhor marcadora portuguesa no Mundial Feminino 2010
Após uma semana de estágio no Luso, o seleccionador nacional Ernesto Sebastião seleccionou o lote das 10 atletas que representaram Portugal no Campeonato Mundial Feminino, de 25 de Setembro a 2 de Outubro, em Alcobendas, Espanha. Na lista das 10 escolhidas da selecção sénior feminina esteve a hoquista Sofia Vicente (HC Turquel), que foi a única representante da região na equipa das quinas, ao contrário do que sucedeu nos últimos anos (no ano passado Bruna Honório, Ana Santos e Gisela Honório, agora jogadoras do HCT, renunciaram à selecção). A selecção nacional está num processo de renovação, mas era considerada uma das favoritas aos primeiros lugares no entanto a 7.ª posição obtida ficou um pouco aquém das expectativas dos portugueses. Portugal integrou o grupo B e jogou com a Almanha (derrota por 4-2), México (vitória por 21-0), Índia (vitória por 20-0). Nos quartos de final perderam com a Espanha por 3-0 seguindo-se novo desaire com a Colômbia por 1-2 que determinou que Portugal jogasse para o 7.º e 8.º lugar com os Estados Unidos tendo vencido aí por 14-2. O vencedor foi a Argentina que bateu na final a congénere da França por 5-1. A jovem turquelense revelou a sua veia goleadora num nível bastante elevado pois marcou vários golos na prova sendo a 2.ª melhor marcadora de Portugal. Sofia Vicente continua a dar cartas na modalidade!
Sofia Vicente figura entre as melhores de Portugal.
NÓS LÁ FORA: TURQUELENSE É HOQUISTA DO CRONENBERG
Luís Coelho estreia-se na Liga dos Campeões contra o FC Porto
Numa recente entrevista à Antena 1, Luís Coelho ex-HCT explicou que decidiu ir para a Alemanha para poder ter novas oportunidades. O hoquista turquelense começou na patinagem aos 3 anos e aos 9 optou pelo hóquei em patins. Toda a sua carreira foi feita no HC Turquel. “Não queria estar toda a minha vida encerrado apenas numa realidade. Quando pensei em experimentar algo novo decidi que não queria que fosse em Portugal. A Alemanha é um bom sítio, porque o hóquei alemão está a ter uma boa projecção”, sublinhou. “Jogar no Cronenberg também dá a oportunidade de jogar na Liga Europeia, coisa que em Portugal era quase impossível para mim de alcançar”, recordou. Luís Coelho revela-se ansioso por poder defrontar os ‘azuis-e-brancos' na Liga dos Campeões no dia 20 de Novembro: “Por coincidência, o meu 1.º jogo da minha 1.ª competição europeia vai ser contra os campeões nacionais (no Grupo D), ainda por cima no Porto. É um regresso que eu anseio muito. Joguei contra o FCP apenas uma vez. Sempre que eu joguei na equipa de seniores do Turquel estávamos na 2.ª divisão. Apesar de estarmos no mesmo país era quase uma utopia jogar com os grandes”, lamentou. Em relação às novas regras do hóquei em patins, Luís Coelho aprova as mudanças. “O jogo tem que ser físico e mental. Tudo é pensado ao pormenor. As novas regras vieram proteger os ‘artistas’. Havia jogadores com muita qualidade, mas que estavam sempre incapacitados de jogar no seu melhor porque o hóquei era um jogo muito físico. Neste momento, estes atletas sentem que podem explorar muito mais a qualidade que têm”, defendeu. Boa sorte!
Luís Coelho, na foto, à direita, joga esta época ao serviço do Cronenberg, o campeão de hóquei da Alemanha.
HÓQUEI NO FEMININO EDIÇÃO 2010/11
Lobinhos - Turquel jogam Supertaça Nacional
A Federação de Patinagem de Portugal anunciou através do seu site oficial qual a equipa que irá disputar a Supertaça Feminina 2010, o 1.º trofeu da época, para além do Lobinhos, em substituição do clube campeão nacional em título e detentor da Taça e a razão da sua escolha. Após a desistência da Fundação Nortecoope, a equipa que deveria ocupar o seu lugar seria a melhor classificada no último Campeonato Nacional de Seniores Femininos (fase final). Tendo em conta que “Os Lobinhos” já se encontrava qualificado e com presença garantida na prova, por ter sido finalista vencido da Taça de Portugal e ser vice-campeão 2009/2010, a Direcção da FPP recorreu ao HCT, 3.º classificado, que assim ganhou o passaporte para a competição pelo que no dia 16 de Outubro, no Pavilhão Municipal de Alenquer, será disputada a Supertaça Feminina entre o GDR “Os Lobinhos” e o HC Turquel. A qualidade da equipa feminina da “aldeia do hóquei” constituída por um misto de experiência e juventude com vontade de trabalhar é um dado adquirido a juntar à extinção da equipa campeã nacional dos últimos 5 anos (F. Nortecoope) adivinha-se que o clube do concelho de Alcobaça possa lutar por todos os títulos em disputa na próxima época. Agora está tudo em aberto, já não há vencedores antecipados e tudo é possível para o emblema de Turquel! Para já, fica a certeza de que o hóquei feminino no HCT tem a continuidade assegurada, pelo menos no que toca a jogadoras capazes de garantir os pergaminhos do clube.
UDT APOSTA EM EQUIPA FEMININA
Futebol Feminino Distrital cada vez com mais equipas
Numa altura em que está previsto o início do Torneio de Abertura de Futebol 7 Feminino da AF Leiria para 24 de Outubro (na 1.ª jornada a UDT recebe o A-dos-Francos), confirma-se a inclusão de mais 2 novas equipas, facto que prova o interesse e crescimento desta variante no distrito de Leiria. Para além das 6 equipas (GDR Boavista, GD Peso, CA Regueira de Pontes, SCE Bombarralense, GDC A-dos-Francos e FC “Os Belenenses” da Amieirinha) que já existiam na temporada anterior, estão certas mais 2 estreias: ACR Maceirinha e UD Turquel. Esta competição foi dividida em 2 séries, zona norte e zona sul, sendo a última a série da UDT (irá medir forças com o Bombarralense, A-dos-Francos e Peso). As meias finais serão a 12 de Dezembro, enquanto que a final será no dia 19 desse mesmo mês. Os jogos das meias finais e final realizam-se no campo das equipas com menor índice de rendimento (menos pontos, menos vitorias, menos golos marcados, mais golos sofridos) neste ponto excluem-se os campos pelados; As meias finais e final serão sempre em relvados. É com agrado que vemos aumentar o número de equipas femininas e certamente continuaremos, tal como o fizemos no ano anterior, a acompanhar a U. Turquel. Para mais, este Torneio de Abertura tem até um patrocinador para o prémio de melhor marcadora, naquela que será mais um incentivo ao seu desenvolvimento. A todas um bom Torneio!
Femininos - Jogo de preparação / treino
UD Turquel - ACR Maceirinha 3-1
O ALCOA DESPORTIVO
HÓQUEI EM PATINS
TURQUELENSES QUEREM MELHORAR RESULTADO DA ÚLTIMA ÉPOCA
HCT está de novo a jogar no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão e mostra-se confiante
Resultados do HCT:
2.ª Divisão - Zona Sul e Ilhas
1.ª Jornada: HC Sintra – HC Turquel 7-7
2.ª Jornada: HC Turquel – CD Paço de Arcos 4-3
EMPATE E VITÓRIA NA ESTREIA
HCT já iniciou nova temporada desportiva e está a dar espectáculo
O HC Turquel que na época passada esteve perto da subida de divisão (4.º lugar) já começou a disputar mais uma edição da zona sul da 2.ª Divisão Nacional. Os objectivos são mais uma vez tentar conseguir a subida o mais rápido possível, procurando fazer um campeonato tranquilo, contando para isso com o novo treinador da “casa” Paulo Baptista e a mesma base do plantel das últimas épocas. Na ronda inaugural foi jogar a ringue adversário que foi palco de mais uma grande partida (a mais importante da jornada), numa verdadeira promoção do hóquei em patins. Os turquelenses deslocaram-se a Sintra para defrontar a difícil turma local e empatou 7 bolas, naquele que foi um bom teste (electrizante), com muita emoção, para a equipa de Paulo Batista, que quer andar pelos lugares cimeiros da tabela. Na 2.ª jornada voltou a dar tudo por tudo para conseguir a vitória, que viria a alcançar por 4-3, proporcionando uma excelente exibição. O 2.º encontro da temporada da equipa da “aldeia do hóquei” foi em casa, recebendo o Paço de Arcos, perante os seus incansáveis e entusiastas adeptos que encheram o pavilhão. Confirmou-se um bom jogo, para o HCT que procura lutar pelos primeiros lugares para se possível alcançar a tão esperada promoção a 1.ª Divisão Nacional, que há 2 épocas esteve tão perto e que para isso têm trabalhado tão arduamente nas últimas semanas (a expectativa mantém-se!). Esperamos que a discussão / argumentação em torno da modalidade no 1.ª Simpósio realizado em Turquel possa também dar frutos no futuro!
SEGUE O LEMA: “ACREDITAR!!! ACREDITAR...”
Plantel sénior da formação alvinegra que serve de mote para recital de hóquei
O HCT apresenta-se com poucas caras desconhecidas, sendo que a única novidade nem sequer é atleta. O técnico Paulo Batista é mesmo a grande novidade para 2010/2011, coadjuvado por um “homem da casa”, como é o caso de Nelson Lourenço, formando uma dupla forte para atacar os desafios que se avizinham. Para tal, contarão com um plantel composto por 9 atletas de pista e 3 guarda-redes, sendo que dois deles ainda em idade júnior receberam já o voto de confiança da equipa técnica, depois de uma época transacta muito positiva. A saber: Guarda-redes: João Lapa (Juniores), Rui Andrade “Ruca”, Samuel Santos; Jogadores de Pista: André Luís, Daniel Matias, Daniel Santos (Juniores), Fábio Alexandre, Nuno Maurício, Paulo Passos (ex-juniores), Rui Filipe, Tiago Rocha (ex-juniores) e Vasco Luís. São estes os atletas que irão concerteza dignificar o emblema deste grande clube na nova época. Depois do período prolongado de férias, a “máquina HCT” volta a rolar, para gáudio dos muitos adeptos, impacientes pelo início da competição e dos grandes espectáculos. Todos devem dar todo o seu apoio em mais uma longa caminhada rumo (esperamos) ao sucesso. Saudações turquelenses a todos os fãs!
HCT É UM DOS FORTES CANDIDATOS À SUBIDA DE DIVISÃO
Equipas que integram a II Divisão Zona Sul e Açores em 2010/2011
O Turquel, que esta época será orientado pelo ex-seleccionador nacional Paulo Batista, já começou a disputar a 2.ª Divisão. A prova irá contar com a participação das seguintes 16 formações / adversários: AD Oeiras, CD Paço de Arcos (ambos despromovidos da 1.ª Divisão), HC “Os Tigres” – Almeirim, LMR Algés (ambos provenientes da 3.ª Divisão), AA Amadora, Biblioteca IR – Valado de Frades, CA Campo de Ourique, CD Santa Clara – Ponta Delgada, GD Sesimbra, HC Sintra, HC Turquel, J Ouriense, Parede FC, S Alenquer B, UDC Nafarros (que garantiram a permanência em 2009/2010) e C Stella Maris – Peniche (repescado após desistência do Vasco da Gama HC – Sines). O HCT é uma das mais fortes equipas da prova, orientada por um dos técnicos mais competentes do nosso país, e um dos sérios candidatos à subida, como de resto têm sido nos últimos 2 anos. O Turquel não vira a cara à luta, entra para ganhar para cimentar essa esperança nos lugares da frente. De referir que o turquelense Horácio Honório, antigo jogador e técnico do HCT (foi um dos melhores hoquistas de sempre da região tendo jogado por diversas vezes na 1.ª Divisão Nacional) é o novo treinador da Biblioteca IR, equipa de Valado dos Frades, estando assim de volta à modalidade.
HCT QUER MOSTRAR ALMA E CORAÇÃO GRANDE ENTRE OS MELHORES
Craques seniores femininas turquelenses prometem uma época de sucesso
Depois de em 2009/10 ter conseguido a melhor classificação de sempre do clube num escalão principal sénior, o HCT prepara-se para tentar melhorar ainda mais a sua posição, contando para isso com reforços de peso. O actual treinador do HCT é Luís Rosa que continua no comando desta turma do concelho de Alcobaça, que tão boa conta de si deu na temporada passada, e que conta agora com um plantel vasto que apresenta muita qualidade. A experiência internacional de Bruna e Gisela Honório, bem como a de Ana Santos e também da “nossa” Sofia Vicente, com a ajuda de outras jogadoras com muita tarimba como são os casos da capitã Filipa Paiva e de Mafalda e Marta Pereira, aliadas à juventude e irreverência da guardiã Alice Vicente e das gémeas Rita e Rute Lopes, poderão trazer grandes alegrias para o hóquei feminino turquelense. De referir que as atletas do HCT iniciaram os trabalhos no dia 13/09 e espera-se que os frutos do trabalho se traduzam em sucessos desportivos para esta “enorme” equipa face ao abandono da modalidade do clube campeão nacional. Saudamos as entradas e reentradas no plantel e desejamos toda a felicidade do mundo para este grupo renovado!
In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro
BREVES
DESPORTO – Foram contemplados pela CMA com subsídios ao desporto o HC Turquel - 23.399,70 euros (3.ª posição da tabela com maior fatia) e UD Turquel - 8.529 euros (7.º); No dia 13/09 foi aprovado um protocolo com o HC Turquel para o Programa de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico – Minuta de adenda; De Setembro a Junho 2011 vai haver novamente o Desporto Sénior no pavilhão do HCT (1 vez por semana / serviço gratuito mediante inscrição prévia / Org.: CMA); O Seixal FC organizou a 27.ª Seixaliada, cuja prova contou em iniciados com a participação das equipas do S Alenquer B, GD Sesimbra, Seixal FC e HC Turquel. O hóquei é uma das modalidades com mais tradição em Portugal, e uma nas quais Portugal tem mais títulos internacionais conquistados. Na freguesia de Turquel é o “desporto-rei” e assume grande importância, por ser um clube formador e que milita actualmente na 2.ª Divisão Nacional. É esta a alma alvinegra!
HOMENAGEM - Acácio Ribeiro, autor destas linhas e membro eleito da AFT, propôs, no dia 30/09, na sessão ordinária da Assembleia da Freguesia de Turquel (AFT), um voto de pesar pelo falecimento de Áurea da Mata, que foi aceite por unanimidade por todos os membros presentes do executivo. A sua doença não deixou prolongar a sua estadia entre nós para além dos 59 anos. Durante toda a sua vida, ela acarinhava e animava não só com a sua boa disposição espontânea, mas também através dos seus gestos de amor para com todos os que dela necessitavam, tanto materiais como morais. Entregou-se totalmente aos outros, tanto na dedicação às crianças que ajudou a educar, como aos que ela ia descobrindo serem carenciados que tinham nela uma ajuda preciosa. Também o seu inesquecível talento cultural e artístico irá deixar uma enorme saudade em várias instituições locais... Lembramos que http://sonhos-aurea.blogspot.com/ é uma página de Internet criada para partilhar, homenagear e recordar muitos dos seus trabalhos e outros textos (são já dezenas) elaborados pelos muitos amigos (alguns além fronteiras: Brasil) a ela dedicados que falam da saudade, amizade ou descrevem a sua força e personalidade.
OCORRÊNCIAS POLICIAIS – No dia 12/08, foi recebida uma queixa por furto num veículo em Turquel; No dia 25/08 em Turquel foi detido um cidadão português com 18 anos de idade por conduzir de forma ilegal, um ligeiro de passageiros; No dia 30/08 os militares da GNR da Benedita receberam uma queixa por furto de 2 veículos em Turquel; No dia 01/09 em Turquel foram provocados danos na escola primária tendo a GNR elaborado um auto de notícia sobre os factos; No dia 03/09 uma pessoa queixou-se à GNR porque lhe foram furtadas várias peças de alumínio em Turquel; No dia 10/09 foi apresentada uma queixa por roubo por esticão a um idoso em Turquel; No dia 20/09 foram vandalizados “meia-dúzia” de sinais de trânsito situados nas localidades de Carvalhal de Turquel e na própria vila e sede de freguesia de Turquel. Os prejuízos destas “brincadeiras de mau gosto” (actos de destruição dos sinais de informação verticais) não são muito elevados, mas são sinais de forte “preocupação” sobre os comportamentos dos autores que terão cometido os crimes. No dia 22/09, na Moita do Poço, foi praticado um furto por esticão, tendo o meliante conseguido levar dinheiro e em Silval foi praticado um furto ao interior de residência; No dia 23/09, cerca das 20 horas, foi registada uma agressão num estabelecimento comercial. O desentendimento entre dois homens junto a um café em Turquel provocou um ferido com gravidade. Um dos homens terá atingido o outro na cabeça com um cutelo de cozinha. Segundo o Comandante dos BVB “o ferido foi atingido com o cutelo na cabeça” tendo a vítima sido assistida no local e encaminhada para o Hospital das Caldas da Rainha. Carlos Martins, Comandante da GNR da Benedita referiu à Benedita FM que esta agressão surgiu na sequência “de desavenças que já tinham um com o outro, já vem do passado”. De acordo com a mesma fonte “possivelmente o homem terá ficado saturado das provocações e terá partido para a agressão”. No local, para além da GNR, estiveram uma viatura e dois homens dos Bombeiros Voluntários da Benedita e uma viatura do INEM. O agressor foi detido pela GNR no local.
ARDIDO
ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO – “XADREZ NA ESCOLA”
Acção de formação – “Iniciação ao Xadrez” nas escolas básicas
INICIAÇÃO AO XADREZ - A Associação Desportiva Escolar de Xadrez do Oeste realizou no dia 23/09 uma acção de formação “Iniciação ao xadrez” aos 25 alunos do 1.º ano ao 2.º ano da EB1 do Ardido (Turquel). A acção foi dada por José Cavadas e teve a duração de 2,5 horas. Estas iniciativas têm o objectivo de divulgar o xadrez juntos dos mais jovens. Perante o entusiasmo manifestado pelos alunos e professoras, a escola vai ter 1 hora de xadrez por semana. Assim esta escola (1.º a 4.º ano) que pertence ao Agrupamento de Escolas da Benedita / Turquel é integrada nas escolas básicas 1 que têm xadrez deste agrupamento do 1.º Ciclo e que são: Benedita (4 turmas 2.º e 4.º ano), Ribafria (4 turmas – 1.º ao 4.º ano), Ninho D’Águia (2 turmas – 2.º ao 4.º ano) e Azambujeira (2 turmas – 1.º ao 4.º ano).
XADREZ NA ESCOLA - No dia 27/09 decorreu nova acção de sensibilização “xadrez na escola” agora na EB 1 da Lagoa das Talas (Turquel) para um total de 24 alunos do 1.º ciclo desde o 2.º ao 4.º ano. Esta acção foi dada por José Cavadas. As crianças ficaram sensibilizadas para a modalidade pelo que esta escola vai passar a ter xadrez. O xadrez vai ser ministrado no tempo de Apoio ao Estudo. Coordenado por José Cavadas e pelas 2 professoras das turmas. As escolas interessadas em ter estas acções deverão contactar: José Cavadas (96 55 05 6 55 ou adexoeste@gmail.com ou josecavadas@gmail.com.
CASAL DA LAGOA
ALTERAÇÕES EM 2010/11
Futebol Sénior no Distrito de Leiria em crise
Já é sabido que a nível local a UD Turquel, 13.º classificado na época passada na zona sul da 1.ª Divisão Distrital, sendo uma das melhores classificações alcançadas pelo clube do Casal da Lagoa nos últimos anos, depois de algumas épocas onde andou muito perto do último lugar da tabela classificativa, terminou com a equipa sénior. Importa fazer uma análise / balanço em termos de futebol sénior regional em relação à época anterior. Assim na nova temporada do Campeonato da 1.ª Divisão Distrital, Época 2010/11 e em termos de competição: Novas equipas que entraram (0): nada a assinalar; Equipas desistentes que saíram (6): Associação Desportiva de Caça e Pesca “Os Simonenses”, Associação Desportiva Recreativa de Ramalhais, Grupo Desportivo e Recreativo Bidoeirense, Grupo Desportivo e Recreativo de Casal Novo de Monte Redondo, Grupo Desportivo Valcovense, União Desportiva de Turquel (todas suspenderam o futebol). Conclusão: A modalidade na AF Leiria está mesmo em crise...
In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro
HOMENAGEM - Acácio Ribeiro, autor destas linhas e membro eleito da AFT, propôs, no dia 30/09, na sessão ordinária da Assembleia da Freguesia de Turquel (AFT), um voto de pesar pelo falecimento de Áurea da Mata, que foi aceite por unanimidade por todos os membros presentes do executivo. A sua doença não deixou prolongar a sua estadia entre nós para além dos 59 anos. Durante toda a sua vida, ela acarinhava e animava não só com a sua boa disposição espontânea, mas também através dos seus gestos de amor para com todos os que dela necessitavam, tanto materiais como morais. Entregou-se totalmente aos outros, tanto na dedicação às crianças que ajudou a educar, como aos que ela ia descobrindo serem carenciados que tinham nela uma ajuda preciosa. Também o seu inesquecível talento cultural e artístico irá deixar uma enorme saudade em várias instituições locais... Lembramos que http://sonhos-aurea.blogspot.com/ é uma página de Internet criada para partilhar, homenagear e recordar muitos dos seus trabalhos e outros textos (são já dezenas) elaborados pelos muitos amigos (alguns além fronteiras: Brasil) a ela dedicados que falam da saudade, amizade ou descrevem a sua força e personalidade.
OCORRÊNCIAS POLICIAIS – No dia 12/08, foi recebida uma queixa por furto num veículo em Turquel; No dia 25/08 em Turquel foi detido um cidadão português com 18 anos de idade por conduzir de forma ilegal, um ligeiro de passageiros; No dia 30/08 os militares da GNR da Benedita receberam uma queixa por furto de 2 veículos em Turquel; No dia 01/09 em Turquel foram provocados danos na escola primária tendo a GNR elaborado um auto de notícia sobre os factos; No dia 03/09 uma pessoa queixou-se à GNR porque lhe foram furtadas várias peças de alumínio em Turquel; No dia 10/09 foi apresentada uma queixa por roubo por esticão a um idoso em Turquel; No dia 20/09 foram vandalizados “meia-dúzia” de sinais de trânsito situados nas localidades de Carvalhal de Turquel e na própria vila e sede de freguesia de Turquel. Os prejuízos destas “brincadeiras de mau gosto” (actos de destruição dos sinais de informação verticais) não são muito elevados, mas são sinais de forte “preocupação” sobre os comportamentos dos autores que terão cometido os crimes. No dia 22/09, na Moita do Poço, foi praticado um furto por esticão, tendo o meliante conseguido levar dinheiro e em Silval foi praticado um furto ao interior de residência; No dia 23/09, cerca das 20 horas, foi registada uma agressão num estabelecimento comercial. O desentendimento entre dois homens junto a um café em Turquel provocou um ferido com gravidade. Um dos homens terá atingido o outro na cabeça com um cutelo de cozinha. Segundo o Comandante dos BVB “o ferido foi atingido com o cutelo na cabeça” tendo a vítima sido assistida no local e encaminhada para o Hospital das Caldas da Rainha. Carlos Martins, Comandante da GNR da Benedita referiu à Benedita FM que esta agressão surgiu na sequência “de desavenças que já tinham um com o outro, já vem do passado”. De acordo com a mesma fonte “possivelmente o homem terá ficado saturado das provocações e terá partido para a agressão”. No local, para além da GNR, estiveram uma viatura e dois homens dos Bombeiros Voluntários da Benedita e uma viatura do INEM. O agressor foi detido pela GNR no local.
ARDIDO
ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO – “XADREZ NA ESCOLA”
Acção de formação – “Iniciação ao Xadrez” nas escolas básicas
INICIAÇÃO AO XADREZ - A Associação Desportiva Escolar de Xadrez do Oeste realizou no dia 23/09 uma acção de formação “Iniciação ao xadrez” aos 25 alunos do 1.º ano ao 2.º ano da EB1 do Ardido (Turquel). A acção foi dada por José Cavadas e teve a duração de 2,5 horas. Estas iniciativas têm o objectivo de divulgar o xadrez juntos dos mais jovens. Perante o entusiasmo manifestado pelos alunos e professoras, a escola vai ter 1 hora de xadrez por semana. Assim esta escola (1.º a 4.º ano) que pertence ao Agrupamento de Escolas da Benedita / Turquel é integrada nas escolas básicas 1 que têm xadrez deste agrupamento do 1.º Ciclo e que são: Benedita (4 turmas 2.º e 4.º ano), Ribafria (4 turmas – 1.º ao 4.º ano), Ninho D’Águia (2 turmas – 2.º ao 4.º ano) e Azambujeira (2 turmas – 1.º ao 4.º ano).
XADREZ NA ESCOLA - No dia 27/09 decorreu nova acção de sensibilização “xadrez na escola” agora na EB 1 da Lagoa das Talas (Turquel) para um total de 24 alunos do 1.º ciclo desde o 2.º ao 4.º ano. Esta acção foi dada por José Cavadas. As crianças ficaram sensibilizadas para a modalidade pelo que esta escola vai passar a ter xadrez. O xadrez vai ser ministrado no tempo de Apoio ao Estudo. Coordenado por José Cavadas e pelas 2 professoras das turmas. As escolas interessadas em ter estas acções deverão contactar: José Cavadas (96 55 05 6 55 ou adexoeste@gmail.com ou josecavadas@gmail.com.
CASAL DA LAGOA
ALTERAÇÕES EM 2010/11
Futebol Sénior no Distrito de Leiria em crise
Já é sabido que a nível local a UD Turquel, 13.º classificado na época passada na zona sul da 1.ª Divisão Distrital, sendo uma das melhores classificações alcançadas pelo clube do Casal da Lagoa nos últimos anos, depois de algumas épocas onde andou muito perto do último lugar da tabela classificativa, terminou com a equipa sénior. Importa fazer uma análise / balanço em termos de futebol sénior regional em relação à época anterior. Assim na nova temporada do Campeonato da 1.ª Divisão Distrital, Época 2010/11 e em termos de competição: Novas equipas que entraram (0): nada a assinalar; Equipas desistentes que saíram (6): Associação Desportiva de Caça e Pesca “Os Simonenses”, Associação Desportiva Recreativa de Ramalhais, Grupo Desportivo e Recreativo Bidoeirense, Grupo Desportivo e Recreativo de Casal Novo de Monte Redondo, Grupo Desportivo Valcovense, União Desportiva de Turquel (todas suspenderam o futebol). Conclusão: A modalidade na AF Leiria está mesmo em crise...
In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro
PEDESTRIANISMO
SIR “PIMPÕES” ORGANIZA PASSEIO PEDESTRE
Visita à Quinta de Vale de Ventos dia 31 de Outubro
Inserido na programação das Caminhadas 2010 do Grupo de Caminheiros dos Pimpões, numa organização da Sociedade Instrução e Recreio “Os Pimpões” - Caldas da Rainha, com a colaboração da Casa da Cultura José Bento da Silva - S. Martinho do Porto vai ter lugar no dia 31 de Outubro mais um passeio pedestre desta vez na Quinta Vale de Ventos (Turquel). A concentração / ponto de encontro, como é habitual todos os meses, é às 9h00 na Sede dos Pimpões - Caldas e o percurso têm uma dificuldade média. Venha deslumbrar-se com a região serrana numa actividade bem dinamizada pelos “Pimpões a andar”! Felicitamos Ricardo Oliveira, Manuel Correia e Cipriano Simão pela belíssima iniciativa! Lembramos que recentemente a Associação ADEPART (sediada na CASAmuseu – Turquel / telem. 914162033-Louro) promoveu também o passeio pedestre da Ascensão “Dia da Espiga” (observações: percurso de terra batida de cerca de 7 kms, com grau de dificuldade baixo, foi feito um pic-nic para quem levou lanche) cujo o itinerário foi: Turquel, Moinhos, Perdigueiras, Orjo, Casal de Baixo, Casal da Lagoa, Carvalhal e regresso. O pedestrianismo é um desporto que está na moda e em crescendo!
In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro
Visita à Quinta de Vale de Ventos dia 31 de Outubro
Inserido na programação das Caminhadas 2010 do Grupo de Caminheiros dos Pimpões, numa organização da Sociedade Instrução e Recreio “Os Pimpões” - Caldas da Rainha, com a colaboração da Casa da Cultura José Bento da Silva - S. Martinho do Porto vai ter lugar no dia 31 de Outubro mais um passeio pedestre desta vez na Quinta Vale de Ventos (Turquel). A concentração / ponto de encontro, como é habitual todos os meses, é às 9h00 na Sede dos Pimpões - Caldas e o percurso têm uma dificuldade média. Venha deslumbrar-se com a região serrana numa actividade bem dinamizada pelos “Pimpões a andar”! Felicitamos Ricardo Oliveira, Manuel Correia e Cipriano Simão pela belíssima iniciativa! Lembramos que recentemente a Associação ADEPART (sediada na CASAmuseu – Turquel / telem. 914162033-Louro) promoveu também o passeio pedestre da Ascensão “Dia da Espiga” (observações: percurso de terra batida de cerca de 7 kms, com grau de dificuldade baixo, foi feito um pic-nic para quem levou lanche) cujo o itinerário foi: Turquel, Moinhos, Perdigueiras, Orjo, Casal de Baixo, Casal da Lagoa, Carvalhal e regresso. O pedestrianismo é um desporto que está na moda e em crescendo!
In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro
Subscrever:
Mensagens (Atom)