domingo, 27 de junho de 2010

Assembleia de Freguesia de Turquel no próximo dia 28 de Junho

Vai ter lugar mais uma reunião da Assembleia de Freguesia de Turquel no próximo dia 28 de Junho, pelas 21:30, coloco-me á disposição de todos para que por e-mail (luisdavid_sr@hotmail.com), me fazerem chegar assuntos que gostariam de ver discutidos na assembleia, terei o prazer de os apresentar à mesma.

Gostaria também de apelar a todos, para que estejam presentes na assembleia. Só com o contributo de todos, a nossa freguesia pode avançar.

Breves

EXPOSIÇÃO – Terminou no dia 27 de Junho a Exposição de Aguarelas (86) de Inês Neves denominada “Arte de Recordar”. Foi uma representação em pintura de uma vasta gama de igrejas, capelas, mosteiros e ermidas existentes na região. A mostra com muita história a contar teve patente na Adega Cooperativa de Alcobaça e constou de notáveis trabalhos de todo o património religioso do concelho de Alcobaça, incluindo nela 8 lindas aguarelas sobre igrejas da freguesia de Turquel. Uma localidade com monumentos a conhecer e a visitar neste Verão!


OLIVALINHO – Turquel passou a ter um novo bem público: um Parque de Merendas no Olivalinho com boas condições para lazer e piqueniques. Sempre foi uma zona verde muito apreciada pela população que agora passa a ter outro atractivo. Esperamos que seja estimado e aproveitado por todos!



CASAL DE VALE DE VENTOS

INTERVIR PARA MELHORAR!

Reunião de Câmara – decisões sobre a freguesia

AMBIENTE – Do blogue do Rogério Raimundo, retiramos algumas informações sobre a ordem de trabalhos da reunião de CMA ordinária de 31 de Maio nomeadamente os assuntos tratados relativos à freguesia de Turquel. Em termos de ambiente “foi aprovado comunicar a deserção dos procedimentos aos pedidos de regularização de pedreiras de laje. Proposta - explorador: Extra Rústica Lda... 3 pedreiras em Casal Vale Ventos, Rasteira do Casal e da Figueira... declaração em definitivo; Manuel Martins Castelhano: Proposta - explorador: Luís Durão... Portela Nova... neste caso ele respondeu mas devia ter solicitado a prorrogação atempadamente...”

TURISMO – No âmbito da disciplina de Área de Projecto um grupo de alunos do 12.º D do ECB desenvolveu o interessante projecto “Turismo como Factor de Desenvolvimento Económico e Sustentável” que pretendia investigar o grau de conhecimento dos alunos em relação ao turismo e dar a conhecer o turismo em Portugal com base nos resultados de um estudo. Um dos objectivos do grupo era propor medidas para o desenvolvimento do turismo na nossa região. Desta forma enviaram para a CMA as seguintes propostas: Passeios pedestres organizados na Serra dos Candeeiros; Visitas guiadas à gruta Casa da Moura (perto da Moita do Poço); Turismo rural incorporado na apanha da maçã de Alcobaça; Criação de um parque infantil em Turquel. Os jovens Cidália Tomás, Daniel Santos, Márcio Serrazina, Vanessa Fialho concluíram “Através da realização dos colóquios conseguimos com que a nossa comunidade escolar ficasse com mais interesse e a conhecer melhor o seu país e através das medidas propostas demos o nosso contributo para que a nossa área de residência fosse melhorada”.



CHARNECA DO RIO SECO

POPULAÇÃO COMEMOROU MAIS UMA VEZ...

Tradicional Festa em honra de Santo António 2010

Com organização do Grupo Cultural e Desportivo Rio Seco teve lugar na Charneca do Rio Seco uma vez mais a típica Festa de Santo António no fim de semana de 12 e 13 de Junho com entradas livres. Os bailes e animação estiveram a cargo do trio musical “Ritmo Caliente” e do duo musical “Zé Café e Guida”. Houve serviço de restaurante, café d’avó e filhós. Os festejos dos Santos Populares continuam na freguesia de Turquel agora segue-se a grandiosa Festa em honra de São Pedro no Silval.

REDONDAS


GNR INVESTIGA DESCARGA DE RESÍDUOS DE PECUÁRIA

Há poluição em Redondas como noticiaram diversos órgãos de comunicação social

O núcleo das Caldas da Rainha do SEPNA (Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente) está a investigar uma descarga de resíduos de uma pecuária cujos responsáveis foram já identificados, confirmou à Lusa a GNR. A descarga de efluentes foi denunciada no dia 16/06 ao SEPNA pelo proprietário de um terreno agrícola na localidade de Redondas (junto ao quilómetro 89 do IC2, entre a Benedita e Leiria). “Não é primeira vez que isto acontece nos terrenos onde tenho, para além de culturas agrícolas, uma mata de sobreiros” queixa-se o proprietário do terreno, Manuel Braz. Fonte das relações públicas da GNR de Leiria confirmou à Lusa que o Núcleo de Protecção do Ambiente das Caldas da Rainha se deslocou ao local onde “verificou a descarga”. “Já foram identificados os intervenientes e os serviços irão agora avaliar a situação, já que se supunha que a exploração tivesse autorização para efectuar as descargas” disse à Lusa o responsável pelas relações públicas da GNR de Leiria. “Vamos proceder da forma regular e averiguar que tipo de auto será levantado” conclui. in Diário Digital / Agência Lusa / Cister.fm / Benedita.fm 88.1

Comentário adequado: “Tantas promessas há 10 anos...Despoluição de São Martinho do Porto!!! Tantos milhões investidos pela Águas do Oeste em tubagem e nada de nada para tratar efluentes das suiniculturas. TREVOESTE??? Vereador (do ambiente) Hermínio Rodrigues????” palavras de Rogério Raimundo, vereador da CDU na CMA no seu blogue. 100% de acordo!



In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro

Desporto

TORNEIOS – Os benjamins do HC Turquel participaram nos dias 5 e 6 de Junho no Torneio Semana Cultural de Santa Maria da Feira, medindo forças com ACR Gulpilhares, AA Coimbra e a turma da casa CA Feira. Enquanto isso os juvenis do HCT estiveram no mesmo fim-de-semana no IX Torneio Serra da Estrela, na cidade de Oliveira do Hospital, conjuntamente com as equipas do J Ouriense, AP Madeira e também a equipa da casa FCOH, que neste momento de encontra apurada para a Final Four da categoria. Em ambas as provas os nossos jovens deram o seu melhor, tiveram uma postura elevada com fair play, tendo sempre a vitória como meta, sendo a correcção e a simpatia os atributos, que têm demonstrado ao longo destes anos a sua mais-valia. A escola do HCT a dar frutos! Continuam abertas inscrições para as 3.ª Férias Desportivas HCT 2010. Para mais informações (pais e / ou familiares das crianças aderentes) contactar a secretaria do clube pelos números 262919244 ou 922222192. Nos anos anteriores têm tido enorme adesão e sucesso!

HC TURQUEL NA FINAL-FOUR DE JUNIORES


Pela 1.ª vez na história o HCT está entre os 4 melhores de Portugal em juniores



Resultados do HCT:

TAÇA DE PORTUGAL MASCULINA

1/4 final: GDS Cascais (II) – HC Turquel (II) 5-4



TAÇA DE PORTUGAL FEMININA

1/4 final: HC Turquel – UDC Nafarros 5-3



C.N. FEMININO – APURAMENTO DE CAMPEÃO

8.ª Jornada: HC Turquel – ACD Vila Boa do Bispo 4-1

9.ª Jornada: Fundação Nortecoope – HC Turquel 6-0



C.N. JUNIORES – SUL PROVA 2

6.ª Jornada: SL Benfica – HC Turquel 6-3



TAÇA DE PORTUGAL – APURAMENTO PARA A FINAL –FOUR 2009/10

HC Turquel eliminado em masculinos mas segue em frente em femininos

MASCULINOS – Finda a zona sul da 2.ª divisão nacional e com a subida de divisão fora de miragem há longas semanas os quartos-de-final da Taça de Portugal (e apuramento para a final-four) poderia ser um forte investimento por parte da equipa de seniores masculinos da “aldeia do hóquei”, onde pelas últimas exibições podia alimentar a esperança de fazer um brilharete. O HCT concentrou as suas forças nesta competição onde já chegou a ser finalista em 1990/91 (desaire com o Benfica) mas em vão. O adversário desta eliminatória não era fácil: Dramático de Cascais, vencedor da 2.ª Divisão Sul (por isso subiu ao escalão máximo), clube com o qual os turquelenses já perderam 2 vezes esta temporada em jogos para o campeonato, ainda por cima fora de portas. Os comandados de João Simões realizaram uma óptima partida mas mais uma vez insuficiente para chegar ao triunfo perdendo por 5-4. O encontro foi bastante emotivo com alternância constante no marcador. Deste modo o Cascais garante presença na “final-four” e o Turquel que teve perto de atingir fica de fora terminando assim a sua prestação em 2009/10. De realçar a enorme falange de apoio do HCT (foi organizada uma excursão deslocando-se 2 autocarros). Para a próxima época há mais e agora sob o comando de Paulo Baptista, ex-seleccionador nacional. Esperamos que isso sirva de mote para melhores conquistas!


FEMININOS – A equipa feminina do HC Turquel já soma vitórias no campeonato nacional de seniores femininos – fase final. Embora as coisas não estejam a correr da melhor forma a formação de Luís Rosa abandonou o último lugar da tabela classificativa e passou agora a ocupar a 6.ª posição. Nos quartos-de-final da Taça de Portugal houve o sempre emocionante e competitivo HC Turquel – Nafarros, duas equipas de topo que militam na mesma zona sul. A vitória sorriu a turma da casa por 5-3. Houve festa rija pois as turquelenses irão marcar presença pela 1.ª vez no seu historial na final-four da Taça (recordamos que no ano passado foi em Turquel) cujos encontros irão ser disputados no pavilhão desportivo da freguesia de Arazede (Montemor-o-Velho). Já se sabe que em 24 de Julho o HCT, que é um dos 4 finalistas apurados, vai jogar nas meias-finais com a Fundação Nortecoope, actual campeã nacional e detentora do trofeu (tarefa nada fácil!), se vencer, jogará no dia seguinte (25/07) com o vencedor da outra partida GDR “Os Lobinhos”– CH Carvalhos. Parabéns a todas as jogadoras e equipa técnica!



JUNIORES – Nos Nacionais de Jovens ao derrotar os principais candidatos a passar à fase seguinte os juniores do HCT que estiveram imparáveis deram um passo de gigante rumo à qualificação para as finais da competição. O HCT lutou quase até ao fim pelos primeiros lugares e conseguiu o tão desejado acesso à fase final. A equipa de Nelson Lourenço acabou mesmo em 1.º lugar do grupo Sul e apurou-se para decisão final. O HCT garantiu o feito na penúltima jornada em Alenquer onde houve festa para os jovens de Turquel a que se associaram 200 adeptos alvinegros que vibraram com a vitória. Já se sabe que a Prova de Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional de Juniores, também denominada como Final Four de Juniores, onde estarão além do HCT, as equipas do SL Benfica, FC Porto e do OC Barcelos ou ACR Gulpilhares (aguardam uma decisão federativa) têm como palco o pavilhão municipal de Bragança. Mais um grande momento para a história do HCT! Fantástico!




JOVENS VENCEM ENCONTRO DE CAMPEÕES

HC Turquel sagrou-se campeão regional de escolares

O pavilhão Jacome Ratton em Tomar foi palco do “Encontro de Campeões” na categoria de Escolares. Os dois primeiros classificados de cada série deste Regional reuniram-se para uma final four onde se iria apurar o Campeão Regional de Escolares. Ao SC Tomar A e B juntaram-se as formações do HC Turquel e J. Ouriense. Era com legitima naturalidade até pelo facto de jogarem perante o seu publico, que o SC Tomar “B” partisse na “pole-position” para a obtenção do ceptro, mas como o desporto não é tão linear e exacto como a matemática, a equipa que viajou de Turquel, qual “out-sider” derrotou a equipa verde e branca e estava dado o primeiro passo rumo à vitória final. No outro encontro o SC Tomar “A” venceu o vizinho Ouriense. Na final o HCT, quis provar que a vitória matutina não tinha sido obra do “Divino Espírito Santo” e voltou a vencer o SC Tomar agora “A” e lá arrecadou a taça que seguiu direitinho para a montra de trofeus da colectividade turquelense. Foram estes os resultados:

J. Ouriense - SC Tomar “A” 3-5

SC Tomar “B” - HC Turquel 4-5

3.º/4.º lugar: SC Tomar “B” - J. Ouriense 13-0

Final: HC Turquel - SC Tomar “A” 10-4




DANÇA DESPORTIVA

CAMPEONATO REGIONAL

Notícias e informação sobre a dança no HC Turquel

Já teve lugar a 2.ª jornada do Campeonato Regional, onde a competição continua acesa. Na classificação colectiva, em danças Clássicas o HCT repetiu o 2.º lugar, com 15 pontos de desvantagem para a Newstar, o que permitiu a esta escola de Santarém reforçar a liderança, agora com 32 pontos de avanço sobre os turquelenses. Com o triunfo aparentemente apenas ao alcance destas 2 equipas, nada está, no entanto, decidido. Em danças Latinas a prova foi dominada por Tremês, que, com uma boa vantagem na sessão ascendeu à liderança da classificação geral. Turquel empatou com a Chancelaria, pelo que as posições relativas se mantiveram, baixando o HCT à 3.ª posição. Tudo está, porém, em aberto, dado que os resultados dos dançarinos de Turquel foram afectados pela ausência de alguns pares com condicionamentos diversos. A 3.ª jornada acontecerá em 19 de Junho, e, até lá, muito irá ser afinado. No plano individual Bernardo Venceslau e Jéssica Silva foram os habituais vencedores de Clássicas e Latinas em Juniores II intermédios, mas o grande destaque vai para o par Hélder Santo e Patrícia Henriques, que depois de muitos meses de treino duríssimo, conseguiram vencer Clássicas em Adultos Open. Em Latinas classificaram-se em 6.º lugar, mas também aí os resultados vão aparecer. Outros destaques: Wilson Paulo e Sofia Duarte, a pulso, vão subindo. Obtiveram o 4.º lugar quer em Clássicas quer em Latinas, na categoria de Adultos Iniciados, estando à beira dos pontos – lembremo-nos que para a classificação colectiva contam os três primeiros. O mesmo se pode dizer dos Juvenis B António Ribeiro e Adriana Lopes que já começam a ser presença habitual no selecto “clube dos 6 finalistas”, e que, com mais trabalho e menos deslumbramento vão confirmar o seu enorme potencial. Mas se estes são os primeiros a entrar nos finalistas, outros vão a caminho, pois quase todos os juvenis A e B progrediram e melhoraram classificações. Assinale-se, também nesta jornada, a estreia da promissora Carla Vicente, permitindo a Adriano Luís uma troca de par que o vai atirar para melhores classificações, e ainda do par Gonçalo Marques / Vitória Costa com um bom 5.º lugar. Outras estreias estão na calha e prometem um HCT cada vez mais competitivo.

NOTA PARA O SR. ARLINDO: Informo que algumas fotos da prova estão disponíveis no Picasa (http://picasaweb.google.com/asousalopes) na pasta 10_05_01, com autorização de publicação, o mesmo acontecendo com as de outras provas igualmente lá colocadas.



FUTEBOL

Resultados desportivos da UDT:

1.ª DIVISÃO DISTRITAL – SUL

34.ª Jornada: GR Milagres – UD Turquel 2-1



Classificação Final do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Zona Sul 2009/10:

1.º GRAP/Pousos 85 pontos (sobe à Divisão de Honra), 2.º SL Marinha 80 (sobe à Divisão de Honra), 3.º Biblioteca IR 69, 4.º GD Atouguiense 66, 5.º ID Vieirense 59, 6.º URD Juncalense 58, 7.º GDR Boavista 58, 8.º Os Vidreiros 57, 9.º ACR Maceirinha 56, 10.º GD Santo Amaro 54, 11.º UD Caranguejeira 52, 12.º Óbidos SC 46, 13.º UD Turquel 43, 14.º GDRC Unidos 36, 15.º Nadadouro 23, 16.º CD Moitense 12, 17.º GR Milagres 12, 18.º GD Praia da Vieira 5.

In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro

Tradição, cultura e informação

CORPO DE DEUS – Como é tradição no mundo católico, na quinta-feira a seguir à Festa da Santíssima Trindade, comemora-se a Solenidade do Corpo e Sangue de Jesus Cristo com eucaristia e procissão. Por este motivo, em Turquel, no dia 3 de Junho, foram celebradas missas, a primeira pelas 9 horas, presidida pelo Pároco Carlos Marques e a segunda às 11H30 presidida pelo Padre Coadjutor Francisco, natural do Senegal e que se encontra entre nós a adquirir conhecimentos necessários à sua actividade pastoral. No final desta seguiu-se a tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento, em volta da Igreja Matriz. À frente, seguiu a cruz acompanhada pelos acólitos, seguindo-se o pálio com o padre e diácono. Atrás, iam os elementos do grupo coral entoando cânticos alusivos a este dia santificado, seguindo-se os restantes fiéis que quiseram participar na cerimónia litúrgica. Embora simples a procissão teve muito significado, não faltando as crianças a colocarem pétalas de flores ao longo do percurso. Nas últimas semanas também decorreram na nossa Paróquia as habituais celebrações religiosas da 1.ª comunhão, profissão de fé e crisma onde estiveram envolvidos dezenas de jovens (catequese) da nossa terra.



In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro

MAIS 2 GRAVES ACIDENTES RODOVIÁRIOS

Choque no IC2 provocou 3 feridos ligeiros e 2 graves e...


5 feridos, 2 dos quais em estado grave foi o resultado de mais uma colisão entre 2 veículos ligeiros no IC2, no dia 12 de Junho pelas 21h30. O grave acidente ocorreu ao km 88, no zona da Charneca do Carvalhal de Turquel. No local estiveram mobilizados 27 homens, 9 viaturas dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça e da Benedita e ainda uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER). As vítimas foram transportadas para os hospitais de Caldas da Rainha e de Leiria.

Idoso atropelado mortalmente por automóvel na EN 8-6

Um homem de 72 anos teve morte imediata, no dia 20 de Junho, depois de ter sido atropelado por uma viatura ligeira em Turquel informou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria. O acidente ocorreu pouco antes das 6h00, na estrada nacional 8-6, na zona de Orjo, e além da vítima mortal causou ainda um ferido leve. Foi o próprio condutor do automóvel, que sofreu ferimentos ligeiros, quem alertou as autoridades. Estiveram no local 5 bombeiros da corporação da Benedita, apoiados por 3 viaturas, além da GNR e uma equipa médica com viatura VMER.


In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro

SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA REGIONAL

As 4 cruzes de pedra como limites da localidade de Turquel


Em Maio algumas das celebres 4 cruzes de pedra existentes em Turquel costumam ser enfeitadas / decoradas com flores, uma tradição antiga. Deve-se ao facto do dia 3 de Maio ser dedicado à Exaltação da Santa Cruz, pelos católicos. A cruz é o símbolo dos cristãos. Já os nossos navegadores transportavam a cruz para evangelizar os povos da terras por onde iam passando. O nome de “cruz” era atribuído a muitos locais e o Brasil foi conhecido por “Terra de Vera Cruz”. A festa da Exaltação da Santa Cruz é solenizada em muitas povoações do nosso país, sendo feriado municipal no concelho de Barcelos. Existe o Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, onde estão os túmulos dos nossos reis, D. Afonso Henriques e D. Sancho I. Nas terras de fortes tradições cristãs, as cruzes aparecem por todos os locais. Ao longo das estradas, existem algumas cruzes que assinalam o local onde alguém morreu de acidente. No início de muitas tarefas se faz o sinal da cruz, como podemos ver no futebol em que alguns jogadores o fazem. Nos campos, colocavam-se muitas cruzes, feitas com ramos de árvores, no meio das searas. Ao longo do tempo, depois de amassada a farinha para o pão do sustento do nosso corpo, as pessoas traçam, ainda hoje, uma cruz sobre a massa a fintar e dizem algumas orações como “Deus te acrescente para alimento desta gente”. Também a povoação de Turquel tem raízes profundamente cristãs, existindo 4 cruzes de pedra, com cerca de um metro de altura, colocadas nos limites da localidade. Uma delas encontra-se a Norte, na zona do Carril, outra a Sul no início da Rua Principal; as outras duas situam-se na parte Este da localidade, na zona de Farrejais e nas Eiras. Os nossos antepassados orientavam-se pelas cruzes, para dali serem abençoados os campos, na Quinta Feira da Ascensão (Dia Santo e Dia da Espiga) pelo pároco que vinha até ali em procissão com os seus fiéis, rezando as Ladainhas. Também o Sagrado Viático (Comunhão aos doentes) era feito com um ritual próprio (com umbela e velas) até onde estão estas cruzes, por ser dentro da povoação. Para além das cruzes, a Comunhão aos doentes era distribuída com menos ritual. Aquando da morte de alguém, dentro da localidade de Turquel, o pároco acompanhava o defunto desde a residência. Para além da localidade, era acompanhado desde o local onde se situavam as cruzes. Até pelo toque do sino da igreja, aquando da morte de alguém, os populares aplicavam os termos: “cruzes adentro ou cruzes fora”. Estas cruzes mantêm-se, seria bom embelezá-las e preservá-las, como fizeram os nossos avós!


In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro

Projecto de conservação da gralha-de-bico-vermelho na Serra dos Candeeiros

Em Rio Maior, onde é a sede do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, está a ser dinamizado o projecto de conservação da gralha-de-bico-vermelho, que está a ser desenvolvido pela associação ambientalista Quercus, em parceria com a Cooperativa Terra Chã (com sede em Chãos, freguesia de Alcobertas) e apoiado pela Vodafone. A gralha-de-bico-vermelho é uma ave com distribuição ampla na Europa, Ásia Central, Marrocos, Argélia e Etiópia. A população europeia, apesar de possuir populações fragmentadas, está estimada entre 16.000 e 72.000 casais. A forte regressão a nível nacional e internacional, levou à sua inclusão na lista do Anexo I da Directiva Aves (79/409/CEE, alterada pela Directiva 85/411/CEE), a qual é destinada às espécies de aves de interesse comunitário cuja conservação requer a designação de zonas de protecção especial. A publicação do Livro Vermelho dos Vertebrados tem vindo a reflectir a regressão na distribuição da espécie, que de acordo com as categorias da UICN, em 1990 atribuiu-se-lhe o estatuto de “Vulnerável” e em 2006 a espécie passou a inscrever-se na categoria de “Em Perigo”. Uma estimativa fiável de 2007 apontava para a existência de 700 a 1000 indivíduos e de 140 a 285 casais reprodutores. As causas apontadas para a regressão da espécie parecem estar ligadas ao abandono do pastoreio extensivo e da agricultura tradicional, com o consequente desenvolvimento dos estratos herbéceos e arbustivos, à intensificação da agricultura associada ao uso de agro-químicos. Existe também a hipótese de haver alterações ao nível do sucesso reprodutivo da espécie que podem potenciar o seu declínio no médio longo prazo. Conscientes da situação pouco favorável, em que se encontra a espécie, a Quercus, com apoio da Vodafone Portugal, iniciou em 2008 o projecto de “Conservação da Gralha-de-bico-vermelho na Serra dos Candeeiros” no âmbito do programa “Criar Bosques, Conservar a Biodiversidade 2008-2012”. O objectivo do projecto consiste em conservar a gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax) na serra dos Candeeiros, com recurso à manutenção e incremento de áreas de pastagens extensivas para o pastoreio de gado caprino, com condicionamento do encabeçamento, que se traduzam na melhoria do habitat de alimentação da espécie. Pretende-se igualmente fomentar actividades económicas que criem dinâmicas de desenvolvimento local ligadas aos produtos tradicionais e ao turismo de natureza. Este projecto tem a duração de 5 anos (2008-2012). No Ano Internacional da Biodiversidade, que se celebra em 2010, ficamos satisfeitos de ver que se continua a fazer bons trabalhos científicos em Portugal, que muitas vezes resultam na preservação de espécies em risco para manter a extraordinária biodiversidade do nosso planeta!


In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro
 

terça-feira, 22 de junho de 2010

Desporto

HÓQUEI EM PATINS


SOMOU 9 VITÓRIAS CONSECUTIVAS NA PARTE FINAL

Terminou a 2.ª Divisão Nacional 2009/10: HC Turquel obteve a manutenção



Resultados do HCT:

2.ª DIVISÃO – SUL E ILHAS

30.ª Jornada: AA Amadora – HC Turquel 4-6



C.N. FEMININO – APURAMENTO DE CAMPEÃO

5.ª Jornada: HC Turquel – GDR “Os Lobinhos” 6-3

6.ª Jornada: CD Boliqueime – HC Turquel 3-4

7.ª Jornada: HC Turquel – UDC Nafarros 4-4



C.N. JUNIORES – SUL PROVA 2

4.ª Jornada: HC Turquel – Sporting CP 5-2

5.ª Jornada: S Alenquer B – HC Turquel 3-10



FEMININOS ESCORREGAM E JUNIORES EM GRANDE

Alvinegros masculinos do HCT findaram a prova num rumo vitorioso

MASCULINOS – Os seniores do HC Turquel assinaram um registo bem interessante na ponta final de época na 2.ª Divisão Nacional – Zona Sul. Os números falam por si: 13 jogos sem perder, 6 vitórias consecutivas em casa e no total 9 seguidas no campeonato, uma das quais no seu rinque (6-3) frente à forte turma do SC Tomar (2.º), já promovida à 1.ª Divisão, o que mostra a força da formação do concelho de Alcobaça. As exibições foram brilhantes e bastante personalizadas para gáudio dos seus muitos adeptos mas há muito que o objectivo de subida ao mais alto escalão do hóquei patinado português tinha deixado de ser visível. A equipa de Turquel ficou-se mesmo pelo 4.º lugar. Cascais e Tomar subiram à 1.ª divisão enquanto Amadora, Peniche e Beja desceram à 3.ª divisão. O conjunto de João Simões esteve muito eficaz nas últimas partidas e por isso levou a melhor... pena que no início de época as coisas tenham sido bem diferentes pois somaram 4 derrotas em 5 jogos, comprometendo desde cedo a aspiração!


FEMININOS – A Fase Final do Campeonato Nacional Feminino (apuramento de campeão) têm sido jogada em jornada dupla, sem tempo a perder e sempre a correr. A jovem equipa de seniores femininos orientada por Luís Rosa entrou com o stick esquerdo na competição ao somar maus resultados, ao contrário da fase regular, em que surpreendeu com sorridentes prestações mas agora a situação melhorou com 2 vitórias consecutivas. A favorita Fundação Nortecoope (onde alinham as irmãs Bruna e Gisela Honório que já viveram em Turquel), tetracampeã nacional e considerada a mais poderosa formação portuguesa da actualidade está na frente da classificação. O HCT está no 6.º posto. Os 4 primeiros classificados jogam a Final Four. Vitórias precisam-se para abrilhantar ainda mais uma época histórica da protagonista formação feminina do HCT!


JUNIORES – Depois de ter vencido a sua série (Zona Sul C) o HCT já está a disputar a 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores (Zona Sul) e em destaque. No final são apuradas as 2 primeiras para discutir a final-four do escalão. Tal como era esperado, já que é uma boa escola de formação, o HCT está representado entre os 8 melhores. Até ao momento a prova até está a correr bem amealhando preciosos pontos até frente ao Benfica (ganhou por 6-5) e Sporting (venceu por 5-2). O HCT subiu ao 1.º lugar e porque as contas estão muito equilibradas (o confronto entre estes 3 candidatos está a ser muito intenso) tudo é possível. Os jovens turquelenses continuam a sua luta por conseguir um lugar na “final-four”, que apurará o campeão nacional, do respectivo campeonato nacional!



Eis as Classificações Finais da 1.ª Fase dos Campeonatos Nacionais Jovens Zona Sul Série C, do hóquei feminino e da 2.ª Divisão 2009/10:

SENIORES: 1.º GDS Cascais 81 pontos (promovido à 1.ª Divisão), 2.º SC Tomar 75 (promovido à 1.ª Divisão), 3.º GD Sesimbra 72, 4.º HC Turquel 67, 5.º HC Sintra 59, 6.º Juv. Ouriense 55, 7.º S Alenquer B 39, 8.º Biblioteca IR 38, 9.º UDC Nafarros 37, 10.º Parede FC 37, 11.º Vasco da Gama AC 34, 12.º CA Campo de Ourique 30, 13.º CD Santa Clara 24, 14.º AA Amadora 24 (despromovido), 15.º C Stella Maris Peniche 21 (despromovido), 16.º CP Beja 6 (despromovido);

FEMININOS: 1.º GDR “Os Lobinhos” 48 pts. (2.ª Fase), 2.º UDC Nafarros 46 (2.ª Fase), 3.º HC Turquel 37 (2.ª Fase), 4.º CD Boliqueime 32 (2.ª Fase), 5.º CDA Ext. S. Filipe 31, 6.º GD Sesimbra 25, 7.º FC Alverca 16, 8.º Roller Lagos CP 16, 9.º AC Tojal 13, 10.º SC Tomar 1, 11.º HC Portimão (desistiu).

JUNIORES: 1.º HC Turquel 25 pts (2.ª Fase), 2.º S Alenquer B 24 (2.ª Fase), 3.º Biblioteca IR 16, 4.º HC Sintra 11, 5.º SC Tomar 11, 6.º J Ouriense 0;

JUVENIS: 1.º HC Sintra 25 pts (2.ª Fase), 2.º Física 25 (2.ª Fase), 3.º HC Turquel 21, 4.º J Ouriense 10, 5.º SC Tomar 7, 6.º UDC Nafarros 0;

INICIADOS: 1.º Sporting CP 25 pts (2.ª Fase), 2.º SC Tomar 20 (2.ª Fase), 3.º HC Sintra 17, 4.º HC Turquel 12, 5.º Física 7, 6.º ACR Santa Cita 3;

INFANTIS: 1.º HC Sintra 28 pts (2.ª Fase), 2.º Física 22 (2.ª Fase), 3.º HC Turquel 16, 4.º Sporting CP 10, 5.º ACR Santa Cita 9, 6.º HC Santarém 3;



DANÇA DESPORTIVA

O BALANÇO TÊM SIDO BASTANTE POSITIVO!

Notícias e informação sobre a dança no HC Turquel

BOMBARRAL OPEN – Com organização dos Alunos de Apolo, de Lisboa, disputou-se o 1.º Bombarral Open. Como o próprio nome indica é uma competição aberta, com pares internacionais, que juntou cerca de 170 pares, mas que não atraiu muito os dançarinos de Turquel, concentrados na afinação das coreografias que vão defender nas competições “a doer”. Apenas dois pares turquelenses participaram e se a dupla Bernardo Venceslau & Jéssica Silva confirmou estar perto do seu melhor, conquistando um 1.º lugar em Clássicas e um 2.º em Latinas, o par Wilson Paulo e Ana Sofia confirmou ter ainda muito trabalho pela frente, com um 3.º lugar em Clássicas e não passando na eliminatória de Latinas.

RANKING – Na 3.ª Jornada do Ranking, e face ao envolvimento dos dançarinos turquelenses na preparação do festival “Dança Solidária, contou apenas com 2 pares. Se em Juniores II Bernardo Venceslau e Jéssica Silva confirmaram estar já ao seu melhor nível, vencendo quer em Clássicas quer em Latinas na categoria de Intermédios. Já o par Emanuel Victorino e Ana Ferreira acusaram o stress dos últimos dias, não indo além do 7.º lugar em Clássicas e do 13.º em Latinas na categoria de Adultos Intermédios. O 4.º Ranking tem lugar em Santarém e aí espera-se uma melhor actuação do HCT, em número de presenças e classificações.

CAMPEONATO REGIONAL – Já teve lugar a 2.ª jornada do Campeonato Regional, onde a competição continua acesa. Na classificação colectiva, em danças Clássicas o HCT repetiu o 2.º lugar, com 15 pontos de desvantagem para a Newstar, o que permitiu a esta escola de Santarém reforçar a liderança, agora com 32 pontos de avanço sobre os turquelenses. Com o triunfo aparentemente apenas ao alcance destas 2 equipas, nada está, no entanto, decidido. Em danças Latinas a prova foi dominada por Tremês, que, com uma boa vantagem na sessão ascendeu à liderança da classificação geral. Turquel empatou com a Chancelaria, pelo que as posições relativas se mantiveram, baixando o HCT à 3.ª posição. Tudo está, porém, em aberto, dado que os resultados dos dançarinos de Turquel foram afectados pela ausência de alguns pares com condicionamentos diversos. A 3.ª jornada acontecerá em 19 de Junho, e, até lá, muito irá ser afinado. No plano individual Bernardo Venceslau e Jéssica Silva foram os habituais vencedores de Clássicas e Latinas em Juniores II intermédios, mas o grande destaque vai para o par Hélder Santo e Patrícia Henriques, que depois de muitos meses de treino duríssimo, conseguiram vencer Clássicas em Adultos Open. Em Latinas classificaram-se em 6.º lugar, mas também aí os resultados vão aparecer. Outros destaques: Wilson Paulo e Sofia Duarte, a pulso, vão subindo. Obtiveram o 4.º lugar quer em Clássicas quer em Latinas, na categoria de Adultos Iniciados, estando à beira dos pontos – lembremo-nos que para a classificação colectiva contam os três primeiros. O mesmo se pode dizer dos Juvenis B António Ribeiro e Adriana Lopes que já começam a ser presença habitual no selecto “clube dos 6 finalistas”, e que, com mais trabalho e menos deslumbramento vão confirmar o seu enorme potencial. Mas se estes são os primeiros a entrar nos finalistas, outros vão a caminho, pois quase todos os juvenis A e B progrediram e melhoraram classificações. Assinale-se, também nesta jornada, a estreia da promissora Carla Vicente, permitindo a Adriano Luís uma troca de par que o vai atirar para melhores classificações, e ainda do par Gonçalo Marques / Vitória Costa com um bom 5.º lugar. Outras estreias estão na calha e prometem um HCT cada vez mais competitivo.


FUTSAL

JÁ ENCERRARAM TODAS AS COMPETIÇÕES

Balanço da época 2009/2010 para o HCT: Podia ser melhor!

A equipa de futsal do HC Turquel não fez esta temporada um grande campeonato na 1.ª Divisão Distrital (Sul) pois o 5.º lugar alcançado acaba por saber mesmo a pouco. A turma alvinegra têm valor para mais e desiludiu os seus fãs. Mesmo assim o HCT realizou uma excelente prova na Taça Distrito de Leiria, ficando pelas meias finais (perdeu com o vizinho Casal Velho da Divisão de Honra por 6-1). Estiveram presentes na Final-Four os seguintes 4 clubes intervenientes: ACR Anços, AR Planalto, HC Turquel e CCDS Casal Velho (a única equipa do concelho que esteve no jogo decisivo da final embora sem vencer). Para o ano o emblema turquelense estará certamente de novo “na luta”!



Classificação Final do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Zona Sul 2009/10:

1.º AR Planalto 49 pontos (sobe à Divisão de Honra), 2.º SC Estrada 41, 3.º ARC Catarinense 39, 4.º UA Olho Marinho 37, 5.º HC Turquel 34, 6.º GC Alcobaça 33, 7.º AD Portomosense 32, 8.º GD Martingança 31, 9.º SCE Bombarralense 31, 10.º UR Mirense 19, 11.º SCR Gaierense 16 (desce para 2.ª Divisão), 12.º CCR D.Fuas / Fonte Oleiro 10 (desce para 2.ª Divisão).


FUTEBOL

Resultados desportivos da UDT:

1.ª DIVISÃO DISTRITAL – SUL

34.ª Jornada: GR Milagres – UD Turquel 2-1



APONTAMENTO DESPORTIVO – SENIORES: FINAL DA ÉPOCA SEM ESTILO

UDT despediu-se esta temporada com um modesto 13.º lugar da classificação

Os seniores da UD Turquel disseram adeus aos jogos esta época da zona sul da 1.ª Divisão Distrital, com uma derrota na condição de visitante. A UDT terminou em 13.º lugar após presentear os seus adeptos com fracos resultados como foi o caso da última jornada perante o penúltimo. Não fica registado uma boa época para o clube turquelense que mais uma vez se contentou com uma posição na parte final da tabela classificativa. Para o ano terá hipótese de melhorar este modesto registo, assim o esperamos!



Classificação Final do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Zona Sul 2009/10:

1.º GRAP/Pousos 85 pontos (sobe à Divisão de Honra), 2.º SL Marinha 80 (sobe à Divisão de Honra), 3.º Biblioteca IR 69, 4.º GD Atouguiense 66, 5.º ID Vieirense 59, 6.º URD Juncalense 58, 7.º GDR Boavista 58, 8.º Os Vidreiros 57, 9.º ACR Maceirinha 56, 10.º GD Santo Amaro 54, 11.º UD Caranguejeira 52, 12.º Óbidos SC 46, 13.º UD Turquel 43, 14.º GDRC Unidos 36, 15.º Nadadouro 23, 16.º CD Moitense 12, 17.º GR Milagres 12, 18.º GD Praia da Vieira 5.

In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro

Breves

CARVALHAL DE TURQUEL


INICIATIVAS VÃO SE DESTACANDO

Associações continuam no activo

SAÚDE – No dia 23 de Maio a União Recreativa do Carvalhal de Turquel (uma das 5 associações escolhidas que prestou colaboração) recebeu o programa “Saúde nas Colectividades” que juntou diversas entidades numa organização da NUCCA - Nova União das Colectividades do Concelho de Alcobaça. Esta permitiu à população fazer os mais variados rastreios. Muitos não hesitaram, aproveitaram a oportunidade e fizeram uma análise corporal. As acções neste âmbito de sensibilização para hábitos da vida saudável foram: rastreios gratuitos de colesterol, glicemia, pé diabético, tensão arterial; Medições do índice de massa corporal e conselhos alimentares; Esclarecimentos sobre reciclagem / compostagem; Actividade física; Divulgação do plano de controlo de animais potencialmente perigosos, campanha de vacinação anti-rábica e identificação electrónica no ano 2010; Plano de contingência de gripe aviaria, saúde publica veterinária e REAP (regime exercício da actividade pecuária). As associações locais mostram dinamismo!


OCORRÊNCIAS NA ÁREA DA GNR – No dia 04/05 no Silval foi registada uma queixa por furto ao interior de uma residência; No dia 21/05 foi recebida uma queixa por furto no interior de um veículo em Carvalhal de Turquel; No dia 24/05 foi apresentada uma queixa por danos numa propriedade em Turquel; No dia 29/05 foram furtados um cartão multibanco, um cartão de contribuinte e ainda 240 euros em Turquel.



LOUÇÕES

DIVERSAS ACTIVIDADES CULTURAIS

XVII Festival Nacional de Folclore do R.F. Mira-Serra

EDUCAÇÃO – O Rancho Folclórico Infantil Mira-Serra dos Louções, inserido no programa de animação, actuou no dia 3 de Junho na Festa da Criança e do Ambiente 2010 (preparada por uma equipa de profissionais) que teve lugar no pavilhão Mercoalcobaça. Várias grupos de crianças turquelenses das escolas e instituições locais como foi o exemplo do CSPT - Centro Social Paroquial de Turquel foram até lá, de 1 a 7 de Junho, pois afinal o Dia da Criança são todos os dias. Também alguns utentes do Centro de Convívio do CSPT visitaram o certame e lancharam no Bar dos Avós que funcionou no dia 7, sob a responsabilidade do CSPT. Foi bonito ver a animação e a grande quantidade de crianças, satisfeitas com as diversas actividades posta à sua disposição, como por exemplo as pinturas na cara, as corridas de carrinhos, o escorrega nos insufláveis, etc. De verdade que o seu baloiço, as suas birras e brincadeiras, a sua transparência e simplicidade, são o colorido da humanidade!


FESTIVAL FOLCLÓRICO – Depois do animado baile de 2 de Junho (véspera de feriado) com LF Music Alive realizou-se em Louções nos dias 5 e 6 o XVII Festival Nacional de Folclore do Rancho Folclórico Mira-Serra de Louções com vários ranchos folclóricos em actuação no Salão Mira-Serra (sede). Além do grupo da casa representante da Alta Estremadura participaram: Rancho Folclórico de S. Pedro do Vale - Arcos de Valdevez (Alto Minho), Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ermesinde – Maia (Douro Litoral), Grupo Folclórico “Os Saloios” da Póvoa da Galega de Milharado – Mafra (Estremadura Centro) e o Rancho Folclórico da Lapa – Cartaxo (Ribatejo). À noite houve bailes com o organista turquelense Coelho Show e com o duo musical Pedro e Gisela. Houve arraial com quermesse e vários divertimentos, não faltando o restaurante com frango assado, o bom vinho da região e os tradicionais bolos “ferradura”. No final houve o sorteio das rifas. Todos os visitantes foram bem recebidos!



REDONDAS

IC2 FAZ MAIS UMA VÍTIMA MORTAL E...

18.º Aniversário da Associação da Maré

FESTA DA MARÉ – Comemorou-se nos dias 29, 30 e 31 de Maio com entradas livres o 18.º Aniversário da Associação Recreativa e Cultural da Maré (arcmare.blogspot.com) em Redondas (Turquel). Nos festejos actuaram Good Fellows e os bailes foram abrilhantados pelo LF Music, Zé Café e Guida, Klimax Banda (Fokaenergie + LF Music). Houve peditório nos lugares anexos, missa, restaurante com o típico frango assado e a novidade que foi o jogo da vaca: “o cagar da vaca”.

ACIDENTE NO IC2 – Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um ligeiro de mercadorias ao km 90 do Itinerário Complementar 2 junto ao cruzamento de Redondas / Covão do Milho provocou uma vítima mortal na manhã do dia 1 de Junho (o acidente ocorreu às 8h45) e condicionou o trânsito durante 2 horas. O condutor de 55 anos, residente em Algés (Oeiras), teve morte imediata quando o automóvel de marca mercedes em que seguia (sentido Norte-Sul) embateu violentamente na traseira de uma carrinha de caixa aberta que transportava paletes de pedra (de Alqueidão da Serra). As forças de segurança e socorro tomaram conta da situação. O local do sinistro é propício a velocidades elevadas, por tratar-se de uma zona de recta com boa visibilidade, mas é uma zona crítica pois tem acontecido ali muitos acidentes!

In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro

TRANSFERÊNCIAS

Luís Coelho, atleta de 25 anos do plantel sénior do HC Turquel e actual treinador da equipa de Escolares A alvinegra, será jogador (reforço) dos alemães do RSC Cronenberg (que este ano participou na Taça CERS) na próxima época. Depois de uma semana à experiência já assinou contrato que tem a duração de uma época com outra de opção. O jovem turquelense, acumulará ainda funções de coordenador a nível de patinagem e técnica individual de todos os escalões de formação do clube bávaro. O avançado turquelense abandona o HCT e ruma assim em Agosto à “1.Rolhockey Bundesliga” (equivalente à 1.ª divisão portuguesa) sendo mais um emigrante português na Almanha. Após conhecer apenas o HCT como clube, pois desde cedo patinou pelos rinques locais, primeiro na extinta secção de patinagem artística, onde averbou inúmeros títulos regionais e posteriormente, percorrendo todos os escalões de formação do hóquei em patins do HCT até chegar aos seniores, dá um passo importante na sua carreira. Desejamos as maiores felicidades nesta sua nova aventura no estrangeiro!


In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro

TREINADOR

Segundo uma recente notícia publicada no jornal “A Bola”, o HC Turquel sondou Paulo Baptista para saber a disponibilidade do técnico para orientar a equipa na próxima época. Paulo Baptista, radicado há vários anos em Turquel, que este ano abandonou o Candelária dos Açores da 1.ª Divisão, por motivos de saúde mostrou-se agradado com a proposta e promete resposta para breve. O HC Turquel que milita na 2.ª Divisão Sul, onde garantiu este ano a 4.ª posição aposta assim no ex-seleccionador nacional, para tentar levar o clube da “Aldeia do Hóquei” de regresso à 1.ª Divisão na época 2010/2011.


In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro

PASSEIOS


Depois do habitual passeio pedestre da Ascensão “Dia da Espiga” cujo o itinerário foi: Turquel, Moinhos, Perdigueiras, Orjo, Casal de Baixo, Casal da Lagoa, Carvalhal e regresso (observações: percurso de terra batida de cerca de 7 kms, com grau de dificuldade baixo, foi feito um pic-nic para quem levou lanche) a Associação ADEPART têm já abertas inscrições (CASAmuseu – Turquel / telem. 914162033-Louro) para uma visita cultural a Santiago de Compostela (Espanha), com guia local, que irá promover em 31 de Julho e 1 de Agosto. A Porta Santa da Catedral estará aberta durante o ano 2010 que é o “Ano Santo Jacobeo”. O programa inclui ainda visitas a Valença do Minho, participação na festa da “queimada”, Missa do Peregrino e um cruzeiro na Ria de Grove (Esp.) com provas de marisco.


In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro

LIVRO INFANTIL

Terminou em 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, que foi assinalado também com uma pequena surpresa para eles, nas instalações do Centro Social Paroquial de Turquel uma Feira do Livro Infantil onde o livro “D. Nuno, O Santo Cavaleiro” da professora de história do ECB, Vanda Furtado Marques, esteve em destaque. Como nota referimos que uma filha desta escritora e autora, já com 6 livros infantis editados sobre História de Portugal, é utente desta instituição turquelense e outra frequenta a EB1 de Turquel. Esta nossa amiga “grande apaixonada pelo imaginário infantil”, também visita muitas vezes as crianças dos estabelecimentos de ensino locais (como contadora de histórias), que lhe pedem para contar os seus lindos contos e aventuras na terra dos pequenotes e depois: “A magia da história vai começar… vamos todos imaginar que estamos no Reino de Portugal à muitos, muitos anos...”


Profª. Vanda Marques na EB 1 de Turquel... “Era uma vez no tempo dos reis e das rainhas...”


In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro

TARDE DE CONTOS E POESIA

O património cultural tem vindo a ser divulgado nas mais diversas formas. Com apresentação de Lúcia Serralheiro e Pedro Mateus e organização de Áurea da Mata e Pedro Mateus teve lugar no Salão Paroquial de Turquel no dia 30 de Maio um evento denominado “Em Busca da Magia dos Contos e Poesia”. Foi um espectáculo voltado para o mundo dos sonhos, para o irreal, o fantástico, tentando redescobrir nos adultos a capacidade de se voltarem a surpreender, como as crianças, com o espanto e a maravilha do mundo dos contos e histórias populares e infantis. Vários convidados, desde animadores, pessoas ligadas ao meio cultural e à educação, contadores de estórias, poetas populares da nossa terra, rechearam esta tarde de brilho, numa viagem tão longínqua quanto a nossa imaginação. Elementos participantes: Afonso Delgado Luís, Maria Rosa Marques, António de Aboim Sales, Áurea da Mata, Jero, Hortense, António Fraga de Oliveira, Telmo, Alice Pires e Augusto Luís (no som / aparelhagem). O público compareceu e acarinhou esta bela iniciativa através de presença numerosa!




Foi uma bela tarde cultural que provou a existência dos bons valores culturais.

In: OAlcoa  Por: Acácio Ribeiro

DESPORTO JOVEM

Os iniciados do HC Turquel participaram no dia 29 de Maio no IX Torneio de Aniversário (58 anos) do FC Bom-Sucesso em Aradas (Aveiro). Os jovens turquelenses jogaram, nesta competição de hóquei em patins – formação, com o clube da casa e com a Juventude Pacense; Entretanto para todos os interessados estão já abertas inscrições para as 3.ª Férias Desportivas HCT 2010 (são pagas). Para jovens dos 7 aos 14 anos estão previstas 5 semanas a começar em 21 a 25 de Junho e a terminar em 19 a 23 de Julho. Dos 10 aos 18 anos há uma semana de internato de 26 a 30 de Julho. Para mais informações (pais e / ou familiares das crianças aderentes) contactar a secretaria do clube pelos números 262919244 ou 922222192. Nos anos anteriores têm tido enorme adesão e sucesso!

In: O Alcoa Por: Acácio Ribeiro

TURQUEL REPETE CLASSIFICAÇÃO DA EDIÇÃO ANTERIOR




Turquel em 2.º lugar no XXI Festival Vicarial da Canção Cristã 2010


CANÇÃO CRISTÃ – A cave do Centro Cultural G.S. na Benedita, recebeu na noite de 22 de Maio o XXI Festival Vicarial da Canção Cristã da Vigararia XV (Oeste) do Patriarcado de Lisboa e uma enorme assistência de público. A edição deste ano, organizada pelo Grupo de Jovens da Benedita, teve como tema “Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?” (MC 10,17) e a Paróquia de Turquel esteve mais uma vez representada com 2 canções interpretadas por jovens turquelenses. Ao todo concorreram a este concurso: 10 músicas de 5 Paroquias. No final o júri presente decidiu atribuir o 1.º lugar a uma canção da Benedita, o 2.º lugar a uma de Turquel (repetição da edição anterior) e o 3.º lugar a Alcobaça. O vencedor irá participar no Festival Diocesano da Canção. A nossa juventude esteve em foco neste belo e animado serão!

  Numa terra de músicos Turquel esteve bem representado no Festival da Canção Cristã.
 
In: O Alcoa Por: Acácio Ribeiro

terça-feira, 1 de junho de 2010

Visita do Dr. Paulo Portas ao Concelho

A Comissão Política Concelhia do CDS-PP, informa que no próximo dia 4 de Junho de 2010, sexta-feira, o Presidente do Partido, Dr. Paulo Portas, visita o Concelho de Alcobaça.

Começará por uma visita à unidade industrial da Benedita, OLHAMAR, pelas 16:00 horas, seguindo para o Acipreste, visitando a FRUBAÇA, pelas 17:30 horas.
Pelas 19:00 horas, estará no Hotel Santa Maria em Alcobaça, aonde dará, formalmente, posse à recente eleita Comissão Política Concelhia.
A agenda política do CDS-PP será o mais próxima dos temas que preocupam os munícipes e muito concreta nas respostas que oferece. Para tal, manteremos uma proximidade permanente com as populações de todas as Freguesias do Concelho.



Contamos consigo.


Luís David de Sousa Ribeiro

Comissão Política

Secretário