segunda-feira, 31 de maio de 2010

Desporto

TURQUELENSES DESTACAM-SE NO DESPORTO


Turquel é conhecido como a “aldeia do hóquei”

HÓQUEI JUVENIL - Apesar de algumas situações anormais que aconteceram no Torneio organizado pela UD Vilafranquense em Vila Franca de Xira, os Bambis do HCT mostraram todo o seu hóquei com desportivismo e trouxeram o 1.º lugar para casa ultrapassando a Liga de Algés (14-1) e o S Alenquer B (4-1) na final.

BTT – Marco Sousa (KTM/Turquel/Benebike), campeão nacional de maratonas em BTT, triunfou na 6.ª edição da “Rota Róódinhas” da Benedita, na vertente de maratona. O percurso da prova foi disputada maioritariamente pela Serra dos Candeeiros. Na mesma competição o turquelense Daniel Marques, actual campeão nacional de Ori-BTT em várias especialidades, venceu a meia-maratona que contou com a participação de cerca de 300 atletas. Estes resultados confirmam a qualidade dos jovens locais para a prática desportiva!

ORIENTAÇÃO EM BTT – Depois do grave acidente que sofreu Daniel Marques (COC) melhorou e já voltou à competição. O atleta turquelense surpreendeu ao vencer de forma brilhante em homens elite o “IV Ori-BTT Centro - Leiria”, prova do World Ranking Event, superiorizando-se a vários finlandeses que ocuparam os restantes lugares do pódio. Depois disso participou numa prova internacional da Taça do Mundo em Veszprém - Hungria que não correu da melhor maneira nas 3 especialidades: sprint (má classificação), distância média (16.º lugar) e distância longa (desistiu devido a problemas mecânicos). Agora resta continuar a treinar para o Mundial que é o grande objectivo. Mais uma vez a região voltou a estar representada entre os melhores, o que enaltece o valor deste jovem desportista!


HÓQUEI FEMININO – Mais uma vez houve atletas turquelenses convocadas para a selecção portuguesa. Sofia Vicente (experiente nestas andanças) e Rute Lopes (jovem promessa) voltaram a ser chamadas pelo Seleccionador Nacional para o 3.º Centro de Treinos da Selecção Nacional Feminina Sub-20. As jogadoras que alinham na turma feminina do HC Turquel (AP Leiria) integraram os trabalhos da equipa das quinas que decorreram nos dias 10 e 11 de Maio. Rita Lopes também teve direito à 4.ª convocatória pela FPP para estágios no 4.º Centro de Treinos da Selecção Nacional de Seniores Femininos que teve lugar nos dias 17 e 18 de Maio igualmente no Luso. Confirma-se assim a excelente formação do HCT (Pessoa Colectiva de Utilidade Pública), um dos clubes que mais atletas tem emprestado às selecções nacionais jovens de hóquei em patins. Parabéns por continuarem a ser referências não só dentro do clube mas a nível nacional! Boa sorte a todas estas hoquistas de sucesso que tão bem representam a terra!

FUTEBOL


Resultados desportivos da UDT:

1.ª DIVISÃO DISTRITAL – SUL

32.ª Jornada: UD Turquel – UD Caranguejeira 3-0

33.ª Jornada: UD Turquel – SL Marinha 1-2



APONTAMENTO DESPORTIVO - SENIORES

Turquelenses permanecem no 13.º lugar da classificação

A U. Turquel na zona sul da 1.ª Divisão Distrital de futebol está em quebra mas a sua posição na tabela não sofre alterações: é 13.º classificada com 43 pontos. Quando faltam poucas jornadas para terminar o campeonato mais se nota a hegemonia do GRAP/Pousos, que é o candidato principal à subida de Divisão.

HÓQUEI EM PATINS


EM AMBOS O HÓQUEI DE TURQUEL ENTROU A PERDER!

Nos Campeonatos Nacionais de Jovens e Femininos começou a 2.ª Fase 2009/10



Resultados do HCT:

2.ª DIVISÃO – SUL E ILHAS

28.ª Jornada: S Alenquer B – HC Turquel 2-8

29.ª Jornada: HC Turquel – SC Tomar 6-3



C.N. FEMININO – APURAMENTO DE CAMPEÃO

1.ª Jornada: ACD Vila Boa do Bispo – HC Turquel 3-2

2.ª Jornada: HC Turquel – Fundação Nortecoope 1-5

3.ª Jornada: HC Turquel – CH Carvalhos 5-5

4.ª Jornada: HC Mealhada – HC Turquel 5-3



C.N. JUNIORES – SUL PROVA 2

1.ª Jornada: Sporting CP – HC Turquel 6-2

2.ª Jornada: HC Turquel – S Alenquer B 5-3

3.ª Jornada: HC Turquel – SL Benfica 6-5



FEMININOS CARIMBARAM A PASSAGEM À FASE FINAL

Masculinos do HCT seguem em 4.º lugar e assim parece-nos vão ficar até ao final

MASCULINOS – O HC Turquel inserido na II Divisão - Zona Sul, já sem possibilidades de promoção ao escalão principal do hóquei patinado português, continua a impor o seu jogo. A formação turquelense leva 12 partidas consecutivas sem perder (a melhor série desta época) e já têm conquistado o objectivo da temporada: a manutenção. É conhecido o indefectível apoio do seu público ao clube mas ainda não foi desta que este conseguiu ser um clube primo-divisionário. A turma do concelho de Alcobaça está afastado da luta pela subida de divisão e fica-se mesmo pela 4.º posição. O Tomar juntou-se ao Cascais e ambos os conjuntos festejaram a subida ao principal escalão de hóquei em patins em Portugal, regressaram assim à 1.ª Divisão. O HCT procura agora ir o mais longe possível na Taça de Portugal, estando já nos quartos-de-final. Depois de uma noite memorável de glória frente ao OC Barcelos o adversário (no dia 10 de Junho) é o GDS Cascais, que também actua na 2.ª divisão e em todas as ocasiões, esta temporada, a vitória sorriu aos homens da linha. Mas o HCT quer a desforra e tenta repetir a excelente prestação conseguida na competição durante a época 1990/91, quando perdeu na final frente ao Benfica.


FEMININOS – Em relação à época passada mantém-se na disputa pela fase final do Camp. Nacional de Seniores Femininos 2009/10 6 conjuntos sendo que as maiores novidades são mesmo a participação da ACD Vila Boa do Bispo e do HC Turquel, que regressou em grande ao hóquei em patins feminino nacional, com uma jovem e promissora equipa. Esta é aliás a 1.ª presença da equipa alvinegra na fase final do Campeonato Nacional Feminino que promete lutar pela melhor classificação possível. Depois de uma época na fase regular em grande forma, o início da fase decisiva não foi o esperado: entraram a perder. A Fundação Nortecoope é a principal candidata – única assumida – à revalidação do título. O objectivo da equipa maiata é chegar ao penta. Nos quartos de final da Taça de Portugal Feminina, há o desafio HCT - Nafarros. Recorde-se que ambas alinham na zona sul. As partidas relativas a esta ronda, estão destinados para 12 de Junho. Em caso de vitória segue-se depois as meias-finais marcadas para 24 Julho com o vencedor do jogo F. Nortecoope - Vila Boa Bispo. O HCT pode ainda aspirar ir mais além na Taça, prova na qual tem largas tradições. O apoio de todos é fundamental para o êxito do HCT!


ESCALÕES DE FORMAÇÃO – Findou a 1.ª fase e não houve surpresas: os Juniores do HCT foi o único escalão de formação do clube que logrou passar à 2.ª fase do campeonato nacional. A brilhante equipa manteve destacado o 1.º posto na Zona C e assegurou a passagem à fase seguinte integrando já o exclusivo lote da lista das 8 melhores formações nacionais de Juniores 2009/2010. Os turquelenses estão agora a jogar no grupo Sul, 6 partidas que ditarão o apuramento das 2 melhores para a final four contra as 2 apuradas na grupo Norte. Dessa final-four, jogada num fim de semana sairá o campeão nacional deste ano. Para já os candidatos que presentes a Sul para além do HC Turquel são: SL Benfica, Sporting CP e S Alenquer B. Os juvenis (3.º), iniciados (4.º) e infantis (3.º) viram dissipar-se todas as esperanças de qualificação, ficando de fora, terminando assim a sua tarefa esta temporada.


VETERANOS – Na 9.ª e última etapa das “Jornadas 2010”, disputada no pavilhão municipal de Tomar, a equipa de “velhas glórias” do HC Turquel voltou a ter um triunfo agora com a C.U.F. (4.º). No pódio em termos classificativos estão: Parede (1.º), Lobinhos (2.º) e Turquel (3.º).


DANÇA DESPORTIVA

O BALANÇO TÊM SIDO BASTANTE POSITIVO!

Notícias e informação sobre a dança no HC Turquel

BOMBARRAL OPEN – Com organização dos Alunos de Apolo, de Lisboa, disputou-se o 1.º Bombarral Open. Como o próprio nome indica é uma competição aberta, com pares internacionais, que juntou cerca de 170 pares, mas que não atraiu muito os dançarinos de Turquel, concentrados na afinação das coreografias que vão defender nas competições “a doer”. Apenas dois pares turquelenses participaram e se a dupla Bernardo Venceslau & Jéssica Silva confirmou estar perto do seu melhor, conquistando um 1.º lugar em Clássicas e um 2.º em Latinas, o par Wilson Paulo e Ana Sofia confirmou ter ainda muito trabalho pela frente, com um 3.º lugar em Clássicas e não passando na eliminatória de Latinas.

RANKING – No dia 8 de Maio disputou-se a 3.ª Jornada do Ranking, que, face ao envolvimento dos dançarinos turquelenses na preparação do festival “Dança Solidária, contou apenas com 2 pares. Se em Juniores II Bernardo Venceslau e Jéssica Silva confirmaram estar já ao seu melhor nível, vencendo quer em Clássicas quer em Latinas na categoria de Intermédios, Já o par Emanuel Victorino e Ana Ferreira acusaram o stress dos últimos dias, não indo além do 7.º lugar em Clássicas e do 13.º em Latinas na categoria de Adultos Intermédios. O 4.º Ranking tem lugar em Santarém e aí espera-se uma melhor actuação do HCT, em número de presenças e classificações.

CAMPEONATO REGIONAL – Já teve lugar a 2.ª jornada do Campeonato Regional, onde a competição continua acesa. Na classificação colectiva, em danças Clássicas o HCT repetiu o 2.º lugar, com 15 pontos de desvantagem para a Newstar, o que permitiu a esta escola de Santarém reforçar a liderança, agora com 32 pontos de avanço sobre os turquelenses. Com o triunfo aparentemente apenas ao alcance destas 2 equipas, nada está, no entanto, decidido. Em danças Latinas a prova foi dominada por Tremês, que, com uma boa vantagem na sessão ascendeu à liderança da classificação geral. Turquel empatou com a Chancelaria, pelo que as posições relativas se mantiveram, baixando o HCT à 3.ª posição. Tudo está, porém, em aberto, dado que os resultados dos dançarinos de Turquel foram afectados pela ausência de alguns pares com condicionamentos diversos. A 3.ª jornada acontecerá em 19 de Junho, e, até lá, muito irá ser afinado. No plano individual Bernardo Venceslau e Jéssica Silva foram os habituais vencedores de Clássicas e Latinas em Juniores II intermédios, mas o grande destaque vai para o par Hélder Santo e Patrícia Henriques, que depois de muitos meses de treino duríssimo, conseguiram vencer Clássicas em Adultos Open. Em Latinas classificaram-se em 6.º lugar, mas também aí os resultados vão aparecer. Outros destaques: Wilson Paulo e Sofia Duarte, a pulso, vão subindo. Obtiveram o 4.º lugar quer em Clássicas quer em Latinas, na categoria de Adultos Iniciados, estando à beira dos pontos – lembremo-nos que para a classificação colectiva contam os três primeiros. O mesmo se pode dizer dos Juvenis B António Ribeiro e Adriana Lopes que já começam a ser presença habitual no selecto “clube dos 6 finalistas”, e que, com mais trabalho e menos deslumbramento vão confirmar o seu enorme potencial. Mas se estes são os primeiros a entrar nos finalistas, outros vão a caminho, pois quase todos os juvenis A e B progrediram e melhoraram classificações. Assinale-se, também nesta jornada, a estreia da promissora Carla Vicente, permitindo a Adriano Luís uma troca de par que o vai atirar para melhores classificações, e ainda do par Gonçalo Marques / Vitória Costa com um bom 5.º lugar. Outras estreias estão na calha e prometem um HCT cada vez mais competitivo.


FUTSAL

FINAL FOUR DA TAÇA AF LEIRIA 2010

Meias-finais: CCDS Casal Velho (DH) – HC Turquel (1.ª D) 6-1



PROVAS DISTRITAIS DA AF LEIRIA ÉPOCA 2009/2010

Turquelenses não sobem mas garantem permanência

CAMPEONATO – Terminou o C.D. 1.ª Divisão 2009/10. O HCT fechou a última jornada a Sul com uma goleada por 8-2 aplicada na recepção ao Fonte Oleiro. O campeão AR Planalto sobe de divisão e o HC Turquel terminou em 5.º lugar e mantém-se na 1.ª Divisão Distrital.

TAÇA – As atenções viraram-se depois para a Final-Four da Taça Distrito de Leiria, disputada no pavilhão municipal dos Pousos - Leiria, na qual os turquelenses defrontaram nas meias-finais o vizinho Casal Velho (Alfeizerão). O HCT já atingiu as meias-finais da taça em 2003/2004 e o objectivo era fazer melhor ou seja chegar à Final da Taça Distrital de Leiria em Seniores Masculinos de Futsal (é sempre um dia de festa!) no dia 29/05 no mesmo recinto. Mas não conseguiu ser finalista tendo perdido por 6-1. A Final Four 2010, foi organizada conjuntamente pela AF Leiria e U. Leiria, e até teve direito a bola oficial da marca Joma aprovada pela FIFA, que foi utilizada pela 1.ª vez em competições oficiais. Estiveram presentes os seguintes 4 clubes intervenientes: ACR Anços, AR Planalto, HC Turquel e CCDS Casal Velho (a única equipa do concelho que esteve no jogo decisivo da final!).

In: O Alcoa Por: Acácio Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário