segunda-feira, 31 de maio de 2010

Breves

ARTES – O professor universitário António Delgado, natural de Turquel, ficou recentemente em 1.º lugar num concurso de provas públicas para professor-coordenador da área científica de Artes Plásticas da escola de Artes e Design das Caldas da Rainha, uma das melhores escolas de artes do País. O escultor com uma vida profissional muito intensa considera-se um criativo no atelier onde trabalha. Escreve regularmente para publicações científicas. É uma figura algumas vezes polémica, por ser um dos principais críticos em muitos aspectos da gestão autárquica local, apontando frequentemente lacunas de vária ordem e questionando as linhas de acção levadas pelos executivos camarários PSD. O turquelense, que têm um blog na net (Ecos & Comentários), tem muitas reservas sobre a forma como o concelho de Alcobaça está a ser gerido não concordando com muitas das opções tomadas fruto da inépcia dos poderes autárquicos locais, não poupando os políticos em relação às grandes questões que continuam por resolver concluindo como cidadão que “Alcobaça não tem uma estratégia política, cultural e social logo há muito por fazer!”. Integra ainda a Plataforma Activa da Sociedade Civil (PASC) que foi apresentada numa cerimónia em Lisboa e têm como objectivos a mobilização da sociedade civil, seja nacional, regional ou local pretendendo contribuir com soluções de qualidade e encontrando oportunidades e melhores soluções que revigorem o futuro do País. A organização cívica quer ser parceira da “mudança necessária”.


MARATONA SOLIDÁRIA – Com a palavra de ordem “Vamos encher o generosidómetro!” o dia 9 de Maio prometeu e cumpriu ser um dia grande para os praticantes e adeptos de danças desportivas. Com efeito, fruto dos contactos, de Avelino de Sousa Lopes, dançarino da escola de dança do HC Turquel, reuniu vários grupos da nossa região e diversas instituições ligadas à dança no seu Festival “Dança Solidária” cujo resultado foi um belo e animado espectáculo repartido por 4 palcos, entre os quais o pavilhão do HCT. Procurando conciliar as exigências de dimensão com as condições técnicas e operacionais, procurou-se, em cada uma escolher o melhor espaço. A participação alargada de grupos com vários tipos de dança, garantiu condições para a realização de um evento com qualidade para recolha de fundos e donativos (só 1040 euros angariados!) em prol das vitimas do mau tempo e sismos da Madeira, Haiti e Chile. Foi apresentado um bom programa pena que a presença de pessoas tenha ficado aquém para um evento de caracter lúdico e solidário. Positivo!

ARTESANATO – Os artesãos turquelenses Susete Roxo e António Duarte estiveram a expor e a mostrar os seus trabalhos de 20 a 23 de Maio na XX FIABA - Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha e segundo eles “correu-nos bem, tendo esgotado alguns dos nossos artigos em stock”. Em agenda estão já outras paragens a considerar: 10 a 13 de Junho – XXIV Feira do Tejo em Vila Nova da Barquinha; 25 a 27 de Junho – VI Feira de Artesanato do Rancho Folclórico Rosas do Mondego em Torres do Mondego (Coimbra) e Feira de Artesanato de Aveiro; 8 a 11 de Julho - Feira de Artesanato de Ponte de Sor. Bom e relevante artesanato “Made in Turquel” que anda a percorrer o nosso belo país à beira mar plantado!

In: O Alcoa Por: Acácio Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário