segunda-feira, 3 de maio de 2010

Breves

CARVALHAL DE TURQUEL
UMA BELA INICIATIVA NOS DOMINGOS DE MAIO


“Saúde nas Colectividades 2010” na URCT dia 23 de Maio

SAÚDE NAS COLECTIVIDADES – À semelhança de anos anteriores Maio é o mês de “Saúde nas Colectividades” do concelho que vai acontecer durante todos os 5 domingos das 9 às 13 horas, numa organização da NUCCA e CMA. Esta iniciativa conta com a colaboração e apoio do Gabinete Veterinário Municipal, Unidade de Saúde Familiar de Alcobaça, Hospital de Alcobaça e da Nova União das Colectividades do Concelho de Alcobaça com 6 colectividades, que vão estar mais activas, uma das quais é a União Recreativa do Carvalhal de Turquel que irá receber o programa no domingo dia 23 de Maio. Este é um projecto onde todos os participantes o fazem de forma voluntária, suportando a CMA os custos dos materiais utilizados para os habituais rastreios. É de ir! Várias vezes...

CRISTO SACERDOTE – De 24 de Abril a 6 de Maio está a decorrer a visita da imagem de Cristo Sacerdote à Paróquia de Turquel que engloba uma série de actividades em vários locais: celebração de missas, procissões, jantares partilhados e outros momentos especiais... A imagem irá percorrer os seguintes lugares por esta ordem: Turquel, Louções, Silval, Ardido, Maré, Casal Vale Ventos, Casal da Lagoa, Carvalhal, Charneca do Rio Seco e Moita do Poço. No dia 7 de Maio é a entrega da dita imagem peregrina à Paróquia de Famalicão da Nazaré. Todos estão convidados a acompanhar a iniciativa!

ROCK ALTERNATIVO - No dia 9 de Abril a Associação Cultural Reocupar iniciou a sua actividade, com um magnífico concerto com os “Smooth Voltage” (membros: José Mateus na voz e guitarra, Alexandre Coelho na guitarra, David Ribeiro na bateria e Tiago Ferreira em baixo) no Carrasquinha Bar em Casal da Fisga. A banda de Turquel não deixou a sua música por créditos alheios, iniciando o espectáculo com uma electrizante energia rock. “Luxurious Youth” foi a grande música que ficou no ouvido. Ainda houve tempo para um tributo aos míticos Nirvana, com a própria versão da banda de “Love Buzz”, fazendo assim o único cover deste colectivo. A terminar “alpha”, um tema que espelhava a entrega, a capacidade técnica de cada músico, sem dúvida uma grande maneira de acabar este excelente concerto. O espaço esteve bem composto, o público saudou por diversas vezes a banda e esta retribui-lhe com bom som e bom ambiente. No dia 17 de Abril estiveram no “In Live Caffé” na Moita animando a noite em parceria com os seus conterrâneos “Kill Button” (Catarina Paz, João Lameiras, Diogo Mendes, Hélio Ribeiro) e no dia 23 de Abril participaram num concurso de bandas de garagem (organizado por Liane Esequiel) no salão de festas da UR Carvalhal de Turquel com o intuito de promover a música por estas tocada. Duas bandas de Turquel com enorme potencial que ainda irão escrever muitas histórias. É bom ver projectos forte com esta ambição, e com esta frescura no rock alternativo. Esta gente nova tem futuro e valor!

LOUÇÕES

NOTÍCIAS LOCAIS

RF Mira Serra no Festival de Folclore Concelhio 2010

Decorreu no dia 18 de Abril mais um Festival de Folclore Concelhio. Depois do almoço e entrega das lembranças na sede da Associação P.S.C.D. dos Casais da Vestiaria houve a concentração dos grupos na Rua D. Pedro V, seguido de desfile até à Praça 25 de Abril em frente do Mosteiro de Alcobaça para posterior actuação. Participaram: Rancho Folclórico e Etnográfico Flores do Baça dos Casais da Vestiaria (que este ano foi o responsável pela organização em parceria com a CMA), Grupo Regional de Folclore da Benedita, Rancho Folclórico Mira-Serra de Louções, Rancho Folclórico das Rosas do Casal Pinheiro e Fragosas, Rancho Folclórico do Vimeiro, Rancho Folclórico dos Casais de Santa Teresa, Rancho Folclórico dos Moleanos, Rancho Folclórico do Centro Cénico da Cela, Rancho Folclórico do Acipreste, Rancho Folclórico e Etnográfico Papoilas do Campo da Cela Velha.



MOITA DO POÇO

INFORMAÇÃO

Acidente no IC 2 fez 2 feridos

Duas pessoas ficaram feridas, uma delas encarcerada, numa colisão entre duas viaturas, que envolveu também um pesado, no IC2, junto ao cruzamento da Moita do Poço. O acidente, que ocorreu ao inicio da tarde do dia 20 de Abril, deu-se quando um veiculo ligeiro de mercadorias embateu na traseira de um camião que estava parado na faixa de rodagem tendo depois batido num ligeiro de passageiros que seguia em sentido contrario, segundo António Paulo – Comandante Interino dos Bombeiros Voluntários da Benedita. Os feridos foram transportados para o hospital de Leiria. Deslocaram-se ao local 8 homens e 3 viaturas dos Bombeiros da Benedita e uma equipa do INEM.

Outras ocorrências policiais na freguesia de Turquel nos últimos tempos: No dia 01/04 em Turquel foi detido um condutor de 33 anos por falta de habilitação legal; No dia 11/04, em Turquel, foram roubados dois animais de raça ovina; No dia 14/04, em Louções, foi recebida uma queixa por burla pois os burlões fizeram-se passar por empregados da PT Comunicações para subtrair dividendos dos lesados; Na madrugada do dia 16/04 foi assaltado o posto de combustíveis de Turquel causando elevados prejuízos materiais;



PORTO DE MÓS VAI TER UNIVERSIDADE SÉNIOR

Dr.ª Olga Silvestre é Presidente do Rotary Club de Porto de Mós

A Dr.ª Olga Silvestre, residente em Moita do Poço (Turquel) e presidente dos rotários de Porto de Mós celebrou no dia 24 de Abril um protocolo com vista à criação de uma Universidade Sénior em Porto de Mós, que irá funcionar nas instalações do Fórum Cultural. A advogada, em declarações à Rádio Cister, prevê que “a Universidade Sénior comece a funcionar no final do ano ou no inicio de 2011”.

In: O Alcoa Por: Acácio Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário