Foi “imposto” á Assembleia Municipal de Alcobaça a votação e aprovação do Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste PROT, ora com este Plano, quem quer construir casa em terreno agrícola com menos de 4 hectares nas doze autarquias do Oeste só o pode fazer durante o corrente ano, ficamos a saber que nada poderíamos fazer pois se a assembleia não votasse favoravelmente este plano se bloqueava a construção nestes terrenos na sua totalidade. Sabendo que a média das propriedades rurais se situa entre os 0,6 e os 0,7 hectares, assim é completamente vedada a construção fora dos perímetros urbanos no nosso concelho, digo que foi imposta pois não resta alternativa a todos quantos a votaram pois o resultado quer votassem a favor ou contra seria sempre mau para o concelho que com esta lei desajustada á realidade do conselho ficará certamente a perder, será seria inevitável? Provavelmente era mas neste caso o Executivo Camarário poderia minimizar o efeito com reajustamento do PDM, lembro que o PDM foi aprovado a 11 de Outubro de 1996 e desde ai nunca foi rectificado, se já na altura em que foi aprovado era desajustado, nada se fez durante este tempo para mudar a situação. Louvo os presidentes de junta que ao verem as suas Aldeias “liquidadas” com este plano, votaram contra na esperança de adiar o problema mais uma semana e tentar que a Câmara ajustasse esta situação para um plano mais favorável, para evitar a crescente desertificação das mesmas e consequente perca de população, mais uma vez alguns políticos prestaram um mau serviço a estas populações.
Luis David de Sousa Ribeiro
Blogue de opinião politica local (e não só) dedicado à Freguesia de Turquel.
domingo, 28 de fevereiro de 2010
Publicação na integra da conferencia de imprensa dada pelo Dr. Jorge Esteves de Carvalho em relação á situação do CDS/PP Alcobaça .
Conferência de Imprensa de 27 de Fevereiro 2009
Convoquei esta conferência de imprensa para falar aos militantes do CDS-PP do Concelho e a todos os apoiantes da minha candidatura à Presidência da Câmara Municipal de Alcobaça, nas últimas eleições autárquicas e que me identificam com responsabilidades na actividade política autárquica.
Soube-se e foi confirmado pelo Delegado Concelhio do CDS-PP da existência de reuniões com vista a viabilizar uma coligação entre o PSD e o CDS-PP de forma a possibilitar a governação PSD na Junta de Freguesia de Alcobaça.
Do que falaram nada se sabe mas, tendo em conta a forma pela qual se tem pautado a intervenção politica do CDS-PP no Concelho, o tabu está desfeito.
Luís Querido é o Tesoureiro da Junta de Freguesia e já demonstrou que não entrará em nenhum combate, em oposição ao PSD, na defesa dos mais nobres interesses dos Munícipes do Concelho e do Programa Eleitoral com que o partido de apresentou a sufrágio.
Não poderia ter mais razão o economista Milton Friedman quando dizia que “Não há almoços grátis”. O que se pensa que é gratuito, alguém vai ter sempre que pagar. Neste caso a moeda de troca foi o silêncio.
Sr. Delegado nomeado Luís Querido, não basta mandar publicar artigos na imprensa agradecendo a votação no CDS-PP.
Os eleitores, militantes e simpatizantes, que votaram no CDS-PP querem que lhe agradeçamos com trabalho, que estejamos atentos à governação de mais quatro anos de maioria PSD, que denunciemos a falta de uma visão estratégica macro para o Concelho, a falta de rigor nas decisões, o clientelismo, os “jobs for the boys”.
Sobre a actuação da maioria do PSD desde a sua tomada de posse, o CDS-PP nenhuma posição tomou.
Apenas temos sido presenteados com artigos nos jornais assinados pelo Seu Delegado Concelhio, esclarecendo que o CDS-PP em Alcobaça é só ele e que por isso decide o que faz, como faz e quem quer ou não no Partido.
Sobre o orçamento para 2010 silêncio total.
Será que não viu que se trata de um orçamento empolado e que não contempla qualquer estratégia de desenvolvimento para o concelho?
Na actual conjuntura e ao agravamento do contexto macro-económico e nas finanças públicas, que teve reflexos muito significativos nas receitas municipais e sem perspectivas de recuperação significativa a curto prazo, não considera que estamos perante um orçamento irrealista, empolado, apresentando um valor que quase duplica a execução estimada para o ano de 2009, merecendo por isso um voto contra do CDS-PP?
O aumento da despesa corrente, nomeadamente, para pagar ordenados, deslocações, viaturas, comunicações, do Secretário do Sr. Presidente da Câmara, que valor acrescentado traz para o nosso Concelho?
Porque não canalizar este custo para baixar alguns dos impostos municipais, tornando o nosso Concelho mais atractivo, a exemplo de outros ou permitir mais despesa pública em investimento?
Ao votar favoravelmente o Plano de Actividades para o ano de 2010 da Junta de Freguesia de que é membro, não sentiu que estava a defraudar todos quantos votaram no CDS-PP?
Trata-se de um documento sem qualquer rigor, uma mera carta de intenções que pouco ou nada concretiza.
Votou na continuidade da gestão da Presidente Manuela Pombo, contra quem se bateu durante a Campanha Eleitoral, gestão essa espelhada no último paragrafo do referido documento, “São estes os objectivos e muitos mais que esta Junta, por ser ambiciosa, pretende realizar”, ou seja, o que “vier à rede é peixe”.
Os investimentos a realizar representam apenas 18% do total das despesas, enquanto que as despesas com pessoal pesam cerca de metade das despesas correntes.
É neste quadro que vê melhorar a qualidade e condições de vida, de todos os habitantes da cidade e do Concelho de Alcobaça?
Não considera tardia a tomada de posição formal do partido, quanto ao retirar a confiança política à eleita do CDS-PP, Ana Catarina, por não ter seguido as orientações de voto do partido?
E porquê de forma tímida e meia disfarçada no meio de um artigo em que se justifica perante a opinião pública?
Nunca reuniu com os membros da Assembleia de Freguesia de Turquel, nem mesmo para preparar a reunião de 3 de Dezembro, analisando os documentos financeiros previsionais para o ano de 2010 e a forma como os mesmos deveriam ser votados e respectivas declarações de voto a serem feitas.
Por esse motivo e a pedido do eleito do CDS-PP, Luis David, ajudei a preparar a Assembleia o que possibilitou ao CDS-PP demonstrar que não havia concordância entre os documentos postos à votação.
Que apoio é que tem dado ao nosso representante na Assembleia Municipal?
Quantas vezes já reuniu com o Dr. Leonel Fernandes, para estabelecer estratégias de acordo com o Partido, consoante as matérias a tratar?
Uma vez mais tal não aconteceu para preparar a a Assembleia Municipal de ontem, ao lado de quem estive, debatemos ideias do que seria melhor para o nosso Concelho e a forma de votar os assuntos em discussão.
Temos assistido a constantes contradições nas suas intervenções.
No seu artigo de opinião publicado no Jornal Tinta Fresca de 7 de Fevereiro diz “Alerto para que na Assembleia Municipal, não haja medo de se votar contra, quando assim alguém o entender”. O partido que diz representar votou a favor do Orçamento para 2010.
A candidatura do Partido às Eleições Autárquicas de 2009 visava a eleição de um vereador para a Câmara Municipal e a eleição do maior número de elementos nos restantes órgãos, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia, bem como, e independentemente dos resultados eleitorais, a reorganização da Concelhia e o acompanhamento interventivo de toda a governação do Concelho.
Foram estes os pressupostos que acordei com os Presidente e Vice-Presidente da Comissão Política Concelhia na madrugada do dia 25 de Julho de 2009 e que me levaram a aceitar o convite de ambos para ser o candidato à presidência da Câmara Municipal de Alcobaça.
No final do dia 3 de Outubro, o CDS-PP tinha atingido o seu objectivo principal, aumentar a sua força autárquica no Concelho de Alcobaça.
Conseguimo-lo em votos e percentagem, traduzidos em mandatos para a Assembleia Municipal e para as Assembleias de Freguesia a que concorremos.
O CDS quase duplicou a votação de 2005 e cresceu cerca de 38% relativamente ao melhor resultado dos últimos 16 anos.
Apesar de todas as dificuldades que tivemos de superar, conseguimos fazer chegar às populações do Concelho a nossa mensagem, as nossas preocupações pela crise económica e social em que o Concelho se encontra, demonstrámos a situação financeira da Câmara resultado de uma péssima gestão dos dinheiros públicos durante os últimos doze anos e apresentámos um programa que não se esgotava no dia 11 de Outubro. Seria mantido em aberto de forma a permitir a sua actualização, à medida do seu cumprimento e da evolução do Concelho.
Defendi na noite das eleições que o partido, em Alcobaça, tinha de repensar o caminho a seguir, o que fazer para o futuro. Teria de promover esta discussão, no interior da Concelhia, com seriedade, rigor e respeito por todos os militantes, preparando assim a eleição da próxima Comissão Política Concelhia.
Não sendo um político de carreira, prezo demasiado as questões democráticas para que delas me afaste, para que a elas me furte.
Não cheguei ao Partido há menos de um ano. Há mais de 30 anos que dou a cara pelo CDS, começando pelas lutas estudantis e depois na estrutura concelhia de Gouveia.
Envergonhou-me a leitura do seu artigo “ Coligação! Sim, ou Não?, publicado no periódico Região da Nazaré de 23 de Dezembro de 2009, que decerto deixou preocupados todos aqueles que acreditaram no projecto do CDS-PP. O seu conteúdo está longe dos princípios do Partido sob cujo nome assina o texto publicado.
O CDS-PP é um Partido que defende a democracia pluralista, que garanta as liberdades individuais e a participação de todos na vida política, recusando toda a espécie de totalitarismo e o desrespeito pela diversidade de opiniões, mesmo que minoritárias.
Expressões como “…único responsável do CDS-PP…”, “…ouvir simplesmente e exclusivamente…”, “…exigir…”, “…não quero no Partido…”, recordam-me o fenómeno do Caudilhismo e são reveladoras de uma enorme imaturidade democrática.
O Sr. Delegado nomeado Luís Querido não viu qualquer importância em reunir com os militantes do seu Partido, dando cumprimento aos Estatutos do Partido, que na sua Secção IV, artigo 20º, ponto 4, referem que o Plenário Concelhio reunirá, obrigatoriamente, após a realização de qualquer acto eleitoral a que o Partido tenha concorrido no Concelho, até 45 dias após o seu apuramento.
Estamos a falar do órgão deliberativo da estrutura municipal a quem compete, nomeadamente analisar resultados eleitorais e deliberar sobre a actividade do representante do Partido no Município.
Desde o dia 25 de Novembro que solicitei, via telefone, uma reunião ao Sr. Luís Querido, que na altura me disse não ter muita disponibilidade, tendo deixado nas suas mãos a marcação da dita reunião, o que até hoje ainda não aconteceu.
O essencial da democracia, desde os Gregos (que lhe deram o nome), é a partilha de argumentos, o “dia-logos”.
O essencial da vida democrática é, com efeito, a praça pública, a “ágora”, a palavra livre.
Assim, descontente com o caminho que o Partido Popular, CDS-PP, tem vindo a seguir no Concelho de Alcobaça, decidi em consciência e pelo respeito que me merecem todos quantos votaram no CDS-PP nas últimas Eleições Autárquicas, ser candidato nas próximas eleições à Presidência da Comissão Política Concelhia de Alcobaça.
Se em Julho de 2009 a Concelhia tinha à sua frente a Dra. Maria Barreiro que, à sua maneira, lutava pelo Partido em que acreditava, hoje tem o Sr. Luís Querido, Vice-Presidente de então, que tudo faz para parecer que usa o Partido como trampolim de um qualquer protagonismo público.
Como denominador comum encontramos a falta de liderança, de organização e principalmente de estratégia. A Dra. Maria Barreiro nada tinha preparado para as eleições a dois meses das mesmas. O Sr. Luís Querido encerra em si próprio o Partido e reduz o CDS-PP à Junta de Freguesia de Alcobaça.
Desde já me disponibilizo para debater, interna e publicamente, com todos os candidatos, os principais temas de política, incluindo a organização da própria Concelhia do Partido, que interessam ao concelho de Alcobaça, da única forma verdadeiramente digna: olhos nos olhos, forçados a reagir a argumentos (talvez) inesperados, de uma forma dialéctica, empenhada e construtiva.
Convoquei esta conferência de imprensa para falar aos militantes do CDS-PP do Concelho e a todos os apoiantes da minha candidatura à Presidência da Câmara Municipal de Alcobaça, nas últimas eleições autárquicas e que me identificam com responsabilidades na actividade política autárquica.
Soube-se e foi confirmado pelo Delegado Concelhio do CDS-PP da existência de reuniões com vista a viabilizar uma coligação entre o PSD e o CDS-PP de forma a possibilitar a governação PSD na Junta de Freguesia de Alcobaça.
Do que falaram nada se sabe mas, tendo em conta a forma pela qual se tem pautado a intervenção politica do CDS-PP no Concelho, o tabu está desfeito.
Luís Querido é o Tesoureiro da Junta de Freguesia e já demonstrou que não entrará em nenhum combate, em oposição ao PSD, na defesa dos mais nobres interesses dos Munícipes do Concelho e do Programa Eleitoral com que o partido de apresentou a sufrágio.
Não poderia ter mais razão o economista Milton Friedman quando dizia que “Não há almoços grátis”. O que se pensa que é gratuito, alguém vai ter sempre que pagar. Neste caso a moeda de troca foi o silêncio.
Sr. Delegado nomeado Luís Querido, não basta mandar publicar artigos na imprensa agradecendo a votação no CDS-PP.
Os eleitores, militantes e simpatizantes, que votaram no CDS-PP querem que lhe agradeçamos com trabalho, que estejamos atentos à governação de mais quatro anos de maioria PSD, que denunciemos a falta de uma visão estratégica macro para o Concelho, a falta de rigor nas decisões, o clientelismo, os “jobs for the boys”.
Sobre a actuação da maioria do PSD desde a sua tomada de posse, o CDS-PP nenhuma posição tomou.
Apenas temos sido presenteados com artigos nos jornais assinados pelo Seu Delegado Concelhio, esclarecendo que o CDS-PP em Alcobaça é só ele e que por isso decide o que faz, como faz e quem quer ou não no Partido.
Sobre o orçamento para 2010 silêncio total.
Será que não viu que se trata de um orçamento empolado e que não contempla qualquer estratégia de desenvolvimento para o concelho?
Na actual conjuntura e ao agravamento do contexto macro-económico e nas finanças públicas, que teve reflexos muito significativos nas receitas municipais e sem perspectivas de recuperação significativa a curto prazo, não considera que estamos perante um orçamento irrealista, empolado, apresentando um valor que quase duplica a execução estimada para o ano de 2009, merecendo por isso um voto contra do CDS-PP?
O aumento da despesa corrente, nomeadamente, para pagar ordenados, deslocações, viaturas, comunicações, do Secretário do Sr. Presidente da Câmara, que valor acrescentado traz para o nosso Concelho?
Porque não canalizar este custo para baixar alguns dos impostos municipais, tornando o nosso Concelho mais atractivo, a exemplo de outros ou permitir mais despesa pública em investimento?
Ao votar favoravelmente o Plano de Actividades para o ano de 2010 da Junta de Freguesia de que é membro, não sentiu que estava a defraudar todos quantos votaram no CDS-PP?
Trata-se de um documento sem qualquer rigor, uma mera carta de intenções que pouco ou nada concretiza.
Votou na continuidade da gestão da Presidente Manuela Pombo, contra quem se bateu durante a Campanha Eleitoral, gestão essa espelhada no último paragrafo do referido documento, “São estes os objectivos e muitos mais que esta Junta, por ser ambiciosa, pretende realizar”, ou seja, o que “vier à rede é peixe”.
Os investimentos a realizar representam apenas 18% do total das despesas, enquanto que as despesas com pessoal pesam cerca de metade das despesas correntes.
É neste quadro que vê melhorar a qualidade e condições de vida, de todos os habitantes da cidade e do Concelho de Alcobaça?
Não considera tardia a tomada de posição formal do partido, quanto ao retirar a confiança política à eleita do CDS-PP, Ana Catarina, por não ter seguido as orientações de voto do partido?
E porquê de forma tímida e meia disfarçada no meio de um artigo em que se justifica perante a opinião pública?
Nunca reuniu com os membros da Assembleia de Freguesia de Turquel, nem mesmo para preparar a reunião de 3 de Dezembro, analisando os documentos financeiros previsionais para o ano de 2010 e a forma como os mesmos deveriam ser votados e respectivas declarações de voto a serem feitas.
Por esse motivo e a pedido do eleito do CDS-PP, Luis David, ajudei a preparar a Assembleia o que possibilitou ao CDS-PP demonstrar que não havia concordância entre os documentos postos à votação.
Que apoio é que tem dado ao nosso representante na Assembleia Municipal?
Quantas vezes já reuniu com o Dr. Leonel Fernandes, para estabelecer estratégias de acordo com o Partido, consoante as matérias a tratar?
Uma vez mais tal não aconteceu para preparar a a Assembleia Municipal de ontem, ao lado de quem estive, debatemos ideias do que seria melhor para o nosso Concelho e a forma de votar os assuntos em discussão.
Temos assistido a constantes contradições nas suas intervenções.
No seu artigo de opinião publicado no Jornal Tinta Fresca de 7 de Fevereiro diz “Alerto para que na Assembleia Municipal, não haja medo de se votar contra, quando assim alguém o entender”. O partido que diz representar votou a favor do Orçamento para 2010.
A candidatura do Partido às Eleições Autárquicas de 2009 visava a eleição de um vereador para a Câmara Municipal e a eleição do maior número de elementos nos restantes órgãos, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia, bem como, e independentemente dos resultados eleitorais, a reorganização da Concelhia e o acompanhamento interventivo de toda a governação do Concelho.
Foram estes os pressupostos que acordei com os Presidente e Vice-Presidente da Comissão Política Concelhia na madrugada do dia 25 de Julho de 2009 e que me levaram a aceitar o convite de ambos para ser o candidato à presidência da Câmara Municipal de Alcobaça.
No final do dia 3 de Outubro, o CDS-PP tinha atingido o seu objectivo principal, aumentar a sua força autárquica no Concelho de Alcobaça.
Conseguimo-lo em votos e percentagem, traduzidos em mandatos para a Assembleia Municipal e para as Assembleias de Freguesia a que concorremos.
O CDS quase duplicou a votação de 2005 e cresceu cerca de 38% relativamente ao melhor resultado dos últimos 16 anos.
Apesar de todas as dificuldades que tivemos de superar, conseguimos fazer chegar às populações do Concelho a nossa mensagem, as nossas preocupações pela crise económica e social em que o Concelho se encontra, demonstrámos a situação financeira da Câmara resultado de uma péssima gestão dos dinheiros públicos durante os últimos doze anos e apresentámos um programa que não se esgotava no dia 11 de Outubro. Seria mantido em aberto de forma a permitir a sua actualização, à medida do seu cumprimento e da evolução do Concelho.
Defendi na noite das eleições que o partido, em Alcobaça, tinha de repensar o caminho a seguir, o que fazer para o futuro. Teria de promover esta discussão, no interior da Concelhia, com seriedade, rigor e respeito por todos os militantes, preparando assim a eleição da próxima Comissão Política Concelhia.
Não sendo um político de carreira, prezo demasiado as questões democráticas para que delas me afaste, para que a elas me furte.
Não cheguei ao Partido há menos de um ano. Há mais de 30 anos que dou a cara pelo CDS, começando pelas lutas estudantis e depois na estrutura concelhia de Gouveia.
Envergonhou-me a leitura do seu artigo “ Coligação! Sim, ou Não?, publicado no periódico Região da Nazaré de 23 de Dezembro de 2009, que decerto deixou preocupados todos aqueles que acreditaram no projecto do CDS-PP. O seu conteúdo está longe dos princípios do Partido sob cujo nome assina o texto publicado.
O CDS-PP é um Partido que defende a democracia pluralista, que garanta as liberdades individuais e a participação de todos na vida política, recusando toda a espécie de totalitarismo e o desrespeito pela diversidade de opiniões, mesmo que minoritárias.
Expressões como “…único responsável do CDS-PP…”, “…ouvir simplesmente e exclusivamente…”, “…exigir…”, “…não quero no Partido…”, recordam-me o fenómeno do Caudilhismo e são reveladoras de uma enorme imaturidade democrática.
O Sr. Delegado nomeado Luís Querido não viu qualquer importância em reunir com os militantes do seu Partido, dando cumprimento aos Estatutos do Partido, que na sua Secção IV, artigo 20º, ponto 4, referem que o Plenário Concelhio reunirá, obrigatoriamente, após a realização de qualquer acto eleitoral a que o Partido tenha concorrido no Concelho, até 45 dias após o seu apuramento.
Estamos a falar do órgão deliberativo da estrutura municipal a quem compete, nomeadamente analisar resultados eleitorais e deliberar sobre a actividade do representante do Partido no Município.
Desde o dia 25 de Novembro que solicitei, via telefone, uma reunião ao Sr. Luís Querido, que na altura me disse não ter muita disponibilidade, tendo deixado nas suas mãos a marcação da dita reunião, o que até hoje ainda não aconteceu.
O essencial da democracia, desde os Gregos (que lhe deram o nome), é a partilha de argumentos, o “dia-logos”.
O essencial da vida democrática é, com efeito, a praça pública, a “ágora”, a palavra livre.
Assim, descontente com o caminho que o Partido Popular, CDS-PP, tem vindo a seguir no Concelho de Alcobaça, decidi em consciência e pelo respeito que me merecem todos quantos votaram no CDS-PP nas últimas Eleições Autárquicas, ser candidato nas próximas eleições à Presidência da Comissão Política Concelhia de Alcobaça.
Se em Julho de 2009 a Concelhia tinha à sua frente a Dra. Maria Barreiro que, à sua maneira, lutava pelo Partido em que acreditava, hoje tem o Sr. Luís Querido, Vice-Presidente de então, que tudo faz para parecer que usa o Partido como trampolim de um qualquer protagonismo público.
Como denominador comum encontramos a falta de liderança, de organização e principalmente de estratégia. A Dra. Maria Barreiro nada tinha preparado para as eleições a dois meses das mesmas. O Sr. Luís Querido encerra em si próprio o Partido e reduz o CDS-PP à Junta de Freguesia de Alcobaça.
Desde já me disponibilizo para debater, interna e publicamente, com todos os candidatos, os principais temas de política, incluindo a organização da própria Concelhia do Partido, que interessam ao concelho de Alcobaça, da única forma verdadeiramente digna: olhos nos olhos, forçados a reagir a argumentos (talvez) inesperados, de uma forma dialéctica, empenhada e construtiva.
Jorge Esteves de Carvalho
Militante CDS-PP Alcobaça
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
VENHA CONHECER UMA LENDA PORTUGUESA!
A Terra Mágica das Lendas iniciou o programa “Sábados Lendários”
Cada sessão de histórias, organizada pela Associação Terra Mágica das Lendas, na sua sede localizada na Rua da Misericórdia n.º 3 1.º frente (junto ao atelier da Maria Augusta) na Benedita, irá abordar uma lenda da nossa região. Na “inauguração” realizada no dia 6 de Fevereiro a Lenda da Fonte da Senhora, pela Profª. Vanda, abriu o programa “Sábados Lendários” e aguçou o apetite dos mais curiosos. A Profª. Lúcia falou da importância das lendas e das histórias na vida das pessoas e a Áurea contou a história da “Zebra Camila” e leu uma poesia, como irá fazer sempre. O espaço é acolhedor. “Correu bem pois tivemos entre adultos e crianças 20 pessoas. Para começar e sem grande divulgação, foi muito bom. Estamos a pensar em levar lá mais contadores” disse-nos a Áurea. Estas sessões (entrada 1 euro) que vão continuar (a próxima é no 1.º sábado de Março, dia 6: vá até lá!) destinam-se a todos: miúdos e graúdos que queiram conhecer melhor as lendas e tradições das nossas terras. Estarão como principais contadores de histórias: a turquelense Áurea da Mata (Auxiliar Educativa no Centro Social Paroquial de Turquel), a Profª. Lúcia Serralheiro (Directora do Agrupamento de Escolas da Benedita) e a Profª. Vanda Furtado Marques (escritora e autora de vários livros infantis, residente em Pedra Redonda). É de valorizar!
In: O Alcoa Por: Acácio Ribeiro
Cada sessão de histórias, organizada pela Associação Terra Mágica das Lendas, na sua sede localizada na Rua da Misericórdia n.º 3 1.º frente (junto ao atelier da Maria Augusta) na Benedita, irá abordar uma lenda da nossa região. Na “inauguração” realizada no dia 6 de Fevereiro a Lenda da Fonte da Senhora, pela Profª. Vanda, abriu o programa “Sábados Lendários” e aguçou o apetite dos mais curiosos. A Profª. Lúcia falou da importância das lendas e das histórias na vida das pessoas e a Áurea contou a história da “Zebra Camila” e leu uma poesia, como irá fazer sempre. O espaço é acolhedor. “Correu bem pois tivemos entre adultos e crianças 20 pessoas. Para começar e sem grande divulgação, foi muito bom. Estamos a pensar em levar lá mais contadores” disse-nos a Áurea. Estas sessões (entrada 1 euro) que vão continuar (a próxima é no 1.º sábado de Março, dia 6: vá até lá!) destinam-se a todos: miúdos e graúdos que queiram conhecer melhor as lendas e tradições das nossas terras. Estarão como principais contadores de histórias: a turquelense Áurea da Mata (Auxiliar Educativa no Centro Social Paroquial de Turquel), a Profª. Lúcia Serralheiro (Directora do Agrupamento de Escolas da Benedita) e a Profª. Vanda Furtado Marques (escritora e autora de vários livros infantis, residente em Pedra Redonda). É de valorizar!
In: O Alcoa Por: Acácio Ribeiro
Breves...
CARVALHAL DE TURQUEL
ASSALTO AO CEMITÉRIO E A UMA PECUÁRIA
Dois furtos de vulto na freguesia deixaram a Junta de Freguesia alarmada
O cemitério da vila de Turquel foi vandalizado por desconhecidos na noite do dia 10/02. Segundo relatos que chegaram ao presidente da Junta, José Tereso, “terão sido três os indivíduos que efectuaram o roubo e para entrarem no local arrombaram o cadeado e a corrente do portão do cemitério”. Os ladrões “amontoaram várias peças, feitas de materiais como latão e bronze, junto a uma porta, no cemitério”, disse o autarca à Rádio Cister. Desconhece-se, ainda, ao certo o que é que foi furtado. A Junta de Freguesia espera que “as famílias proprietárias das campas ajudem a GNR a descobrir o que foi levado”. Além do assalto ao cemitério, ainda na mesma noite, também um produtor de animais, na Charneca do Carvalhal de Turquel, ficou sem 40 suínos. Os larápios terão deixado para trás chapas de zinco, supostamente usadas para carregar os animais para os veículos utilizados no furto. Cada animal, segundo José Tereso, vale 60 euros, pelo que o prejuízo do roubo ascende 2400 euros.
MOVIMENTO CRIMINAL NA FREGUESIA
No dia 25/01 foi roubada uma carteira num estabelecimento comercial na vila de Turquel; No dia 26/01 foi apresentada queixa por furto de gasóleo na localidade de Louções e uma mulher de 33 anos foi detida em Turquel por conduzir um automóvel ligeiro de passageiros sem habilitação legal para o efeito; No dia 28/01 ocorreu um furto no interior de uma viatura em Turquel; No dia 6/02, foi participado o crime de furto de fio de cobre em Turquel; Têm que se fazer alguma coisa!
In: O Alcoa Por: Acácio Ribeiro
ASSALTO AO CEMITÉRIO E A UMA PECUÁRIA
Dois furtos de vulto na freguesia deixaram a Junta de Freguesia alarmada
O cemitério da vila de Turquel foi vandalizado por desconhecidos na noite do dia 10/02. Segundo relatos que chegaram ao presidente da Junta, José Tereso, “terão sido três os indivíduos que efectuaram o roubo e para entrarem no local arrombaram o cadeado e a corrente do portão do cemitério”. Os ladrões “amontoaram várias peças, feitas de materiais como latão e bronze, junto a uma porta, no cemitério”, disse o autarca à Rádio Cister. Desconhece-se, ainda, ao certo o que é que foi furtado. A Junta de Freguesia espera que “as famílias proprietárias das campas ajudem a GNR a descobrir o que foi levado”. Além do assalto ao cemitério, ainda na mesma noite, também um produtor de animais, na Charneca do Carvalhal de Turquel, ficou sem 40 suínos. Os larápios terão deixado para trás chapas de zinco, supostamente usadas para carregar os animais para os veículos utilizados no furto. Cada animal, segundo José Tereso, vale 60 euros, pelo que o prejuízo do roubo ascende 2400 euros.
MOVIMENTO CRIMINAL NA FREGUESIA
No dia 25/01 foi roubada uma carteira num estabelecimento comercial na vila de Turquel; No dia 26/01 foi apresentada queixa por furto de gasóleo na localidade de Louções e uma mulher de 33 anos foi detida em Turquel por conduzir um automóvel ligeiro de passageiros sem habilitação legal para o efeito; No dia 28/01 ocorreu um furto no interior de uma viatura em Turquel; No dia 6/02, foi participado o crime de furto de fio de cobre em Turquel; Têm que se fazer alguma coisa!
In: O Alcoa Por: Acácio Ribeiro
É PRECISO “NOVA DINÂMICA”!
Breves da Vida Autárquica
ESTRADAS - A empresa pública Estradas de Portugal virá em breve a Alcobaça analisar os problemas rodoviários do concelho. Paulo Inácio irá voltar a colocar em cima da mesa o problema da EN 8/6, a estrada nacional de características rurais que continua a ligar Alcobaça e Benedita, informando que vai defender o seu alargamento. O edil irá insistir também que seja criada uma ligação rápida entre Benedita / Turquel e a A8. Uma nova estrada nacional entre Turquel e a rotunda da A8 em Alfeizerão é também uma boa luta do vereador da CDU. Rogério Raimundo há muito que defende essa nova via.
DELIBERAÇÕES – Na reunião de câmara de 8/02 foi aprovado o pedido de apoio do Hóquei Clube de Turquel – 600 litros de tinta branca; Aprovado o pedido de isenção de pagamento de taxas ao HC Turquel para os dias 14 e 16 Fev. e o pedido de licença especial de ruído para a União Recreativa do Carvalhal de Turquel no dia 14 de Fev.. Na reunião de câmara extraordinária de 17/02 foi aprovado o pedido de apoio da Junta de Freguesia de Turquel e concedido os seguintes materiais: 45 sacos de cimento, 1 “carrada” de brita 2, 1 “carrada” de areia “rija”, 1000 tijolos, 1 “carrada” de areia branca para os covatos do cemitério.
TRANSFERÊNCIAS – A Junta de Freguesia de Turquel vai receber, relativamente ao ano de 2010, 72.865 euros, provenientes das transferências para as freguesias do Orçamento de Estado. Turquel é, no concelho de Alcobaça, a 4.ª que mais recebe em termos de valor de transferências.
PESSOAS – O presidente da autarquia, Paulo Inácio, numa entrevista (31/01/2009) de inicio de mandato à frente da Câmara na Rádio Cister, afirmou-se “José Diogo está no Gabinete de Apoio à Presidência para as pequenas obras...Faz relatório ao Presidente...”
ESTRADAS - A empresa pública Estradas de Portugal virá em breve a Alcobaça analisar os problemas rodoviários do concelho. Paulo Inácio irá voltar a colocar em cima da mesa o problema da EN 8/6, a estrada nacional de características rurais que continua a ligar Alcobaça e Benedita, informando que vai defender o seu alargamento. O edil irá insistir também que seja criada uma ligação rápida entre Benedita / Turquel e a A8. Uma nova estrada nacional entre Turquel e a rotunda da A8 em Alfeizerão é também uma boa luta do vereador da CDU. Rogério Raimundo há muito que defende essa nova via.
DELIBERAÇÕES – Na reunião de câmara de 8/02 foi aprovado o pedido de apoio do Hóquei Clube de Turquel – 600 litros de tinta branca; Aprovado o pedido de isenção de pagamento de taxas ao HC Turquel para os dias 14 e 16 Fev. e o pedido de licença especial de ruído para a União Recreativa do Carvalhal de Turquel no dia 14 de Fev.. Na reunião de câmara extraordinária de 17/02 foi aprovado o pedido de apoio da Junta de Freguesia de Turquel e concedido os seguintes materiais: 45 sacos de cimento, 1 “carrada” de brita 2, 1 “carrada” de areia “rija”, 1000 tijolos, 1 “carrada” de areia branca para os covatos do cemitério.
TRANSFERÊNCIAS – A Junta de Freguesia de Turquel vai receber, relativamente ao ano de 2010, 72.865 euros, provenientes das transferências para as freguesias do Orçamento de Estado. Turquel é, no concelho de Alcobaça, a 4.ª que mais recebe em termos de valor de transferências.
PESSOAS – O presidente da autarquia, Paulo Inácio, numa entrevista (31/01/2009) de inicio de mandato à frente da Câmara na Rádio Cister, afirmou-se “José Diogo está no Gabinete de Apoio à Presidência para as pequenas obras...Faz relatório ao Presidente...”
In: O Alcoa Por: Acácio Ribeiro
WEB TV EM PORTUGAL: HCT TV É UM EXEMPLO
Jogos de hóquei em directo na Internet são um sucesso
Os jogos de hóquei em patins podem não dar na televisão mas há uma nova moda que parece estar a pegar: transmissões via Internet. O Parede FC (são emitidos via Parede FC TV) e o HC Turquel (via HCT TV), da II Divisão, já o fazem à algum tempo (são os pioneiros) mas agora mais clubes estão a seguir o exemplo como é o caso do CD Paço de Arcos (podem ser assistidas via TV CPDA), do escalão principal. Estão a abrir um caminho que pode ser um filão a explorar por outros clubes. A receita parece simples. Não é preciso grandes investimentos em material. Qualquer câmara doméstica dá para filmar, sendo apenas necessário um computador que envie as imagens para o site americano livestream, que depois difunde o jogo, para o site do clube. Uma oportunidade que pode conhecer uma fase de auto-sustentabilidade assim que houver publicidade. Os regulamentos da federação são omissos nesta questão. Achamos importante o facto de estarem a trabalhar para a divulgação do hóquei, que tem sido muito esquecida nos últimos tempos. A receptividade não podia ser melhor pois são às dezenas os utilizadores que acompanham os encontros pela Internet. O sucesso é tanto que por vezes transmitem os jogos nas deslocações fora de portas quando os clubes visitados dão a devida autorização. Note-se que a audiência de netespectadores já ultrapassou fronteiras: são de vários cantos do Mundo! Óptima ideia que ajudará a disseminar e fazer mais popular este belo desporto!
Os jogos de hóquei em patins podem não dar na televisão mas há uma nova moda que parece estar a pegar: transmissões via Internet. O Parede FC (são emitidos via Parede FC TV) e o HC Turquel (via HCT TV), da II Divisão, já o fazem à algum tempo (são os pioneiros) mas agora mais clubes estão a seguir o exemplo como é o caso do CD Paço de Arcos (podem ser assistidas via TV CPDA), do escalão principal. Estão a abrir um caminho que pode ser um filão a explorar por outros clubes. A receita parece simples. Não é preciso grandes investimentos em material. Qualquer câmara doméstica dá para filmar, sendo apenas necessário um computador que envie as imagens para o site americano livestream, que depois difunde o jogo, para o site do clube. Uma oportunidade que pode conhecer uma fase de auto-sustentabilidade assim que houver publicidade. Os regulamentos da federação são omissos nesta questão. Achamos importante o facto de estarem a trabalhar para a divulgação do hóquei, que tem sido muito esquecida nos últimos tempos. A receptividade não podia ser melhor pois são às dezenas os utilizadores que acompanham os encontros pela Internet. O sucesso é tanto que por vezes transmitem os jogos nas deslocações fora de portas quando os clubes visitados dão a devida autorização. Note-se que a audiência de netespectadores já ultrapassou fronteiras: são de vários cantos do Mundo! Óptima ideia que ajudará a disseminar e fazer mais popular este belo desporto!
In: O Alcoa Por: Acácio Ribeiro
CASA DA MÚSICA ESTÁ COM OBRAS DE BENEFICIAÇÃO
Sociedade Filarmónica Turquelense está em instalações provisórias
A sede da SFT - Sociedade Filarmónica Turquelense, conhecida como Casa da Música, está em obras de beneficiação, que eram aguardadas há vários anos, dado que os serviços prestados há muito que ultrapassam a capacidade do imóvel cultural. Neste momento a formação musical, os ensaios e o seu espólio estão provisoriamente num outro espaço localizado na Rua José Diogo Ribeiro. As antigas instalações da Associação estão a receber várias intervenções, nomeadamente obras de pintura, substituição de azulejos e construção de casas de banho. As autarquias estão a contribuir com algum material e em breve teremos o edifício renovado. A SFT foi fundada em 01/12/1913 pelas mãos de José Diogo Ribeiro, Joaquim Paulo e Cláudio Ribeiro, todos eles já falecidos há já muito tempo. É uma colectividade com 96 anos de história que ainda hoje continua a animar a região com os seus momentos musicais como foi o caso do Enterro do Entrudo em Alcobaça onde acompanhou o cortejo fúnebre.
A sede da SFT - Sociedade Filarmónica Turquelense, conhecida como Casa da Música, está em obras de beneficiação, que eram aguardadas há vários anos, dado que os serviços prestados há muito que ultrapassam a capacidade do imóvel cultural. Neste momento a formação musical, os ensaios e o seu espólio estão provisoriamente num outro espaço localizado na Rua José Diogo Ribeiro. As antigas instalações da Associação estão a receber várias intervenções, nomeadamente obras de pintura, substituição de azulejos e construção de casas de banho. As autarquias estão a contribuir com algum material e em breve teremos o edifício renovado. A SFT foi fundada em 01/12/1913 pelas mãos de José Diogo Ribeiro, Joaquim Paulo e Cláudio Ribeiro, todos eles já falecidos há já muito tempo. É uma colectividade com 96 anos de história que ainda hoje continua a animar a região com os seus momentos musicais como foi o caso do Enterro do Entrudo em Alcobaça onde acompanhou o cortejo fúnebre.
O edifício a que os turquelenses se habituaram a tratar como “Casa da Música” foi construído em meados da década de 50 do Séc. XX.
In: O Alcoa Por: Acácio Ribeiro
Carnaval em Turquel
Depois do desfile dos mais novos na sexta-feira e à semelhança dos últimos anos, o Hóquei Clube de Turquel (organização) dinamizou mais uma vez o histórico e já famoso corso trapalhão e bailes no HCT (com a Charanga Vicentina + Coelho Show / a entrada por pessoa custou 3 euros para angariação de fundos) nos dias 14 e 16 de Fevereiro. Manteve-se assim uma tradição que perdura há 2 décadas com a habitual sátira social à política local e nacional e muitos mascarados. Na noite do dia 13 houve também baile de Carnaval abrilhantado com LF Music na União Recreativa do Carvalhal de Turquel. A romaria do Carnaval que é um dos mais antigos do concelho continua a ser uma das festividades mais populares e de maior sucesso da freguesia!
In: O Alcoa Por: Acácio Ribeiro
In: O Alcoa Por: Acácio Ribeiro
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Em 2006 como agora....Calcários da Serra de Aire e Candeeiros dos mais procurados no mundo!
Calcários da Serra de Aire e Candeeiros dos mais procurados no mundo
A contrastar com o cenário de crise económica que tem vindo a ser traçado na última década, o sector das pedras ornamentais parece sorrir da crise. Os calcários da Serra de Aire e Candeeiros são dos mais procurados em todo o mundo, com 80 por cento da produção a sair para fora de fronteiras. A criação de uma marca que promova e certifique a pedra portuguesa está já a ser trabalhada
Quando tanto se fala de crise, os números relativos ao mercado das pedras ornamentais extraídas do maciço da Serra de Aire e Candeeiros apontam para uma outra realidade, dentro até do próprio sector.
Actualmente, o sector está "em forte crescimento", contrariando a tendência do sector no País e da economia de uma forma geral, afirma Miguel Goulão, secretário-geral da Assimagra - Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins.
"Estamos sempre a ouvir os nossos governantes dizerem que é importante que o País ganhe uma maior competitividade, que tem de exportar mais", quando existe uma zona "onde 80 por cento do que produz é para exportar".
Para Miguel Goulão, estes indicadores fazem com que o sector mereça ser "olhado de forma diferente".
Neste momento, a "procura por parte da China é muito grande". "É um mercado enorme", sendo a procura à dimensão desse mesmo mercado. De tal forma que, a esta altura, "não temos capacidade de produção para dar resposta às necessidades de um mercado como a China, quer ao nível da extracção, quer ao nível da transformação".
"Os calcários [da serra] são dos mais procurados em todo o mundo. E isso é uma vantagem competitiva do nosso produto que não podemos deixar de aproveitar".
Para Miguel Goulão, este é um produto com "uma cultura e identidade muito próprias", razão pela qual o sector tem de ser melhor organizado "ao nível das entidades que o licenciam, que o gerem, como o Ministério do Ambiente, através do PNSAC, o Ministério da Economia e as câmaras". Paralelamente, defende o nosso interlocutor, "é preciso que os empresários ganhem novas responsabilidades". "Eles têm-nas e estão preocupados. Mas é importante ter em atenção os desígnios económicos respeitando o ambiente".
Outro factor determinante é a organização da oferta, por forma a evitar crises como a que está a assolar a região do Alentejo. A chave, diz Miguel Goulão, é não depender de determinados mercados e apostar na promoção.
Ao deixar de promover os produtos, "deixam de estar na moda". "Se não nos preocuparmos em promovê-la [a oferta] desta forma global, deixa de estar na moda, deixa de ser usada".
Criação de marca nacional já em marcha
Uma das estratégias da Assimagra passa pela criação de uma marca, que possa "promover a pedra portuguesa no seu todo", o que deverá acontecer até ao final do ano.
Esta marca, acrescenta Miguel Goulão, terá no entanto de "assegurar o cumprimento de alguns critérios de qualidade". Deverá "não só promover mas certificar o produto como um produto nacional".
Estes critérios são desejáveis "porque a pedra nacional tem propriedades intrínsecas". Através desta marca, "quem compra sabe o que está a comprar" e em que condições.
"O que propomos é criar esta marca para que seja credível junto dos mercados mais exigentes como os EUA".
A par desta marca nacional, será também editado um manual de aplicação da pedra.
Com esta ferramenta, o arquitecto ou o engenheiro saberão "onde aplicar a pedra e de que forma". "É importante clarificar quem usa a pedra. Porque o seu uso correcto é a melhor forma de a promovermos".
De acrescentar que, segundo os números da associação, existem dentro da área do parque um total de 456 unidades extractivas (de pedra em bloco, a ornamental, de calçada, e para produção de cimento ou brita).
Fonte: Diário de Leiria 2006
Naquela altura como agora o aproveitamento das matérias-primas é fundamental na economia desta região, ganha mais sentido quando todos os dias vimos a taxa de desemprego a aumentar e a nossa balança comercial com os outros países a inclinar desfavoravelmente para Portugal, cabe ao nosso poder local e ao governo da Republica a defesa e a promoção deste bem que engorda os cofres das autarquias e do estado em vários milhares de euros, ao promover este sector está-se a contribuir para o seu crescimento e para a consequente criação de empregos e aumento das exportações. A extracção e a transformação em produtos de valor acrescentado enriquecem não só a região como o País e é fundamental na retoma económica que tanto desejamos.
A criação de marcas de qualidade acrescentada é fundamental na promoção dos produtos que queremos ver divulgados no exterior. É da responsabilidade do poder local e do governo que recebe destas empresas impostos, criar condições para que a nível de impacto ambiental haja um plano para que se continue com esta actividade economicamente fundamental para a região reduzindo ao mínimo os danos ao ambiente, aqueles a quem o povo deu o "voto" tem como obrigação promover aquilo que de melhor tem a suas terras, porque ao fazer isso estão valoriza-las.
Temos de ser mais activos nos cargos que ocupamos sob pena de se não o fizermos, cairemos ainda mais nas considerações daqueles que em nós votam, o ser inconformado tem de fazer parte do ADN dos novos políticos bem como em todos empresários.
Num tempo de grande concorrência as inovações são fundamentais a ligação entre os sectores tradicionais de negócio e a sua inovação e promoção é fundamental para darmos um paço em frente rumo ao desenvolvimento não só das regiões como do País, agora mais do que nunca há que estar atento e inovar para que os nossos produtos continuem a ter e a ganhar mercado.
Luis David de Sousa Ribeiro
A contrastar com o cenário de crise económica que tem vindo a ser traçado na última década, o sector das pedras ornamentais parece sorrir da crise. Os calcários da Serra de Aire e Candeeiros são dos mais procurados em todo o mundo, com 80 por cento da produção a sair para fora de fronteiras. A criação de uma marca que promova e certifique a pedra portuguesa está já a ser trabalhada
Quando tanto se fala de crise, os números relativos ao mercado das pedras ornamentais extraídas do maciço da Serra de Aire e Candeeiros apontam para uma outra realidade, dentro até do próprio sector.
Actualmente, o sector está "em forte crescimento", contrariando a tendência do sector no País e da economia de uma forma geral, afirma Miguel Goulão, secretário-geral da Assimagra - Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins.
"Estamos sempre a ouvir os nossos governantes dizerem que é importante que o País ganhe uma maior competitividade, que tem de exportar mais", quando existe uma zona "onde 80 por cento do que produz é para exportar".
Para Miguel Goulão, estes indicadores fazem com que o sector mereça ser "olhado de forma diferente".
Neste momento, a "procura por parte da China é muito grande". "É um mercado enorme", sendo a procura à dimensão desse mesmo mercado. De tal forma que, a esta altura, "não temos capacidade de produção para dar resposta às necessidades de um mercado como a China, quer ao nível da extracção, quer ao nível da transformação".
"Os calcários [da serra] são dos mais procurados em todo o mundo. E isso é uma vantagem competitiva do nosso produto que não podemos deixar de aproveitar".
Para Miguel Goulão, este é um produto com "uma cultura e identidade muito próprias", razão pela qual o sector tem de ser melhor organizado "ao nível das entidades que o licenciam, que o gerem, como o Ministério do Ambiente, através do PNSAC, o Ministério da Economia e as câmaras". Paralelamente, defende o nosso interlocutor, "é preciso que os empresários ganhem novas responsabilidades". "Eles têm-nas e estão preocupados. Mas é importante ter em atenção os desígnios económicos respeitando o ambiente".
Outro factor determinante é a organização da oferta, por forma a evitar crises como a que está a assolar a região do Alentejo. A chave, diz Miguel Goulão, é não depender de determinados mercados e apostar na promoção.
Ao deixar de promover os produtos, "deixam de estar na moda". "Se não nos preocuparmos em promovê-la [a oferta] desta forma global, deixa de estar na moda, deixa de ser usada".
Criação de marca nacional já em marcha
Uma das estratégias da Assimagra passa pela criação de uma marca, que possa "promover a pedra portuguesa no seu todo", o que deverá acontecer até ao final do ano.
Esta marca, acrescenta Miguel Goulão, terá no entanto de "assegurar o cumprimento de alguns critérios de qualidade". Deverá "não só promover mas certificar o produto como um produto nacional".
Estes critérios são desejáveis "porque a pedra nacional tem propriedades intrínsecas". Através desta marca, "quem compra sabe o que está a comprar" e em que condições.
"O que propomos é criar esta marca para que seja credível junto dos mercados mais exigentes como os EUA".
A par desta marca nacional, será também editado um manual de aplicação da pedra.
Com esta ferramenta, o arquitecto ou o engenheiro saberão "onde aplicar a pedra e de que forma". "É importante clarificar quem usa a pedra. Porque o seu uso correcto é a melhor forma de a promovermos".
De acrescentar que, segundo os números da associação, existem dentro da área do parque um total de 456 unidades extractivas (de pedra em bloco, a ornamental, de calçada, e para produção de cimento ou brita).
Fonte: Diário de Leiria 2006
Naquela altura como agora o aproveitamento das matérias-primas é fundamental na economia desta região, ganha mais sentido quando todos os dias vimos a taxa de desemprego a aumentar e a nossa balança comercial com os outros países a inclinar desfavoravelmente para Portugal, cabe ao nosso poder local e ao governo da Republica a defesa e a promoção deste bem que engorda os cofres das autarquias e do estado em vários milhares de euros, ao promover este sector está-se a contribuir para o seu crescimento e para a consequente criação de empregos e aumento das exportações. A extracção e a transformação em produtos de valor acrescentado enriquecem não só a região como o País e é fundamental na retoma económica que tanto desejamos.
A criação de marcas de qualidade acrescentada é fundamental na promoção dos produtos que queremos ver divulgados no exterior. É da responsabilidade do poder local e do governo que recebe destas empresas impostos, criar condições para que a nível de impacto ambiental haja um plano para que se continue com esta actividade economicamente fundamental para a região reduzindo ao mínimo os danos ao ambiente, aqueles a quem o povo deu o "voto" tem como obrigação promover aquilo que de melhor tem a suas terras, porque ao fazer isso estão valoriza-las.
Temos de ser mais activos nos cargos que ocupamos sob pena de se não o fizermos, cairemos ainda mais nas considerações daqueles que em nós votam, o ser inconformado tem de fazer parte do ADN dos novos políticos bem como em todos empresários.
Num tempo de grande concorrência as inovações são fundamentais a ligação entre os sectores tradicionais de negócio e a sua inovação e promoção é fundamental para darmos um paço em frente rumo ao desenvolvimento não só das regiões como do País, agora mais do que nunca há que estar atento e inovar para que os nossos produtos continuem a ter e a ganhar mercado.
Luis David de Sousa Ribeiro
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Sabia que em Malaca há pelo menos uma família que usa o apelido Turquel?
Portugueses em Malaca na Malásia com Saudade - Saudadi
Sabia que em Malaca há pelo menos uma família que usa o apelido Turquel?
Residem no Bairro Português de Malaca na Malásia. “Aprofundar e renovar os laços culturais e linguísticos que unem a comunidade luso descendente de Malaca à cultura portuguesa é ainda o objectivo de muitos deles” in Portuguese Settlement, Malaca. Segundo a autora do blogue http://cacaquiqui.blogspot.com/ (um dia alguém disse que cacaquiqui em português de Malaca significa sorrir): “Levei a família Turquel e Policarpo ao Geographer na Jonker Walk para ir provar a água de coco. Hum...gostos não se discutem...mas temos de provar tudo. Que estamos num país tropical... lá isso estamos... Embarquei nesta viagem, no Projecto Povos Cruzados - Futuros Possíveis ... sem saber bem o que me esperava. Cheguei a Malaca onde os portugueses atracaram os barcos há 500 anos. Aqui resistiram (de geração em geração), e aqui continuam bravos e orgulhosos das nossas tradições. Atravessei o oceano em direcção ao Oriente... depois de conhecer estes portugueses tudo mudou. Já dizia Fernando Pessoa "primeiro estranha-se, depois entranha-se". Só mesmo nós, portugueses, para termos uma comunidade portuguesa em Malaca, que vivem intensamente as nossas tradições. E o mais curioso e interessante é que estão no meio da religião muçulmana. Dá que pensar...não podemos deixar que Portugal perca esta relíquia. Um dia espero ver-vos no Bairro Português de Malacca!”
In: O Alcoa Por: Acácio Ribeiro
Sabia que em Malaca há pelo menos uma família que usa o apelido Turquel?
Residem no Bairro Português de Malaca na Malásia. “Aprofundar e renovar os laços culturais e linguísticos que unem a comunidade luso descendente de Malaca à cultura portuguesa é ainda o objectivo de muitos deles” in Portuguese Settlement, Malaca. Segundo a autora do blogue http://cacaquiqui.blogspot.com/ (um dia alguém disse que cacaquiqui em português de Malaca significa sorrir): “Levei a família Turquel e Policarpo ao Geographer na Jonker Walk para ir provar a água de coco. Hum...gostos não se discutem...mas temos de provar tudo. Que estamos num país tropical... lá isso estamos... Embarquei nesta viagem, no Projecto Povos Cruzados - Futuros Possíveis ... sem saber bem o que me esperava. Cheguei a Malaca onde os portugueses atracaram os barcos há 500 anos. Aqui resistiram (de geração em geração), e aqui continuam bravos e orgulhosos das nossas tradições. Atravessei o oceano em direcção ao Oriente... depois de conhecer estes portugueses tudo mudou. Já dizia Fernando Pessoa "primeiro estranha-se, depois entranha-se". Só mesmo nós, portugueses, para termos uma comunidade portuguesa em Malaca, que vivem intensamente as nossas tradições. E o mais curioso e interessante é que estão no meio da religião muçulmana. Dá que pensar...não podemos deixar que Portugal perca esta relíquia. Um dia espero ver-vos no Bairro Português de Malacca!”
In: O Alcoa Por: Acácio Ribeiro
Desporto
HÓQUEI EM PATINS
Turquel ameaçava apanhar os primeiros mas vacilou e atrasou-se.
HCT voltou a estar em evidência e continua a lutar pelos lugares cimeiros.
Resultados do HCT em Seniores:
NACIONAL 2.ª DIVISÃO – ZONA SUL
16.ª Jornada: HC Turquel – GDS Cascais 3-4
17.ª Jornada: GD Sesimbra – HC Turquel 6-1
NACIONAL FEMININO – ZONA SUL
8.ª Jornada: HC Turquel – UDC Nafarros 4-6
9.ª Jornada: AC Tojal – HC Turquel 2-5
HCT prossegue seguro no 6.º lugar a 13 pontos dos lugares de subida
HC Turquel deixou escapar oportunidade de se aproximar da liderança
MASCULINOS - Na 2.ª Divisão – Sul e Ilhas a formação de João Simões, mais organizada, exigente e inteligente, passou por um período de bons resultados acumulando 8 vitórias consecutivas e convincentes (é algo de extraordinário e inédito no HCT!) seguindo no 5.º lugar, na passagem para a 2.ª volta. Depois frente ao líder Dramático de Cascais (dia do cachecol com uma casa repleta de público) foi mais uma grande noite de hóquei (emocionante) mas as coisas complicaram-se e o HCT não foi nada feliz saindo derrotado (desta feita a “equipa da linha” continua a ser 1.º). A colectividade do concelho de Alcobaça que chegou a estar com uma vantagem de 2 golos deixou boa impressão pois está a dar uma luta mais eficaz e transparece ter mais garra, desenvolvendo um hóquei vistoso e agressivo. Depois de um início muito fraco, em que as perspectivas não estavam a correr como o esperado, parece que o objectivo principal, ganhou novo impulso, com os lugares de acesso à subida a estarem agora mais próximos. Esta época sobem à 1.ª Divisão 4 equipas, as 2 primeiras de cada zona, não havendo por isso como no ano passado o apuramento de uma 3.ª equipa. A tabela classificativa é comandada pelo Cascais, com 44 pontos; em 2.º lugar está o Tomar com 43; o Sesimbra ocupa o 3.º posto com 43; o H. Turquel desceu para 6.º classificado com 30... de um total de 16 equipas. Mas ainda há muito campeonato pela frente. Os turquelenses continuam a ser acompanhados pelos seus adeptos afinal “Patins é espectáculo”!
FEMININOS - Na Zona Sul da 1.ª Divisão Feminina - 1.ª fase, o equilíbrio é nota dominante mas há alterações na frente da tabela. O HC Turquel, está agora separado por 4 pontos na classificação para o líder UDC Nafarros que assumiu agora a liderança de forma isolada após vencer em Turquel. Apesar disso as pupilas de Luís Rosa vão de vento em popa. Alguns dos jogos são transmitidos em directo via Internet na HCT Tv. Depois da Final-Four da Taça de Portugal e do Campeonato da Europa de Sub-19 Feminino (Mealhada), a televisão do clube turquelense volta a emitir os jogos de hóquei feminino mais importantes do clube. Para assistir, basta aceder à HCTtv no site oficial do clube. A atleta Sofia Vicente “Sofy” com 13 golos está em 6.º lugar na lista das melhores marcadoras 2009/10. O HCT que está de volta à modalidade no escalão de femininos, tem cumprido a façanha e mostra que querer lutar pelos primeiros lugares. É grande a expectativa! Não se esqueça de apoiar até porque as entradas são grátis!
VETERANOS – Com o novo ano, estão de volta as Jornadas de Veteranos 2010, um evento para ex-hoquistas, com mais de 35 anos de idade. Os jogos realizam-se quinzenalmente, em torneios concentrados a realizar em cada um dos pavilhões das equipas participantes (as entradas são livres). A 1.ª jornada disputou-se no rinque da Amadora. O HCT, que foi 2.º classificado em 2009, mediu forças precisamente com o campeão Parede e não foi muito feliz na estreia pois perdeu por 6-5. A 2.ª etapa do campeonato português do escalão de veteranos denominado “Jornadas 2010” disputou-se no dia 31/01 no pavilhão da Liga de Algés. O HCT jogou com o Alenquer. Os 10 clubes em competição no Torneio de Veteranos 2010 são (os mesmos do ano passado): HC Sintra, GD Cuf, HC Turquel, Parede FC, LMR Algés, SC Tomar, AA Amadora, S Alenquer B, CD Paço de Arcos e GDR “Os Lobinhos”. Esta prova está a ser realizada pelo 3.º ano consecutivo e tem tido um enorme sucesso. Vá assistir!
Sorteios da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal de seniores masculinos e femininos
HCT vai à Amadora enquanto as meninas ficaram isentas e já estão na 3.ª eliminatória
Já foram sorteados na sede da FPP os jogos da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal que está dividida entre zona norte e sul, sendo que os clubes da 1.ª divisão ainda não entraram no sorteio mas os do 2.ª escalão sim e pela 1.ª vez. As bolas de saída do escrutínio ditaram a seguinte partida: AA Amadora (II) – HC Turquel (II) que está agendada para o dia 20 de Fevereiro. Para já, a única equipa que tem passagem assegurada à próxima fase é o CA Campo de Ourique, que ficou isento desta ronda. Para além deste, também se realizou o sorteio da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal Feminina. Os encontros relativos à competição, estão destinados para 13 de Março. Por terem ficado isentos, HC Carvalhos e Fundação Nortecoope, na zona norte, e HC Turquel e GD Sesimbra, na zona sul, passam automaticamente para a fase seguinte da prova. Esperança e sorte para o hóquei turquelense!
Em grande: Apurado para os Campeonatos Nacionais de Jovens 2009/10
Alegria: H. Turquel faz o pleno em Infantis, Iniciados, Juvenis e Juniores
Terminou a fase regional (organizada pelas Associações de Patinagem de Coimbra, Leiria e Ribatejo que se uniram) e todas as equipas jovens do HCT nos 4 escalões principais deram um passo importante ao garantirem a justa qualificação para o nacional e ao participarem nas fases finais do regional (após ficaram em 1.º lugar na classificação de série) comprovando a sua superioridade. Esta conquista alcançada é motivo de orgulho para toda a família hoquista do tão especial HCT. Tiveram um comportamento meritório e provaram serem muito bons! O começo dos vários campeonatos nacionais de jovens época 2009/2010 está previsto para o início de Fevereiro. A todos desejamos a continuação de bom trabalho e que os objectivos a que se propuseram se concretizem com... golos e vitórias!
INFANTIS – Os jogos mais importantes para determinar a classificação final do 1.º Campeonato Regional de Infantis decorreram no dia 23/01 no pavilhão Jacôme Ratton em Tomar. As equipas do HC Turquel e AA Coimbra da Série B e ACR Santa Cita e HC Santarém da Série A disputaram o título. Todas (4) carimbaram o passaporte para o Campeonato Nacional desta temporada. O HCT acabou por ficar no 4.º lugar após perder com Santarém por 4-2 e Santa Cita por 5-3. O HC Santarém é campeão regional do Ribatejo, Leiria e Coimbra, vencendo na final a Académica por 5-1. Aos mais novos que foram incansáveis os nossos parabéns pelo sucesso já alcançado e pela dedicação e esforço demonstrado!
INICIADOS – A Final a 4 “A” do Campeonato Regional de Iniciados para apurar o campeão regional da categoria teve lugar no dia 24/01 no pavilhão municipal de Mira, e contou com as equipas melhores classificadas da 1.ª fase e que foram: o SC Tomar, CRC “Os Águias” da Memória (ambos da Série A), HC Turquel e ACR Santa Cita (todos da Série B). Vão todos (4) ao Nacional de Iniciados! O HCT após vencer “Os Águias” por 5-3 defrontou o Tomar na final saindo derrotado por apertados 4-3 num jogo electrizante onde o resultado final foi sempre uma incógnita até ao apito final do jogo. O SC Tomar obteve assim o título de campeão enquanto o HCT é vice-campeão. Nestas finais bem disputadas de parte a parte ficou assim decidido, conhecido e definido os 4 primeiros lugares da prova!
JUVENIS – Depois de ter um lugar assegurado (5) no Campeonato Nacional de Juvenis com outras 4 formações (onde se inclui também a J Ouriense que venceu a Final Four “B”), os rapazes do HCT participaram na Final Four “A” do Campeonato Regional de Juvenis, para entrega do título regional. A Final "A" - (1.º ao 4.º lugar do pódio) disputou-se no pavilhão municipal de Santarém no dia 16/01 e aí defrontaram-se os 2 primeiros classificados das séries A e B: o HC Turquel, SC Tomar, AA Coimbra e FC Oliveira Hospital. Os resultados do HCT foram os seguintes: HCT vs AAC 3 – 5; Jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugar: Tomar vs HCT 3 – 8. Na final o Oliveira do Hospital foi mais forte e venceu a AAC por 9-2 sagrando-se campeão regional. O HCT quedou-se pelo 3.º lugar. Está a ser uma época em cheio!
JUNIORES – O Campeonato Regional de Juniores já terminou. O SC Tomar conquistou a 2.ª posição na tabela classificativa, participando dessa forma no Nacional de Juniores, conjuntamente com o HC Turquel que liderou a prova desde a 1.ª jornada esmagando os adversários por margens esclarecedoras. O HCT é por isso campeão regional tendo aqui o clube amealhado o 1.º grande triunfo da época desportiva. Recorde-se que o 3.º e 4.º classificados respectivamente a Biblioteca IR e a J Ouriense também já têm presença marcada na próxima fase. Agora que terminou a fase regular com uma boa prestação por parte do HCT, vai começar os encontros do Campeonato de Encerramento de Época para as equipas não apuradas para os nacionais. Para o HCT há que continuar a trabalhar, para alcançar um lugar de destaque!
FUTSAL
Resultados da HCT:
1.ª DIVISÃO DISTRITAL – ZONA SUL
10.ª Jornada: HC Turquel – ARC Catarinense 4-5
11.ª Jornada: CCR D. Fuas / Fonte Oleiro – HC Turquel 3-4
Resiste mas está aquém das expectativas
HCT iniciou o ano 2010 com desaire mas dá boa réplica
No futsal masculino da AF Leiria o H. Turquel que têm feito uma época regular deixou de ser líder do campeonato passando para o 4.º lugar, fruto do muito equilíbrio que se verifica entre os concorrentes que estão posicionados nos primeiros lugares. Numa altura que a prova já vai a meio o candidato deixou-se adormecer e por isso têm somado algumas escorregadelas nas últimas partidas. O HCT vê dias bem diferentes dos que viveu no início de época, em que estava em melhor momento de forma. No que diz respeito à equipa turquelense esperava-se mais de um candidato assumido à subida de divisão!
FUTEBOL
Resultados da UDT:
1.ª DIVISÃO DISTRITAL – ZONA SUL
18.ª Jornada: UD Turquel – ID Vieirense 0-0
19.ª Jornada: GDR Boavista – UD Turquel 4-0
UDT segue na 13.ª posição da tabela classificativa
Os homens de Turquel tem alternado o bom com o menos bom
Em relação à 1.ª Distrital – Zona Sul tudo se mantém na mesma. A U. Turquel até disputa os seus jogos com muita luta e intensidade mas continua a alternar bons e maus resultados, situando-se num modesto e medíocre 13.º lugar. A jovem equipa de Vitinha perdeu apenas 2 jogos nos últimos 6 realizados mas ganhar também é difícil!
In: O Alcoa Por: Acácio Ribeiro
Turquel ameaçava apanhar os primeiros mas vacilou e atrasou-se.
HCT voltou a estar em evidência e continua a lutar pelos lugares cimeiros.
Resultados do HCT em Seniores:
NACIONAL 2.ª DIVISÃO – ZONA SUL
16.ª Jornada: HC Turquel – GDS Cascais 3-4
17.ª Jornada: GD Sesimbra – HC Turquel 6-1
NACIONAL FEMININO – ZONA SUL
8.ª Jornada: HC Turquel – UDC Nafarros 4-6
9.ª Jornada: AC Tojal – HC Turquel 2-5
HCT prossegue seguro no 6.º lugar a 13 pontos dos lugares de subida
HC Turquel deixou escapar oportunidade de se aproximar da liderança
MASCULINOS - Na 2.ª Divisão – Sul e Ilhas a formação de João Simões, mais organizada, exigente e inteligente, passou por um período de bons resultados acumulando 8 vitórias consecutivas e convincentes (é algo de extraordinário e inédito no HCT!) seguindo no 5.º lugar, na passagem para a 2.ª volta. Depois frente ao líder Dramático de Cascais (dia do cachecol com uma casa repleta de público) foi mais uma grande noite de hóquei (emocionante) mas as coisas complicaram-se e o HCT não foi nada feliz saindo derrotado (desta feita a “equipa da linha” continua a ser 1.º). A colectividade do concelho de Alcobaça que chegou a estar com uma vantagem de 2 golos deixou boa impressão pois está a dar uma luta mais eficaz e transparece ter mais garra, desenvolvendo um hóquei vistoso e agressivo. Depois de um início muito fraco, em que as perspectivas não estavam a correr como o esperado, parece que o objectivo principal, ganhou novo impulso, com os lugares de acesso à subida a estarem agora mais próximos. Esta época sobem à 1.ª Divisão 4 equipas, as 2 primeiras de cada zona, não havendo por isso como no ano passado o apuramento de uma 3.ª equipa. A tabela classificativa é comandada pelo Cascais, com 44 pontos; em 2.º lugar está o Tomar com 43; o Sesimbra ocupa o 3.º posto com 43; o H. Turquel desceu para 6.º classificado com 30... de um total de 16 equipas. Mas ainda há muito campeonato pela frente. Os turquelenses continuam a ser acompanhados pelos seus adeptos afinal “Patins é espectáculo”!
FEMININOS - Na Zona Sul da 1.ª Divisão Feminina - 1.ª fase, o equilíbrio é nota dominante mas há alterações na frente da tabela. O HC Turquel, está agora separado por 4 pontos na classificação para o líder UDC Nafarros que assumiu agora a liderança de forma isolada após vencer em Turquel. Apesar disso as pupilas de Luís Rosa vão de vento em popa. Alguns dos jogos são transmitidos em directo via Internet na HCT Tv. Depois da Final-Four da Taça de Portugal e do Campeonato da Europa de Sub-19 Feminino (Mealhada), a televisão do clube turquelense volta a emitir os jogos de hóquei feminino mais importantes do clube. Para assistir, basta aceder à HCTtv no site oficial do clube. A atleta Sofia Vicente “Sofy” com 13 golos está em 6.º lugar na lista das melhores marcadoras 2009/10. O HCT que está de volta à modalidade no escalão de femininos, tem cumprido a façanha e mostra que querer lutar pelos primeiros lugares. É grande a expectativa! Não se esqueça de apoiar até porque as entradas são grátis!
VETERANOS – Com o novo ano, estão de volta as Jornadas de Veteranos 2010, um evento para ex-hoquistas, com mais de 35 anos de idade. Os jogos realizam-se quinzenalmente, em torneios concentrados a realizar em cada um dos pavilhões das equipas participantes (as entradas são livres). A 1.ª jornada disputou-se no rinque da Amadora. O HCT, que foi 2.º classificado em 2009, mediu forças precisamente com o campeão Parede e não foi muito feliz na estreia pois perdeu por 6-5. A 2.ª etapa do campeonato português do escalão de veteranos denominado “Jornadas 2010” disputou-se no dia 31/01 no pavilhão da Liga de Algés. O HCT jogou com o Alenquer. Os 10 clubes em competição no Torneio de Veteranos 2010 são (os mesmos do ano passado): HC Sintra, GD Cuf, HC Turquel, Parede FC, LMR Algés, SC Tomar, AA Amadora, S Alenquer B, CD Paço de Arcos e GDR “Os Lobinhos”. Esta prova está a ser realizada pelo 3.º ano consecutivo e tem tido um enorme sucesso. Vá assistir!
Sorteios da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal de seniores masculinos e femininos
HCT vai à Amadora enquanto as meninas ficaram isentas e já estão na 3.ª eliminatória
Já foram sorteados na sede da FPP os jogos da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal que está dividida entre zona norte e sul, sendo que os clubes da 1.ª divisão ainda não entraram no sorteio mas os do 2.ª escalão sim e pela 1.ª vez. As bolas de saída do escrutínio ditaram a seguinte partida: AA Amadora (II) – HC Turquel (II) que está agendada para o dia 20 de Fevereiro. Para já, a única equipa que tem passagem assegurada à próxima fase é o CA Campo de Ourique, que ficou isento desta ronda. Para além deste, também se realizou o sorteio da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal Feminina. Os encontros relativos à competição, estão destinados para 13 de Março. Por terem ficado isentos, HC Carvalhos e Fundação Nortecoope, na zona norte, e HC Turquel e GD Sesimbra, na zona sul, passam automaticamente para a fase seguinte da prova. Esperança e sorte para o hóquei turquelense!
Em grande: Apurado para os Campeonatos Nacionais de Jovens 2009/10
Alegria: H. Turquel faz o pleno em Infantis, Iniciados, Juvenis e Juniores
Terminou a fase regional (organizada pelas Associações de Patinagem de Coimbra, Leiria e Ribatejo que se uniram) e todas as equipas jovens do HCT nos 4 escalões principais deram um passo importante ao garantirem a justa qualificação para o nacional e ao participarem nas fases finais do regional (após ficaram em 1.º lugar na classificação de série) comprovando a sua superioridade. Esta conquista alcançada é motivo de orgulho para toda a família hoquista do tão especial HCT. Tiveram um comportamento meritório e provaram serem muito bons! O começo dos vários campeonatos nacionais de jovens época 2009/2010 está previsto para o início de Fevereiro. A todos desejamos a continuação de bom trabalho e que os objectivos a que se propuseram se concretizem com... golos e vitórias!
INFANTIS – Os jogos mais importantes para determinar a classificação final do 1.º Campeonato Regional de Infantis decorreram no dia 23/01 no pavilhão Jacôme Ratton em Tomar. As equipas do HC Turquel e AA Coimbra da Série B e ACR Santa Cita e HC Santarém da Série A disputaram o título. Todas (4) carimbaram o passaporte para o Campeonato Nacional desta temporada. O HCT acabou por ficar no 4.º lugar após perder com Santarém por 4-2 e Santa Cita por 5-3. O HC Santarém é campeão regional do Ribatejo, Leiria e Coimbra, vencendo na final a Académica por 5-1. Aos mais novos que foram incansáveis os nossos parabéns pelo sucesso já alcançado e pela dedicação e esforço demonstrado!
INICIADOS – A Final a 4 “A” do Campeonato Regional de Iniciados para apurar o campeão regional da categoria teve lugar no dia 24/01 no pavilhão municipal de Mira, e contou com as equipas melhores classificadas da 1.ª fase e que foram: o SC Tomar, CRC “Os Águias” da Memória (ambos da Série A), HC Turquel e ACR Santa Cita (todos da Série B). Vão todos (4) ao Nacional de Iniciados! O HCT após vencer “Os Águias” por 5-3 defrontou o Tomar na final saindo derrotado por apertados 4-3 num jogo electrizante onde o resultado final foi sempre uma incógnita até ao apito final do jogo. O SC Tomar obteve assim o título de campeão enquanto o HCT é vice-campeão. Nestas finais bem disputadas de parte a parte ficou assim decidido, conhecido e definido os 4 primeiros lugares da prova!
JUVENIS – Depois de ter um lugar assegurado (5) no Campeonato Nacional de Juvenis com outras 4 formações (onde se inclui também a J Ouriense que venceu a Final Four “B”), os rapazes do HCT participaram na Final Four “A” do Campeonato Regional de Juvenis, para entrega do título regional. A Final "A" - (1.º ao 4.º lugar do pódio) disputou-se no pavilhão municipal de Santarém no dia 16/01 e aí defrontaram-se os 2 primeiros classificados das séries A e B: o HC Turquel, SC Tomar, AA Coimbra e FC Oliveira Hospital. Os resultados do HCT foram os seguintes: HCT vs AAC 3 – 5; Jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugar: Tomar vs HCT 3 – 8. Na final o Oliveira do Hospital foi mais forte e venceu a AAC por 9-2 sagrando-se campeão regional. O HCT quedou-se pelo 3.º lugar. Está a ser uma época em cheio!
JUNIORES – O Campeonato Regional de Juniores já terminou. O SC Tomar conquistou a 2.ª posição na tabela classificativa, participando dessa forma no Nacional de Juniores, conjuntamente com o HC Turquel que liderou a prova desde a 1.ª jornada esmagando os adversários por margens esclarecedoras. O HCT é por isso campeão regional tendo aqui o clube amealhado o 1.º grande triunfo da época desportiva. Recorde-se que o 3.º e 4.º classificados respectivamente a Biblioteca IR e a J Ouriense também já têm presença marcada na próxima fase. Agora que terminou a fase regular com uma boa prestação por parte do HCT, vai começar os encontros do Campeonato de Encerramento de Época para as equipas não apuradas para os nacionais. Para o HCT há que continuar a trabalhar, para alcançar um lugar de destaque!
FUTSAL
Resultados da HCT:
1.ª DIVISÃO DISTRITAL – ZONA SUL
10.ª Jornada: HC Turquel – ARC Catarinense 4-5
11.ª Jornada: CCR D. Fuas / Fonte Oleiro – HC Turquel 3-4
Resiste mas está aquém das expectativas
HCT iniciou o ano 2010 com desaire mas dá boa réplica
No futsal masculino da AF Leiria o H. Turquel que têm feito uma época regular deixou de ser líder do campeonato passando para o 4.º lugar, fruto do muito equilíbrio que se verifica entre os concorrentes que estão posicionados nos primeiros lugares. Numa altura que a prova já vai a meio o candidato deixou-se adormecer e por isso têm somado algumas escorregadelas nas últimas partidas. O HCT vê dias bem diferentes dos que viveu no início de época, em que estava em melhor momento de forma. No que diz respeito à equipa turquelense esperava-se mais de um candidato assumido à subida de divisão!
FUTEBOL
Resultados da UDT:
1.ª DIVISÃO DISTRITAL – ZONA SUL
18.ª Jornada: UD Turquel – ID Vieirense 0-0
19.ª Jornada: GDR Boavista – UD Turquel 4-0
UDT segue na 13.ª posição da tabela classificativa
Os homens de Turquel tem alternado o bom com o menos bom
Em relação à 1.ª Distrital – Zona Sul tudo se mantém na mesma. A U. Turquel até disputa os seus jogos com muita luta e intensidade mas continua a alternar bons e maus resultados, situando-se num modesto e medíocre 13.º lugar. A jovem equipa de Vitinha perdeu apenas 2 jogos nos últimos 6 realizados mas ganhar também é difícil!
In: O Alcoa Por: Acácio Ribeiro
Breves...
CASAL DE VALE DE VENTOS
Recuperação da rede rodoviária municipal
Estrada Vale de Ventos – Casais Monizes sem alcatrão
O Presidente da Câmara de Porto de Mós, João Salgueiro, foi convidado do programa “Potencialidades” da Rádio Cister 95.5 onde afirmou que “pretende melhorar as estradas com acesso ao concelho de Alcobaça nomeadamente a ligação entre Arrimal e o Casal de Vale de Ventos e a Portela do Pereiro”. Enquanto isso e por outro lado a estrada municipal 515 no troço que liga Casal Vale Ventos (Turquel) aos Casais Monizes (Alcobertas), que atravessa os concelhos de Rio Maior e Alcobaça, no cimo e em plena Serra dos Candeeiros, continua sem alcatrão. Os moradores mantém-se descontentes. Por exemplo Rodrigo Martins lamentou ao jornal “Correio da Manhã” que “a situação piora de dia para dia” apontando o facto que “parte desta estrada foi alargada pela população, tendo a outra sido pavimentada há uns anos atrás.” As autarquias até já prometeram arranjá-la aqui há uns tempos mas essa promessa continua por cumprir. O investimento não é grande: são só 3 quilómetros. Mas nem assim... É necessário bom senso!
CMA quer valorização da ligação Benedita – Alcobaça
E pede ao governo ligação viária à A8
O presidente da CMA exigiu ao governo, durante um encontro entre o primeiro ministro, José Socrates, (e outros membros do governo) e os vários autarcas do distrito de Leiria, a valorização da estrada Benedita – Alcobaça (EN 8-6) e uma ligação entre a Benedita / Turquel e a A8. Foi ainda reclamada melhoras no IC2, via comum a várias freguesias, pois “perdeu a mais valia que tinha do ponto de vista rodoviário”. “O que nós reivindicamos de uma forma determinada é que o Governo decida rapidamente a reformulação com alargamento da EN 8/6 ou construa uma nova via de ligação da Benedita a Alcobaça”, salientou. Para Paulo Inácio “aquelas populações merecem atenção e uma via mais directa com a sede do concelho”. O edil pediu ainda que a administração central comece a estudar a ligação do eixo mais populoso do concelho, Benedita e Turquel à A8, porque “é uma zona de empreendedorismo, que para se manter, tem de ter uma ligação à A8”. O autarca adiantou à imprensa que os técnicos do Município “estão já a preparar um esboço das possibilidades de ligação da 8/6 à A8” para apresentar ao governo.
LOUÇÕES
No domínio das artes musicais e tradicões lusas
Grandiosa Noite de Fados no Salão Mira-Serra
Decorreu no dia 6 de Fevereiro no Salão Mira-Serra em Louções – Turquel uma Grandiosa Noite de Fados. Os fadistas convidados do programa foram: Andreia Alferes, José Guerreiro, Gracinda Alexandre (de Turquel), Marília Fernandes e Emanuel Moura no «fado humorístico» acompanhados à guitarra por Manuel dos Santos e Raúl Mosca e à viola por António Cardoso e Max. Da ementa gastronómica constou caldo verde, pão, azeitonas, chouriço assado, fritada, filhoses, café da avó e outras bebidas. O público teve que se inscrever previamente pois as inscrições eram limitadas à capacidade da sala. Houve uma surpresa para os sócios com as quotas actualizadas. A organização agradece a colaboração do Rancho Folclórico Mira-Serra - Louções. O lema “Vêm e trás um amigo que serás bem recebido!” foi cumprido!
ORJO
Se há situações caricatas esta é uma delas
Abrigo de paragem de autocarro colocado no meio de uma estrada
Um abrigo de paragem de autocarro, novinho em folha, foi colocado, pela nossa autarquia, recentemente na localidade de Orjo, em Turquel e ainda bem pois era muito necessitado e vêm em benefício da nossa população. Mas será que no meio de um entroncamento de estradas é o local mais indicado para o colocar? Fica a dúvida... Mas que é no mínimo estranho lá isso é! Merece ir para o livro das curiosidades e atracções deste nosso belo país à beira-mar plantado!
Ficha técnica das ETAR’s
Sistemas de Saneamento via informação da Águas do Oeste
ÁGUA - Só há um único reservatório para o abastecimento de água a todo o concelho que está localizado em Turquel (Cabeças Ralas). O funcionamento da Águas da Oeste com o fornecimento da Agua em Alta ao concelho está previsto para “meados do ano 2010”. Agora há abastecimento via depósitos de Turquel e Benedita através dos Serviços Municipalizados de Alcobaça.
SANEAMENTO - O Município de Alcobaça é actualmente servido por 5 sistemas de saneamento: Benedita, Fervença, Pataias / Alpedriz e Vale de Paredes. Está ainda previsto um outro sistema, com a construção da nova ETAR de Pedra do Ouro. Três dos 5 dizem respeito à freguesia de Turquel:
Sistema de Saneamento da Benedita
Início de exploração por parte da Águas do Oeste (ano): 2005; População a servir em horizonte de projecto: 13 700 hab. eqv.; Infra-estruturas: 1 ETAR (transferida do município de Alcobaça); Caudal de dimensionamento: 2 073 m3/dia; Sistema Interceptor: não tem; Lugares servidos: parte das Freguesias da Benedita e de Turquel; Intervenções: Reabilitação / remodelação com o objectivo de aumentar a qualidade do efluente tratado - Investimento associado: € 2.497.000;
Sistema de Saneamento de Fervença
Início de exploração por parte da Águas do Oeste (ano): 2005; População a servir em horizonte de projecto: 35 600 hab. eqv.; Infra-estruturas: 1 ETAR (transferida do município de Alcobaça); Caudal de dimensionamento: 5 540 m3/dia; Sistema Interceptor: não tem; Lugares servidos: parte das freguesias de Bárrio, Cela, Alcobaça, Coz, Évora de Alcobaça, Maiorga, Aljubarrota (Prazeres), Aljubarrota (S. Vicente), Turquel e Vestiaria, pertencentes ao concelho de Alcobaça e de parte das freguesias de Nazaré e de Valado dos Frades, pertencentes ao concelho da Nazaré; Intervenções: Reabilitação / remodelação com o objectivo de aumentar a qualidade do efluente tratado - Investimento associado: € 427.000;
Sistema de Saneamento de São Martinho do Porto
Início de exploração (ano): 2006; População a servir em horizonte de projecto: 35 000 hab. eqv.; Infra-estruturas construídas: 1 ETAR; Caudal de dimensionamento: 5 083 m3/dia; Sistema Interceptor construído: 21 km + 1 EE; Lugares servidos: parte das freguesias de Alfeizerão, Benedita, Cela, Évora de Alcobaça, S. Martinho do Porto, Turquel, Vimeiro e do concelho de Caldas da Rainha a freguesia de Salir do Porto; Intervenções: construção de nova ETAR com tratamento terciário e desinfecção - Investimento associado: € 3.902.000 / construção de exutor submarino - Investimento associado: € 748.000 / construção de sistema interceptor - Investimento associado: € 2.451.000.
In: O Alcoa Por: Acácio Ribeiro
Recuperação da rede rodoviária municipal
Estrada Vale de Ventos – Casais Monizes sem alcatrão
O Presidente da Câmara de Porto de Mós, João Salgueiro, foi convidado do programa “Potencialidades” da Rádio Cister 95.5 onde afirmou que “pretende melhorar as estradas com acesso ao concelho de Alcobaça nomeadamente a ligação entre Arrimal e o Casal de Vale de Ventos e a Portela do Pereiro”. Enquanto isso e por outro lado a estrada municipal 515 no troço que liga Casal Vale Ventos (Turquel) aos Casais Monizes (Alcobertas), que atravessa os concelhos de Rio Maior e Alcobaça, no cimo e em plena Serra dos Candeeiros, continua sem alcatrão. Os moradores mantém-se descontentes. Por exemplo Rodrigo Martins lamentou ao jornal “Correio da Manhã” que “a situação piora de dia para dia” apontando o facto que “parte desta estrada foi alargada pela população, tendo a outra sido pavimentada há uns anos atrás.” As autarquias até já prometeram arranjá-la aqui há uns tempos mas essa promessa continua por cumprir. O investimento não é grande: são só 3 quilómetros. Mas nem assim... É necessário bom senso!
CMA quer valorização da ligação Benedita – Alcobaça
E pede ao governo ligação viária à A8
O presidente da CMA exigiu ao governo, durante um encontro entre o primeiro ministro, José Socrates, (e outros membros do governo) e os vários autarcas do distrito de Leiria, a valorização da estrada Benedita – Alcobaça (EN 8-6) e uma ligação entre a Benedita / Turquel e a A8. Foi ainda reclamada melhoras no IC2, via comum a várias freguesias, pois “perdeu a mais valia que tinha do ponto de vista rodoviário”. “O que nós reivindicamos de uma forma determinada é que o Governo decida rapidamente a reformulação com alargamento da EN 8/6 ou construa uma nova via de ligação da Benedita a Alcobaça”, salientou. Para Paulo Inácio “aquelas populações merecem atenção e uma via mais directa com a sede do concelho”. O edil pediu ainda que a administração central comece a estudar a ligação do eixo mais populoso do concelho, Benedita e Turquel à A8, porque “é uma zona de empreendedorismo, que para se manter, tem de ter uma ligação à A8”. O autarca adiantou à imprensa que os técnicos do Município “estão já a preparar um esboço das possibilidades de ligação da 8/6 à A8” para apresentar ao governo.
LOUÇÕES
No domínio das artes musicais e tradicões lusas
Grandiosa Noite de Fados no Salão Mira-Serra
Decorreu no dia 6 de Fevereiro no Salão Mira-Serra em Louções – Turquel uma Grandiosa Noite de Fados. Os fadistas convidados do programa foram: Andreia Alferes, José Guerreiro, Gracinda Alexandre (de Turquel), Marília Fernandes e Emanuel Moura no «fado humorístico» acompanhados à guitarra por Manuel dos Santos e Raúl Mosca e à viola por António Cardoso e Max. Da ementa gastronómica constou caldo verde, pão, azeitonas, chouriço assado, fritada, filhoses, café da avó e outras bebidas. O público teve que se inscrever previamente pois as inscrições eram limitadas à capacidade da sala. Houve uma surpresa para os sócios com as quotas actualizadas. A organização agradece a colaboração do Rancho Folclórico Mira-Serra - Louções. O lema “Vêm e trás um amigo que serás bem recebido!” foi cumprido!
ORJO
Se há situações caricatas esta é uma delas
Abrigo de paragem de autocarro colocado no meio de uma estrada
Um abrigo de paragem de autocarro, novinho em folha, foi colocado, pela nossa autarquia, recentemente na localidade de Orjo, em Turquel e ainda bem pois era muito necessitado e vêm em benefício da nossa população. Mas será que no meio de um entroncamento de estradas é o local mais indicado para o colocar? Fica a dúvida... Mas que é no mínimo estranho lá isso é! Merece ir para o livro das curiosidades e atracções deste nosso belo país à beira-mar plantado!
Ficha técnica das ETAR’s
Sistemas de Saneamento via informação da Águas do Oeste
ÁGUA - Só há um único reservatório para o abastecimento de água a todo o concelho que está localizado em Turquel (Cabeças Ralas). O funcionamento da Águas da Oeste com o fornecimento da Agua em Alta ao concelho está previsto para “meados do ano 2010”. Agora há abastecimento via depósitos de Turquel e Benedita através dos Serviços Municipalizados de Alcobaça.
SANEAMENTO - O Município de Alcobaça é actualmente servido por 5 sistemas de saneamento: Benedita, Fervença, Pataias / Alpedriz e Vale de Paredes. Está ainda previsto um outro sistema, com a construção da nova ETAR de Pedra do Ouro. Três dos 5 dizem respeito à freguesia de Turquel:
Sistema de Saneamento da Benedita
Início de exploração por parte da Águas do Oeste (ano): 2005; População a servir em horizonte de projecto: 13 700 hab. eqv.; Infra-estruturas: 1 ETAR (transferida do município de Alcobaça); Caudal de dimensionamento: 2 073 m3/dia; Sistema Interceptor: não tem; Lugares servidos: parte das Freguesias da Benedita e de Turquel; Intervenções: Reabilitação / remodelação com o objectivo de aumentar a qualidade do efluente tratado - Investimento associado: € 2.497.000;
Sistema de Saneamento de Fervença
Início de exploração por parte da Águas do Oeste (ano): 2005; População a servir em horizonte de projecto: 35 600 hab. eqv.; Infra-estruturas: 1 ETAR (transferida do município de Alcobaça); Caudal de dimensionamento: 5 540 m3/dia; Sistema Interceptor: não tem; Lugares servidos: parte das freguesias de Bárrio, Cela, Alcobaça, Coz, Évora de Alcobaça, Maiorga, Aljubarrota (Prazeres), Aljubarrota (S. Vicente), Turquel e Vestiaria, pertencentes ao concelho de Alcobaça e de parte das freguesias de Nazaré e de Valado dos Frades, pertencentes ao concelho da Nazaré; Intervenções: Reabilitação / remodelação com o objectivo de aumentar a qualidade do efluente tratado - Investimento associado: € 427.000;
Sistema de Saneamento de São Martinho do Porto
Início de exploração (ano): 2006; População a servir em horizonte de projecto: 35 000 hab. eqv.; Infra-estruturas construídas: 1 ETAR; Caudal de dimensionamento: 5 083 m3/dia; Sistema Interceptor construído: 21 km + 1 EE; Lugares servidos: parte das freguesias de Alfeizerão, Benedita, Cela, Évora de Alcobaça, S. Martinho do Porto, Turquel, Vimeiro e do concelho de Caldas da Rainha a freguesia de Salir do Porto; Intervenções: construção de nova ETAR com tratamento terciário e desinfecção - Investimento associado: € 3.902.000 / construção de exutor submarino - Investimento associado: € 748.000 / construção de sistema interceptor - Investimento associado: € 2.451.000.
In: O Alcoa Por: Acácio Ribeiro
Selecções: HCT no 1.ª Centro de Treinos de 2010
João Silva na lista dos 12 jogadores eleitos para a Selecção Nacional de Juniores
O jovem hoquista João Ricardo Silva (HC Turquel) fez parte dos nomes anunciados pelo novo Seleccionador Nacional, Prof. Luís Duarte, que integrou o 1.º Centro de Treinos da Selecção Nacional Juniores (sub-20) de 2010. Foram 12 os atletas chamados (na sua maioria oriundos do Norte do País onde o FC Porto com 5 é o mais representado) para o estágio de 3 dias, que decorreu no Luso entre os dias 7 e 9 de Fevereiro, à semelhança da Selecção Nacional de Juvenis (sub-17). Também Sofia Vicente (HCT), em grande forma, foi escolhida e esteve na Selecção Nacional Feminina (a Fundação Nortecoope foi o clube que mais jogadoras forneceu à equipa nacional - 5). O 1.º balanço dos técnicos à cerca dos seleccionados foi positivo. Em Fevereiro, deverá sair a convocatória dos sub-23 para a Taça Latina. Em Março haverá novo estágio, de forma a preparar a participação da selecção feminina no Torneio de Sesimbra, que se realiza em Abril. Novo ano... novas vitórias! Desporto é saúde, pratique hóquei!
In: O Alcoa Por: Acácio Ribeiro
O jovem hoquista João Ricardo Silva (HC Turquel) fez parte dos nomes anunciados pelo novo Seleccionador Nacional, Prof. Luís Duarte, que integrou o 1.º Centro de Treinos da Selecção Nacional Juniores (sub-20) de 2010. Foram 12 os atletas chamados (na sua maioria oriundos do Norte do País onde o FC Porto com 5 é o mais representado) para o estágio de 3 dias, que decorreu no Luso entre os dias 7 e 9 de Fevereiro, à semelhança da Selecção Nacional de Juvenis (sub-17). Também Sofia Vicente (HCT), em grande forma, foi escolhida e esteve na Selecção Nacional Feminina (a Fundação Nortecoope foi o clube que mais jogadoras forneceu à equipa nacional - 5). O 1.º balanço dos técnicos à cerca dos seleccionados foi positivo. Em Fevereiro, deverá sair a convocatória dos sub-23 para a Taça Latina. Em Março haverá novo estágio, de forma a preparar a participação da selecção feminina no Torneio de Sesimbra, que se realiza em Abril. Novo ano... novas vitórias! Desporto é saúde, pratique hóquei!
In: O Alcoa Por: Acácio Ribeiro
HC Turquel é um Caso de Sucesso de Marketing Desportivo
Retrospectiva de uma época de glória
HC Turquel é um Caso de Sucesso de Marketing Desportivo...
A última temporada 2008/2009 foi vivida de maneira diferente para o clube de hóquei de Turquel: HCT. Apesar de não ter conseguido subir para a 1.ª Divisão, ao longo dos jogos, os resultados obtidos foram bastante melhores em relação a épocas anteriores. Depois da inauguração do novo piso (em Outubro de 2008), houve uma enchente surpreendente que representou o inicio do regresso do Povo às bancadas do “Inferno Turquelense”. A Direcção do clube empenhou-se em comunicar com os Media e a desenvolver novas campanhas publicitárias representativas, conseguindo assim, um contacto mais próximo com os moradores de Turquel e também freguesias envolventes. Foi ainda nesta época que o clube apostou na implementação da HCT Tv, que permitiu aos adeptos acompanharem e verem os jogos em directo na internet quando não possam deslocar-se ao local. Foi então colocado um desafio, ao qual a população respondeu com grande entusiasmo. Esse desafio era tornar a “Aldeia do Hóquei” num caso de sucesso. O reconhecimento para a população chegou com a publicação de artigos em jornais desportivos nacionais - Record e A Bola - e uma reportagem na RTP1. Tudo isto levou José Vinagre, professor de Educação Física no Externado Cooperativo da Benedita, a basear a sua Tese de Mestrado em Marketing Desportivo, no INDEG/ISCTE, no caso do HC Turquel. É de salientar que devido à representatividade do HCT na sociedade, este caso sobre o clube integrou o livro “12 Casos de Sucesso em Marketing Desportivo em Portugal” (Livros d’ Hoje / Colecção: Hora Actual) de autoria do Dr. Pedro Dionisio. Este ano os adeptos turquelenses estão a viver com grande alegria o momento actual do clube: depois de um mau início de época, os seniores masculinos somaram 8 vitórias consecutivas, e já estão no 6.º lugar da tabela classificativa na 2.ª Divisão Sul enquanto que a equipa feminina que se estreia este ano no Campeonato Nacional está na luta pela liderança da Zona Sul.
Noticia in: Alcoa Por: ACÁCIO RIBEIRO
HC Turquel é um Caso de Sucesso de Marketing Desportivo...
A última temporada 2008/2009 foi vivida de maneira diferente para o clube de hóquei de Turquel: HCT. Apesar de não ter conseguido subir para a 1.ª Divisão, ao longo dos jogos, os resultados obtidos foram bastante melhores em relação a épocas anteriores. Depois da inauguração do novo piso (em Outubro de 2008), houve uma enchente surpreendente que representou o inicio do regresso do Povo às bancadas do “Inferno Turquelense”. A Direcção do clube empenhou-se em comunicar com os Media e a desenvolver novas campanhas publicitárias representativas, conseguindo assim, um contacto mais próximo com os moradores de Turquel e também freguesias envolventes. Foi ainda nesta época que o clube apostou na implementação da HCT Tv, que permitiu aos adeptos acompanharem e verem os jogos em directo na internet quando não possam deslocar-se ao local. Foi então colocado um desafio, ao qual a população respondeu com grande entusiasmo. Esse desafio era tornar a “Aldeia do Hóquei” num caso de sucesso. O reconhecimento para a população chegou com a publicação de artigos em jornais desportivos nacionais - Record e A Bola - e uma reportagem na RTP1. Tudo isto levou José Vinagre, professor de Educação Física no Externado Cooperativo da Benedita, a basear a sua Tese de Mestrado em Marketing Desportivo, no INDEG/ISCTE, no caso do HC Turquel. É de salientar que devido à representatividade do HCT na sociedade, este caso sobre o clube integrou o livro “12 Casos de Sucesso em Marketing Desportivo em Portugal” (Livros d’ Hoje / Colecção: Hora Actual) de autoria do Dr. Pedro Dionisio. Este ano os adeptos turquelenses estão a viver com grande alegria o momento actual do clube: depois de um mau início de época, os seniores masculinos somaram 8 vitórias consecutivas, e já estão no 6.º lugar da tabela classificativa na 2.ª Divisão Sul enquanto que a equipa feminina que se estreia este ano no Campeonato Nacional está na luta pela liderança da Zona Sul.
Noticia in: Alcoa Por: ACÁCIO RIBEIRO
Teatro pelos idosos no Centro de Convívio do CSPT
O velho, o rapaz e o burro
Teatro pelos idosos no Centro de Convívio do CSPT
Por iniciativa de Helena Pestana, Sílvia Oliveira e Sílvia Cruz, estagiárias do curso “Animação Sociocultural” e com o apoio das pessoas responsáveis pelo Centro de Convívio do CSPT - Centro Social Paroquial de Turquel, realizou-se no dia 21/01, no Salão Paroquial de Turquel, a representação da pequena peça teatral “O velho, o rapaz e o burro”. Os actores foram os utentes do Centro de Convívio para uma assistência constituída pelas crianças que frequentam o CSPT. A equipa ensaiadora foi incansável durante os ensaios, conseguindo, assim, alcançar um grande êxito na sua apresentação, apesar das dificuldades que foram surgindo. Os pequenos gostaram muito e, como foi muito bem representada, foi pedida a sua repetição. Entretanto já estão a ser recebidos convites de outras instituições para ser apresentado este espectáculo, do qual se tira uma grande lição: cada cabeça sua sentença!
Teatro pelos idosos no Centro de Convívio do CSPT
Por iniciativa de Helena Pestana, Sílvia Oliveira e Sílvia Cruz, estagiárias do curso “Animação Sociocultural” e com o apoio das pessoas responsáveis pelo Centro de Convívio do CSPT - Centro Social Paroquial de Turquel, realizou-se no dia 21/01, no Salão Paroquial de Turquel, a representação da pequena peça teatral “O velho, o rapaz e o burro”. Os actores foram os utentes do Centro de Convívio para uma assistência constituída pelas crianças que frequentam o CSPT. A equipa ensaiadora foi incansável durante os ensaios, conseguindo, assim, alcançar um grande êxito na sua apresentação, apesar das dificuldades que foram surgindo. Os pequenos gostaram muito e, como foi muito bem representada, foi pedida a sua repetição. Entretanto já estão a ser recebidos convites de outras instituições para ser apresentado este espectáculo, do qual se tira uma grande lição: cada cabeça sua sentença!
As estagiárias estão a terminar o seu trabalho com bons resultados, esperemos que encontrem o local desejado para porem em prática os conhecimentos adquiridos no curso.
Noticia in: Alcoa Por: ACÁCIO RIBEIRO
Kill Button lançaram EP de estreia
Banda musical de jovens turquelenses
Kill Button lançaram EP de estreia
São de Turquel e existem desde 2007. Chamam-se Kill Button e o género musical preferido é mesmo o rock. Formados por um quarteto composto por Catarina (voz), João (guitarra), Diogo (baixo) e Hélio (bateria), lançaram um EP de estreia, no ano que agora findou. O disco é composto por 4 faixas e foi gravado nos Ultrasound Studios em Braga, com produção de Daniel Cardoso. O alinhamento do EP“Kill Button” – Kill Button (Edição de Autor, 2009) é o seguinte: 01 My karma, 02 Make it sustainable, 03 Jealousy blues e 04 A battle for a dream. O público que desejar ouvi-los têm aqui uma boa fonte áudio. Lembramos que esta banda jovem tocou e disputou a 4.ª e última eliminatória do XIII Festival de Música Moderna - Rockastru’s 2009 no passado mês de Maio (demos eco na altura) no Kastru’s Bar em Forjães (Esposende) da qual saíram vencedores os Qing Of Qong (Porto) e os Katharsis (Oeiras) não conseguindo por isso ser apurado e ser um dos 8 semifinalistas contudo ficou um bom registo sonoro. Bons sons!
Noticia in: Alcoa Por: ACÁCIO RIBEIRO
Kill Button lançaram EP de estreia
São de Turquel e existem desde 2007. Chamam-se Kill Button e o género musical preferido é mesmo o rock. Formados por um quarteto composto por Catarina (voz), João (guitarra), Diogo (baixo) e Hélio (bateria), lançaram um EP de estreia, no ano que agora findou. O disco é composto por 4 faixas e foi gravado nos Ultrasound Studios em Braga, com produção de Daniel Cardoso. O alinhamento do EP“Kill Button” – Kill Button (Edição de Autor, 2009) é o seguinte: 01 My karma, 02 Make it sustainable, 03 Jealousy blues e 04 A battle for a dream. O público que desejar ouvi-los têm aqui uma boa fonte áudio. Lembramos que esta banda jovem tocou e disputou a 4.ª e última eliminatória do XIII Festival de Música Moderna - Rockastru’s 2009 no passado mês de Maio (demos eco na altura) no Kastru’s Bar em Forjães (Esposende) da qual saíram vencedores os Qing Of Qong (Porto) e os Katharsis (Oeiras) não conseguindo por isso ser apurado e ser um dos 8 semifinalistas contudo ficou um bom registo sonoro. Bons sons!
Noticia in: Alcoa Por: ACÁCIO RIBEIRO
domingo, 7 de fevereiro de 2010
Carnaval em Turquel.
Desfile infantil, corso e bailes no HCT
Já começaram os preparativos para o Carnaval 2010
O Carnaval de Turquel é a maior e a principal festividade popular anual na freguesia com reconhecidas credenciais. Já se realizou reuniões nas instalações do Hóquei Clube de Turquel (organização dinamizadora) com os grupos carnavalescos para se iniciarem os preparativos da edição 2010. Alegria e folia dominam os encontros de trabalho. A escolha do mote voltou a recair no carnaval trapalhão, genuíno e popular. A partir de agora irá dar-se largas à imaginação e inspiração com a construção dos carros alegóricos. A Festa do Carnaval em Turquel distingue-se pela sua espontaneidade, natureza satírica, surpresa e pela forma profunda como é vivido pelas gentes locais. Começa, oficialmente, como é tradição, na sexta-feira de manhã dia 12/02 com o desfile das crianças das escolas e jardins de infância da freguesia e têm o seu ponto alto no domingo dia 14 e terça-feira de Entrudo dia 16 com o típico corso carnavalesco (entradas grátis) nos moldes habituais. A participação é livre e aberta a todos os foliões mesmo de outras freguesias (é habitual virem grupos das freguesias de Évora de Alcobaça, Vimeiro e Benedita). Há noite haverá os tradicionais bailes de máscaras no pavilhão do HCT (a entrada por pessoa custa 3 euros para angariação de fundos) animados este ano pela Charanga Vicentina e Coelho Show. A farra com muita brincadeira está em contagem decrescente para o grande evento do mês de Fevereiro!
O tempo desliza veloz!
O Carnaval já está a espreitar!
Todos nos vamos preparar
para nas ruas desfilar,
e Turquel alegrar!
In: O Alcoa Por: Acácio Ribeiro
Já começaram os preparativos para o Carnaval 2010
O Carnaval de Turquel é a maior e a principal festividade popular anual na freguesia com reconhecidas credenciais. Já se realizou reuniões nas instalações do Hóquei Clube de Turquel (organização dinamizadora) com os grupos carnavalescos para se iniciarem os preparativos da edição 2010. Alegria e folia dominam os encontros de trabalho. A escolha do mote voltou a recair no carnaval trapalhão, genuíno e popular. A partir de agora irá dar-se largas à imaginação e inspiração com a construção dos carros alegóricos. A Festa do Carnaval em Turquel distingue-se pela sua espontaneidade, natureza satírica, surpresa e pela forma profunda como é vivido pelas gentes locais. Começa, oficialmente, como é tradição, na sexta-feira de manhã dia 12/02 com o desfile das crianças das escolas e jardins de infância da freguesia e têm o seu ponto alto no domingo dia 14 e terça-feira de Entrudo dia 16 com o típico corso carnavalesco (entradas grátis) nos moldes habituais. A participação é livre e aberta a todos os foliões mesmo de outras freguesias (é habitual virem grupos das freguesias de Évora de Alcobaça, Vimeiro e Benedita). Há noite haverá os tradicionais bailes de máscaras no pavilhão do HCT (a entrada por pessoa custa 3 euros para angariação de fundos) animados este ano pela Charanga Vicentina e Coelho Show. A farra com muita brincadeira está em contagem decrescente para o grande evento do mês de Fevereiro!
O tempo desliza veloz!
O Carnaval já está a espreitar!
Todos nos vamos preparar
para nas ruas desfilar,
e Turquel alegrar!
In: O Alcoa Por: Acácio Ribeiro
PEDRAS COM HISTÓRIA
A singela Capela de Santo António situa-se na Rua José Diogo Ribeiro (antiga Rua do Carril) em Turquel. A data da sua fundação é desconhecida, mas já em 1754 é citada pelo vigário Pedro Vicente Ribeiro, como sendo "muito antiga". A imagem do seu patrono está colocada no centro de um retábulo apainelado. As divisões laterais deste retábulo retratavam pinturas alusivas à vida de Santo António, como menino do coro na Sé de Lisboa e depois de professar na Igreja de Santa Cruz de Coimbra. A capela possui um típico alpendre e a porta principal é ladeada por duas pequenas janelas gradeadas. Estas janelas estão colocadas a uma altura do chão de maneira a permitirem aos fiéis fazerem as suas orações de joelhos, visualizando o seu interior. O edifício actual não corresponde ao original, porque foi restaurado pelo pároco Pedro Vicente Ribeiro, com a contribuição dos fiéis. O arco e a divisão ou "capela do fundo" foram construídos em 1844, ligando a capela a uma dependência que estava separada. A sacristia foi ampliada em 1859, graças a um donativo de Jacinto Heliodoro de Oliveira. Como esta capela se foi degradando, foi ainda restaurada por iniciativa do professor José Diogo Ribeiro, no início do séc. XX. Foram celebrados muitos festejos em honra de Santo António, principalmente por jovens solteiros. A Missa Solene da festa era celebrada na Igreja Matriz com a imagem de Santo António, que vinha em procissão presidida pelo pároco, banda da música, festeiros e o povo. Após a celebração da Missa, a imagem do Padroeiro regressava novamente em procissão à sua capela e, no seu recinto e na rua anexa, davam início aos festejos com muita animação. A banda de música animava o arraial e ali estava colocado um mastro (pau alto) enfeitado e com um bolo em cima de um aro. O mastro era untado a fim de dificultar a subida dos que pretendiam tirar o bolo. Durante os festejos eram recolhidas muitas ofertas do povo (pão, coelhos, galinhas, enchidos, batatas, ervilhas, azeite, etc.), que depois eram vendidas em leilão pelos mais jovens. Os festejos deixaram de ser ali realizados, devido à sua localização, visto ser a rua principal da povoação. Mas no dia dedicado a Santo António, 13 de Junho, tem vindo a ser hábito ser ali celebrada a Missa em honra do seu Padroeiro, sendo pequena para acolher o número de participantes. Esse dia é também o único ao longo do ano em que o espaço se encontra aberto para visitas e orações... Por isso não perca a oportunidade e vá até lá!
Acácio Ribeiro
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Apelo!
Queria também com este blog dar eco às preocupações das gentes de Turquel, assim conto com todos para que me informem sobre o que os preocupa, para que possa levar essas preocupações á assembleia de freguesia. Podem estar certos que aqui vão encontrar uma voz ao serviço de todos para que todos tenham uma palavra nas decisões que o elenco da Junta de Freguesia vai tomando, mas sempre numa oposição com atitude construtiva e nunca a de oposição por oposição.
Ponho também o blog á disposição de todos para que possam divulgar todo o tipo de eventos que se realizem na Freguesia de Turquel, como também noticias que achem que deverão enviar para que as publique aqui.
Todos temos que nos interessar pelo estado em que se encontra a nossa freguesia!
Ponho também o blog á disposição de todos para que possam divulgar todo o tipo de eventos que se realizem na Freguesia de Turquel, como também noticias que achem que deverão enviar para que as publique aqui.
Todos temos que nos interessar pelo estado em que se encontra a nossa freguesia!
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. Em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com cerca de mais de 17000 voluntários registados.
Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.
Muito ainda há a fazer, pelo que toda a ajuda é bem vinda!
Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet, www.limparportugal.org, onde tem toda a informação de como o fazer.
O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.
No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.
“Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?"
In: http://www.limparportugal.org/
Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.
Muito ainda há a fazer, pelo que toda a ajuda é bem vinda!
Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet, www.limparportugal.org, onde tem toda a informação de como o fazer.
O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.
No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.
“Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?"
In: http://www.limparportugal.org/
Descobertas duas novas espécies de insectos em grutas da Serra d'Aire e Candeeiros.
Uma bióloga portuguesa descobriu duas novas espécies de escaravelhos, até aqui desconhecidas mundialmente.
As duas novas espécies de escaravelhosforam descobertas pela bióloga portuguesa Sofia Reboleira em grutas da Serra d'Aire e Candeeiros, o único habitat destes insectos que se conhece em todo o mundo.
"Só se conhecia uma espécie de escaravelho cavernícola do maciço calcário estremenho [característico da Serra d'Aire e Candeeiros] e passamos a conhecer três", afirmou à agência Lusa a bióloga e espeleóloga da Universidade de Aveiro, Sofia Reboleira.
No âmbito da realização da sua Tese de Mestrado, a cientista desceu a cerca de cem metros de profundidade e foi surpreendida com a descoberta de dois novos escaravelhos que habitam exclusivamente no subsolo das grutas da Serra d'Aire e Candeeiros.
"Só existem numa parte daquelas grutas e em mais lado nenhum do mundo", frisou.
Sofia Reboleira explicou tratar-se de "espécies em vias de extinção", uma vez que pelo facto de estarem confinadas a um único habitat têm uma "população extraordinariamente reduzida" e são muito "sensíveis à poluição e às alterações do habitat" .
Por outro lado, "não sobrevivem" à superfície e "apenas se reproduzem no interior das grutas", fazendo depender dessa condição de isolamento e privação da luz algumas das suas características, como o aspecto despigmentado ou os olhos reduzidos, a que a própria evolução da espécie os conduziu.
As três espécies de escaravelhos, que se distinguem pelas características genitais do macho, provêem contudo de uma espécie ancestral comum que se foi reproduzindo, criando diferenças que deram origem a novas espécies.
As duas novas espécies do escaravelho do maciço calcário estremenho vão ser pela primeira vez divulgadas à comunidade científica mundial, num artigo que irá ser publicado em Maio numa revista alemã da especialidade.
A descoberta remonta ao ano de 2007, altura em que a revista National Geographic publicou um artigo sobre o trabalho de campo desenvolvido pela bióloga no âmbito da tese de mestrado (no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro), que veio a apresentar em Dezembro do mesmo ano, sob a orientação científica dos docentes Fernando Gonçalves, do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, e Artur Serrano, da Faculdade de Ciências de Lisboa.
24/03/2009 In: Jornal de Noticias
As duas novas espécies de escaravelhosforam descobertas pela bióloga portuguesa Sofia Reboleira em grutas da Serra d'Aire e Candeeiros, o único habitat destes insectos que se conhece em todo o mundo.
"Só se conhecia uma espécie de escaravelho cavernícola do maciço calcário estremenho [característico da Serra d'Aire e Candeeiros] e passamos a conhecer três", afirmou à agência Lusa a bióloga e espeleóloga da Universidade de Aveiro, Sofia Reboleira.
No âmbito da realização da sua Tese de Mestrado, a cientista desceu a cerca de cem metros de profundidade e foi surpreendida com a descoberta de dois novos escaravelhos que habitam exclusivamente no subsolo das grutas da Serra d'Aire e Candeeiros.
"Só existem numa parte daquelas grutas e em mais lado nenhum do mundo", frisou.
Sofia Reboleira explicou tratar-se de "espécies em vias de extinção", uma vez que pelo facto de estarem confinadas a um único habitat têm uma "população extraordinariamente reduzida" e são muito "sensíveis à poluição e às alterações do habitat" .
Por outro lado, "não sobrevivem" à superfície e "apenas se reproduzem no interior das grutas", fazendo depender dessa condição de isolamento e privação da luz algumas das suas características, como o aspecto despigmentado ou os olhos reduzidos, a que a própria evolução da espécie os conduziu.
As três espécies de escaravelhos, que se distinguem pelas características genitais do macho, provêem contudo de uma espécie ancestral comum que se foi reproduzindo, criando diferenças que deram origem a novas espécies.
As duas novas espécies do escaravelho do maciço calcário estremenho vão ser pela primeira vez divulgadas à comunidade científica mundial, num artigo que irá ser publicado em Maio numa revista alemã da especialidade.
A descoberta remonta ao ano de 2007, altura em que a revista National Geographic publicou um artigo sobre o trabalho de campo desenvolvido pela bióloga no âmbito da tese de mestrado (no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro), que veio a apresentar em Dezembro do mesmo ano, sob a orientação científica dos docentes Fernando Gonçalves, do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, e Artur Serrano, da Faculdade de Ciências de Lisboa.
24/03/2009 In: Jornal de Noticias
Subscrever:
Mensagens (Atom)