quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Breves

CHITA - Os consagrados artesãos turquelenses António Joaquim F. Duarte e Susete Roxo dedicam-se essencialmente ao artesanato em Chita de Alcobaça, onde exibem todo o seu esplendor em diversos modelos criados e lindas peças de arte com o seu cunho. Já participaram nos últimos tempos em várias Feiras de Artesanato como por exemplo: Crato, Ponte de Sor, Oleiros, Santo Tirso, Lousã, Vila Nova de Poiares, Tondela, Santarém, Marvão, Marinha Grande, Vila Nova de Paiva entre outras, sempre com grande aceitação e agrado. Segundo eles “temos ainda outros convites que se aceitarmos daremos conhecimento oportunamente”. Lembramos que há referências em fontes documentais sobre o fabrico dos panos de Chita dita de Alcobaça que remontam ao século XVI e Turquel faz parte da história do aparecimento da chamada Chita de Alcobaça: “já em 1530 funcionavam teares nas freguesias de Alcobaça, Évora e Turquel, nas quais se confeccionavam tecidos (tecelagem de algodão e linho) para consumo exclusivo das populações dos coutos”, rezam as crónicas da época. A sua tradição é tão forte que além de ter entrado na imaginação dos portugueses durante séculos ainda hoje é bastante apreciado em decoração, sobretudo na área do turismo mas também em casas particulares, e no artesanato contemporâneo. Hoje, ao contrário do que sucedeu nas origens quando era considerado um pano de qualidade inferior, a chita, é um tecido de requinte e nobre.


DANÇA - O HC Turquel têm estado em destaque também em dança pois é o novo Campeão Regional em Dança Desportiva; A escola de Tremês foi um digno vice-campeão e a Chancelaria conseguiu o 3.º posto. Segue-se agora os ensaios e afinações que preparam a nova temporada. Turquel não é só hóquei!

CARVALHAL DE TURQUEL

A INFORMAÇÃO AO SERVIÇO DA COMUNIDADE

Ferido grave em colisão entre mota e automóvel no IC2

ACIDENTE - Um homem ficou ferido com gravidade e outro ligeiramente na sequência de uma colisão entre um motociclo e um veículo ligeiro de passageiros no dia 06/02. O acidente deu-se cerca das 17 horas no IC2 em Charneca do Carvalhal perto do cruzamento que vai para a vila de Turquel. Compareceram no local os bombeiros da Benedita e a VMER das Caldas da Rainha. O motociclista foi transportado para o Hospital de Santarém, concelho onde reside. Mais um grave acidente no IC2!

BAILE – Decorreu no salão da UR Carvalhal de Turquel na noite do dia 12/02 um baile animado pelo teclista Fokaenergie. A organização foi da colectividade local: URCT.

In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário