segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Desporto

HCT DEU O ARRANQUE À NOVA ÉPOCA DE HÓQUEI


Turquelenses querem melhorar resultado da última época apresentando-se com ambição



HCT ESTARÁ DE NOVO A COMPETIR NA 2.ª DIVISÃO NACIONAL

Equipas que integram a II Divisão Zona Sul e Açores em 2010/2011

O muito competitivo Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Zona Sul e Açores temporada 2010/2011 irá contar com a participação das seguintes 16 formações: AD Oeiras, CD Paço de Arcos (ambos despromovidos da 1.ª Divisão), HC “Os Tigres” – Almeirim, LMR Algés (ambos provenientes da 3.ª Divisão), AA Amadora, Biblioteca IR – Valado de Frades, CA Campo de Ourique, CD Santa Clara – Ponta Delgada, GD Sesimbra, HC Sintra, HC Turquel, J Ouriense, Parede FC, S Alenquer B, UDC Nafarros (que garantiram a permanência em 2009/2010) e C Stella Maris – Peniche (repescado após desistência do Vasco da Gama HC – Sines). A 1.ª jornada do escalão secundário está prevista para 2 de Outubro. Na ronda inaugural, a equipa turquelense com a subida na mira, visita o HC Sintra, jogando depois no seu pavilhão gimnodesportivo com o CD Paço de Arcos (receberá este adversário dia 9/10). Será um início muito interessante frente a grandes candidatos ao título. O HCT tem como principal objectivo a subida. Vai ser um grande campeonato com muitas equipas que querem subir e o HCT é uma delas! A modalidade desportiva de hóquei em patins, praticado em Portugal desde 1922, é um dos desportos pelo qual os portugueses têm mostrado grande entusiasmo e em cuja prática bastantes atletas se têm distinguido, tendo mesmo as selecções nacionais, a partir de 1947, atingido posição de grande notoriedade ao saírem vencedoras em largas dezenas de provas internacionais, nomeadamente nos campeonatos do mundo e nas taças das nações.


HCT irá manter-se na 2.ª Divisão Nacional.



FORMAÇÃO ALVINEGRA REGRESSOU AO TRABALHO

HCT quer lutar pelo topo do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão

Depois das férias a equipa sénior turquelense (e todos os restantes escalões de formação: juniores - 1991/1992/1993, juvenis - 1994/1995, femininos – 1995 e seguintes, iniciados – 1996/1997, infantis – 1998/1999, escolares – 2000/2001, benjamins – 2002/2003, bambis - 2004 e iniciação) está de regresso aos treinos para a nova temporada com o objectivo bem definido: lutar pelos primeiros lugares da 2.ª Divisão Zona Sul. O HCT apresenta-se com poucas caras desconhecidas, sendo que a única novidade nem sequer é atleta. O técnico Paulo Batista é mesmo a grande novidade para 2010/2011, coadjuvado por um “homem da casa”, como é o caso de Nelson Lourenço, formando uma dupla forte para atacar os desafios que se avizinham. Para tal, contarão com um plantel composto por 9 atletas de pista e 3 guarda-redes, sendo que dois deles ainda em idade júnior receberam já o voto de confiança da equipa técnica, depois de uma época transacta muito positiva. A saber: Guarda-redes: João Lapa (Juniores), Rui Andrade “Ruca”, Samuel Santos; Jogadores de Pista: André Luís, Daniel Matias, Daniel Santos (Juniores), Fábio Alexandre, Nuno Maurício, Paulo Passos (ex-juniores), Rui Filipe, Tiago Rocha (ex-juniores) e Vasco Luís. São estes os atletas que irão concerteza dignificar o emblema deste grande clube na próxima época. Depois do período prolongado de férias, a “máquina HCT” volta a rolar, para gáudio dos muitos adeptos, impacientes pelo início da competição e dos grandes espectáculos. Todos devem dar todo o seu apoio em mais uma longa caminhada rumo (esperamos) ao sucesso. O HCT vai participar no Torneio de Valado de Frades, de 25 a 28 de Setembro, com o ACR Santa Cita, HC Mealhada e Biblioteca IR.



HÓQUEI FEMININO: CLUBE ESTÁ MAIS FORTE EM 2010/11

3 campeãs nacionais reforçam HCT que irá ter um plantel de luxo

A equipa feminina do HCT foi a grande surpresa da temporada 2009/10 mas parece que vai continuar a dar que falar emocionando a claque, onde toda a gente irá certamente continuar a vibrar. Depois do 3.º lugar no campeonato, no ano de regresso do clube à vertente feminina, em 2010/11 o objectivo passa por fazer igual ou melhor. Para atingir esse propósito as turquelenses reforçaram-se com 3 importantes jogadoras da Fundação Nortecoope (Maia): Ana Filipa Santos, Bruna Honório e Gisela Honório e 1 do HC Mealhada: Mafalda Pereira. Para todas elas, atletas da selecção nacional, que já assinaram pelo clube, é um regresso ao concelho para jogar na única equipa feminina da região pelo que são reforços de peso para a nova temporada. Todas estão felizes por voltar a casa e acreditam mais do que nunca que o “HCT tem todas as condições para ser o futuro campeão nacional”. Ainda não está totalmente confirmada a constituição do plantel de Luís Rosa, mas a base da equipa será a mesma. A qualidade da equipa constituída por um misto de experiência e juventude com vontade de trabalhar é um dado adquirido a juntar à extinção da equipa campeã nacional dos últimos 5 anos (F. Nortecoope) adivinha-se que o clube do concelho de Alcobaça possa lutar por todos os títulos em disputa na próxima época. Agora está tudo em aberto, já não há vencedores antecipados e tudo é possível para o emblema de Turquel!



AO SERVIÇO DAS SELECÇÕES NACIONAIS AO MAIS ALTO NÍVEL

Embaixadores do hóquei turquelense representam Portugal

TIAGO RAFAEL PRESENTE NO EUROPEU DE SENIORES – Depois de ter disputado e vencido um torneio no Luso (Jorge Lopes, director técnico nacional, afirmou na altura que esta “foi uma bela forma de cada uma das selecções se preparar para os compromissos que têm agendados e trabalhar em conjunto”), contra os escalões Sub-23 e Sub-20 de Portugal, Rui Neto, seleccionador nacional, escolheu ao fim da 2.ª semana de trabalhos na Mealhada, os dez magníficos eleitos do team de Portugal (Selecção Nacional Sénior) que lutou pelo 1.º lugar no Campeonato da Europa de Wuppertal 2010, Almanha realizado de 5 a 11 de Setembro. Entre eles, no lote de convocados que disputou a competição mais importante do Velho Continente, voltou a estar, como já era esperado, o jogador turquelense Tiago Rafael. O hoquista formado no HCT vai continuar a jogar pelo Benfica (tem a companhia do seu irmão Diogo Rafael) no mais alto patamar do hóquei luso. Portugal estreou-se diante da Itália (vitória por 4-1), seguindo-se os confrontos com a Inglaterra (vitória por 14-1 com 1 golo de Tiago), Alemanha (vitória por 5-1 e depois 6-1), Áustria (vitória 23-0) e Espanha na final (derrota por 8-2) que voltou a vencer a prova pela 6.ª vez consecutiva. A turma das quinas (sénior “A” masculina) conquistou a medalha de prata. Felicitamos o feito alcançado!



Tiago Miguel Rafael

27 anos (9 de Setembro de 1983)

Posição: Defesa/médio

Internacionalizações A: 38

Golos pela Selecção A: 10

Total de internacionalizações: 44

Total de golos nas Selecções: 14

Clube actual: Benfica

Clubes anteriores: HC Turquel, Paço de Arcos, Gulpilhares e OC Barcelos

LUÍS COELHO JOGA NO CRONENBERG – A Selecção Nacional teve um adepto especial que se destacou no Europeu de Wuppertal como comentador da RTP e da Antena 1. Luís Coelho tem 25 anos e está há um mês no RSC Cronenberg de Wuppertal, campeão alemão. Amigo de Tiago Rafael, dos tempos do Turquel, Luís tinha o sonho de jogar na Liga dos Campeões e, quando o desafio surgiu, pela internet, nem pensou duas vezes. A época na Alemanha começa dia 25/09, e o português, que deixou a profissão de professor de Educação Física, vai estrear-se. Da selecção da casa, não tem dúvidas: “Estão a crescer, já sabem como se fazem as coisas e fazem frente a algumas equipas.”

SOFIA VICENTE NO MUNDIAL FEMININO – Após uma semana de estágio no Luso, o seleccionador nacional Ernesto Sebastião seleccionou as 10 atletas que irão representar Portugal no Campeonato Mundial Feminino, de 25 de Setembro a 2 de Outubro, em Alcobendas (Espanha). Na lista das 10 convocadas da selecção sénior feminina está Sofia Vicente (HC Turquel), que é a única representante da região na equipa das quinas, ao contrário do que sucedeu nos últimos anos. A Selecção Nacional está num processo de renovação, mas é considerada uma das favoritas aos primeiros lugares.



JOÃO SILVA VAI AO EUROPEU DE SUB-20 – Luís Duarte, seleccionador nacional, definiu o lote de dez jogadores que vai lutar pelo bicampeonato de Portugal no Campeonato da Europa de Sub-20, de 20 a 25 de Setembro, em Viareggio, Itália. O turquelense João Silva, jogador de 18 anos, actualmente no HC Turquel foi um dos 10 convocados para representar a Selecção Nacional no Europeu. Para esta competição, Portugal é um dos favoritos à vitória final, e tenta voltar a ganhar o título de campeão europeu, que está neste momento em posse da selecção espanhola.




DANÇA DESPORTIVA

HCT DESTACA-SE EM DANÇA DESPORTIVA

Informação sobre a actividade de dança do HCT

TROFÉU JOSÉ CASEBRE – Teve lugar em Benfica do Ribatejo o Troféu José Casebre. Bernardo e Jéssica venceram em Clássicas e Latinas, na sua categoria. Em adultos iniciados André Santos e Carolina Serrazina competiram apenas em Latinas, obtendo o 5.º posto. Nos Seniores II, José António Coelho e Maria José Guerra, venceram em Latinas Open e Clássicas Iniciados, onde António Silva e Adélia Silva se classificaram e 2.º lugar vindo a vencer em Latinas na categoria de Intermédios. As competições de dança estão a sofrer agora uma interrupção própria das férias de Verão, regressando em Setembro com a realização do campeonato nacional das 10 danças.



In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário