Vai ter lugar mais uma Assembleia de Freguesia de Turquel no próximo dia 30 de Setembro, pelas 21:30, coloco-me á disposição de todos para me fazerem chegar por e-mail (luisdavid_sr@hotmail.com), assuntos que gostariam de ver discutidos na assembleia, terei o prazer de os apresentar à mesma.
Gostaria também de apelar a todos, para que estejam presentes na assembleia. Só com o contributo de todos, a nossa freguesia pode avançar.
Blogue de opinião politica local (e não só) dedicado à Freguesia de Turquel.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Desporto
HCT DEU O ARRANQUE À NOVA ÉPOCA DE HÓQUEI
Turquelenses querem melhorar resultado da última época apresentando-se com ambição
HCT ESTARÁ DE NOVO A COMPETIR NA 2.ª DIVISÃO NACIONAL
Equipas que integram a II Divisão Zona Sul e Açores em 2010/2011
O muito competitivo Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Zona Sul e Açores temporada 2010/2011 irá contar com a participação das seguintes 16 formações: AD Oeiras, CD Paço de Arcos (ambos despromovidos da 1.ª Divisão), HC “Os Tigres” – Almeirim, LMR Algés (ambos provenientes da 3.ª Divisão), AA Amadora, Biblioteca IR – Valado de Frades, CA Campo de Ourique, CD Santa Clara – Ponta Delgada, GD Sesimbra, HC Sintra, HC Turquel, J Ouriense, Parede FC, S Alenquer B, UDC Nafarros (que garantiram a permanência em 2009/2010) e C Stella Maris – Peniche (repescado após desistência do Vasco da Gama HC – Sines). A 1.ª jornada do escalão secundário está prevista para 2 de Outubro. Na ronda inaugural, a equipa turquelense com a subida na mira, visita o HC Sintra, jogando depois no seu pavilhão gimnodesportivo com o CD Paço de Arcos (receberá este adversário dia 9/10). Será um início muito interessante frente a grandes candidatos ao título. O HCT tem como principal objectivo a subida. Vai ser um grande campeonato com muitas equipas que querem subir e o HCT é uma delas! A modalidade desportiva de hóquei em patins, praticado em Portugal desde 1922, é um dos desportos pelo qual os portugueses têm mostrado grande entusiasmo e em cuja prática bastantes atletas se têm distinguido, tendo mesmo as selecções nacionais, a partir de 1947, atingido posição de grande notoriedade ao saírem vencedoras em largas dezenas de provas internacionais, nomeadamente nos campeonatos do mundo e nas taças das nações.
FORMAÇÃO ALVINEGRA REGRESSOU AO TRABALHO
HCT quer lutar pelo topo do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão
Depois das férias a equipa sénior turquelense (e todos os restantes escalões de formação: juniores - 1991/1992/1993, juvenis - 1994/1995, femininos – 1995 e seguintes, iniciados – 1996/1997, infantis – 1998/1999, escolares – 2000/2001, benjamins – 2002/2003, bambis - 2004 e iniciação) está de regresso aos treinos para a nova temporada com o objectivo bem definido: lutar pelos primeiros lugares da 2.ª Divisão Zona Sul. O HCT apresenta-se com poucas caras desconhecidas, sendo que a única novidade nem sequer é atleta. O técnico Paulo Batista é mesmo a grande novidade para 2010/2011, coadjuvado por um “homem da casa”, como é o caso de Nelson Lourenço, formando uma dupla forte para atacar os desafios que se avizinham. Para tal, contarão com um plantel composto por 9 atletas de pista e 3 guarda-redes, sendo que dois deles ainda em idade júnior receberam já o voto de confiança da equipa técnica, depois de uma época transacta muito positiva. A saber: Guarda-redes: João Lapa (Juniores), Rui Andrade “Ruca”, Samuel Santos; Jogadores de Pista: André Luís, Daniel Matias, Daniel Santos (Juniores), Fábio Alexandre, Nuno Maurício, Paulo Passos (ex-juniores), Rui Filipe, Tiago Rocha (ex-juniores) e Vasco Luís. São estes os atletas que irão concerteza dignificar o emblema deste grande clube na próxima época. Depois do período prolongado de férias, a “máquina HCT” volta a rolar, para gáudio dos muitos adeptos, impacientes pelo início da competição e dos grandes espectáculos. Todos devem dar todo o seu apoio em mais uma longa caminhada rumo (esperamos) ao sucesso. O HCT vai participar no Torneio de Valado de Frades, de 25 a 28 de Setembro, com o ACR Santa Cita, HC Mealhada e Biblioteca IR.
HÓQUEI FEMININO: CLUBE ESTÁ MAIS FORTE EM 2010/11
3 campeãs nacionais reforçam HCT que irá ter um plantel de luxo
A equipa feminina do HCT foi a grande surpresa da temporada 2009/10 mas parece que vai continuar a dar que falar emocionando a claque, onde toda a gente irá certamente continuar a vibrar. Depois do 3.º lugar no campeonato, no ano de regresso do clube à vertente feminina, em 2010/11 o objectivo passa por fazer igual ou melhor. Para atingir esse propósito as turquelenses reforçaram-se com 3 importantes jogadoras da Fundação Nortecoope (Maia): Ana Filipa Santos, Bruna Honório e Gisela Honório e 1 do HC Mealhada: Mafalda Pereira. Para todas elas, atletas da selecção nacional, que já assinaram pelo clube, é um regresso ao concelho para jogar na única equipa feminina da região pelo que são reforços de peso para a nova temporada. Todas estão felizes por voltar a casa e acreditam mais do que nunca que o “HCT tem todas as condições para ser o futuro campeão nacional”. Ainda não está totalmente confirmada a constituição do plantel de Luís Rosa, mas a base da equipa será a mesma. A qualidade da equipa constituída por um misto de experiência e juventude com vontade de trabalhar é um dado adquirido a juntar à extinção da equipa campeã nacional dos últimos 5 anos (F. Nortecoope) adivinha-se que o clube do concelho de Alcobaça possa lutar por todos os títulos em disputa na próxima época. Agora está tudo em aberto, já não há vencedores antecipados e tudo é possível para o emblema de Turquel!
AO SERVIÇO DAS SELECÇÕES NACIONAIS AO MAIS ALTO NÍVEL
Embaixadores do hóquei turquelense representam Portugal
TIAGO RAFAEL PRESENTE NO EUROPEU DE SENIORES – Depois de ter disputado e vencido um torneio no Luso (Jorge Lopes, director técnico nacional, afirmou na altura que esta “foi uma bela forma de cada uma das selecções se preparar para os compromissos que têm agendados e trabalhar em conjunto”), contra os escalões Sub-23 e Sub-20 de Portugal, Rui Neto, seleccionador nacional, escolheu ao fim da 2.ª semana de trabalhos na Mealhada, os dez magníficos eleitos do team de Portugal (Selecção Nacional Sénior) que lutou pelo 1.º lugar no Campeonato da Europa de Wuppertal 2010, Almanha realizado de 5 a 11 de Setembro. Entre eles, no lote de convocados que disputou a competição mais importante do Velho Continente, voltou a estar, como já era esperado, o jogador turquelense Tiago Rafael. O hoquista formado no HCT vai continuar a jogar pelo Benfica (tem a companhia do seu irmão Diogo Rafael) no mais alto patamar do hóquei luso. Portugal estreou-se diante da Itália (vitória por 4-1), seguindo-se os confrontos com a Inglaterra (vitória por 14-1 com 1 golo de Tiago), Alemanha (vitória por 5-1 e depois 6-1), Áustria (vitória 23-0) e Espanha na final (derrota por 8-2) que voltou a vencer a prova pela 6.ª vez consecutiva. A turma das quinas (sénior “A” masculina) conquistou a medalha de prata. Felicitamos o feito alcançado!
LUÍS COELHO JOGA NO CRONENBERG – A Selecção Nacional teve um adepto especial que se destacou no Europeu de Wuppertal como comentador da RTP e da Antena 1. Luís Coelho tem 25 anos e está há um mês no RSC Cronenberg de Wuppertal, campeão alemão. Amigo de Tiago Rafael, dos tempos do Turquel, Luís tinha o sonho de jogar na Liga dos Campeões e, quando o desafio surgiu, pela internet, nem pensou duas vezes. A época na Alemanha começa dia 25/09, e o português, que deixou a profissão de professor de Educação Física, vai estrear-se. Da selecção da casa, não tem dúvidas: “Estão a crescer, já sabem como se fazem as coisas e fazem frente a algumas equipas.”
SOFIA VICENTE NO MUNDIAL FEMININO – Após uma semana de estágio no Luso, o seleccionador nacional Ernesto Sebastião seleccionou as 10 atletas que irão representar Portugal no Campeonato Mundial Feminino, de 25 de Setembro a 2 de Outubro, em Alcobendas (Espanha). Na lista das 10 convocadas da selecção sénior feminina está Sofia Vicente (HC Turquel), que é a única representante da região na equipa das quinas, ao contrário do que sucedeu nos últimos anos. A Selecção Nacional está num processo de renovação, mas é considerada uma das favoritas aos primeiros lugares.
JOÃO SILVA VAI AO EUROPEU DE SUB-20 – Luís Duarte, seleccionador nacional, definiu o lote de dez jogadores que vai lutar pelo bicampeonato de Portugal no Campeonato da Europa de Sub-20, de 20 a 25 de Setembro, em Viareggio, Itália. O turquelense João Silva, jogador de 18 anos, actualmente no HC Turquel foi um dos 10 convocados para representar a Selecção Nacional no Europeu. Para esta competição, Portugal é um dos favoritos à vitória final, e tenta voltar a ganhar o título de campeão europeu, que está neste momento em posse da selecção espanhola.
DANÇA DESPORTIVA
HCT DESTACA-SE EM DANÇA DESPORTIVA
Informação sobre a actividade de dança do HCT
TROFÉU JOSÉ CASEBRE – Teve lugar em Benfica do Ribatejo o Troféu José Casebre. Bernardo e Jéssica venceram em Clássicas e Latinas, na sua categoria. Em adultos iniciados André Santos e Carolina Serrazina competiram apenas em Latinas, obtendo o 5.º posto. Nos Seniores II, José António Coelho e Maria José Guerra, venceram em Latinas Open e Clássicas Iniciados, onde António Silva e Adélia Silva se classificaram e 2.º lugar vindo a vencer em Latinas na categoria de Intermédios. As competições de dança estão a sofrer agora uma interrupção própria das férias de Verão, regressando em Setembro com a realização do campeonato nacional das 10 danças.
In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro
Turquelenses querem melhorar resultado da última época apresentando-se com ambição
HCT ESTARÁ DE NOVO A COMPETIR NA 2.ª DIVISÃO NACIONAL
Equipas que integram a II Divisão Zona Sul e Açores em 2010/2011
O muito competitivo Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Zona Sul e Açores temporada 2010/2011 irá contar com a participação das seguintes 16 formações: AD Oeiras, CD Paço de Arcos (ambos despromovidos da 1.ª Divisão), HC “Os Tigres” – Almeirim, LMR Algés (ambos provenientes da 3.ª Divisão), AA Amadora, Biblioteca IR – Valado de Frades, CA Campo de Ourique, CD Santa Clara – Ponta Delgada, GD Sesimbra, HC Sintra, HC Turquel, J Ouriense, Parede FC, S Alenquer B, UDC Nafarros (que garantiram a permanência em 2009/2010) e C Stella Maris – Peniche (repescado após desistência do Vasco da Gama HC – Sines). A 1.ª jornada do escalão secundário está prevista para 2 de Outubro. Na ronda inaugural, a equipa turquelense com a subida na mira, visita o HC Sintra, jogando depois no seu pavilhão gimnodesportivo com o CD Paço de Arcos (receberá este adversário dia 9/10). Será um início muito interessante frente a grandes candidatos ao título. O HCT tem como principal objectivo a subida. Vai ser um grande campeonato com muitas equipas que querem subir e o HCT é uma delas! A modalidade desportiva de hóquei em patins, praticado em Portugal desde 1922, é um dos desportos pelo qual os portugueses têm mostrado grande entusiasmo e em cuja prática bastantes atletas se têm distinguido, tendo mesmo as selecções nacionais, a partir de 1947, atingido posição de grande notoriedade ao saírem vencedoras em largas dezenas de provas internacionais, nomeadamente nos campeonatos do mundo e nas taças das nações.
HCT irá manter-se na 2.ª Divisão Nacional.
FORMAÇÃO ALVINEGRA REGRESSOU AO TRABALHO
HCT quer lutar pelo topo do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão
Depois das férias a equipa sénior turquelense (e todos os restantes escalões de formação: juniores - 1991/1992/1993, juvenis - 1994/1995, femininos – 1995 e seguintes, iniciados – 1996/1997, infantis – 1998/1999, escolares – 2000/2001, benjamins – 2002/2003, bambis - 2004 e iniciação) está de regresso aos treinos para a nova temporada com o objectivo bem definido: lutar pelos primeiros lugares da 2.ª Divisão Zona Sul. O HCT apresenta-se com poucas caras desconhecidas, sendo que a única novidade nem sequer é atleta. O técnico Paulo Batista é mesmo a grande novidade para 2010/2011, coadjuvado por um “homem da casa”, como é o caso de Nelson Lourenço, formando uma dupla forte para atacar os desafios que se avizinham. Para tal, contarão com um plantel composto por 9 atletas de pista e 3 guarda-redes, sendo que dois deles ainda em idade júnior receberam já o voto de confiança da equipa técnica, depois de uma época transacta muito positiva. A saber: Guarda-redes: João Lapa (Juniores), Rui Andrade “Ruca”, Samuel Santos; Jogadores de Pista: André Luís, Daniel Matias, Daniel Santos (Juniores), Fábio Alexandre, Nuno Maurício, Paulo Passos (ex-juniores), Rui Filipe, Tiago Rocha (ex-juniores) e Vasco Luís. São estes os atletas que irão concerteza dignificar o emblema deste grande clube na próxima época. Depois do período prolongado de férias, a “máquina HCT” volta a rolar, para gáudio dos muitos adeptos, impacientes pelo início da competição e dos grandes espectáculos. Todos devem dar todo o seu apoio em mais uma longa caminhada rumo (esperamos) ao sucesso. O HCT vai participar no Torneio de Valado de Frades, de 25 a 28 de Setembro, com o ACR Santa Cita, HC Mealhada e Biblioteca IR.
HÓQUEI FEMININO: CLUBE ESTÁ MAIS FORTE EM 2010/11
3 campeãs nacionais reforçam HCT que irá ter um plantel de luxo
A equipa feminina do HCT foi a grande surpresa da temporada 2009/10 mas parece que vai continuar a dar que falar emocionando a claque, onde toda a gente irá certamente continuar a vibrar. Depois do 3.º lugar no campeonato, no ano de regresso do clube à vertente feminina, em 2010/11 o objectivo passa por fazer igual ou melhor. Para atingir esse propósito as turquelenses reforçaram-se com 3 importantes jogadoras da Fundação Nortecoope (Maia): Ana Filipa Santos, Bruna Honório e Gisela Honório e 1 do HC Mealhada: Mafalda Pereira. Para todas elas, atletas da selecção nacional, que já assinaram pelo clube, é um regresso ao concelho para jogar na única equipa feminina da região pelo que são reforços de peso para a nova temporada. Todas estão felizes por voltar a casa e acreditam mais do que nunca que o “HCT tem todas as condições para ser o futuro campeão nacional”. Ainda não está totalmente confirmada a constituição do plantel de Luís Rosa, mas a base da equipa será a mesma. A qualidade da equipa constituída por um misto de experiência e juventude com vontade de trabalhar é um dado adquirido a juntar à extinção da equipa campeã nacional dos últimos 5 anos (F. Nortecoope) adivinha-se que o clube do concelho de Alcobaça possa lutar por todos os títulos em disputa na próxima época. Agora está tudo em aberto, já não há vencedores antecipados e tudo é possível para o emblema de Turquel!
AO SERVIÇO DAS SELECÇÕES NACIONAIS AO MAIS ALTO NÍVEL
Embaixadores do hóquei turquelense representam Portugal
TIAGO RAFAEL PRESENTE NO EUROPEU DE SENIORES – Depois de ter disputado e vencido um torneio no Luso (Jorge Lopes, director técnico nacional, afirmou na altura que esta “foi uma bela forma de cada uma das selecções se preparar para os compromissos que têm agendados e trabalhar em conjunto”), contra os escalões Sub-23 e Sub-20 de Portugal, Rui Neto, seleccionador nacional, escolheu ao fim da 2.ª semana de trabalhos na Mealhada, os dez magníficos eleitos do team de Portugal (Selecção Nacional Sénior) que lutou pelo 1.º lugar no Campeonato da Europa de Wuppertal 2010, Almanha realizado de 5 a 11 de Setembro. Entre eles, no lote de convocados que disputou a competição mais importante do Velho Continente, voltou a estar, como já era esperado, o jogador turquelense Tiago Rafael. O hoquista formado no HCT vai continuar a jogar pelo Benfica (tem a companhia do seu irmão Diogo Rafael) no mais alto patamar do hóquei luso. Portugal estreou-se diante da Itália (vitória por 4-1), seguindo-se os confrontos com a Inglaterra (vitória por 14-1 com 1 golo de Tiago), Alemanha (vitória por 5-1 e depois 6-1), Áustria (vitória 23-0) e Espanha na final (derrota por 8-2) que voltou a vencer a prova pela 6.ª vez consecutiva. A turma das quinas (sénior “A” masculina) conquistou a medalha de prata. Felicitamos o feito alcançado!
Tiago Miguel Rafael
27 anos (9 de Setembro de 1983)
Posição: Defesa/médio
Internacionalizações A: 38
Golos pela Selecção A: 10
Total de internacionalizações: 44
Total de golos nas Selecções: 14
Clube actual: Benfica
Clubes anteriores: HC Turquel, Paço de Arcos, Gulpilhares e OC Barcelos
LUÍS COELHO JOGA NO CRONENBERG – A Selecção Nacional teve um adepto especial que se destacou no Europeu de Wuppertal como comentador da RTP e da Antena 1. Luís Coelho tem 25 anos e está há um mês no RSC Cronenberg de Wuppertal, campeão alemão. Amigo de Tiago Rafael, dos tempos do Turquel, Luís tinha o sonho de jogar na Liga dos Campeões e, quando o desafio surgiu, pela internet, nem pensou duas vezes. A época na Alemanha começa dia 25/09, e o português, que deixou a profissão de professor de Educação Física, vai estrear-se. Da selecção da casa, não tem dúvidas: “Estão a crescer, já sabem como se fazem as coisas e fazem frente a algumas equipas.”
SOFIA VICENTE NO MUNDIAL FEMININO – Após uma semana de estágio no Luso, o seleccionador nacional Ernesto Sebastião seleccionou as 10 atletas que irão representar Portugal no Campeonato Mundial Feminino, de 25 de Setembro a 2 de Outubro, em Alcobendas (Espanha). Na lista das 10 convocadas da selecção sénior feminina está Sofia Vicente (HC Turquel), que é a única representante da região na equipa das quinas, ao contrário do que sucedeu nos últimos anos. A Selecção Nacional está num processo de renovação, mas é considerada uma das favoritas aos primeiros lugares.
JOÃO SILVA VAI AO EUROPEU DE SUB-20 – Luís Duarte, seleccionador nacional, definiu o lote de dez jogadores que vai lutar pelo bicampeonato de Portugal no Campeonato da Europa de Sub-20, de 20 a 25 de Setembro, em Viareggio, Itália. O turquelense João Silva, jogador de 18 anos, actualmente no HC Turquel foi um dos 10 convocados para representar a Selecção Nacional no Europeu. Para esta competição, Portugal é um dos favoritos à vitória final, e tenta voltar a ganhar o título de campeão europeu, que está neste momento em posse da selecção espanhola.
DANÇA DESPORTIVA
HCT DESTACA-SE EM DANÇA DESPORTIVA
Informação sobre a actividade de dança do HCT
TROFÉU JOSÉ CASEBRE – Teve lugar em Benfica do Ribatejo o Troféu José Casebre. Bernardo e Jéssica venceram em Clássicas e Latinas, na sua categoria. Em adultos iniciados André Santos e Carolina Serrazina competiram apenas em Latinas, obtendo o 5.º posto. Nos Seniores II, José António Coelho e Maria José Guerra, venceram em Latinas Open e Clássicas Iniciados, onde António Silva e Adélia Silva se classificaram e 2.º lugar vindo a vencer em Latinas na categoria de Intermédios. As competições de dança estão a sofrer agora uma interrupção própria das férias de Verão, regressando em Setembro com a realização do campeonato nacional das 10 danças.
In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro
HOMENAGEM À NOSSA QUERIDA AMIGA
Em memória de Áurea da Mata (1951-2010)
Carta a uma amiga que partiu
Olá Áurea !
Minha querida amiga e colega de tantos e tantos anos.
Não esperava que me surpreendesses assim tão definitivamente.
Deixaste tanta gente que te amava e partiste com o teu sorriso maroto.
O teu maior desejo era ver todos felizes, principalmente as crianças.
Sempre atenta às necessidades dos outros e agias sempre para prestar a ajuda necessária.
Deixaste tantos projectos para trás...
Os teus poemas que criavas com tanto talento e as tertúlias que organizaste...
As estórias contadas às crianças e as estórias e lendas de encantar contadas a todos os que gostavam de te ouvir.
As palhaçadas no Carnaval e não só.
O dia do teu aniversário, nunca conheci ninguém que celebrasse a vida assim com tanta alegria.
Os teus jovens da catequese e as campanhas que sempre faziam no natal sempre para auxiliar alguém que precisasse.
As nossas horas de almoço, lá na sala a descansar e a crochetar para as nossas netas.
Tínhamos ainda tanta coisa para partilhar.
Mas tu partiste e agora fisicamente não te poderei mais encontrar e dizer olá sorrindo.
Mas tu partiste subitamente para o plano espiritual e agora estás em paz e tranquilamente nos observas atenta.
Descansarás um pouco até te habituares à tua nova vida eterna.
Logo encontrarás o que fazer; dar a mão às crianças e fazer uma canção de roda, algum jogo ou uma corrida bem animada.
depois virás em sonhos confortar os teus amados e encaminhá-los neste vale de lágrimas.
Se puderes passa por aqui, gostava tanto que me pudesses visitar em sonho, será que é pedir muito?
Dá beijinhos aos nossos meninos e amigos que te receberam aí, o Tó Zé, a Carina o Frederico, a nossa amiga Jú e todos os que contigo privarem.
Fica em paz amiga e não te esqueças de nós.
Beijinho da "Guiga"
Margarida Bogalho
Poema de despedida
Morreste e bem antes dessa nefasta hora
eu o adivinhava aqui ontem, como agora
numa aurora sentida longe de Belém.
Morri também por ti um pouco, fiquei fora,
voz embargada, rouco, chorei
e por ti, mais triste, menos eu
Mataste-me a esperança de noites lindas,
agora simples breu,
divididas
por todos os que tu carregavas
como um feliz fardo
morreu-me por ti meu bardo,
pesou-me nesta hora a vida,
como um fardo.
Amor de todos
felicidade a rodos
de quem com tanto orgulho,
te contemplava
e nestes versos brancos
te procuro, em soluços,
em arrancos de lava,
tento aligeirar tua mortalha
faço teu luto, com o peso abrupto
de saber-te, Deus me valha,
longe de nós
e de não mais poder ver-te,
ouvir a tua voz,
talvez lá longe nas alturas do Olimpo,
em nuvens de dourados pós.
Longe, perdida em nevoeiros de uma outra vida
ou em Céu azul de nuvens limpo
quero que vivas para todo o sempre
e honrar, aqui na terra, tua glória,
Áurea tão querida em mim presente.
Não nos disseste Adeus,
nunca me despedirei de ti
e eu jasmim que sou,
não poderei da rosa
da felicidade em verso,
da alegria em prosa
com que a todos nos brindaste,
com que brincaste
amorosa
minha Áurea. Poalha dourada
desta silvestre estrada,
nunca de ti me despedirei,
nunca o farei, minha querida.
Áurea Benedicta sejas em tua glória
Que o teu exemplo floresça
entre todos os que de ti beberam
que por ti foram, aconteceram, amanheceram,
e em tuas asas mais livres voaram.
Por ti Áurea, muitos, melhores ficaram.
Que em vez de um simples templo,
de um monumento,
de um lúgubre lamento,
nasça o teu exemplo,
Cantemos a tua vida a tua historia,
honremos teu cristalino pensamento
como a festa do amor mais alto acontecida
que a todos deste,
em que em tua vida te perdeste.
Cansando-te em estrada cheia e agreste
zombando de honrarias de que te rias
e despindo-te de luzes, em sonora gargalhada
carregavas cruzes e chagas de amor
Áurea minha mais rica e alegre Rosa!
Levantemos agora e sempre teu acreditar
ajudemos todos os que sem ti ficaram
a voltar a sonhar! Oremos a todos os Santos!
Ajudemos agora nós,
com menos prantos
Todos e tantos
que por tua perca ficaram sós,
te choraram e tão pobres ficaram
Saibamos ser sua nova voz,
o que sempre quiseste, ser,
seremos nós
num florido amanhecer
uma gloriosa esperança agora acontecida,
honrando o azul Celeste da tua vida!
António Sales
Brincar com coisas sérias como ela sempre fazia
Áurea, mulher e esposa, mãe galinha,
Áurea, educadora, e conselheira,
Áurea, catequista, com fé e linha,
Áurea, animadora, sã cantadeira.
Áurea, poetiza, contadora,
Áurea, dirigente patinagem,
Áurea, humilde, simples, lutadora,
Áurea, doente, mulher coragem.
Deste muito, talvez até demais,
Boa amiga, colega, a ninguém lesa,
Gratos são, miúdos, jovens e pais.
Desta vida exemplar, um senão!
P’ro Céu alma tão grande, aos anjos pesa,
Disso, por certo..., terás o perdão.
Augusto Luís
Despedida desta vida
(dedicada á memória da amiga Áurea da Mata)
Quando nasce uma pessoa,
Seja má ou seja boa,
Traz o destino consigo.
Nesse destino estava marcado,
Levando-te para outro lado,
Todos vamos ter contigo.
No dia 06 de Setembro,
Bem triste que bem me lembro,
No ano de dois mil de dez.
Partiu Áurea Fernandes da Mata,
Que muita gente lhe é está grata,
Por muito bem que lhes fez.
Com cinquenta e nove anos de idade,
Partiu para a eternidade,
Deixaste esta peregrinação;
Esta terra e a tua vida,
Toda a gente que te é querida,
Mas que te guarda no coração.
Ó Áurea nossa amiga,
Na boca sempre uma cantiga,
Com uma graça também.
Mas quis então o destino,
Que em Turquel tocasse o sino,
E fosses para a Virgem Mãe.
Tu amavas as crianças,
Elas são nossas esperanças,
Para o futuro de amanhã,
Ensinavas-lhe boas maneiras,
Com regras e brincadeiras,
Para terem uma vida sã.
Tantas te passaram pela mão,
Te trazem no coração,
Algumas já são mães e pais,
Elas nunca se esqueceram,
Do quanto contigo aprenderam,
Ainda hoje queriam mais.
Mas isso não aconteceu,
Alguém te chamou lá do Céu,
Quis a tua companhia.
Aceitamos com amor,
É a vontade do Senhor,
Só nos resta a nostalgia.
Até sempre a amiga: Sofia Francisco
Até à vista Áurea
Áurea minha colega e amiga,
Muitos anos de convívio,
Que tivemos nesta vida,
São muitas recordações que esquecê-las não consigo.
Desde o trabalho à poesia,
E outras tantas actividades,
Tantas coisas que fazer,
Que sinto já as saudades.
Quero prestar homenagem,
Com esta minha mensagem,
De carinho, ternura e amor.
Desejo de meu coração,
Que os anjos te levem pela mão,
E te receba Nosso Senhor.
Soneto dedicado à amiga Áurea da Mata de autoria de: Sofia Francisco
Sentida Homenagem Para Ti Querida Amiga
Mais uma flor
Que Deus veio buscar
Estamos todos aqui para
A última homenagem te prestar
Adeus Áurea, estamos aqui
Com todo o nosso coração
Que os anjos te guardem no céu
E te ofereçam protecção
É com muita tristeza
E dor no coração
Que estamos junto de ti
Nesta celebração
Estão aqui todos os teus amigos
Com muito carinho e amor
Pedindo aos anjos que te levem
Para junto do Senhor
Neste momento de dor
E de grande sofrimento
Entregamos-te ao Senhor
Que Ele, tome conta de ti a cada momento
Partiste querida irmã
Sem dizer nada a ninguém
Agora descansa em paz
Na Eternidade também
Aos teus familiares
Eu desejo do coração
Que aceitem com Amor
A tua separação
É para nós muito doloroso
Ver partir alguém de quem gostamos
Mas faça-se a vontade do Senhor
Porque nós não mandamos
Numa grade doença
Ou num acidente repentino
Todos temos que pela morte passar
Quis assim o destino
Juntos todos em oração
Neste momento de dor
Rezemos pela nossa irmã
Que partiu para junto do Senhor
Adeus Áurea até um dia ?
Elaborado por Maria Rosa Marques
BRILHA, BRILHA LÁ NO CÉU A ESTRELINHA QUE PARTIU
Ficámos sem a nossa amiga Áurea da Mata: dona de um coração enorme e imensa alegria
É com um sentimento de perda terrível e grande dor para todos nós que lamentamos o falecimento súbito (após operação no dia 3 de Setembro) da carismática e ilustre Áurea Fernandes Carlos da Mata (nasceu a 28/01/1951 – faleceu a 06/09/2010), que trabalhou durante 35 anos no Centro Social e Paroquial de Turquel, fazendo sonhar com a sua alegria contagiante e boa disposição todas as crianças que por lá passaram, e que muitas vezes colaborou com as suas lindas poesias no jornal O ALCOA e em tantas actividades em Turquel e não só (era dinamizadora da Cooperativa Terra Mágica das Lendas da Benedita e promoveu uma série de Tertúlias de Poesia em Alcobaça, Turquel e Benedita). Se há pessoas que merecem um estatuto especial nos nossos corações esta é uma delas. Foi uma grande mulher com muita força e coragem, generosa, solidária, sensível para as causas sociais e culturais, possuidora de uma grandiosa e inesquecível dinâmica artística (teatro, poesia, contadora de histórias...) e uma pessoa marcante tal era a sua simpatia, entrega, amizade verdadeira, dedicação para com os outros por isso por todo lado fez amigos. A cerimónia fúnebre realizada foi uma das maiores manifestações de pesar que alguma vez houve em Turquel. E como eram tantos os seus amigos (uma grande multidão!)... Vindos de todos os lados. Eram centenas e centenas de pessoas e milhares de flores... e não faltou aplausos como se fazem aos grandes artistas. Poucos foram aqueles que ficaram indiferentes a esta triste e dolorosa notícia que a todos surpreendeu. Foi mesmo uma grande partida que nos pregou aos 59 anos. Ninguém estava à espera. Com tantos projectos em vista e ainda tanto potencial para dar, uma amargura invadiu-nos. Era uma pessoa multifacetada com um talento acima da média, ficamos bem mais pobres. É com uma lágrima ao canto do olho que não vamos deixar um adeus mas um até sempre amiga! A partir de agora, brilha, brilha lá no céu mais uma estrelinha que nasceu...e se esta é grande e cintilante! Esteja onde estiver será sempre linda!
VAI DEIXAR SAUDADES!
Reacções vindas de todos os lados
CENTRO – “Na vossa Luz Senhor veremos a Luz. A Direcção do Centro Social Paroquial de Turquel manifesta profundo reconhecimento à colaboradora Áurea da Mata pelos 35 anos de trabalho dedicado nesta Instituição enquanto Ajudante de Acção Educativa e membro de Direcção. Quem dá e dá por Amor, não dá, recebe - Luiza Andaluz (Fundadora das SNSF)”. Irmã Fernanda Pereira.
ADEPART – “Património Cultural de Turquel mais pobre. Para todos tinha uma palavra de carinho, sempre com uma grande e boa disposição no seu rosto. Ultimamente, dedicava-se com afinco a vários eventos, principalmente onde fosse necessário contar uma história ou declamar belos poemas da sua autoria, assim como as canções por si improvisadas. Na ADEPART, muitas vezes esteve presente em vários eventos, desde visitas de estudo ao património do nosso país, em exposições com as suas animações e outros convívios. Sente-se a sua falta! O dia 6 de Setembro foi testemunha disso com tão grande multidão na sua última homenagem.” Mário Louro.
TERRA MÁGICA DAS LENDAS – “Foi a animadora principal no campo da divulgação de histórias desde Janeiro deste ano com o programa «Sábados lendários» e da qual fazia parte do Conselho Fiscal. Foi a partir de Abril animadora das tertúlias ideia sua e organização das mesmas, que se realizaram em Alcobaça, Turquel e Benedita. E ainda a primeira a participar em nome da Cooperativa Terra Mágica das Lendas em programas da Benedita FM, sendo também colaboradora do jornal O Alcoa com as Lendas em Verso... Tanto que dela recebemos é difícil nesta hora triste registar. Mas para nós a Áurea fica sempre nos nossos corações e na nossa memória. Nunca a poderemos esquecer!” Profª. Lúcia Serralheiro.
BENEDITA FM – “Faleceu Áurea da Mata – Colaboradora da Benedita FM vítima de doença prolongada. Para além de colaborar com a Rádio Benedita FM, na rubrica Terra Mágica das Lendas, Áurea da Mata dinamizou diversas tertúlias de poesia pela região, nomeadamente Turquel, Benedita e Alcobaça. A Rádio Benedita FM envia à família os mais sentidos pêsames.”
AMIGOS – “Áurea da Mata faleceu subitamente após operação a 3 Set. 2010... Contadora de histórias, dinamizadora da Cooperativa Terra Mágica das Lendas... Estava tão confiante que iria recuperar que produziu quadras (a 27 de Agosto) e enviou aos seus amigos, para nos animar! O meu desabafo neste dia doloroso.” Rogério Raimundo (vereador da CMA). “Perdemos a Áurea da Mata. É um choque brutal para todos nós perder uma pessoa como a Áurea da Mata. À sua maneira era única. Generosa, autêntica. Deixa um lugar vago… nas suas tertúlias… na sua poesia… junto dos seus amigos.” JERO (Director Adjunto do jornal O ALCOA). “Estou inconsolável. A uma grande mulher, que trazia sempre no coração, as historias, crianças e a justiça. Até sempre… Será esta tua força e alegria que eu vou guardar no meu coração.” Profª. Vanda Furtado Marques (escritora de livros infantis). “Da Áurea recebi a maior lição de lealdade para com os amigos.” Gêta Marquês. Muito mais haveria a dizer mas infelizmente não temos espaço para mais. Sentir-se-á muito a sua falta!
In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro
6 de Setembro: Dia triste para a história de Turquel.
Carta a uma amiga que partiu
Olá Áurea !
Minha querida amiga e colega de tantos e tantos anos.
Não esperava que me surpreendesses assim tão definitivamente.
Deixaste tanta gente que te amava e partiste com o teu sorriso maroto.
O teu maior desejo era ver todos felizes, principalmente as crianças.
Sempre atenta às necessidades dos outros e agias sempre para prestar a ajuda necessária.
Deixaste tantos projectos para trás...
Os teus poemas que criavas com tanto talento e as tertúlias que organizaste...
As estórias contadas às crianças e as estórias e lendas de encantar contadas a todos os que gostavam de te ouvir.
As palhaçadas no Carnaval e não só.
O dia do teu aniversário, nunca conheci ninguém que celebrasse a vida assim com tanta alegria.
Os teus jovens da catequese e as campanhas que sempre faziam no natal sempre para auxiliar alguém que precisasse.
As nossas horas de almoço, lá na sala a descansar e a crochetar para as nossas netas.
Tínhamos ainda tanta coisa para partilhar.
Mas tu partiste e agora fisicamente não te poderei mais encontrar e dizer olá sorrindo.
Mas tu partiste subitamente para o plano espiritual e agora estás em paz e tranquilamente nos observas atenta.
Descansarás um pouco até te habituares à tua nova vida eterna.
Logo encontrarás o que fazer; dar a mão às crianças e fazer uma canção de roda, algum jogo ou uma corrida bem animada.
depois virás em sonhos confortar os teus amados e encaminhá-los neste vale de lágrimas.
Se puderes passa por aqui, gostava tanto que me pudesses visitar em sonho, será que é pedir muito?
Dá beijinhos aos nossos meninos e amigos que te receberam aí, o Tó Zé, a Carina o Frederico, a nossa amiga Jú e todos os que contigo privarem.
Fica em paz amiga e não te esqueças de nós.
Beijinho da "Guiga"
Margarida Bogalho
Poema de despedida
Morreste e bem antes dessa nefasta hora
eu o adivinhava aqui ontem, como agora
numa aurora sentida longe de Belém.
Morri também por ti um pouco, fiquei fora,
voz embargada, rouco, chorei
e por ti, mais triste, menos eu
Mataste-me a esperança de noites lindas,
agora simples breu,
divididas
por todos os que tu carregavas
como um feliz fardo
morreu-me por ti meu bardo,
pesou-me nesta hora a vida,
como um fardo.
Amor de todos
felicidade a rodos
de quem com tanto orgulho,
te contemplava
e nestes versos brancos
te procuro, em soluços,
em arrancos de lava,
tento aligeirar tua mortalha
faço teu luto, com o peso abrupto
de saber-te, Deus me valha,
longe de nós
e de não mais poder ver-te,
ouvir a tua voz,
talvez lá longe nas alturas do Olimpo,
em nuvens de dourados pós.
Longe, perdida em nevoeiros de uma outra vida
ou em Céu azul de nuvens limpo
quero que vivas para todo o sempre
e honrar, aqui na terra, tua glória,
Áurea tão querida em mim presente.
Não nos disseste Adeus,
nunca me despedirei de ti
e eu jasmim que sou,
não poderei da rosa
da felicidade em verso,
da alegria em prosa
com que a todos nos brindaste,
com que brincaste
amorosa
minha Áurea. Poalha dourada
desta silvestre estrada,
nunca de ti me despedirei,
nunca o farei, minha querida.
Áurea Benedicta sejas em tua glória
Que o teu exemplo floresça
entre todos os que de ti beberam
que por ti foram, aconteceram, amanheceram,
e em tuas asas mais livres voaram.
Por ti Áurea, muitos, melhores ficaram.
Que em vez de um simples templo,
de um monumento,
de um lúgubre lamento,
nasça o teu exemplo,
Cantemos a tua vida a tua historia,
honremos teu cristalino pensamento
como a festa do amor mais alto acontecida
que a todos deste,
em que em tua vida te perdeste.
Cansando-te em estrada cheia e agreste
zombando de honrarias de que te rias
e despindo-te de luzes, em sonora gargalhada
carregavas cruzes e chagas de amor
Áurea minha mais rica e alegre Rosa!
Levantemos agora e sempre teu acreditar
ajudemos todos os que sem ti ficaram
a voltar a sonhar! Oremos a todos os Santos!
Ajudemos agora nós,
com menos prantos
Todos e tantos
que por tua perca ficaram sós,
te choraram e tão pobres ficaram
Saibamos ser sua nova voz,
o que sempre quiseste, ser,
seremos nós
num florido amanhecer
uma gloriosa esperança agora acontecida,
honrando o azul Celeste da tua vida!
António Sales
Brincar com coisas sérias como ela sempre fazia
Áurea, mulher e esposa, mãe galinha,
Áurea, educadora, e conselheira,
Áurea, catequista, com fé e linha,
Áurea, animadora, sã cantadeira.
Áurea, poetiza, contadora,
Áurea, dirigente patinagem,
Áurea, humilde, simples, lutadora,
Áurea, doente, mulher coragem.
Deste muito, talvez até demais,
Boa amiga, colega, a ninguém lesa,
Gratos são, miúdos, jovens e pais.
Desta vida exemplar, um senão!
P’ro Céu alma tão grande, aos anjos pesa,
Disso, por certo..., terás o perdão.
Augusto Luís
Despedida desta vida
(dedicada á memória da amiga Áurea da Mata)
Quando nasce uma pessoa,
Seja má ou seja boa,
Traz o destino consigo.
Nesse destino estava marcado,
Levando-te para outro lado,
Todos vamos ter contigo.
No dia 06 de Setembro,
Bem triste que bem me lembro,
No ano de dois mil de dez.
Partiu Áurea Fernandes da Mata,
Que muita gente lhe é está grata,
Por muito bem que lhes fez.
Com cinquenta e nove anos de idade,
Partiu para a eternidade,
Deixaste esta peregrinação;
Esta terra e a tua vida,
Toda a gente que te é querida,
Mas que te guarda no coração.
Ó Áurea nossa amiga,
Na boca sempre uma cantiga,
Com uma graça também.
Mas quis então o destino,
Que em Turquel tocasse o sino,
E fosses para a Virgem Mãe.
Tu amavas as crianças,
Elas são nossas esperanças,
Para o futuro de amanhã,
Ensinavas-lhe boas maneiras,
Com regras e brincadeiras,
Para terem uma vida sã.
Tantas te passaram pela mão,
Te trazem no coração,
Algumas já são mães e pais,
Elas nunca se esqueceram,
Do quanto contigo aprenderam,
Ainda hoje queriam mais.
Mas isso não aconteceu,
Alguém te chamou lá do Céu,
Quis a tua companhia.
Aceitamos com amor,
É a vontade do Senhor,
Só nos resta a nostalgia.
Até sempre a amiga: Sofia Francisco
Até à vista Áurea
Áurea minha colega e amiga,
Muitos anos de convívio,
Que tivemos nesta vida,
São muitas recordações que esquecê-las não consigo.
Desde o trabalho à poesia,
E outras tantas actividades,
Tantas coisas que fazer,
Que sinto já as saudades.
Quero prestar homenagem,
Com esta minha mensagem,
De carinho, ternura e amor.
Desejo de meu coração,
Que os anjos te levem pela mão,
E te receba Nosso Senhor.
Soneto dedicado à amiga Áurea da Mata de autoria de: Sofia Francisco
Sentida Homenagem Para Ti Querida Amiga
Mais uma flor
Que Deus veio buscar
Estamos todos aqui para
A última homenagem te prestar
Adeus Áurea, estamos aqui
Com todo o nosso coração
Que os anjos te guardem no céu
E te ofereçam protecção
É com muita tristeza
E dor no coração
Que estamos junto de ti
Nesta celebração
Estão aqui todos os teus amigos
Com muito carinho e amor
Pedindo aos anjos que te levem
Para junto do Senhor
Neste momento de dor
E de grande sofrimento
Entregamos-te ao Senhor
Que Ele, tome conta de ti a cada momento
Partiste querida irmã
Sem dizer nada a ninguém
Agora descansa em paz
Na Eternidade também
Aos teus familiares
Eu desejo do coração
Que aceitem com Amor
A tua separação
É para nós muito doloroso
Ver partir alguém de quem gostamos
Mas faça-se a vontade do Senhor
Porque nós não mandamos
Numa grade doença
Ou num acidente repentino
Todos temos que pela morte passar
Quis assim o destino
Juntos todos em oração
Neste momento de dor
Rezemos pela nossa irmã
Que partiu para junto do Senhor
Adeus Áurea até um dia ?
Elaborado por Maria Rosa Marques
BRILHA, BRILHA LÁ NO CÉU A ESTRELINHA QUE PARTIU
Ficámos sem a nossa amiga Áurea da Mata: dona de um coração enorme e imensa alegria
É com um sentimento de perda terrível e grande dor para todos nós que lamentamos o falecimento súbito (após operação no dia 3 de Setembro) da carismática e ilustre Áurea Fernandes Carlos da Mata (nasceu a 28/01/1951 – faleceu a 06/09/2010), que trabalhou durante 35 anos no Centro Social e Paroquial de Turquel, fazendo sonhar com a sua alegria contagiante e boa disposição todas as crianças que por lá passaram, e que muitas vezes colaborou com as suas lindas poesias no jornal O ALCOA e em tantas actividades em Turquel e não só (era dinamizadora da Cooperativa Terra Mágica das Lendas da Benedita e promoveu uma série de Tertúlias de Poesia em Alcobaça, Turquel e Benedita). Se há pessoas que merecem um estatuto especial nos nossos corações esta é uma delas. Foi uma grande mulher com muita força e coragem, generosa, solidária, sensível para as causas sociais e culturais, possuidora de uma grandiosa e inesquecível dinâmica artística (teatro, poesia, contadora de histórias...) e uma pessoa marcante tal era a sua simpatia, entrega, amizade verdadeira, dedicação para com os outros por isso por todo lado fez amigos. A cerimónia fúnebre realizada foi uma das maiores manifestações de pesar que alguma vez houve em Turquel. E como eram tantos os seus amigos (uma grande multidão!)... Vindos de todos os lados. Eram centenas e centenas de pessoas e milhares de flores... e não faltou aplausos como se fazem aos grandes artistas. Poucos foram aqueles que ficaram indiferentes a esta triste e dolorosa notícia que a todos surpreendeu. Foi mesmo uma grande partida que nos pregou aos 59 anos. Ninguém estava à espera. Com tantos projectos em vista e ainda tanto potencial para dar, uma amargura invadiu-nos. Era uma pessoa multifacetada com um talento acima da média, ficamos bem mais pobres. É com uma lágrima ao canto do olho que não vamos deixar um adeus mas um até sempre amiga! A partir de agora, brilha, brilha lá no céu mais uma estrelinha que nasceu...e se esta é grande e cintilante! Esteja onde estiver será sempre linda!
Áurea da Mata: grande poetisa popular e contadora de histórias mas acima de tudo amiga de todos.
VAI DEIXAR SAUDADES!
Reacções vindas de todos os lados
CENTRO – “Na vossa Luz Senhor veremos a Luz. A Direcção do Centro Social Paroquial de Turquel manifesta profundo reconhecimento à colaboradora Áurea da Mata pelos 35 anos de trabalho dedicado nesta Instituição enquanto Ajudante de Acção Educativa e membro de Direcção. Quem dá e dá por Amor, não dá, recebe - Luiza Andaluz (Fundadora das SNSF)”. Irmã Fernanda Pereira.
ADEPART – “Património Cultural de Turquel mais pobre. Para todos tinha uma palavra de carinho, sempre com uma grande e boa disposição no seu rosto. Ultimamente, dedicava-se com afinco a vários eventos, principalmente onde fosse necessário contar uma história ou declamar belos poemas da sua autoria, assim como as canções por si improvisadas. Na ADEPART, muitas vezes esteve presente em vários eventos, desde visitas de estudo ao património do nosso país, em exposições com as suas animações e outros convívios. Sente-se a sua falta! O dia 6 de Setembro foi testemunha disso com tão grande multidão na sua última homenagem.” Mário Louro.
TERRA MÁGICA DAS LENDAS – “Foi a animadora principal no campo da divulgação de histórias desde Janeiro deste ano com o programa «Sábados lendários» e da qual fazia parte do Conselho Fiscal. Foi a partir de Abril animadora das tertúlias ideia sua e organização das mesmas, que se realizaram em Alcobaça, Turquel e Benedita. E ainda a primeira a participar em nome da Cooperativa Terra Mágica das Lendas em programas da Benedita FM, sendo também colaboradora do jornal O Alcoa com as Lendas em Verso... Tanto que dela recebemos é difícil nesta hora triste registar. Mas para nós a Áurea fica sempre nos nossos corações e na nossa memória. Nunca a poderemos esquecer!” Profª. Lúcia Serralheiro.
BENEDITA FM – “Faleceu Áurea da Mata – Colaboradora da Benedita FM vítima de doença prolongada. Para além de colaborar com a Rádio Benedita FM, na rubrica Terra Mágica das Lendas, Áurea da Mata dinamizou diversas tertúlias de poesia pela região, nomeadamente Turquel, Benedita e Alcobaça. A Rádio Benedita FM envia à família os mais sentidos pêsames.”
AMIGOS – “Áurea da Mata faleceu subitamente após operação a 3 Set. 2010... Contadora de histórias, dinamizadora da Cooperativa Terra Mágica das Lendas... Estava tão confiante que iria recuperar que produziu quadras (a 27 de Agosto) e enviou aos seus amigos, para nos animar! O meu desabafo neste dia doloroso.” Rogério Raimundo (vereador da CMA). “Perdemos a Áurea da Mata. É um choque brutal para todos nós perder uma pessoa como a Áurea da Mata. À sua maneira era única. Generosa, autêntica. Deixa um lugar vago… nas suas tertúlias… na sua poesia… junto dos seus amigos.” JERO (Director Adjunto do jornal O ALCOA). “Estou inconsolável. A uma grande mulher, que trazia sempre no coração, as historias, crianças e a justiça. Até sempre… Será esta tua força e alegria que eu vou guardar no meu coração.” Profª. Vanda Furtado Marques (escritora de livros infantis). “Da Áurea recebi a maior lição de lealdade para com os amigos.” Gêta Marquês. Muito mais haveria a dizer mas infelizmente não temos espaço para mais. Sentir-se-á muito a sua falta!
In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Faleceu ÁUREA DA MATA
É com pesar e um sentimento de perca que vos transmito esta notícia, faleceu ÁUREA DA MATA muitas vezes colaborou com este blog, era pessoa multifacetada com um talento acima da média, ficamos bem mais pobres, não vou deixar um adeus mas um até sempre porque ao lermos a sua poesia estamos sempre perto dela....
Aqui fica a ultima que me tinha sido enviada.
Venha conhecer Alcobaça
Venha a Alcobaça e verá
Que não se vai arrepender
Com boa gastronomia
Gente humilde conhecer
Comece pelo Mosteiro
Maravilhoso! Imponente
Embora lhe retirassem
Bonito jardim da frente
Mas o Mosteiro ficou
Mais belo e Majestoso
Há mesmo até quem diga
“Ficou mais harmonioso!”
Mil cento e setenta e oito
Ano de sua fundação
Pela Ordem de Cister
A cumprir voto de doação
Com uma Abadia importante
Dois túmulos maravilhosos
Lá dentro guardada a história
De dois corações amorosos
De pés virados, um para o outro
P´ra que na ressurreição
Se levantem e fiquem juntos
Caminhando mão na mão
Românico, Gótico e Barroco
Tem seu estilo apropriado
Ladeado com esculturas
De S. Bento e S. Bernardo
O resto lhe explicarão
Numa visita guiada
Se eu dissesse aqui tudo!
Curiosidade terminada
Seu Castelo em ruínas
Fica um pouco mais acima
Junto de uma grande casa
Numa bonita colina
Este Castelo tem uma lenda
Que dizem ser de encantar
Dum Mouro que muito lutou
Para o Castelo guardar
Este Mouro, diz a lenda
Gostava de moças belas
Pilhava-as para o Castelo
Para lá ficar com elas
E a lenda ainda conta
Que se uma moça passar
Lá depois do sol-posto
Ainda o ouve cantar
Sentado no tronco de árvore
Com uma voz encantadora
Vestido com fato de árabe
Deixa a moça sonhadora
Levanta-se então e vai
Caminhando p´ró Castelo
Logo a rapariga o segue
Um e outro paralelo
Palácio subterrâneo
Mobilado e decorado
Para que ela fique bem
Algum tempo a seu lado
P´ra não ser enfeitiçada
Leve imagem de Santo
Ou então uma relíquia
Logo lhe quebra o encanto
Mas se passar durante o dia
Não irá acontecer
Pode olhar que não vê nada
Ele vem com o escurecer
Visite e vê como gosta
De ver em baixo a cidade
Alegre e trabalhadora
Sempre em actividade
Um edifício cor-de-rosa
Fica perto, quase ao lado
Por onde passa e está gente
Por quem tenho muito agrado
Pode parar no Rossio
E caminhe um pouco a pé
Sente-se numa esplanada
Peça o seu belo café
Logo será atendido
Com muita delicadeza
Os empregados simpáticos
Tem bom serviço de mesa
Mas cuidado, não estacione
Mesmo em frente da esplanada
Porque se passa a Polícia
Leva multa declarada
Passe na rua das montras,
Muita coisa a visitar:
O Ginásio, as igrejas
O hospital p´ra se tratar
Tem o Armazém das Artes
Onde se respira cultura
Que vem de todas as partes
Com um Mentor à altura
Alcobaça de paixões
Este Armazém favorece
Sempre com exposições
Que o povo agradece
Tem dois rios encantados
O Alcoa e o Baça
Pois foram eles que deram
O lindo nome Alcobaça
A declamar um poema
Eu ouvi com o coração
Dizer que Alcobaça é:
“Uma terra de Paixão.”
Lá disse: Silva Tavares
E eu tenho de concordar
Que “quem passa por Alcobaça
Não passa sem lá voltar…”
Como vê não se arrepende
De Alcobaça visitar
Se não quiser ir embora
Tem hotel p´ra pernoitar.
Termino aqui a história
Que de Alcobaça quis escrever
P´ra que fique na memória
Que há muito p´ra conhecer.
De: Áurea da Mata
Aqui fica a ultima que me tinha sido enviada.
Venha conhecer Alcobaça
Venha a Alcobaça e verá
Que não se vai arrepender
Com boa gastronomia
Gente humilde conhecer
Comece pelo Mosteiro
Maravilhoso! Imponente
Embora lhe retirassem
Bonito jardim da frente
Mas o Mosteiro ficou
Mais belo e Majestoso
Há mesmo até quem diga
“Ficou mais harmonioso!”
Mil cento e setenta e oito
Ano de sua fundação
Pela Ordem de Cister
A cumprir voto de doação
Com uma Abadia importante
Dois túmulos maravilhosos
Lá dentro guardada a história
De dois corações amorosos
De pés virados, um para o outro
P´ra que na ressurreição
Se levantem e fiquem juntos
Caminhando mão na mão
Românico, Gótico e Barroco
Tem seu estilo apropriado
Ladeado com esculturas
De S. Bento e S. Bernardo
O resto lhe explicarão
Numa visita guiada
Se eu dissesse aqui tudo!
Curiosidade terminada
Seu Castelo em ruínas
Fica um pouco mais acima
Junto de uma grande casa
Numa bonita colina
Este Castelo tem uma lenda
Que dizem ser de encantar
Dum Mouro que muito lutou
Para o Castelo guardar
Este Mouro, diz a lenda
Gostava de moças belas
Pilhava-as para o Castelo
Para lá ficar com elas
E a lenda ainda conta
Que se uma moça passar
Lá depois do sol-posto
Ainda o ouve cantar
Sentado no tronco de árvore
Com uma voz encantadora
Vestido com fato de árabe
Deixa a moça sonhadora
Levanta-se então e vai
Caminhando p´ró Castelo
Logo a rapariga o segue
Um e outro paralelo
Palácio subterrâneo
Mobilado e decorado
Para que ela fique bem
Algum tempo a seu lado
P´ra não ser enfeitiçada
Leve imagem de Santo
Ou então uma relíquia
Logo lhe quebra o encanto
Mas se passar durante o dia
Não irá acontecer
Pode olhar que não vê nada
Ele vem com o escurecer
Visite e vê como gosta
De ver em baixo a cidade
Alegre e trabalhadora
Sempre em actividade
Um edifício cor-de-rosa
Fica perto, quase ao lado
Por onde passa e está gente
Por quem tenho muito agrado
Pode parar no Rossio
E caminhe um pouco a pé
Sente-se numa esplanada
Peça o seu belo café
Logo será atendido
Com muita delicadeza
Os empregados simpáticos
Tem bom serviço de mesa
Mas cuidado, não estacione
Mesmo em frente da esplanada
Porque se passa a Polícia
Leva multa declarada
Passe na rua das montras,
Muita coisa a visitar:
O Ginásio, as igrejas
O hospital p´ra se tratar
Tem o Armazém das Artes
Onde se respira cultura
Que vem de todas as partes
Com um Mentor à altura
Alcobaça de paixões
Este Armazém favorece
Sempre com exposições
Que o povo agradece
Tem dois rios encantados
O Alcoa e o Baça
Pois foram eles que deram
O lindo nome Alcobaça
A declamar um poema
Eu ouvi com o coração
Dizer que Alcobaça é:
“Uma terra de Paixão.”
Lá disse: Silva Tavares
E eu tenho de concordar
Que “quem passa por Alcobaça
Não passa sem lá voltar…”
Como vê não se arrepende
De Alcobaça visitar
Se não quiser ir embora
Tem hotel p´ra pernoitar.
Termino aqui a história
Que de Alcobaça quis escrever
P´ra que fique na memória
Que há muito p´ra conhecer.
De: Áurea da Mata
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Turismo Cultural e Patrimonial
Lux Invicta é uma nova empresa que aposta no turismo cultural e patrimonial
A história da região começa a ser ponto de partida para inovadoras actividades económicas. À Alcina Gonçalves (Turquel), ex-vereadora da cultura na CMA, juntou-se Eduardo Nogueira (Vimeiro), ex-chefe de gabinete do Presidente da Câmara no mandato anterior e Luísa Graça (São Martinho do Porto) e constituíram a Lux Invicta, uma nova empresa que aposta no turismo cultural e patrimonial e mostram-se “optimistas” com o projecto empresarial e turístico que abraçaram. Com sede em Alcobaça entrou em funcionamento em Julho e procura captar turistas e atrair clientes de mercados como os de Lisboa e estrangeiro com disponibilidade financeira e vontade de conhecer o património local. O touring cultural e paisagístico, campos de férias com história destinados a empresas e grupos, jantares gastronómicos ou conceitos como o dinner & concert no Mosteiro de Alcobaça ou no Convento de Cós são algumas das propostas apresentadas. Se quer fazer uma viagem pela história com programas de ocupação que retractam a herança da Ordem de Cister têm aqui uma excelente opção de escolha!
In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro
A história da região começa a ser ponto de partida para inovadoras actividades económicas. À Alcina Gonçalves (Turquel), ex-vereadora da cultura na CMA, juntou-se Eduardo Nogueira (Vimeiro), ex-chefe de gabinete do Presidente da Câmara no mandato anterior e Luísa Graça (São Martinho do Porto) e constituíram a Lux Invicta, uma nova empresa que aposta no turismo cultural e patrimonial e mostram-se “optimistas” com o projecto empresarial e turístico que abraçaram. Com sede em Alcobaça entrou em funcionamento em Julho e procura captar turistas e atrair clientes de mercados como os de Lisboa e estrangeiro com disponibilidade financeira e vontade de conhecer o património local. O touring cultural e paisagístico, campos de férias com história destinados a empresas e grupos, jantares gastronómicos ou conceitos como o dinner & concert no Mosteiro de Alcobaça ou no Convento de Cós são algumas das propostas apresentadas. Se quer fazer uma viagem pela história com programas de ocupação que retractam a herança da Ordem de Cister têm aqui uma excelente opção de escolha!
In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro
PASSEIOS
Depois de ter levado um grupo de 45 pessoas a Santiago de Compostela (Espanha) onde presenciou a uma das raras ocasiões (somente nos Anos Jacobeo em que o dia de Santiago, 25 de Julho, coincide com um domingo, sendo a próxima vez em 2021) em que é aberta a Porta Santa da Catedral, a ADEPART – Ass. Defesa do Património de Turquel vai organizar no dia 19 de Setembro com partida às 7h30 mais uma visita de estudo desta vez a Alpedrinha. Será um passeio-convívio ao património histórico e à recriação da rota da transumância do Fundão para Alpedrinha. Estão abertas inscrições na Casamuseu. O preço é 35 euros por pessoa (inclui viagem, almoço e visita). Não perca e vá divertir-se! É de ir!
In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro
ARTESANATO
A Casinha dos Bordados dos artesãos António Duarte e Susete Roxo anda a percorrer o país de norte a sul com o seu artesanato (trabalhos em tecidos) muitas delas organizadas por “gente que sabe receber”. Entre outras participaram por exemplo nas Festas de Vila Nova da Barquinha, na Feira de Artesanato do Rancho Rosas do Mondego em Casal da Misarela (Coimbra), Festas de Verão de Pedrogão Grande em cujo programa se incluía a EXPOARTE 2010. Estiveram ainda em Oleiros, Santo Tirso, Crato... enfim em tantos locais do nosso belo cantinho a difundir o artesanato típico da nossa região. Permaneceram naquelas localidades durante dias onde sentiram “sempre um forte calor humano e uma enorme preocupação com o nosso bem estar. Têm sido dias de calor intenso, como é habitual nesta época do ano” confessaram-nos. Um privilégio e um bom exemplo!
In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro
“Almas Gémeas” é o 1.º trabalho musical da já “artista” Isamar (Marta Morais)
“Almas Gémeas” é o 1.º trabalho musical da já “artista” Isamar (Marta Morais) em conjunto com a sua irmã mais nova Sara Morais, que se estreou nas lides musicais. Ambas residem em Turquel. O exclusivo produtor do CD, já à venda no mercado nacional, é Luís Manuel. Em breve haverá uma festa de lançamento do CD em local a designar havendo fortes possibilidades de ser em Turquel. Para já as cantoras turquelenses têm andado em força na região Norte onde actuaram no dia 20 de Agosto em Mesão Frio, no dia 4 de Setembro nas Grandes Festas da Torre do Pinhão, e no próximo dia 12 de Setembro irão dar um espectáculo em Alangosta (Fundão). De realçar que Isamar (site oficial: www.isamar.pt.la), pisou os palcos pela 1.ª vez com 14 anos para vir então a descobrir a sua maior vocação. Posteriormente integrou o conjunto Império, duo Zé Café e Guida, Susana Pragosa & Nuno e Némanus. São nomes que associa ao seu crescimento no mundo artístico. Paixão, dedicação e o profissionalismo são características que marcam toda a sua carreira e a acompanham em todos os espectáculos. Agora junta-se em grande ambiente a sua bela irmã. Boa sorte neste novo projecto musical!
In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro
In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro
Os "LINCE" são os vencedores do 1.º Concurso de Música “Sons do Baça” 2010
Depois de terem dado provas de todo o seu talento na 2.ª eliminatória realizada no dia 07/08 em S. Martinho do Porto os Lince (Alcobaça) que inclui o turquelense Miguel Luís (também faz parte do Grupo Almedina / fado de Coimbra que estava no programa de animação da Feira de S. Bernardo 2010) em guitarra eléctrica foram os grandes vencedores do 1.º Concurso de Música “Sons do Baça” 2010. O vencedor recebeu além de um troféu, um prémio monetário de 500 euros e irá ainda ter formação musical. Esta banda nasceu em Janeiro 2010 e juntou-se com o propósito de criar canções em português. A internet facilitou o processo criativo dos temas, visto ter ajudado a partilhar os ficheiros áudio que cada um dos elementos ia compondo. Também os Smooth Voltage (Benedita) de David Ribeiro, um jovem estudante turquelense de 18 anos, esteve entre os 11 concorrentes seleccionados e depois 6 finalistas escolhidos para esta 1.ª edição (sonsdobaca.blogspot.com). Esta banda subiu ao palco na 1.ª eliminatória disputada no dia 31/07 na praia das Paredes da Vitória (Pataias). Ambas discutiram a final no dia 21/08 inserida na Feira de São Bernardo de Alcobaça, onde a decisão final ficou conhecida. Foi uma boa aposta da autarquia alcobacense, com entrada livre, para mostrar os novos valores da música e também para animar as noites de Verão. As nossas praias mais frequentadas acolheram novos talentos musicais oriundos de diversos locais com o apadrinhamento da banda LOTO. Felicitamos o começo de uma nova etapa no panorama musical do concelho e esperamos que para o ano apareça novamente para promoção, revelação e divulgação de talentos locais!
In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro
Subscrever:
Mensagens (Atom)