IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – Fica situada no centro de Turquel e a sua padroeira é a N.ª Sr.ª da Conceição. Esta igreja matriz foi mandada construir no ano de 1520, pelo Cardeal D. Henrique e apresenta um belo portal manuelino. No seu interior, existe uma belíssima imagem da “Virgem com o Menino e a rola”, sendo que a Virgem é Nossa Senhora da Conceição. Acerca da santa, existem várias lendas, mas a mais conhecida é “a de uma criança que não podia andar e a quem a santa fez o milagre de andar sem ajuda das muletas com que se deslocava habitualmente. Agradecida, foi ofertá-las à igreja, juntamente com pessoas que assistiram ao milagre, dando graças à Sr.ª da Conceição”.
IGREJA DO SENHOR JESUS DO HOSPITAL – A Igreja do Sr. Jesus do Hospital foi fundada em 1762, junto ao hospital da antiga Misericórdia. Foi reconstruída em 1870. É um modesto templo setecentista que mantém no frontão da fachada azulejos alusivos à Santa Verónica. Acerca da sua fundação, existe uma lenda do séc. XVII que a conota com S. Francisco Xavier, que teria pernoitado no Hospital de Turquel antes de embarcar para a Índia. Consta-se “que como sinal da sua passagem, deixou um crucifixo de carvão que ainda hoje se encontra exposto nesta igreja”. A Igreja está neste momento a sofrer muito úteis obras de restauro e conservação a nível do telhado e soalhos por se encontrarem muito degradados. Bela acção da responsabilidade da nossa Paróquia!
CAPELA DE SANTO ANTÓNIO – É uma capela com alpendre. A data da sua fundação é desconhecida, mas já em 1754 é citada pelo vigário, Pedro Vicente Ribeiro, como sendo “muito antiga”. No seu interior existe um retábulo apainelado, no meio do qual avulta a imagem de Santo António. A capela possui um alpendre, a porta, que é ladeada por duas pequenas janelas gradeadas. Estas janelas estão colocadas a uma altura do chão de maneira a permitirem aos fiéis fazerem as suas orações de joelhos, visualizando o seu interior. O edifício actual não corresponde ao original, porque foi restaurado pelo pároco, Pedro Vicente Ribeiro, com a contribuição dos fiéis. O arco e a divisão ou “capela do fundo” foram construídos em 1844, ligando a capela a uma dependência que estava separada. A sacristia foi ampliada em 1859, graças a um donativo de Jacinto Heliodoro de Oliveira. Como esta capela se foi degradando, foi restaurada por iniciativa do professor José Diogo Ribeiro, no início do séc. XX. Neste momento apresenta-se em estado de ruína preocupante!
CARVALHAL DE TURQUEL
IGREJA DE IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA – São aqui apresentadas as 2 igrejas de Carvalhal de Turquel, a antiga e a nova que foi feita no mesmo local. A anterior capela foi demolida em 2006, já que não apresentava condições favoráveis para a população. A nova igreja do Imaculado Coração de Maria apresenta uma arquitectura moderna.
COVÃO DO MILHO
CAPELA DE NOSSA SENHORA DA NAZARÉ – Em Covão de Milho, na freguesia de Turquel, fica uma capela cujo orago é Nossa Senhora da Nazaré. Foi construída em 1922 e reparada em 1948.
MOITA DO POÇO
IGREJA DA NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO – Fica na localidade da Moita do Poço, na freguesia de Turquel. O seu padroeiro é Nossa Senhora da Assunção. Foi restaurada em 2005.
SILVAL
IGREJA DE S. PEDRO – Fica no Silval, freguesia de Turquel e tem como padroeiro São Pedro.
AGUARELAS – Todas as bonitas imagens aqui publicadas são de autoria da pintora Inês Neves, de 40 anos, natural de Santo Antão – Batalha que foi uma das 50 artesãs que esteve presente a mostrar os seus trabalhos na Exposição de Artesanato da Festa de Sta. Susana. Actualmente, reside em Ataíja de Cima, freguesia de São Vicente de Aljubarrota no concelho de Alcobaça. É casada e têm 2 filhos. As obras que nesta edição damos destaque estão disponíveis para venda (para adquirir basta contactar o email: imtn@sapo.pt ou telem. 916850489). As aguarelas têm 31cm / 40cm. O preço de cada uma é 100 euros.
In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário