quarta-feira, 25 de agosto de 2010

DESPORTO

HÓQUEI EM PATINS


EM 2010/2011 TERÁ 17 EQUIPAS EM COMPETIÇÕES DE HÓQUEI EM PATINS

HCT é o clube ibérico (e se calhar do mundo) com maior número de equipas inscritas oficialmente



O LEMA É MELHORAR OS RESULTADOS DESPORTIVOS

O projecto do HCT têm como principal objectivo: alcançar a subida à I Divisão

O histórico clube turquelense, que conseguiu um 4.º lugar na última época, assegurou a continuidade da maior parte dos jogadores enquanto que a contratação de Paulo Baptista (ex.Candelária SC dos Açores) é a novidade, para comandar a equipa técnica até então liderada por João Simões. O novo técnico, sendo seu adjunto Nelson Lourenço, traz na bagagem um currículo invejável e vontade de trabalhar. O médio / avançado Marcelo Rocha vai trocar o HCT rumando para a Biblioteca IR que assim garantiu um bom reforço para o seu plantel 2010/2011. O jogador, que fez na temporada passada 5 golos no Campeonato da 2.ª Divisão Nacional, vai pela 1.ª vez vestir outra camisola, depois de completar toda a sua formação no emblema turquelense, o mesmo sucedendo a Luís Coelho que foi contratado pelo clube alemão RSC Cronenberg (Ale), conforme já demos eco. Também de saída da turma da “aldeia do hóquei” estão Luís Pedro Ferreira e o guarda-redes Paulo Bértolo que abandonam a modalidade por motivos profissionais. O objectivo é tentar subir de divisão, mas há outras equipas muito fortes, como o CD Paço de Arcos, AD Oeiras, o Tigres de Almeirim e o Sesimbra, que têm a mesma intenção. O HCT volta, assim, a querer lutar pela subida ao principal escalão do hóquei nacional depois da experiência vivida nos últimos anos. É com muito agrado que todos aceitam esse desafio afinal os seus fervorosos adeptos merecem o melhor!


HCT ESTARÁ DE NOVO A COMPETIR NA 2.ª DIVISÃO NACIONAL

Equipas que integram a II Divisao Zona Sul e Açores em 2010/2011

O muito competitivo Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Zona Sul e Açores temporada 2010/2011 irá contar com a participação das seguintes 16 equipas: AD Oeiras, CD Paço de Arcos (ambos despromovidos da 1.ª Divisão), HC “Os Tigres” – Almeirim, LMR Algés (ambos provenientes da 3.ª Divisão), AA Amadora, Biblioteca IR – Valado de Frades, CA Campo de Ourique, CD Santa Clara – Ponta Delgada, GD Sesimbra, HC Sintra, HC Turquel, J Ouriense, Parede FC, S Alenquer B, UDC Nafarros (que garantiram a permanência em 2009/2010) e C Stella Maris – Peniche (repescado após desistência do Vasco da Gama HC – Sines). A 1.ª jornada do escalão secundário está previsto para 2 de Outubro. Na ronda inaugural, o Turquel, com a subida na mira, visita o HC Sintra, jogando depois no seu pavilhão gimnodesportivo com o CD Paço de Arcos.



VALORES: TUDO ENCARADO DE FORMA POSITIVA E ESTRUTURANTE

João Simões deixa cargo de treinador mas mantém-se como coordenador técnico

João Simões está de saída do cargo de treinador dos seniores do HCT. O ex-técnico principal que esteve 3 anos e meio no comando sénior, sempre muito acarinhado, continuará no entanto a desempenhar as funções de coordenador-técnico, área na qual pretende centrar as atenções nos escalões de formação, que têm cada vez mais exigências. As lotações esgotadas, a reaproximação dos adeptos e a série de jogos consecutivos sem perder foram pontos altos da sua passagem e factor importante de reconhecimento, por isso só têm que se sentir orgulhoso pelo bom trabalho que desenvolveu no clube. No seu entender o balanço da época “não pode ser muito positivo... Apesar de não termos subido, julgo que dignificamos muito bem a camisola que vestimos e saímos de cabeça erguida. Foi uma prestação muito digna. Só nos resta aprender com os erros, tornarmo-nos mais competentes e esperar pela altura em que o sucesso nos vai bater à porta.” Só com evolução e querer isso poderá acontecer naturalmente. Os adeptos do HCT continuam a pedir uma eventual e benéfica subida à 1.ª Divisão que poderia significar muito para o hóquei nacional pois clubes com a estrutura humana que o HCT tem escasseiam!

ESPECTÁCULO: ACABOU NO PÓDIO E NO FIM TODAS SORRIRAM!

H. Turquel feliz com o surpreendente 3.º lugar em hóquei feminino

FEMININOS – A promissora formação de seniores femininos do HC Turquel, considerada por muitos a grande surpresa do campeonato nacional, terminou a fase final em beleza no 3.º lugar, depois de derrotar na última jornada, fora de casa, o Nafarros por 4-5 (ultrapassando-o na tabela), num jogo emocionante pois ambas lutavam pelo mesmo fim. No final todas as jovens jogadoras turquelenses estavam super felizes com a conquista deste brilhante lugar no pódio, um feito moralizador que demonstra um poderio crescente em relação à concorrência das alvinegras. A turma de Luís Rosa festejou a melhor classificação de sempre no Campeonato Nacional Feminino. A equipa de Turquel surpreendeu assim, durante a última temporada, tudo e todos, neste regresso ao hóquei em patins feminino. No ainda seu curto historial de hóquei feminino o HCT conseguiu garantir um lugar entre os primeiros. De referir que, ao longo da temporada, a HCT TV transmitiu alguns jogos em directo, contribuindo de algum modo para a divulgação do hóquei praticado pelas mulheres. Com a disputa da Final Four da Taça de Portugal Feminina 2010, no pavilhão de Arazede (Montemor-o-Velho), com transmissão on-line em directo no HCT.TV, onde chegou às meias-finais (derrotadas pelas pentacampeãs nacionais F. Nortecoope que venceram a competição pelo 4.º ano consecutivo com sabor a dobradinha mas que para o ano deixam de existir pois a direcção maiata já anunciou o fim da equipa), a época ficou encerrada em grande!

JOVENS – O HCT esteve em bom plano colectivo, na época desportiva 2009/10 algo que é apanágio das escolas de formação do Turquel, que mais tarde irá dar certamente os seus frutos. Este foi um ano de ouro para as camadas jovens do HCT que venceram os torneios de encerramento nos escalões de escolares, iniciados e juvenis e sagraram-se campeões regionais em juniores. A somar a tudo isto um resultado histórico: 3.º lugar a nível nacional em Juniores. Felicitamos o feito alcançado!



PATINS: JOÃO SILVA NA SELECÇÃO NACIONAL DE SUB-20

Tiago Rafael na Selecção Sénior, Diogo Rafael na Selecção Sub-23 e Sofia Vicente na Selecção Feminina

SENIORES – A Selecção Nacional Sénior da qual faz parte o turquelense Tiago Rafael (Benfica) encontra-se a preparar a participação no 49.º Europeu (os jogos de Portugal terão honras de transmissão televisiva na RTP), que se realiza em Wuppertal, Almanha, de 5 a 11 de Setembro. Desta forma a turma das quinas irá disputar um torneio no Luso, a 26 de Agosto, contra os escalões Sub-23 e Sub-20 de Portugal. Jorge Lopes, director técnico nacional, afirmou que esta “será uma bela forma de cada uma das selecções se preparar para os compromissos que têm agendados e trabalhar em conjunto.” A equipa lusa é vice-campeã europeia e deposita grandes esperanças para esta competição, onde quer chegar à final.

ESPERANÇAS – O turquelense Diogo Rafael (SL Benfica) foi mais uma vez um dos escolhidos pelo seleccionador Rui Neto para representar a Selecção Nacional Sub-23 da modalidade. Esta categoria irá também integrar o torneio acima referido que servirá para afinar o nível e aferir a estratégia para as várias metas que terá pela frente.

JUNIORES – Para estágio de preparação e jogos do torneio, o seleccionador Luís Duarte convocou um lote de 12 hoquistas entre os quais João Ricardo Mendes Silva do HC Turquel. No dia 27 de Agosto, serão eleitos os dez finalistas da Selecção Nacional de Sub-20 que estarão presentes no Campeonato da Europa que se disputa de 20 a 25 de Setembro em Viareggio, Itália. Portugal vai lutar pela revalidação do título de campeão europeu de juniores, depois do 1.º lugar conquistado no Europeu de 2008.

FEMININOS – Ernesto Sebastião chamou 12 jogadoras, para o início do centro de treinos que vai decorrer na Mealhada, integrado na preparação do Campeonato do Mundo, agendado de 25 de Setembro a 2 de Outubro em Alcobendas, Espanha. Entre os trunfos convocados para a Selecção Nacional Feminina está Ana Sofia Vicente do HCT. Após uma semana do estágio com início agendado para 30 de Agosto, o seleccionador nacional revelará o lote das 10 hoquistas que disputarão o Mundial 2010 cujo objectivo é lutar por um lugar no pódio. Na fase de grupos, Portugal vai defrontar a Alemanha, México e a Índia.

5 IDEAL – A Federação de Patinagem de Portugal promoveu pela 1.ª vez uma votação que visou premiar os jogadores que mais se destacaram ao longo da temporada. Desta forma foi eleito o cinco ideal, com base nos votos de todos os treinadores da I Divisão, onde o FC Porto, campeão nacional, surge naturalmente como o clube mais representado. Os portistas colocaram 3 jogadores na melhor equipa do campeonato português, nomeadamente Edo Bosch (7 votos), Reinaldo Ventura (7) e Pedro Gil (13) aos quais se juntaram Sérgio Silva (9) do Candelária e o turquelense Tiago Rafael (5) do SL Benfica.



DANÇA DESPORTIVA

HCT DESTACA-SE EM DANÇA DESPORTIVA

Informação sobre a actividade de dança do HCT

ESPINHO OPEN – Depois da forte presença no Madeira Open, o HC Turquel voltou a estar em força numa competição de grande prestígio – concretamente o Espinho Open, a mais internacional das provas de dança em solo nacional. Apesar da maioria das classificações reflectir a distância que ainda separa a dança ao mais alto nível do que já se consegue fazer em Turquel, alguns resultados foram excelentes, confirmando uma presença muito digna dos atletas turquelenses. Bernardo Venceslau e Jéssica Silva acusaram o peso da prova na competição de Clássicas, onde não foram além do 5.º lugar, mas recuperaram e venceram brilhantemente em Latinas. Não menos destaque merece o par André Santos e Carolina Serrazina, que, tendo começado a dançar juntos apenas há algumas semanas, e competindo pela 2.ª vez, surpreenderam tudo e todos com um magnífico 3.º lugar em danças Latinas. Aqui está um reforço de peso para a 2.ª parte do campeonato regional, onde o Turquel vai tentar o assalto ao 1.º lugar. Nos restantes não houve surpresas, para além da confirmação de António Ribeiro e Adriana Lopes, a tornarem-se finalistas “habituais”. Os resultados da equipa foram: Juvenis Latinas: António Ribeiro e Adriana Lopes - 6.º; Gabriel Branco e Alícia Bianchiessi – 7.º; Miguel Luís e Inês Tomaz – 14.º; Rafael Carreira e Carolina Joaquim – 15.º; Miguel Pereira e Camila Alexandre – 22.º; Tomás Branco e Beatriz Tereso – 22.º; Gonçalo Moreira e Matilde Ezequiel – 24.º; António Lopes e Maria João – 25.º; Rodrigo Pereira e Maria Rita – 25.º; Juniores Intermédios: Bernardo Venceslau e Jéssica Silva – 5.º em Clássicas e 1.º em Latinas; Juventude Intermédios: Luís Valério e Mariana Boleo – 6.º em Latinas; Adultos Iniciados: André Santos e Carolina Serrazina – 3.º em Latinas; Wilson Paulo e Ana Sofia Fernandes – 2.º em Clássicas e 6.º em Latinas; Adultos Intermédios: Emanuel Victorino e Ana Ferreira – 6.º em Clássicas e 12.º em Latinas; Seniores: José António Coelho e Maria José Guerra – 1.º em Clássicas Iniciados e 6.º em Latinas Open; Avelino Lopes e Fernanda Lopes – 3.º em Clássicas Intermédios e 7.º em Latinas Open.


NACIONAL DE RANKING – Decorreu em Setúbal a 6.ª eliminatória de Campeonato Nacional de Ranking, onde Turquel teve presença reduzida fazendo-se representar com 3 pares. Bernardo Venceslau e Jéssica Silva, na categoria de Juniores II intermédios venceram em Clássicas e foram 2.ºs classificados em Latinas. Em adultos intermédios, Emanuel Victorino e Ana Ferreira obtiveram o 5.º posto em Clássicas e o 7.º em Latinas. Na categoria de Seniores I Iniciados, João Martins e Tânia Valentim classificaram-se em 2.º lugar em ambas as modalidades.


TROFÉU JOSÉ CASEBRE – Teve lugar em Benfica do Ribatejo o Troféu José Casebre. Bernardo e Jéssica venceram em Clássicas e Latinas, na sua categoria. Em adultos iniciados André Santos e Carolina Serrazina competiram apenas em Latinas, obtendo o 5.º posto. Nos Seniores II, José António Coelho e Maria José Guerra, venceram em Latinas Open e Clássicas Iniciados, onde António Silva e Adélia Silva se classificaram e 2.º lugar vindo a vencer em Latinas na categoria de Intermédios. As competições de dança estão a sofrer agora uma interrupção própria das férias de Verão, regressando a 11 de Setembro com a realização do campeonato nacional das 10 danças.

In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário