quinta-feira, 29 de julho de 2010

Desporto

BOA PRESENÇA EM DANÇA DESPORTIVA


Dançarinos do HC Turquel brilharam no Open da Madeira

OPEN DA MADEIRA - Foi um sucesso a participação da secção de Dança Desportiva do HCT no 1.º Madeira Open, uma competição internacional sob a égide da IDSF (International Dance Sport Federation), inscrevendo 8 pares, que acabaram por conseguir uma prestação de relevo, dignificando o clube e “obrigando” a fixar o nome de Turquel, somando um total de 11 presenças no pódio. Curiosamente, a actuação mais relevante nem deu acesso ao pódio, pois o par António Ribeiro e Adriana Lopes, apenas por um ponto lá não chegou, mas, confirmando os grandes progressos e o seu enorme potencial, deixaram para trás 18 adversários na competição de Juvenis B em danças latinas. O pódio já não é miragem, e é muito possível que ainda este ano estes jovens venham a entrar nos 3 primeiros lugares, os tais que valem pontos para o clube. Destaque ainda para o habitual par Bernardo Venceslau e Jéssica Silva, que, apesar duma “escorregadela” que lhes valeu o 2.º lugar nas clássicas, recuperaram e venceram as latinas. Foram as seguintes as classificações dos outros pares turquelenses: Juventude Intermédios: Luís Valério e Mariana Boléo – 4.º lugar em Latinas; Adultos Iniciados: Wilson Paulo e Ana Sofia – 1.º lugar em Clássicas e 4.º lugar em Latinas; Seniores I Iniciados: João Martins e Tânia Valentim – 1.º lugar em Clássicas e Latinas; Seniores II Iniciados: José Coelho e Maria José Guerra – 1.º Lugar em Latinas; António Silva e Adélia Silva – 2.º lugar em Latinas; Seniores II Intermédios: Avelino Lopes e Fernanda Lopes – 2.º lugar em Clássicas; António Silva e Adélia Silva – 2.º lugar em Latinas; Seniores II Open: José Coelho e Maria José Guerra – 2.º lugar em Latinas; Avelino Lopes e Fernanda Lopes – 3.º lugar em Latinas. Nota alta para o evento, que, apesar de acontecer pela 1.ª vez, revelou qualidade e profissionalismo. No plano social, o convívio após a prova foi muito agradável, estreitando laços entre competidores que, apesar de adversários, conseguem, sem esforço, ser amigos. Seguem-se 3 competições em que Turquel estará presente, de novo com reduzidas representações, enquanto “carrega baterias” para o assalto ao título, a partir de Outubro: Dia 3, o Troféu José Casebre, dia 10 o 6.º Ranking, e dia 17 o Open de Espinho, outra prova internacional que se prevê venha a ser o top de todas as deste ano.


TAÇA DE PORTUGAL & C.N. RANKING – Disputou-se mais uma jornada da Taça de Portugal e outra do Campeonato Nacional de Ranking. Turquel voltou a apresentar um número limitado de dançarinos, dado que, entre os pares que competem a nível nacional, a maioria apenas pretende pontuar em 2 provas do Ranking e 2 da Taça de Portugal, de forma a poder participar no Campeonato Nacional. Na prova da Taça de Portugal, o destaque vai para o par João Martins e Tânia Valentim, que averbou a sua 1.ª vitória em competição. Outras se adivinham. As classificações dos turquelenses foram as seguintes: Adultos Iniciados: Wilson Paulo e Ana Sofia – 2.º lugar em Clássicas e 9.º em Latinas; Adultos Intermédios: Emanuel Victorino e Ana Ferreira – 5.º lugar em Clássicas e 8.º em Latinas; Seniores I Iniciados: João Martins e Tânia Valentim – 2.º lugar em Clássicas e 1.º em Latinas; Seniores II Iniciados: José António Coelho e Maria José Guerra – 1.º lugar em clássicas; Seniores II Intermédios: Avelino Lopes e Fernanda Lopes – 4.º lugar em clássicas; Seniores II Open: Avelino Lopes e Fernanda Lopes – 2.º lugar em Latinas; José António Coelho e Maria José Guerra – 3.º lugar em Latinas; Na prova do ranking apenas participaram 2 pares do HCT: Bernardo Venceslau e Jéssica Silva venceram em Clássicas e ficaram em 2.º lugar em Latinas e José António Coelho e Maria José Guerra venceram em Clássicas e foram 3.ºs em Latinas. Os dançarinos turquelenses continuam a actuar com êxito e reconhecimento nos vários palcos do País!

DO MUNDO DE ORIENTAÇÃO EM BTT 2010


Jovem bttista Daniel Marques com boa prestação em terras lusas

Depois do Word Cup na Hungria desenrolou-se mais uma importante competição internacional. A disciplina de Sprint, num percurso 100% urbano em Chaves, deu inicio à 8.ª edição do Mundial de Orientação em BTT, em Seniores, que decorreu no dia 11/07 desta vez em Portugal (no anterior ano foi em Israel) com a presença dos melhores atletas do mundo. Aqui o turquelense Daniel Marques (21.º no Ranking Mundial e a estrela portuguesa com mais títulos na modalidade: revalidou os títulos ibéricos de distância longa e distância média), integrando a comitiva da selecção nacional, completou a etapa com o tempo de 23m45s, obtendo a fantástica 11.ª posição (77 atletas), ficando a apenas 1 segundo do top 10 e a pouco mais de 1 minuto do vencedor. Esta foi a primeira das 4 provas que compõem o Mundial Ori-BTT disputado na região do Alto Tâmega e Barroso. Prosseguiu depois em Montalegre, com a final de Distância Média, no dia 12/07. O 2.º melhor português em elites masculinos foi Daniel Marques, a quem foi atribuído recentemente o estatuto de atleta de alta competição pelo IDP, que se classificou em 19.º lugar (93 atletas) com 1h14m11s. No dia 16/07, foi a Final de Distância Longa em Morgade junto à Barragem do Alto Rabagão. Daniel Marques, que antes tinha estado no programa da RTP “Praça da Ribeira” a divulgar este desporto aos portugueses, concluiu no 33.º posto com o tempo de 2h13m38s; No dia 17/07, foi a vez da Final de Estafetas e a prestação portuguesa voltou a superar as expectativas: Daniel Marques, Davide Machado e Paulo Alípio foram 9.º classificados com 2h57m22s. Ficou assim confirmada a melhor prestação de sempre da Selecção Nacional. Esta edição foi organizada pela Federação Portuguesa de Orientação, a quem foi atribuída esta organização pela IOF (International Orienteering Federation). “Já ando na bicicleta com um mapa à frente desde 2000. Acho este desporto fascinante, não é só pedalar, é tomar decisões com base numa análise rápida e focada de um mapa cheio de conteúdo em momentos de grande esforço físico” refere o Dani. 2010 tem-se revelado um ano de grandes emoções!

 Daniel Marques é uma das referências na modalidade em Portugal.



HCT UM DOS MELHORES CLUBES EM TERMOS DE FORMAÇÃO DO HÓQUEI A NÍVEL NACIONAL


HC Turquel termina época em beleza com participações dignas de realce e já pensa em 2010/11



Resultados desportivos do HCT:

FINAL-FOUR DA TAÇA DE PORTUGAL FEMININA (Pavilhão de Arazede)

1/2 final: Fundação Nortecoope – HC Turquel



FASE DE APURAMENTO DE CAMPEÃO DO C.N. FEMININOS

13.ª Jornada: HC Turquel – CD Boliqueime 5-2

14.ª Jornada: UDC Nafarros – HC Turquel 4-5



Classificações Finais da Fase Final do Campeonato Nacional de Seniores Femininos e da Final Four do C.N. Juniores:

JUNIORES: 1.º FC Porto 7 pts, 2.º SL Benfica 7, 3.º HC Turquel 3, 4.º ACR Gulpilhares 0;

SENIORES FEMININOS: 1.º Fundação Nortecoope 39 pts., 2.º GDR “Os Lobinhos” 25, 3.º HC Turquel 24, 4.º UDC Nafarros 22, 5.º CD Boliqueime 22, 6.º HC Mealhada 16, 7.º CH Carvalhos 10, 8.º Vila Boa do Bispo 6;


BRILHANTE FINAL DO NACIONAL DE HÓQUEI FEMININO

O 3.º lugar conquistado pela equipa feminina do HCT é para recordar!

A favorita Fundação Nortecoope (clube da Maia) celebrou a conquista de mais um título (levou a melhor sem dificuldades): o seu pentacampeonato nacional feminino. O HC Turquel, considerada a equipa surpresa desta temporada do hóquei em patins feminino, obteve o inédito 3.º posto da tabela classificativa nesta fase final, que é o melhor resultado de sempre da equipa. Pela 1.ª vez no seu historial as alvinegras lograram alcançar uma classificação de referência. Alguns jogos foram transmitidos pela HCTv. A turma do concelho de Alcobaça defrontou depois a formação que ostenta o estatuto de penta campeã nacional (e detentora do 2.º troféu mais importante a nível nacional há 3 épocas consecutivas) nas meias finais da Taça de Portugal num encontro disputado no Pavilhão de Arazede (Montemor-o-Velho). A dura tarefa que tinha pela frente confirmou-se saindo derrotada desta contenda apesar da boa luta que deu. Depois de ter voltado à acção este ano, o balanço só pode ser muito positivo com a chegada à fase final do campeonato e às meias-finais da Taça. A época 2009/10 foi deste modo encerrada e o clube da “aldeia do hóquei” já prepara os planos para a época que se avizinha e na qual deposita boas esperanças. Bravo!


MAIS UM RESULTADO HISTÓRICO NA FINAL FOUR

HC Turquel vence Torneio Regional de Encerramento de Juvenis

Poderá dizer-se que a Final Four de Juvenis que decorreu no pavilhão de Valado de Frades ficou marcada pela vitória da equipa de Turquel, que fez da união a sua maior força, levando de vencida os seus oponentes, tanto a J Ouriense (5-1) na meia final como o SC Tomar (7-6) na final. O HCT, um clube com tradições na formação, foi assim o grande vencedor do Torneio de Encerramento em Juvenis, organizado pela Associação de Patinagem de Leiria. O HCT esteve em bom plano colectivo, algo que é apanágio das escolas de formação do Turquel, que mais tarde irá dar certamente os seus frutos. Classificação Final: 1.º HC Turquel, 2.º SC Tomar, 3.º J Ouriense, 4.º ACR Santa Cita. Este foi um ano de ouro para as camadas jovens do HCT que venceram os torneios de encerramento nos escalões de escolares, iniciados e juvenis e sagraram-se campeões regionais em juniores. Felicitamos o feito alcançado!



MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS PARA 2010/11

Luís Coelho saí do HCT e ruma para o RSC Cronenberg (Ale) e Paulo Bértolo abandona os rinques

O jogador avançado turquelense Luís António Ferreira Coelho transfere-se em Agosto para o RSC Cronenberg da “1.Rolhockey Bundesliga” (equivalente à nossa 1.ª Divisão) sendo mais um emigrante português na Almanha. Após conhecer apenas o HCT como clube, pois desde cedo patinou pelos rinques locais, primeiro na extinta secção de patinagem artística, onde averbou inúmeros títulos regionais e posteriormente, percorrendo todos os escalões de formação do hóquei em patins até chegar aos seniores, dá um passo importante na sua carreira. Resta-nos desejar uma excelente época desportiva neste novo desafio que vai ter pela frente! De referir que também o guarda-redes Paulo Bértolo despediu-se dos patins por motivos profissionais e pessoais. O atleta foi homenageado e muito acarinhado pelos colegas durante a “1.ª Gala do HCT” e no “All Star Game 2010” em sinal de agradecimento por todo o empenho, contributo e dedicação ao serviço do emblema que milita na 2.ª Divisão Sul.



TUDO ENCARADO DE FORMA POSITIVA E ESTRUTURANTE

João Simões deixa cargo de treinador mas mantém-se como coordenador técnico

João Simões está de saída do cargo de treinador dos seniores do HCT. O ex-técnico principal que esteve 3 anos e meio no comando sénior, sempre muito acarinhado, continuará no entanto a desempenhar as funções de coordenador-técnico, área na qual pretende centrar as atenções nos escalões de formação, que têm cada vez mais exigências. As lotações esgotadas, a reaproximação dos adeptos e a série de jogos consecutivos sem perder foram pontos altos da sua passagem e factor importante de reconhecimento, por isso só têm que se sentir orgulhoso pelo bom trabalho que desenvolveu no clube. No seu entender o balanço da época “não pode ser muito positivo... Apesar de não termos subido, julgo que dignificamos muito bem a camisola que vestimos e saímos de cabeça erguida. Foi uma prestação muito digna. Só nos resta aprender com os erros, tornarmo-nos mais competentes e esperar pela altura em que o sucesso nos vai bater à porta.” Só com evolução e querer isso poderá acontecer naturalmente. Os adeptos do HCT continuam a pedir uma eventual e benéfica subida à 1.ª Divisão que poderia significar muito para o hóquei nacional pois clubes com a estrutura humana que o HCT tem escasseiam!



OBJECTIVO É ALCANÇAR A MELHOR CLASSIFICAÇÃO POSSIVEL

Paulo Baptista é o novo treinador da equipa sénior do HCT sendo seu adjunto Nelson Lourenço

A próxima época 2010/11 terá um novo treinador ao leme dos seniores do HCT que é o bem conhecido Paulo Batista, que assume o lugar deixado em aberto por João Simões, tendo já começado a trabalhar junto do plantel. Após ter orientado o Candelária SC (4.º classificado da 1.ª Divisão) está de volta ao activo, depois de ultrapassados os problemas de saúde (que o afectaram e que o impediram de acabar a temporada passada nos Açores mas que estão praticamente debelados) e será coadjuvado por Nelson Lourenço (actual treinador dos Juniores do HCT e que continuará nesse cargo), sendo que esta nova dupla técnica já se apresentou formalmente traçando as linhas orientadoras. O antigo técnico do Paço d’Arcos e até mesmo da nossa Selecção Nacional, chega ao HCT com o intuito de trabalhar forte para colocar o clube no lugar onde ele merece estar... a 1.ª Divisão. O rigor e o trabalho são as palavras de ordem e a equipa sénior já faz o seu 1.º treino no seu pavilhão, antes das férias, para depois voltar aos trabalhos de pré-época nas últimas semanas de Agosto. O desafio é grande e as expectativas elevadas e, sem euforias desmedidas, a Direcção quis oferecer o melhor à sua massa adepta. Importa referir ainda que a filosofia com que o clube se tem regido nos últimos 2 anos é para manter e porventura melhorar, tal como o clima de harmonia que se tem vivido entre todos que terá de ser o factor mais forte.

In: OAlcoa Por: Acácio Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário